Celular

27/02/2013 13h38 - Atualizado em 05/03/2013 08h49

HTC One: teste do poderoso 'rival do S4' vendido só para gringos

Allan Melo
por
Do MWC 2013

Não há como negar que o HTC One foi o grande destaque da MWC 2013, maior feira de dispositivos móveis do mundo, que acontece todos os anos em Barcelona, Espanha. O smartphone tem uma impressionante tela Full HD de 4,7 polegadas e a "nova e famosa" interface Sense 5.0, que praticamente deixou o Android 4.1 irreconhecível dentro dele. Esse, dentre outros motivos, acabou fazendo com que a repercussão sobre ele fosse um pouco exagerada.

HTC One, com tela Full HD, chamou a atenção na feira, mas não virá para o Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One, com tela Full HD, chamou a atenção na feira, mas não virá para o Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A HTC é uma das mais tradicionais companhias de telefones do mercado internacional, disputando seriamente com a Samsung pela preferência dos consumidores em busca do "Android perfeito". A relação com o Brasil, no entanto, foi como uma "ficada": eles mostraram o HTC Ultimate, receberam uma boa atenção por trazer o Windows Phone ao país, mas desistiram de tudo assim que a Anatel deu o OK para as vendas do HTC One X, que apesar do nome é mais velho que o top da MWC 2013. Na mesma época desistiram também da Coreia do Sul sem dar nenhuma desculpa razoável.

Em Barcelona, a HTC aparentou não se preocupar com concorrência. Em um pavilhão separado das gigantes da indústria, a fabricante taiwanesa alocou dois stands para exibir o seu novo smartphone Android (no outro havia uma área de relaxamento, com puffs e bebidinhas). Mas vamos ao que interessa.

HTC One é bom? Vale a pena comprar no exterior?

Visualmente o HTC One é muito mais elegante que a linha Galaxy, mas a HTC parece ter se preocupado demais em deixar o telefone bonito e não investiu em hardware de ponta.

HTC One tem tela de 4,7 polegadas Full HD, mas deixa a desejar frente aos concorrentes (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One tem tela de 4,7 polegadas Full HD, mas deixa a desejar frente aos concorrentes (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A tela é um exemplo disso: sua performance é exemplar, com contrastes ótimos para se assistir vídeos. Seu brilho é forte o suficiente para qualquer condição adversa de iluminação e realce de detalhes em filmes e fotos, e a definição em FullHD é um espetáculo de se ver em um telefone. Mesmo com este lindo conjunto, eles não chegam perto da experiência de um Sony com Mobile Bravia 2.

HTC One vem equipado com drivers da Beats, que garantem boa reprodução de áudio (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One vem equipado com drivers da Beats, que garantem boa reprodução de áudio (Foto: Allan Melo/TechTudo)

No áudio, os drivers da Beats realmente são o pulo do gato. Sem eles as músicas são boas, mas ativados ficam ainda melhores. Nos fones, os graves são persistentes e não ficam distorcidos, e os agudos são ótimos, apesar de um pouco sibilante (quando o som do "S" é realçado). A distribuição espacial também é boa, mas poderia ser melhor, tanto quanto os do iPhone.

HTC One tem tela ligeiramente menos do que o Galaxy S3, mas com resolução maior (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One tem tela ligeiramente menos do que o Galaxy S3, mas com resolução maior (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Já a câmera é, para alguns, seu grande chamariz, por mais contraditório que pareça devido ao fato dele ter apenas 4 megapixels. Mas há uma razão para isso: os ultrapixels. Prometendo fazer melhor que a Nokia, a HTC seguiu basicamente o mesmo conceito aplicado no PureView e conseguiu trazer uma câmera realmente muito boa. No geral, suas imagens superam com facilidade as fotos do Galaxy S3, do iPhone 5 e de qualquer outro telefone… menos os "PureViews". Veja o comparativo abaixo:

HTC One tem tecnologia ultrapixels, mas câmera ainda é inferior ao do Nokia Lumia 920 (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One tem tecnologia ultrapixels, mas câmera ainda é inferior ao do Nokia Lumia 920 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A qualidade de ambas as fotos são realmente impressionantes, mas o HTC One não faz mais bonito que o Lumia 920. Neste comparativo, percebe-se que a HTC forçou a abertura do diafragma para capturar mais luz, mas o processamento não trouxe um contraste natural como o telefone da Nokia.

HTC é capaz de fazer uma câmera melhor do que as PureView, da Nokia? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Quanto a performance, seu Snapdragon Quad-core 1.7 GHz faz bonito. Todas as transições são fluidas, com animações elegantes, e não há tratamentos em nenhum aplicativo. É difícil saber se o a interface Sense no Android tem algum crédito nisso. Só há elogios neste quesito. Por outro lado, esse lado foi pouco explorado no One. A impressão que se tem é que a empresa optou por manter um porte de grife, e não de top de linha.

HTC One tem design fino e elegante (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One tem design fino e elegante (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O maior capricho, no entanto, foi o design. Mas a inspiração é suspeita: mais estreito que os seus últimos Androids e com uma estrutura em alumínio, criando uma espécie de moldura acima e abaixo da tela. No geral, o telefone acabou parecendo uma mistura da frente do BlackBerry Z10 com a traseira do One X; mas isso não deve ser relevado como uma crítica. O conjunto é realmente lindo, digno de um telefone de grife.

HTC One tem estrutura em aluminio (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One tem estrutura em aluminio (Foto: Allan Melo/TechTudo)

No final, se por um lado o HTC One não supera outros telefones em especificidades, por outro o conjunto faz valer a pena o investimento. Como uma alternativa ao que não gostaram do visual externo ou das modificações feitas pela Samsung no Android do Galaxy S3, este telefone poderia figurar como uma ótima opção de compra no Brasil. Só que isso nunca vai acontecer.

HTC One tem parte frontal semelhante à do BlackBerry Z10 (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One tem parte frontal semelhante à do BlackBerry Z10 (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Bareboin
    2013-02-27T16:01:16  

    A HTC é uma empresa tailandesa. O smartphone "HTC One" é muito melhor do que o Galaxy S4 da sul-coreana Samsung. O desing do aparelho da HTC também é muito melhor do que qualquer outro smartphone asiático.

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-02-27T16:01:16  

      Cristiano Justus, gostei do aparelho. Aonde posso comprar? Obrigada Cristiano.

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-02-27T16:01:16  

      Para começo de conversa HTC é TAIWANESA (de taiwan) e não tailandesa, o S4 vai ser provavelmente igual em desempenho ao HTC one pois o processador será o mesmo, Snapdragon 600, talvez a samsung lance com um clock pouco maior, mas não vai ter uma diferença visual sentida, somente em testes de benchmark, porém quem ja teve HTC sabe da qualidade dos produtos o acabamento é muito melhor que o samsung, S3 é uma vergonha aquele plastico,sem contar que o sense tem muito mais opções de visualizações e customizações que o touchwiz.

  • Monsenhor Razão
    2013-02-27T15:12:30  

    Esse Allan Melo é um fanfarrão... Que reportagem de lunático!!! O Htc one tem hard ware fraco??? É apenas um celular de luxo??? Esse cara tá com esquizofrenia! Um quad de 1.7 ghz perde pra quem? Mesmo que façam ainda este ano um de 2ghz ele vai andar junto tranquilo! A câmera pelas fotos me parece muito melhor a do htc! A foto não saiu com um brilho forçado que parece que a malha do cara é roxa ao invés de azul, inclusive a parede. Os detalhes escuros da mochila ficam melhores no htc e o contraste tb! Qualidade no som, a menor tela full hd do mercado, um baita processador e câmera.. Luxo?

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-02-27T15:12:30  

      escrever artigos sobre smartphones hj em dia se transformou em puxar saco de empresa A, S... kkk

  • Michel França
    2013-02-27T20:29:17  

    "preocupado demais em deixar o telefone bonito e não investiu em hardware de ponta???" tá de brincadeira o Fanboy da Samsung que escreveu isso!

    recentes

    populares

    • Michel França
      2013-02-27T20:29:17  

      Concordo, eu acho até que foi ao contrário, investiram em hardware e deixaram o design pra lá (meu gosto pessoal). oq importa é o hardware mesmo..

    recentes

    populares

    • Michel França
      2013-02-27T20:29:17  

      Deve ser sacanagem o cara que escreveu isso... só falta ele falar que o falso octa core da samsung (1.6 e 1.2 sendo que os dois nao se ativam simultaneamente) é melhor? EAEHOIAUH HTC One é o melhor smartphone, nao tem como negar isso.

  • Wagner Filho
    2013-03-07T14:41:11

    CALA A BOCA TECH TUDO!!! Essa tela tem o dobro de DPI que o Iphone 5 e tem 20DPI a mais que o Galaxy IV e você vem dizer que a tela do Sony é melhor? Se liga!

  • Mariana Silva
    2013-02-28T15:03:08  

    Meu samsung esta com defeito, vou pegar o htc one. muito bonito!

    recentes

    populares

    • Mariana Silva
      2013-02-28T15:03:08  

      é uma Boa escolha! \´/

  • Samuel Voltolini
    2013-02-27T14:35:09  

    Bom só lamento mas o galaxy s4 pelo visto ja nascerá defasado, pois a resolução da tela é superior e a qualidade da camera eu acredito que o s4 não baterá.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-27T14:35:09  

      O gadget nem saiu e o pessoal tá fazendo dezenas de afirmações sem sentido meu. Poxa pessoal, vamos usar o bom senso, né? Se o Samsung AINDA vai ser anunciado, ele TEM a vantagem. É simples. Essa é a lógica.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-27T14:35:09  

      A qualidade da câmera e resolução dos ``high-end´´ smarthphones da Samsung sempre bateram as dos ``high-end ´´smarthphones da HTC nos mesmo períodos em que foram lançados. SONHAAA!

  • Luiz Velasco
    2013-02-27T16:33:26

    bateria removivel???

  • Vinicio
    2013-02-27T15:37:05  

    Poisé que doidera, no início do texto introduz que deixou a desejar, daí eu vou ler a matéria e só tem elogios?!?!?! O Celular é ótimo e a configuração é atual, não perde para os concorrentes. Techtudo vocês precisam rever seus conceitos!!!

    recentes

    populares

    • Vinicio
      2013-02-27T15:37:05  

      Pensei a mesma coisa. Volta e meia eles falaram que ele não era top como os outros, apenas na aparência, mas em nenhum momento realmente falaram porque. Só na questão da câmera e uma ou outra coisinha, mas no geral não explicaram.

  • Rafael Souza
    2013-02-27T20:42:55

    Alguem mais percebeu a GRITANTE semelhança com o novo top de linha da blackberry ? E uma ligeira semelhança com o iphone 5? Cara, o design dele é lindo.. mas já tinha visto no BB.

  • Grm
    2013-02-27T18:29:20

    Texto contraditório, mal escrito, a introdução fala que vai apontar defeitos (que para quem não entende de produção de textos é o momento de captar a atenção do leitor e introduzir algumas ideias que serão desenvolvidas mais a frente), depois se derrete em elogios, fala que a foto é melhor que de um iPhone 5, mas não coloca uma opção de comparar, e mesmo com o 920, sem ser tela cheia, bullshit, até a foto ruim de Razr i fica boa reduzida. E a conclusão é o mais absurdo, simplesmente encerram do texto abruptamente dizendo - e pronto, você não poderá comprar. Colocar preço ao menos seria muito?

  • Mariana Silva
    2013-02-28T14:59:56

    Show de aparelho.

  • Marcel Cintra
    2013-02-28T12:59:04

    "O HTC One" é muito melhor do que o Galaxy S4" hahahahaha... alguém já sabe com certeza como vai ser o Galaxy S4?? FanBoy é engraçado d+. kkkkkkk

  • Eduardo Costa
    2013-02-28T09:04:23

    Apesar de não ser fã do android, a interface desse aparelho ficou muito bonita e o hardware é muito forte, câmera excelente e design lindão. Prova de que as empresas que trabalham com Android podem e devem utilizar as possibilidades de customização para criarem UIs decentes, bem melhores que as tradicionais da maioria. Parabéns à HTC, se eu fosse comprar um android, esse seria a minha pedida.