Imagens

28/02/2013 16h00 - Atualizado em 28/02/2013 16h00

Prêmio de fotografia é revogado pelo uso exagerado do Photoshop

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O “doping” chegou também ao mundo da fotografia. Tracy Woodward, fotógrafo do jornal norte-americano "The Washington Post", é o mais recente exemplo disso. Ele perdeu o prêmio “Eyes of History”, da White House News Photographers Association, porque usou muito Photoshop na imagem vencedora.

Diferença entre as fotografias é bastante nítida (Foto: Reprodução/Peta Pixel)Acima, fotografia editada no Photoshop; abaixo, a imagem original, na qual o juiz da luta aparece (Foto: Tracy Woodward)

Um caso semelhante já havia ocorrido com David Byrne, que levou para casa mas teve que devolver o prêmio de “Fotógrafo de Paisagem do Ano” do National Theatre, de Londres, na Inglaterra. Na ocasião, ele, que havia vencido o concurso, acabou sendo “desmascarado” na Internet e perdeu o primeiro lugar por ter editado a imagem com o Photoshop, o que era proibido pelas regras da competição.

No caso de Woodward, a manipulação é bem evidente. O site Peta Pixel divulgou as duas imagens, a original e a tratada, e é possível perceber que o juiz da luta foi claramente “apagado” na versão final e que houve um realce nítido na qualidade da fotografia. A diretora de fotografia do Post, MaryAnne Golon, explicou que pediu a remoção da imagem do prêmio assim que percebeu a manipulação.

Via Peta Pixel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Silva
    2013-03-03T23:57:42  

    que foto lixo... com ou sem photoshop

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2013-03-03T23:57:42  

      tbm achei nada ver as duas. afffffff.

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2013-03-03T23:57:42  

      Sinceramente, eu não gostei nem da foto original, nem com photoshop