25/02/2013 10h02 - Atualizado em 05/03/2013 08h10

Galaxy Note 8.0: teste do primeiro tablet da Samsung com 8 polegadas

Allan Melo
por
Do MWC 2013

O Samsung Galaxy Note 8.0 é o primeiro tablet da Samsung com 8 polegadas; uma clara resposta ao iPad mini, já que investidas anteriores focavam em modelos de 7 polegadas. Como os outros componentes dessa linha, seu destaque é o S Pen, uma caneta de alta sensibilidade compatível com a tela touchscreen. Mas mesmo com este diferencial, será que vale a pena investir nele?

 Apresentado oficialmente neste último domingo (24), o novo tablet da Samsung não tem bordas tão grandes quando parecia ter nas primeiras fotos. Pelo tamanho de tela menor, o espaço equivale a largura de um dedo, suficiente para que você consiga segurar o tablet sem precisar encostar na tela. Isso, no entanto, não é lá um problema: em nossos testes pudemos apoiar as mãos sobre o display enquanto escrevíamos sem que o Note 8.0 enlouquecesse com esse contato.

Galaxy Note 8 tem bordas que permitem que o usuário segure o tablet sem encostar na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8 tem bordas que permitem que o usuário segure o tablet sem encostar na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Ao contrário da versão de 10 polegadas, a Samsung teve o bom gosto de colocar no Note 8.0 o novo "driver" da S Pen, tão funcional quanto o Galaxy Note 2. Assim, é possível notar uma maior precisão de escrita, além da sensibilidade à aproximação, com o reconhecimento de comandos sem toques.

Galaxy Note 8 tem caneta com precisão e recursos melhores do que a do irmão maior, de 10.1 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8 tem caneta com precisão e recursos melhores do que a do irmão maior, de 10.1 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A caneta não é a única coisa parecida com o Note 2. Internamente ele é muito parecido com seu irmão menor: o processador é um quad-core de 1.6 Ghz Cortex A9, com 2 GB de memória RAM. A dupla é suficiente para a maioria das tarefas, incluindo o uso de mais de um app ao mesmo tempo, graças ao multitasking, que divide a tela ao meio para que você possa operar dois apps simultaneamente.

Galaxy Note 8, da Samsung, possui apps otimizados para o uso da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8, da Samsung, possui apps otimizados para o uso da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Além deste recurso, o Note 8.0 vem com uma pequena suíte de produtividade, com apps para desenhar, fazer notas, criar revistas, diários ou receitas. Há também alguns templates onde você pode colocar fotos e escrever cartões de aniversário ou de boas festas; nada extraordinário, mas interessante de se ter à mão.

Voltando às semelhanças com o Note 2, o modem é a maior surpresa: compatível com redes 3G e 4G, é possível também usá-lo como um telefone para realizar e receber ligações, por mais estranho que isso possa parecer para um aparelho de 8 polegadas.

Galaxy Note 8 tem infravermelho e slot para encaixe da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8 tem infravermelho e slot para encaixe da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Outro diferencial do tablet é o infravermelho, também presente no Note 10.1. Posicionado na lateral direita — no caso, a lateral superior, quando posto na horizontal —, este pequeno emissor de luz faz com que o tabelo possa ser usado para controlar a televisão de sua casa. Basta usar o app Pool Smart Remote e usar o tablet como um controle remoto.

Galaxy Note 8 tem câmera de apenas 5 megapixels, mas que faz vídeos em Full HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8 tem câmera de apenas 5 megapixels, mas que faz vídeos em Full HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A câmera é "pior", com apenas 5 megapixels, mas essa quantidade não reflete a qualidade real de seu sensor, tão bom quanto o dos smartphones Galaxys mais caros. Suas fotos têm boa nitidez, sem muito ruído, e cores vivas, tal qual o S2. Para completar, vem autofoco e capacidade para gravar vídeos em Full HD.

Galaxy note 8 tem saida de áudio na parte inferior do tablet e com desempenho equivalente ao do iPad (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy note 8 tem saida de áudio na parte inferior do tablet e com desempenho equivalente ao do iPad (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Na parte do áudio, não há destaques. O tablet possui duas saídas de som nas bordas inferiores, com um desempenho equivalente ao do iPad; mas perdendo feio para outros concorrentes, como o Nexus e o PlayBook. Nos fones, o padrão da Samsung impera - como o S2, S3,… - sem grandes melhorias ou defeitos. Nada impressionante.

Já em se tratando de vídeos, a tela possui resolução de 1280 x 800 pixels, com um brilho razoável — pior que o iPad mini — e uma ótima definição — melhor que seu concorrente. A combinação é boa o suficiente para se ver vídeos e ler quadrinhos, com um tamanho de tela tolerável, mais confortável que os tablets de 7 polegadas.

Galaxy Note 8 tem tela ligeiramente maior do que a do iPad Mini e com resolução HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8 tem tela ligeiramente maior do que a do iPad Mini e com resolução HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O Note 8.0 é bem leve e pode ser facilmente manuseado ou transportado, sem grandes influências entre as outras coisas que já carregamos no dia a dia (seja na mochila ou na bolsa). Nos testes, não podemos colocá-lo no bolso para sentir seu peso em um bolso (por segurança), mas sua presença dentro de um bolso de jaleco ou de um casaco parece ser relativamente tranquila.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Sidnei Santos
    2013-11-05T15:28:18

    Alguém tem um comparativo de vendas entre o note 8 e o ipad mini?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willian Rocha
    2013-02-25T11:18:42   , respondido respondido 2013-11-05T15:31:52

    Um ótimo produto... pra mim tem grandes chances de bater o iPad Mini, simplesmente pelo fato te poder fazer ligações.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willian Rocha
      2013-02-25T11:18:42   , respondido respondido 2013-11-05T15:31:52

      Na minha opinião o recurso de fazer ligações num tablet é prescindível, logo não acho que isso o torne melhor que o iPad Mini. Se o foco é fazer ligações, é mais viável um celular comum ou até mesmo um smartphone de segunda linha.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willian Rocha
      2013-02-25T11:18:42   , respondido respondido 2013-11-05T15:31:52

      Bom é o cara que tem "bala na agulha" e compra os dois. Esse pode opinar com propriedade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Samuel Voltolini
    2013-02-25T11:23:26   , respondido respondido 2013-11-05T15:29:55

    Pegaram o galaxy s3 e passaram em uma prensa kkkkk isso aí não bate o iPad mini mas nem em marte, ainda mais que agora ja esta saindo o Novo iPad mini então nem tem do que a apple se preocupar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-25T11:23:26   , respondido respondido 2013-11-05T15:29:55

      Tem certeza fera ? com o processadorzinho de ipad 2 , será que bate mesmo? Se orienta ai...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-25T11:23:26   , respondido respondido 2013-11-05T15:29:55

      Já bateu meu caro.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael Souza
    2013-02-25T16:55:41   , respondido respondido 2013-10-16T23:41:52

    Responda a pergunta: você realmente compraria essa porcaria de plástico?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-02-25T16:55:41   , respondido respondido 2013-10-16T23:41:52

      Lucas Erico Basta pesquisar isso que você vai ver que foi a união do últil ao agradável a utilização de parachoques de plásticos, ou seja, para diminuição de custos e consequentemente para ser menos fatal para o pedestre, devido a maior absorção dos impactos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-02-25T16:55:41   , respondido respondido 2013-10-16T23:41:52

      Graças a Deus me livrei da porcaria do iTunes.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ricardo Pampolha
    2013-03-04T13:40:24

    APPLE TEM O SEU PROPRIO SISTEMA OPERACIONAL E FABRICA SEU PROPRIO EQUIPAMENTO !! TENHO UM IPHONE 4 HA 02 ANOS E NUNCA TRAVOU, E O GALAXY NOT 02 DO MEU PAI, TRAVOU UMAS 10 VEZES JÁ !! APPLE ATÉ MORRER... OBS: 01 CELULAR POR ANO ENQUANTO SAMSUNG 10 POR ANO !!! PUPUPUPUPU MIMIMIMIMIMIMI

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Narcisio Junior
    2013-02-27T17:02:12

    A samsung sempre pensa nos consumidores. Colocou a S-Pen e um tela maior pq nos precisamos. Não e como umas que dizem que não precisa mais que um tela 3.5" no mercado. E vem mudando sera pq?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Silva
    2013-02-26T14:40:48

    Gente como eu já disse o tablet 2 samsung já faz ligação

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Iago Sousa
    2013-02-25T23:59:02

    O novo driver da S Pen já tá presente no Note 10.1 Techtudo. Uso o meu na faculdade e nem preciso de caderno, a S pen é perfeita pra escrever.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Correa
    2013-02-25T20:57:00

    Gente, é verdade não vai bater o iPad Mini, JA BATEU E QUEBROU. Eu era Funboy da Apple desde o primeiro iphone. Ainda tenho o ipad e acabo de trocar o iPhone 5 pelo Note 2 e lhes digo: APPLE NUNCA MAIS. Não aguentava mais usar a porcaria do iTunes. Agora é so esperar o Note 8 chegar e correr pro abraço. Chega de prisão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elber Batista
    2013-02-25T17:07:03

    hahahaha fanboys da apple são tão inteligentes, que a única coisa que falam é que a samsung é de plástico, dá uma queda no teu iphone que tu vê a vantagem de ter um iphone...... outra, se tu tem um iphone tu só liga pra status, ou seja, digno de pena, pois a maior vantagem de ter um iphone é a sincronização com ipad, mac e apple tv, sem os outros produtos da apple tu não tem nada mais que um cell travado.... e se tu tem todos, tu é um idiota escravo da apple....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Silva
    2013-07-07T00:46:47

    Gostando muito do galaxy Note 8.0, e pensando em deixar o iphone de lado e partir para um galaxy Note 2. Deixei de ser applemaniaco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Dantas
    2013-02-25T16:31:56

    não trocaria nunca pelo meu ipad mini

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Silva
    2013-02-25T15:45:26

    Que papagaiada é essa pros desinformados de plantão o p3100 tablet de 7 da samsung já faz e recebe ligações tenho um e caneta com fio pendurado é o ó do borogodo.Se era pra inovar tirasse o fio antes de lançar palhaçada vio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Souza
    2013-02-25T22:02:35   , respondido respondido 2013-10-01T15:00:12

    Eu tinha uma Ferrari e acabei de trocar pelo Fusca 72. Viu? Falar é muito fácil! Ninguém é maluco de trocar o iPhone na porcaria de qualquer Samsung. Falar é fácil. O iPhone 5 foi eleito em 2012 o melhor smartphone do mundo. Mas isso é fato! Não sou eu que estou dizendo. Chupa Samsung!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-02-25T22:02:35   , respondido respondido 2013-10-01T15:00:12

      foi eleito por quem? por você? graças a deus sua opinião não vale nada... cachorrinho de fabricante!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-02-25T22:02:35   , respondido respondido 2013-10-01T15:00:12

      APPLE ATE MORRER !!! PUPUPUPUPUPU MIMIMIMIMII !!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário