TechTudo

27/02/2013 08h49 - Atualizado em 27/02/2013 08h59

Soldado mal-encarado com arma na mão vira o novo meme; entenda

Daniel Ribeiro Para o TechTudo

O fim de uma grande mobilização da polícia do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, aliada à busca por um controverso suspeito, fez surgir o mais novo meme da Internet: o “Chocolate Rambo”.

A "brincadeira" surgiu após  o término de uma das maiores caçadas humanas já vistas. O ex-fuzileiro norte americano Christopher Dorne, suspeito de atacar e assassinar policiais, foi encurralado e morto pelo departamento de polícia de Los Angeles, do qual havia sido expulso dias antes.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

O controverso Chocolate Rambo, "Na dúvida/ tiroteio" (Foto: Reprodução/ Meme Generator)O controverso Chocolate Rambo, "Na dúvida/ tiroteio"
(Foto: Reprodução/ Meme Generator)

Após algumas apurações sobre má conduta, a polícia de Los Angeles decidiu abrir um processo disciplinar que levou a expulsão de Christopher no início de fevereiro. Durante essa investigação ocorreram uma série de ataques a policiais, e foi publicado um manifesto online atribuído ao ex-fuzileiro explicando os motivos para os ataques. O documento ainda anunciava “Eu não ficarei vivo para ver meu nome limpo. Essa é a principal questão, o meu nome.”

As buscas da polícia pelo suspeito foram se intensificando, e foram tomadas uma série de medidas autoritárias e inconstitucionais. No entanto, a demora para encontrar Christopher, os motivos para sua reação e as trapalhadas dos agentes da lei aumentaram o número de simpatizantes, admiradores e até fãs do ex-policial.

A partir daí surgiu o meme “Chocolate Rambo”, com uma foto Christopher Dorne ainda no corpo de fuzileiros, com o rosto sem expressão e de óculos escuros, enquanto segura um fuzil. O apelido é uma brincadeira com a semelhança da história do ex-fuzileiro com o enredo do filme Rambo: Programado para Matar.

Já a imagem passa um ideia de soldado destemido, porém o próprio apelido de “Rambo de Chocolate” é questionável, podendo o meme ser encaixado em múltiplos contextos, expressando admiração, escárnio ou até mesmo racismo.

  •  
"Vá em frente e chame a polícia/ eu não me importo" (Foto: Reprodução/ Meme Generator)"Vá em frente e chame a polícia/ eu não me importo"
(Foto: Reprodução/ Meme Generator)

A repercussão do “Chocolate Rambo” gerou críticas contra a brincadeira e atraiu pessoas que vêem Christopher como uma vítima do sistema. Mas ainda assim, há quem encontre graça em algum dos dizeres nos memes.

Essa ambiguidade é demonstrada em um vídeo no YouTube chamado “Chris Dorner: Chocolate Rambo”, que conta a história do ex-fuzileiro como se fosse um thriler de ação de forma sarcástica mas com um forte quê de admiração.

E apesar de o meme ser uma piada confusa, que ainda não encontrou o seu lugar, e a história toda ser muito recente, deverá ser muito explorada, pois em menos de uma semana o MemeGenerator já possui 25 imagens.

Tem dúvidas sobre memes? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via The Daily Dot

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Giovani Cicheleiro
    2013-02-27T10:49:07

    RIDÍCULO,,,,,COMO PUDE GASTAR 3 MINUTOS DA MINHA VIDA NESSA BESTEIRA....PARABÉNS GLOBO RUMO A DECADÊNCIA!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Marinho
    2013-02-27T10:42:33

    Tbm tenho uma materia. Na minha rua tinha um cara q brigava muito, teve um dia q furarão o olho dele ai ele virou o Galo cego.... Entenderam? e como esta materia só e engraçada na minha rua. Ai eu pergunto: pq q eu quero saber das historias cotidianas do Estados Unidos.? É como falar uma coisa q só tem graça pra quem vive aquilo quem é do meio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Helton Wyatt
    2013-02-27T11:37:43

    Isso deve ser coisa desses nerds virgens e carentes que fazem essas bobagens de memês com qualquer foto i/d/i/o/t/a que encontram por aew

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yasmin Santos
    2013-02-28T12:30:08

    nossa super mal encarado, deveria está tirando serviço na guarda ali sepá, kkkkkkkkkkkkkkk meu irmão é militar do exército e tem fotos com mais marra u_ú kkkkkkkkkk, sem contar que o figura ai é feio pakás '-'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cláudio Ribeiro
    2013-02-28T11:18:51

    Ele foi expulso da força em 2008, galera... Vocês erraram só 5 anos na notícia. Não sabem pesquisar antes de fazer uma notícia? Pelo amor de Deus, que erro!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade