Tablet

03/02/2013 17h10 - Atualizado em 04/02/2013 12h42

No SuperBowl, iPads viram arma de técnicos para desenhar jogadas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Pioneiro no uso de playbooks digitais, o Baltimore Ravens trocou cadernos de jogadas tradicionais por iPads para desenhar e estudar os lances que farão em campo. E caso vença a final da NFL, o famoso SuperBowl XLVII, disputada neste domingo (03) em New Orleans, Estados Unidos, a equipe vai ficar em débito com a tecnologia.  

Equipe do Ravens usa iPads para desenhar as jogadas (Foto: Divulgação)Equipe do Ravens usa iPads para desenhar as jogadas (Foto: Divulgação)

A ideia de digitalizar as jogadas é antiga, porém muitos times não conseguiram fazê-la sair do papel porque os atletas não se sentiam muito à vontade para carregar laptops pesados para cada jogo. Então, com a chegada dos tablets, o Ravens foi o primeiro adotar a estratégia, ainda na temporada 2011, e virou referência na liga. Os iPads ficam equipados com um aplicativo especial para ver as jogadas, e bloqueados para qualquer outro tipo de uso.

“É até chocante o quão pouco estes times têm usado tecnologia”, avaliou Bob Paulsen, co-fundador e CEO da PlayerLync, uma das empresas responsáveis por desenvolver o aplicativo GamePlan, que está nos tablets dos times.

Com o app para iPad, os treinadores desenham as jogadas e disponibilizam para que os atletas possam ver em qualquer lugar. Além do Baltimore Ravens, equipes como Broncos, Packers, Bears, Bengals, Chargers e Colts também usam playbooks digitais. O Niners, adversário do Ravens no SuperBowl, não se pronunciou sobre o caso. De acordo com Paulsen, depois que as equipes começaram a entender a praticidade e os benefícios dos apps para a iPad, elas começaram a evoluir. Ele explica que vem recebendo cerca de três ligações por dia de clubes interessados na tecnologia.

“Quando eles começarem a mudar a forma de trabalhar, com as vantagens que a tecnologia permite, eles darão grandes passos para frente. A maior parte dos times que chegou aos playoffs (finais), por exemplo, já usa este tipo de recurso”, destacou.

Os playbooks, ou livros de jogadas, são fundamentais no futebol americano. Cada tipo de lance que se vê em campo é resultado de algo previamente ensaiado e desenhado no iPad de cada equipe. O quarterback, jogador que recebe a bola para dar início a uma determinada jogada, é o responsável por “chamar a jogada”, ou seja, escolher uma delas e passar as instruções para os companheiros. Antes dos iPads, realmente os desenhos das táticas eram feitos em “cadernos de jogadas”. A digitalização, claro, facilita bastante as coisas tanto para a comissão técnica como para os jogadores.

Confira um vídeo que mostra o novo app rodando no iPad (em inglês):

Via WSJ

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares