Sistemas Operacionais

06/03/2013 14h08 - Atualizado em 06/03/2013 15h29

Canonical divulga detalhes da nova interface unificada do Ubuntu

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Canonical anunciou algumas modificações importantes para a Unity, a interface gráfica do Ubuntu. De acordo com a empresa, a próxima versão do Unity, batizada de UnityNext, compartilhará o mesmo tipo de programação usado na criação da aparência gráfica do Ubuntu para tablets e smartphones. A intenção é promover o mesmo nível de integração entre diversas plataformas que a Microsoft tenta buscar com o Windows 8.

Interface do Ubuntu terá programação unificada para várias plataformas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Interface do Ubuntu terá programação unificada para várias plataformas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A diferença é que, em vez de promover mudanças radicais, a Canonical promete que a Unity continuará tendo a mesma cara para o usuário final, evitando a experiência traumática que muitos consumidores tiveram no primeiro contato com o Windows 8. A ideia é criar uma convergência entre seu sistema operacional em desktops, TVs, celulares e tablets.

No comunicado oficial, a Canonical explica que o UnityNext é “a evolução natural de todos os esforços gastos naquilo que nasceu para desktops, foi para TVs e se propagou por telefones e tablets”. O objetivo é que a Unity seja de fácil adaptação para qualquer tipo de plataforma e tamanho de tela, levando em consideração que algumas funcionam melhor com mouse, outras com controle remoto e outras com touchscreen.

Na prática, de acordo com a Canonical, o usuário comum não perceberá nenhuma mudança na forma de usar a Unity. Contudo, desenvolvedores e pessoas interessadas em explorar as possibilidades de customização dos produtos da empresa terão a chance de criar modificações e aplicativos para uma plataforma, tendo a certeza de que serão facilmente adaptadas. Caso os cronogramas sejam respeitados, espera-se que a UnityNext estreie na próxima versão LTS do Ubuntu, prevista para abril de 2014.

Via Ubuntu Wiki.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Entre no fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciana Moraes
    2013-03-07T09:10:42

    Só falta agora programas para engenharia como AutoCAD, SAP, Metálicas, Eberick, CypeCAD, Arquimedes, etc... É uma vergonha nós engenheiros não termos opções de SO para trabalhar.

  • John Tejada
    2013-03-07T07:28:45

    legal