06/03/2013 15h23 - Atualizado em 06/03/2013 15h24

Celulares xing-ling deixarão de funcionar em 2014; entenda

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Por imposição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia brasileiras vão construir um sistema para identificar e bloquear o uso de celulares não-homologados no país a partir de 2014. Na prática, os celulares xing-lings ou de fabricantes que não operam no país deixarão de funcionar no Brasil por falta de certificação.

Novo xing-ling Xiaomi M3 tem ótimo hardware e preço competitivo (Foto: Reprodução)Smartphones xing-lings não funcionarão mais no Brasil (Foto: Reprodução)

A Anatel enviou às operadoras Oi, TIM, Vivo e Claro um ofício no dia 16 de janeiro de 2013 cobrando que celulares não-homologados sejam bloqueados em até 12 meses. A agência reguladora fala sobre uma “solução tecnológica para coibir o uso de estações móveis não certificadas, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude nas redes do SMP”.

A sigla IMEI significa “International Mobile Equipment Identity”, e é o número de identificação presente em cada telefone celular. Dentro da identificação consta um código que representa o modelo do aparelho, chamado de TAC. Os celulares piratas costumam usar IMEIs clonados para enganar as redes das operadoras.

De acordo com a Anatel, as operadoras deverão elaborar “possíveis critérios transitórios a serem implementados à base atual de usuários, de modo a minimizar os impactos sobre a população”. Ou seja, se os xing-lings foram mesmo bloqueados em 2014, progressivamente vão surgir campanhas no Brasil para conscientizar a população sobre os riscos de utilizar um celular não-homologado. Estima-se que, hoje, dezenas de milhões de unidades de modelos piratas estejam sendo utilizados no país.

O problema dos importados

O grande problema na decisão da Anatel é que a regra dos celulares piratas pode acabar afetando os dispositivos comprados no exterior. Modelos de fabricantes como HTC e Asus, por exemplo, dificilmente chegam a ser lançados no nosso país, o que leva alguns consumidores a importá-los ou adquirir por meio de revendedoras.

No entanto, se o modelo importado não for homologado pela Anatel, ele será considerado ilegal nesta nova medida das operadoras, já que seu IMEI não estará entre os modelos autorizados pela Agência. Resta saber se as operadoras vão fornecer algum recurso para quem possui aparelhos importados no país.

Tem medo de perder seu aparelho importado por causa da regra da Anatel? Participe da discussão sobre o assunto no Fórum!

A questão dos aparelhos roubados

Muito além das falsificações e dos xing-lings, a medida da Anatel visa inutilizar aparelhos obtidos através de roubo. A agência reguladora quer criar um mecanismo que evite fraude e coíba o furto de celulares.

A ABR Telecom, que atualmente cuida do banco de dados da portabilidade numérica, será provavelmente a responsável pelo gerenciamento do sistema comum para identificação dos celulares não-homologados.

Essa determinação da Anatel está embasada no artigo 77 do regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP): “As prestadoras devem dispor de meios para identificar a existência de fraudes na prestação do SMP, em especial aquelas consistentes na utilização de Estação Móvel sem a regular Ativação utilizando Código de Acesso associado a outra Estação Móvel”.

Via Mobile Time

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Joelmir Nunes
    2013-03-06T19:48:37   , respondido respondido 2014-06-20T11:54:47

    Quem não pode comprar um aparelho TOP, pode comprar um aparelho básico por menos de 100 pila, ficam ai comprando esses Xing Ling e o Touch dele nem responde e acham que estão pagando de gatinho. Sabe por que não funciona o serviço das operadoras por que muitos compram essas PORCARIAS de celular Xing Ling, o povo acha que é tudo de primeira e as operadoras são as culpadas...não minha gente interferência de ondas de rádio está ai e causa todo este problema. pegue um aparelho homologado de qualidade e veja a diferença com Xing Ling.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joelmir Nunes
      2013-03-06T19:48:37   , respondido respondido 2014-06-20T11:54:47

      Joelmir, se uma pessoa não consegue comprar um aparelho "TOP" de uma determinada marca, ela comprará um aparelho parecido (talvez com algumas qualidades reduzidas) de outra marca que esteja ofertando o produto por um preço mais razoável. Já ouviu falar em concorrência, inútil? Ou é muita dor pra você ter que ver pobres utilizando celulares que possuem capacidades semelhantes a um Iphone, símbolo de status e riqueza para idiotas como você? É ruim ter que ver os pobres tendo acesso aos bens que antes alimentavam seu fetichismo, não?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joelmir Nunes
      2013-03-06T19:48:37   , respondido respondido 2014-06-20T11:54:47

      Além do mais, a pessoa quiser comprar uma porcaria e a mesma estiver funcionando para ela, quem é você para intervir? Quem determina a qualidade é o consumidor, não você.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pablo Nunes
    2014-06-15T16:52:07

    Então agora só poderemos com celulares no Brasil, pois se você quiser comprar um celular fora, como vai saber que ele já foi homologado pela ANATEL??? No mundo inteiro os celulares vão ter que apresentar o selo da ANATEL???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Sousa
    2013-03-06T16:59:19

    Eu acho mais que justo que seja feito esse procedimento aqui no Brasil, creio que esses celulares xilings afetam e muito sinal de operadoras como também, fazem mau a saúde e pode ter riscos graves ao usuário já que eles não passam por testes antes de ir pra o consumidor final, o ruim fica apenas para aqueles aparelhos importados tipo HTC como foi citado, espero que faça alguma forma de permitir ou abrir uma exceção pra cadastrar esses aparelhos que dificilmente veem ao Brasil, a Anatel esta fazendo um ótimo trabalho! PARABÉNS ANATEL.... esperamos que faça muito mais! ^^

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jeferson Moraes
    2014-03-24T17:07:24

    Relaxa pessoal, são 12 meses para bloquear e 3 meses para criar um desbloqueador..........ou seja, não são pareos para tanta tecnologia pirata......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amanda Rocha
    2013-03-06T18:11:13

    Acho digna a mudança, isso vai parar de iludir o povo com réplicas de iPhone e réplicas de Galaxy, e também aqueles celulares que dizem que tem câmera de 12 megapixels, faz-me rir! e também o povo vai parar de gastar 200 reais num celular que os revendedores pagam 20 dolares no Paraguai! 200 reais compra celulares muito bons aqui no Brasil e de grandes fabricantes! Mas as pessoas preferem comprar as réplicas de iPhone/Galaxy ou então os celulares de câmeras de 12 megapixels, e são completamente enganados, porque depois percebem a "qualidade" desses aparelhos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Rodrigues
    2013-03-06T18:46:08

    Parabéns Anatel. Estava uma bagunça mesmo! Então se você tem o costume de comprar celulares cuja venda não foi oficializada no Brasil ou de marcas duvidosas encontradas em camelôs e afins como os famosos xing-ling, saiba que a sua vida vai ficar complicada. O problema é que a medida pode afetar também aparelhos originais, comprados no exterior. Em teoria, isso afetaria quem fosse para o exterior e adquirisse um aparelho novo, recém lançado e ainda não homologado pela Anatel, fazendo que o eletrônico só começasse a funcionar após homologação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Silva
    2014-03-18T10:20:46

    A Dilma acaba de perder meu voto!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Silva
    2013-12-29T14:56:59

    eu acho se o governo esta tao preocupado com o ching ling eles deveriam era diminuir os impostos e assim baratiar o telefones celular no brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Larissa Amaral
    2013-12-06T22:06:40

    se eles estão incomodados com isso se eles quiserem estou aqui ! vamos ver se eles vão pagar um iphone original para mim ! se eles pagarem tudo bem :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Larissa Amaral
    2013-12-06T22:02:54

    Eles perderam a noção ou o que ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulicelio Chaves
    2013-03-06T19:32:01   , respondido respondido 2013-12-04T02:27:29

    Agora vai diminuir o uso dos celulares no Brasil ate mesmo pq um nacional custa o dobro do preço do xing ling e agora como não tem como comprar o zeng ling o preço vai ser astronomico.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulicelio Chaves
      2013-03-06T19:32:01   , respondido respondido 2013-12-04T02:27:29

      o animal, eh os xing ling, não os importados... importados igual nokia, samsung, apple, comprados no paraguai original, vao funciona sim!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leandro Rodigues
    2013-12-03T11:21:47

    pagar 2 mil reais em um celular aqui do brasil,o governo só ver o lado dele nunca ver o lado do povo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adalmo
    2013-12-03T09:31:41

    Medida corretissima, todo celular tem que ser homologado pela Anatel, isto é regra, do contrário, vai ser desativado. Não entendo como compram estes celulares falsificados, é de péssima qualidade, não funciona de direito, duram pouco, na realidade o barato sai caro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo
    2013-03-06T19:30:41

    É isso aí!! Mais uma vez, nosso governo (qualquer partido) irá obrigar o povo a sustentar essas empresas que cobram mundos e fundos por algo que a china faz baratinho. O LUCRO Brasil é adorado por todos no mundo... PAÍS (leia-se, GOVERNANTES) LIXO!! Vergonha de ser brasileiro!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aloisio Filho
    2013-11-21T16:50:36

    na realidade o governo so penssa em emposto ! emposto ! mais melhoria na saude na educação não existe nei um projeto de melhoria . o que existe pessoas morrendo nas filas dos hospitais,sofrendo e niguem não esta nei ai !!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aloisio Filho
    2013-11-21T16:47:21

    se eles querem realmente acabar com os celulares importados porgue não compete com eles vendendo os produtos pelos os mesmo valores !!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rômulo Costa
    2013-03-06T19:32:43

    Besteira, os caras clonam e colocam tudo para funcionar como os originais direitinho. Tem jeito pra tudo véi

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Pereira
    2013-03-06T19:25:50

    Que burrice! Quer dizer que todos os turistas terão que comprar um celular aqui do Brasil se quiserem utilizar os serviços. Mais uma prova de incompetência da ANATEL!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Amaral
    2013-03-06T19:25:46

    e ainda tem gente que apoia com a seguinte frase: "Tava uma bagunça mesmo...". É UM PROBLEMA ASTRONOMICO esse...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Everton Cunha
    2013-03-06T19:01:02

    Qual é gente, o Brasil é um dos maiores consumidores de celulares do mundo, já são 2 por habitante... O nosso nada ganancioso governo não pode perder uma bocada dessas e deixar os xing-lings sem impostos entrar aqui. A esperança é a CCE começar a produzir smart phones...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Magalhães
    2013-03-06T18:58:40

    Tudo vai acontecer principalmente no ano da copa, só para mostrar para os estrangeiros que somos civilizados, e agente aqui que paga o pato!!!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mariana
    2013-03-06T18:58:23

    Poxa,faz isso não,era o único jeito pra eu poder ter uma réplica do Iphone e me achar rica =/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Crosciatti
    2013-03-06T18:56:29

    Mais uma vez o capitalismo impondo suas regras.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Miranda
    2013-03-06T18:50:12

    Tudo isso pra fazer o brasileiro gastar mais. Só não vê quem não quer.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mike Trad
    2013-03-06T18:47:20

    ah desgraça. VAO QUEBRAR ESSE SISTEMA AÍ NO DIA SEGUINTE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário