03/03/2013 09h49 - Atualizado em 28/02/2014 12h50

Conheça cinco propagandas acusadas de fazer uso machista do Photoshop

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Usar Photoshop para modificar corpos femininos é uma prática já muito difundida no mundo da publicidade. Mas algumas alterações são consideradas machistas e ofensivas por grande parte dos espectadores, sobretudo pelos movimentos feministas. Veja uma lista de anúncios que geraram polêmica e foram alvo de críticas pelo caráter machista do uso do Photoshop, listadas pelo site "Buzzfeed".

1. Uma campanha pública contra estupro promovida em 2008 pela cidade de Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, indignou muita gente. Nela, os publicitários usaram Photoshop para mesclar corpos de mulheres em trajes sensuais com o rosto de meninas, sob pretexto de denunciar que mesmo crianças com corpo desenvolvido não têm maturidade para o sexo. A imagem, porém, foi considerada ofensiva e de mau gosto, além de incitar ainda mais o erotismo infantil.

Anúncio contra estupro da cidade de Milwaukee, EUA (Foto: Reprodução)Anúncio contra estupro da cidade de Milwaukee, Estados Unidos (Foto: Reprodução)

2. Em 2010, a filial de Istambul da loja-conceito Beymen Blender estampou um anúncio para lá de desagradável. A peça publicitária, elaborada pela agência Rafineri, mostrava a modelo nua fatiada em pedaços, com as partes penduradas por ganchos, como em um açougue. Na época, vários movimentos feministas se manifestaram contra a propaganda, e mesmo profissionais da área de comunicação criticaram a campanha, como Susannah Breslin, do "The Frisky": “Sou a favor de alguma controvérsia em publicidade, mas ela tem que cumprir sua função. (…) Pode-se dizer (que este anúncio) é misógino, ofensivo e uma série de outras críticas”, escreveu.

Propaganda da loja de roupas Beymen Blender de Istambul (Foto: Reprodução)Propaganda da loja de roupas Beymen Blender de Istambul (Foto: Reprodução)

3. O anúncio da Mrs. Mac’s australiana, de 2010, é outro que gerou polêmica. Criada pela agência Marketforce, a propaganda usa o Photoshop para misturar o corpo de uma mulher magra (e jovem) com a cabeça de uma idosa, estampando a legenda “Carne magra com uma parte superior crocante”, em referência às rugas.

Anúncio da Mrs. Mac's australiana (Foto: Reprodução)Anúncio da Mrs. Mac's australiana (Foto: Reprodução)

4. Não é incomum que propagandas de cerveja sejam acusadas de machismo. Neste anúncio da Coopers Light Lager, de 2008, a cervejaria altera a imagem dos corpos de mulheres tidas como não sensuais e coloca neles atributos físicos que seriam interessantes aos olhos masculinos. A ideia por trás do Photoshop é dizer que a cerveja, que tem baixo teor alcoólico, só distorce parcialmente a visão dos homens, fazendo com que eles ainda sejam capazes de distinguir uma mulher feia de uma bonita.

Uso de Photoshop na propaganda da Coopers Light Lager (Foto: Reprodução)Uso de Photoshop na propaganda da Coopers Light Lager (Foto: Reprodução)

5. A rede de supermercados argentina Disco fez uma propaganda em que a perna das consumidoras foi exageradamente alongada no Photoshop. O conceito é o de que as lojas são tão próximas que bastam pouco passos para chegar a um supermercado, como se a pessoa tivesse pernas como as do anúncio. Na prática, o fato de só haver mulheres estampadas, como se fosse uma atribuição exclusivamente feminina ir ao mercado, não foi bem visto por parte do público.

Cartaz da rede de supermercados argentina Disco (Foto: Reprodução)Cartaz da rede de supermercados argentina Disco (Foto: Reprodução)

Via Buzzfeed

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Sergio Pimentel
    2013-03-04T08:53:42

    Engraçado que pras mesmas montagens quando feitas com homens (cabeças de idosos em corpos sarados, ou cabeças de meninos em corpos adultos) ninguém fala nada, é até "engraçadinho" e "divertido". Fazer a mesma coisa com mulher é "objetificação". Na realidade feministas não tem assunto, querem reclamar por reclamar. Se colocam homens nos mesmissimos assuntos iriam alegar discriminação por não usar mulheres, se colcam mulheres reclamam também. Foto do Femem com um saco de um cara cortado na mão ninguem falou nada, se fosse um seio cortado o mundo viria abaixo. HIPOCRISIA!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-03-04T08:40:39

    Enquanto isso a nova moda entre as feministas... protestos de topless... Vai entender!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiano Moreira
    2013-03-04T07:39:52

    Sabe o que falta na mulher, ou pelo menos na maioria? AUTOCONFIANÇA! Ta faltando muito isso, percebemos com muita facilidade!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Kuhn
    2013-03-04T05:18:39

    Todas as campanhas ditas aqui não tem absolutamente nada de machistas, todas elas tem um teor realmente cômico (exceto pela mulher em pedaços heheheh) e todas elas servem muito bem o propósito de prender a atenção das pessoas, principalmente a da cerveja e a das com rostos de crianças, achei muito criativas mesmo. Aliás, eu acho que os grupos feministas de hoje são tão verdadeiros a sua causa quanto por exemplo os grupos verdes que tentam parar as obras de Belo Monte, tudo jogada política pra se promover.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paola Bracho
    2013-03-04T00:31:24

    Gosto quando ironizam, mas quando passam dos limites.. a ver pela propaganda das senhoras que é ridículo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Silva
    2013-03-03T18:13:38

    A dona Palmirinha é mó gostosa!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kelvin Maldonado
    2013-03-03T13:45:47

    acho que cada um é livre pra expressar oq pensa oq gosta e o que não gosta

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Fernanda
    2013-03-03T13:09:57

    Que mal gosto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Vieira
    2013-03-03T11:47:33

    que bobeira...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Frederoinc Oinc
    2013-03-03T13:58:47   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:44

    agora acho um exagero a crítica a propaganda argentina da mulhar de perna longa. Nada haver, tão parecendo o Conar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Frederoinc Oinc
      2013-03-03T13:58:47   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:44

      Vamos todos dar um abraço no Jose Silva, pois ele tá precisando! rs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Frederoinc Oinc
      2013-03-03T13:58:47   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:44

      Jose Silva, vc entendeu o que ele escreveu? Eu entendi. Qual a sua idade? Vc sabe a dele? Todos podem comentar? Ou só maiores de 18 anos? Na boa, odeio cara que se acha. Tenso!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Magister
    2013-03-03T13:19:01   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:44

    caraca... a das velhas foi bizarro e a explicação completamente horripilante...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Magister
      2013-03-03T13:19:01   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:44

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • RICARDO SA
    2013-03-04T08:34:51

    Meu Deus! Voltamos à idade média! Caça às bruxas. Querem o mundo sem Humor, sem falar, sem se expressar. Imagine um mundo que não se pode fazer nada porque as doidas feministas não querem, os pseudos-anti-racistas não deixam? Gente vamos separar o racismo e o direito da mulher do preconceito ao HUMOR! Vamos nos preocupar com as ameaças religiosas, as ameaças de guerra, as ameaças ao direito do indivíduo e não a estes humores nas propagandas, standups, entre outros!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Medeiros
    2013-03-03T15:17:34   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:43

    Reclamam pra aparecer mais que a propaganda. As feministas precisam de auto-afirmação...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Medeiros
      2013-03-03T15:17:34   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:43

      Cleber Ayres pois é, seria o melhor a se fazer !!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Medeiros
      2013-03-03T15:17:34   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:43

      Hugo Souza, meu querido. A lei Maria da Penha existe porque alguns homens acham que são superiores e podem surrar e assassinar mulheres como se elas fossem propriedades deles. A Lei servindo pra desmentir pensamento machista e proteger mulheres. Agora.. de homens que são contra essa lei eu só penso que querem bater e matar sem serem punidos. O que vc acha?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Victor Campos
    2013-03-03T14:22:31   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:43

    A mesma mulher que reclama da objetificação da mulher vai lá e coloca silicone, se mata na academia e faz dietas absurdas. Ela vai lá, compra sapatos, bolsas e roupas o tempo inteiro. Gasta fortunas em maquiagens e tratamentos estéticos. Se não quer ser vista como um objeto, nao se veja como um. Veja-se pela sua beleza interna, pela pessoa que você é e não pela aparência que você tem. Principalmente quanto isso inclui colocar um objeto estranho dentro de vc!! Acham estranho quem coloca piercings, mas alguem que enfia uma bola dentro dela é vista como normal, rsrs. Patético!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Campos
      2013-03-03T14:22:31   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:43

      vaidade é normal tanto em mulher quanto em homem, sobre o silicone, tem homem que coloca tbm, e sobre gastar, a maioria dos homens só querem roupas de marca. Vamos analisar que: um anuncio com homem não gera tanta polemica ou não tem o mesmo apelo que uma mulher na capa, isso porque, quando se coloca a mulher um homem olha porque gosta e a mulher olha para falar mal, e quando colocam um homem, tanto faz como tanto fez.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Campos
      2013-03-03T14:22:31   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:43

      Daniel Guerreiro está relativizando o assunto. Sim, tem homens que coloca silicone mas em comparação com as mulheres é incomum. Eu sou homem e não compro roupa de marca. As mulheres compram mais roupa da que realmente precisam. Se uma capa onde aparece um homem não gera tanta polemica é por culpa dos próprios homens que não protestam. Mas todo isto não é por causa da biologia e sim do lavado de cérebro do consumismo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Julia Martins
    2013-03-10T16:32:32   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:42

    Bora comentar do absurdo que são essas propagandas ao invés de falar mal de um movimento que busca respeito e igualdade? Foco, pessoal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julia Martins
      2013-03-10T16:32:32   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:42

      Esse movimento faz tempo que não presta para nada. Esse movimento já não busca nem respeito nem igualdade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julia Martins
      2013-03-10T16:32:32   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:42

      Engraçado você sendo homem determinar que um movimento que busca igualdade e respeito para mulheres não serve pra nada mais...Olha ai como são mulheres são representadas na publicidade e fala que o feminismo não serve pra nada...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Etiene Barros
    2013-03-03T23:23:15   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:42

    Não entendo essas feministas elas não sabe protestar sem por os seios de fora não???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Etiene Barros
      2013-03-03T23:23:15   , respondido respondido 2013-10-01T10:01:42

      Volte ao texto que eu expus e me mostre em qual momento eu falei que tocar no seios de uma mulher na rua é correto? Só questionei o fato que você disse que os seios não é um órgão genital mas pra mim é tão intimo como minhas outras partes, acho que está difícil de você entender o que eu falei lá em cima, se você concorda que tem que mostrar os seios pro protesto valer a pena esse é um problema seu, mas eu não sou obrigada a concordar e pessoas como eu é um escanbal, você não me conhece pra afirma algo sobre mim,

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Etiene Barros