TechTudo

10/03/2013 11h14 - Atualizado em 10/03/2013 11h14

Conheça o Volar-e, um dos carros elétricos mais potentes já criados

Filipe Garrett Para o TechTudo

Concebido e produzido pela Applus Idiada, o Volar-e está entre os carros elétricos mais potentes já fabricados. Seus quatro motores, um para cada roda, geram uma potência total de mil cavalos, só comparável aos números registrados pelo Bugatti Veyron. O veículo vai de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente, por questões de segurança, a 300 km/h.

Volar-e foi criado com o objetivo de chamar atenção para os carros elétricos (Foto: Reprodução)Volar-e foi criado com o objetivo de chamar atenção para os carros elétricos (Foto: Reprodução)

Atualmente, carros elétricos esbarram em questões técnicas que ainda os tornam relativamente inviáveis para adoção em massa. Para equacionar esses problemas, como autonomia e tempo de recarga, o modelo é um tipo de vitrine do que há de mais avançado em termos de tecnologia para veículos do gênero.

O superesportivo conta com um sistema que agiliza as recargas de bateria. Enquanto a experiência de reabastecer um Tesla Modelo S, carro elétrico muito bem-sucedido no mercado norte-americano, pode levar até 12 horas numa tomada comum, o Volar-e tem carga para rodar em apenas 20 minutos. O fabricante não divulgou a autonomia do sistema.

Além da tecnologia em estado de arte nas baterias e sistemas de recarga, a máquina da Applus Idiada conta com equipamentos que recuperam a energia despendida pelo carro nas frenagens. Outro ponto interessante é o computador responsável por governar seu comportamento em pista, privilegiando a tocada mais esportiva, com o máximo de economia de energia.

O protótipo do carro foi apresentado recentemente no Autódromo da Catalunha, onde, até o último fim de semana, a Fórmula 1 realizou testes de pré-temporada. Não se sabe se o automóvel, financiado com dinheiro público, se tornará comercial. De acordo com a Comissão Europeia, o Volar-e é uma tentativa de demonstrar os potenciais dos veículos elétricos para indústrias e consumidores europeus.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do Volar-e:


Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Engadget

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Sergio Murilo
    2013-03-10T15:52:57

    Matéria puxando "sardinha", parece paga. Falar de freios regenerativos como se fossem exclusividade deste carro é um absurdo, até o Prius da Toyota tem isso, todo carro elétrico ou híbrido tem isso, inclusive o Tesla Model S. Também dizer que o Model S leva 12 horas para recarga é ridículo. O Tesla também tem carga suficiente para rodar muito em apenas 20 minutos. A autonomia do Tesla chega a 480 Km, qual é a desse Volar-e ?. Conheço muito do Tesla, inclusive já tive o privilégio de sentar no banco do motorista, carro fantástico e relativamente barato, parte de $57mil dólares.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Murilo
    2013-03-10T15:50:40

    Matéria puxando "sardinha", parece paga. Falar de freios regenerativos como se fossem exclusividade deste carro é um absurdo, até o Prius da Toyota tem isso, todo carro elétrico ou híbrido tem isso, inclusive o Tesla Model S. Também dizer que o Tesla Model S leva 12 horas para recarda é ridículo. O Tesla também tem carga suficiente para rodar muito em apenas 20 minutos de recarga. A autonomia do Tesla chega a 480 Km, qual é a desse Volar-e ?. Conheço muito do Tesla, inclusive já tive o privilégio de sentar no bando do motorista, carro fantástico e relativamente barato, parte de $57K dólares.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Murilo
    2013-03-10T15:52:57

    Matéria puxando "sardinha", parece paga. Falar de freios regenerativos como se fossem exclusividade deste carro é um absurdo, até o Prius da Toyota tem isso, todo carro elétrico ou híbrido tem isso, inclusive o Tesla Model S. Também dizer que o Model S leva 12 horas para recarga é ridículo. O Tesla também tem carga suficiente para rodar muito em apenas 20 minutos. A autonomia do Tesla chega a 480 Km, qual é a desse Volar-e ?. Conheço muito do Tesla, inclusive já tive o privilégio de sentar no banco do motorista, carro fantástico e relativamente barato, parte de $57mil dólares.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Murilo
    2013-03-10T15:50:40

    Matéria puxando "sardinha", parece paga. Falar de freios regenerativos como se fossem exclusividade deste carro é um absurdo, até o Prius da Toyota tem isso, todo carro elétrico ou híbrido tem isso, inclusive o Tesla Model S. Também dizer que o Tesla Model S leva 12 horas para recarda é ridículo. O Tesla também tem carga suficiente para rodar muito em apenas 20 minutos de recarga. A autonomia do Tesla chega a 480 Km, qual é a desse Volar-e ?. Conheço muito do Tesla, inclusive já tive o privilégio de sentar no bando do motorista, carro fantástico e relativamente barato, parte de $57K dólares.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade