Celular

14/03/2013 14h01 - Atualizado em 15/03/2013 16h04

Entenda como funciona o Smart Scroll e o Smart Pause do Galaxy S4

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O lançamento do Galaxy S4 aconteceu na última quinta-feira (14), em Nova York, e trouxe como um dos destaques as funções de controle da tela pelos olhos Smart Scroll e Smart Pause. Percebendo o funcionamento dos recursos durante a apresentação do smartphone, e com explicações do site Bubblenews, foi possível perceber como a tecnologia funciona no aparelho.

Galaxy S4 vai interagir com dispositivos de monitoramento de saúde dos usuários (Foto: Divulgação) (Foto: Galaxy S4 vai interagir com dispositivos de monitoramento de saúde dos usuários (Foto: Divulgação))Galaxy S4 poderá fazer a leitura do movimento dos olhos dos usuários (Foto: Divulgação)

O celular conseguirá saber para onde você está olhando por meio de um rastreamento feito pela câmera frontal. Assim, o aparelho perceberá para onde sua visão está apontando, e poderá realizar tarefas simples, como pausar um vídeo ou rolar a barra de texto de um e-mail. Os nomes dados aos dois recursos são, respectivamente, o Smart Pause e Smart Scroll.

O mais interessante do Smart Pause é que ele poderá pausar seu vídeo se alguém chamar o usuário e ele tirar os olhos da tela, ou se outra pessoa tapar os seus olhos. Ou seja, se você estiver assistindo uma mídia no seu Galaxy e por algum motivo tiver suas visão interrompida, o vídeo para. Além disso, bastara olhar novamente para o display e ele voltará a ser reproduzido.

Já o Smart Scroll perceberá para onde o olho do usuário está apontando durante a leitura de e-mails e páginas da internet longas. Quando o olho estiver lendo o final da página, o smartphone rolará automaticamente a barra para mostrar o restante do texto para o usuário.

Do que o Galaxy S4 precisa para ser o melhor smartphone do mundo? Opine no Fórum do TechTudo!

A tecnologia, embora seja inovadora nos smartphones, não é tão surpreendente no quesito tecnológico. As câmeras digitais já têm, há algum tempo, a capacidade de perceber os rostos dos usuários e até fazer marcações nos mesmos. Agora, simplesmente, o software será capaz de realizar funções automáticas sempre que perceber - ou não - os olhos das pessoas.

O Galaxy S4, além dos novos recursos, conta com uma tela de 5 polegadas Full HD, processador octa-core Exynos 5 de 1,6 GHz e câmera de 13 megapixel. Outras funções bem inteteressantes, como o S Translator, que traduz falas em tempo real para diversos idiomas, e o Air Gesture, para controle da tela sem precisar tocar o dedo no display, também foram mostrados na apresentação do smartphone.

* Colaborou Marlon Câmara

Via Bubblenews