27/03/2013 13h06 - Atualizado em 27/03/2013 17h13

Facebook habilita 'ligações gratuitas' por voz para usuários no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Enfim, as ligações gratuitas por voz do Facebook estão disponíveis para usuários do Brasil. Um representante da maior rede social do mundo confirmou que este recurso deve chegar, aos poucos, às versões móveis do serviço, tanto para o sistema Android como também para iOS.

Veja o tutorial de como realizar as ligações pelo Facebook

Ligações por voz passam a funcionar pelo Messenger do Facebook no Brasil (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Ligações por voz passam a funcionar pelo Messenger do Facebook no Brasil (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

O recurso foi lançado há algum tempo nos Estados Unidos, no início do ano, e o claro objetivo por trás da novidade é realizar uma grande concorrência a outros programas, como Skype e Viber. Afinal, a base de usuários do Facebook é enorme e permitir que existe uma comunicação gratuita por voz entre eles é um grande serviço.

“Acabamos de lançar ligações usando o Facebook no Brasil. A funcionalidade – que eu ajudei a desenvolver – está sendo disponibilizada gradualmente para os usuários da aplicação do Facebook para iPhone, Facebook Messenger para iPhone e Facebook Messenger para Android”, anunciou Thiago Hirai, engenheiro de software do Facebook, em publicação no seu perfil da rede social.

Messenger de usuário mostra que as ligações estão mesmo sendo atendidas (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Messenger de usuário mostra que as ligações
estão mesmo sendo atendidas (Foto:
TechTudo/Rodrigo Bastos)

A novidade só está acessível para quem já associou sua conta do Facebook ao número de telefone celular onde usa o aplicativo. Para iniciar a ligação, é bem simples: abra uma conversa com um amigo e toque no ícone com um ‘i’ no canto direito superior. Depois, é só selecionar ‘Ligação gratuita’. O botão só estará habilitado para quem também tem sua conta associada e uma versão atualizada do aplicativo.

Tem alguma dúvida sobre o Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!