28/03/2013 09h01 - Atualizado em 28/03/2013 09h01

Google Glass já é alvo de novas leis nos Estados Unidos

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Google Glass ainda nem foi lançado e políticos norte americanos já estão tentando inibir o seu uso. Uma das iniciativas veio de Gary Howell, um legislador do partido republicano no estado de West Virginia, que está propondo uma lei para tornar ilegal dirigir enquanto se usa “um computador com uma tela montada próximo à cabeça”.

Google Glass já está sendo alvo de restrições antes mesmo de ser lançado (Foto: Divulgação)Google Glass já está sendo alvo de restrições
antes mesmo de ser lançado (Foto: Divulgação)

O Google Glass será a tecnologia mais moderna no que diz respeito à realidade aumentada. Semelhante a óculos, o aparelho terá uma interface junto aos olhos, mas acima do campo de visão, com conexão com a internet e recursos como apresentação de mapas, previsão do tempo, rotas de navegação, seleção de músicas, chamadas de vídeos e captura de fotos.

Contudo, em uma declaração para o CNET, o político Gary Howell defendeu o seu projeto de lei, apesar de garantir que admira a invenção do Google. “Eu realmente gostei da ideia do produto e acredito que é o futuro, mas na gestão passada nós tivemos um trabalho longo e difícil para aprovar uma lei contra escrever mensagens enquanto se dirige. Nós soubemos de muitos acidentes causados por pessoas que escreviam durante a direção, a maioria jovens motoristas. Eu vejo o Google Glass como uma extensão desse problema”.

Em um comunicado da Google para o site Venture Beat, o porta voz da empresa declarou que estão ainda trazendo várias ideias para o desenho do Google Glass. “Novas tecnologias sempre fazem surgir novos problemas. Nós na realidade acreditamos que há um enorme potencial para melhorar a segurança em nossas estradas e reduzir acidente”, afirmou a companhia.

O que se pode esperar do "revolucionário" Google Glass? Participe do debate no Fórum do TechTudo!

Ainda que a companhia afirme que o design do seu aparelho possa ficar melhor, a lente do Google Glass atual já conta com o cuidado de não ocupar o campo de visão do usuário, ficando acima dos olhos do mesmo.

O lançamento oficial do Google Glass está previsto para 2014. Resta esperar para ver qual será o resultado do tão precavido projeto para o estado de West Virginia, nos Estados Unidos, e quais serão as consequências para o projeto do Google. 

Via Venture Beat e CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Worobel
    2013-03-28T13:17:26

    To a té vendo ja uns carros batidos pessoas morrendo atropelada,a tecnologia é boa o problema é que as pessoas fazem o mal uso dela.

  • Joao Silva
    2013-03-28T12:55:47

    Agalogay a torcida mais fanatica do mundo adora tecnogias

  • Renato Aguiar
    2013-03-28T12:04:58

    Concordo com a lei e faz todo sentido. Afinal além de tirar a atenção, vai mudar o foco de visão e dependendo da imagem ou até vídeo que passar, pode fazer com que o motorista se atrapalhe ou até tome um susto, assim provocando acidentes.

  • Rodrigo Shan
    2013-03-28T12:03:35

    vai ser bom pra pegar gente fazendo coisa errada na rua... será que dá pra usar o video capturado por este óculos para denunciar atos ilícitos, abuso de autoridade, infrações de trânsito? Talvez o mundo fique um lugar um pouco melhor de se viver com tantas cameras espalhadas.

  • Pedro Schembri
    2013-03-28T11:41:56

    Está certo ele. A intensão não é proibir e o político deixou isso bem explicado dizendo o quanto foi difícil e moroso proibir a escrita da MSG enquanto dirige, causando diversos acidentes durante esse processo. Ele só está antecipando, visando os cidadãos. Parabéns para um político que pensa no povo.

  • Rafael Gouvêa
    2013-03-28T11:40:17

    Perfeito. De fato ele tem razão, é a extensão de um problema já existente. Mas a invenção é de fato muito interessante.

  • Adriano Santos
    2013-03-28T11:06:44

    As pessoas ainda não entendem que novas tecnologias ao alcance dos olhos podem ainda distrair motoristas, ciclistas, motociclistas etc. provocando acidentes. Logico que a nova tecnologia da google é excelente, mas o que custa admitir que os testes de segurança não foram realizados, ou que o equipamento não é apropriado quando usado simultaneamente em determinadas atividades!!!

  • Marcus Saióro
    2013-03-28T10:24:21  

    Será que esse Político americano pensa que se tirarem uma foto dele sua alma será aprisionada ?

    recentes

    populares

    • Marcus Saióro
      2013-03-28T10:24:21  

      wht?

    recentes

    populares

    • Marcus Saióro
      2013-03-28T10:24:21  

      É muita pretensão sua querer comparar políticos americanos com crendices de algumas tribos africanas! Se tivessem a cabeça como a sua ou da maioria dos políticos brasileiros...

  • Stanislaw Grau
    2013-03-28T13:42:48

    Será que com um desse será capaz medir o poder de luta?

  • Guido Filho
    2013-03-28T13:39:46  

    essa morena é linda

    recentes

    populares

    • Guido Filho
      2013-03-28T13:39:46  

      caramba pensei q só eu tinha clicado na matéria por causa dessa morena linda...

  • Gabriel Silva
    2013-03-28T09:47:31

    ta mas se a google desenvolveu um sistema de transmissão de ondas pelos ossos, isso não irá interferir o usuário, ainda mais que podem desenvolver uma espécie de momento desconectado assim que a pessoa entrar dentro do carro o googleglass se desconecta fazendo com que assim o usuário não sofra as consequências.

  • Marcel Dandaro
    2013-03-28T13:30:28

    E o palmeiras perdeu de 6...

  • Gilmar Barros
    2013-04-16T18:08:54

    Discordo desse mil anos à frente. Talvez tenhamos é que olhar para aqui dentro e ver o que fazemos também. Por exemplo, nossas eleições utilizam urnas eletrônicas e os EUA ainda cédulas...Contudo, o que acontece lá(os motivos de tanta inovação) é o investimento tanto do setor privado como público, isso sim devemos invejar e copiar, porque temos excelentes cabeças pensantes aqui no nosso país!!

  • Wilcar Faria
    2013-03-29T09:33:46

    bom dia pessoal eu acho que poderia era aproveitar este dispositivo para se criar mais uma forma de segurança e com a camera que tem nele ajudar o motorista a ver talves obstaculos ou possíveis perigos durante navegação no volante do carro inclusivve acoplar um sensor antisono que observa se o motorista esta perdendo os sentidos e avisalo ou despertar algum sinal sei lá

  • Luiz Almeida
    2013-03-29T05:05:02

    Gente, cuidado que os illuminati tão de olho no seu cool. LOL, só rindo mesmo.

  • André Albuquerque
    2013-03-28T23:48:08

    as pessoas falam que tecnologia afasta pessoas de pessoas..pessoas se afastam de pessoas..isso sim...isso vai facilitar e muito nossa vida

  • Llurinho
    2013-03-28T22:34:55

    No Brasil já tão pensando em quanto vai valer a multa e nos impostos.

  • Ricardo Junior
    2013-03-29T00:06:51

    Além de chegar aqui em 2057 vai custar 10x mais. lá 200 dólares aqui R$2.000,00.

  • Jairo Teixeira
    2013-03-28T23:55:18

    Só chegará ao Brasil em 2057

  • Otávia
    2013-03-28T21:20:14

    Eu tenho o pressentimento de GOOGLE irá dominar o mundo

  • Uashington Silva
    2013-03-28T17:51:03

    Essas tecnologias são uteis, mas está distanciando cada vez mais uns dos outros, as pessoas (Principalmente jovens), deixam de conviver do lado de outras pessoas e passam a ter esse contato através de redes sociais, isso está cada vez mais destruindo a vida social. Pega um ser humano e isola ele de uma pessoa assim que ele nascer, qual será o resultado: ele vai virar um animal, sem saber sequer andar. Nós precisamos de convivência social com outros seres humanos... Fiquem espertos pais, seus filhos estão sendo escravizados pela tecnologia! Sou jovem,tem pessoas ao meu redor q mudaram por isso

  • Pedro Ricchetti
    2013-03-28T17:30:26

    Cara essa tecnologia eh muito util mas esta muito longe de substituir um bom smartphone, a habilidade de vc poder tirar fotos apenas com a visão eh surpriendente, nao adianta ficar falando em alienação pq vc ta no site da rede televisiva q mais aliena e o fato de voce poder tirar foto com os olhos nao eh nada perto do big brother entao cara se vc nao gosta de tecnologia ok mas nao reclama sem fundamentos de uma tecnologia que vai facilitar vidas e nao a ocupalas.

  • K Braga
    2013-03-28T17:20:04

    Quem usar isso, simplesmente vai ficar alienada no seu mundinho virtual. Vai ver a vida passando mais rápido do que o normal e descobrir que nada valeu a pena.... O importante mesmo é valorizar a família, as pessoas que te amam, cultivar conversas pessoalmente. "As melhores coisas da vida acontecem quando estamos OFF" Reflitam.

  • Arthur Isidorio
    2013-03-28T16:34:06