TechTudo

28/03/2013 09h01 - Atualizado em 28/03/2013 09h01

Google Glass já é alvo de novas leis nos Estados Unidos

Daniel Ribeiro Para o TechTudo

O Google Glass ainda nem foi lançado e políticos norte americanos já estão tentando inibir o seu uso. Uma das iniciativas veio de Gary Howell, um legislador do partido republicano no estado de West Virginia, que está propondo uma lei para tornar ilegal dirigir enquanto se usa “um computador com uma tela montada próximo à cabeça”.

Google Glass já está sendo alvo de restrições antes mesmo de ser lançado (Foto: Divulgação)Google Glass já está sendo alvo de restrições
antes mesmo de ser lançado (Foto: Divulgação)

O Google Glass será a tecnologia mais moderna no que diz respeito à realidade aumentada. Semelhante a óculos, o aparelho terá uma interface junto aos olhos, mas acima do campo de visão, com conexão com a internet e recursos como apresentação de mapas, previsão do tempo, rotas de navegação, seleção de músicas, chamadas de vídeos e captura de fotos.

Contudo, em uma declaração para o CNET, o político Gary Howell defendeu o seu projeto de lei, apesar de garantir que admira a invenção do Google. “Eu realmente gostei da ideia do produto e acredito que é o futuro, mas na gestão passada nós tivemos um trabalho longo e difícil para aprovar uma lei contra escrever mensagens enquanto se dirige. Nós soubemos de muitos acidentes causados por pessoas que escreviam durante a direção, a maioria jovens motoristas. Eu vejo o Google Glass como uma extensão desse problema”.

Em um comunicado da Google para o site Venture Beat, o porta voz da empresa declarou que estão ainda trazendo várias ideias para o desenho do Google Glass. “Novas tecnologias sempre fazem surgir novos problemas. Nós na realidade acreditamos que há um enorme potencial para melhorar a segurança em nossas estradas e reduzir acidente”, afirmou a companhia.

O que se pode esperar do "revolucionário" Google Glass? Participe do debate no Fórum do TechTudo!

Ainda que a companhia afirme que o design do seu aparelho possa ficar melhor, a lente do Google Glass atual já conta com o cuidado de não ocupar o campo de visão do usuário, ficando acima dos olhos do mesmo.

O lançamento oficial do Google Glass está previsto para 2014. Resta esperar para ver qual será o resultado do tão precavido projeto para o estado de West Virginia, nos Estados Unidos, e quais serão as consequências para o projeto do Google. 

Via Venture Beat e CNET

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Danilo Worobel
    2013-03-28T13:17:26

    To a té vendo ja uns carros batidos pessoas morrendo atropelada,a tecnologia é boa o problema é que as pessoas fazem o mal uso dela.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Silva
    2013-03-28T12:55:47

    Agalogay a torcida mais fanatica do mundo adora tecnogias

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Aguiar
    2013-03-28T12:04:58

    Concordo com a lei e faz todo sentido. Afinal além de tirar a atenção, vai mudar o foco de visão e dependendo da imagem ou até vídeo que passar, pode fazer com que o motorista se atrapalhe ou até tome um susto, assim provocando acidentes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Shan
    2013-03-28T12:03:35

    vai ser bom pra pegar gente fazendo coisa errada na rua... será que dá pra usar o video capturado por este óculos para denunciar atos ilícitos, abuso de autoridade, infrações de trânsito? Talvez o mundo fique um lugar um pouco melhor de se viver com tantas cameras espalhadas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Schembri
    2013-03-28T11:41:56

    Está certo ele. A intensão não é proibir e o político deixou isso bem explicado dizendo o quanto foi difícil e moroso proibir a escrita da MSG enquanto dirige, causando diversos acidentes durante esse processo. Ele só está antecipando, visando os cidadãos. Parabéns para um político que pensa no povo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade