Notebook

18/03/2013 17h32 - Atualizado em 18/03/2013 18h53

Lenovo ignora Microsoft e vende PC com o botão iniciar no Windows 8

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Lenovo encontrou uma forma de combater a resistência dos consumidores em relação ao Windows 8. De acordo com o site britânico The Channel, a fabricante chinesa está comercializando computadores com o sistema operacional da Microsoft equipados com o botão iniciar, incluído via software. A medida vai contra a política da Microsoft em relação ao produto.

No que depender da Lenovo, botão iniciar tem lugar garantido no Windows (Foto: Reprodução)No que depender da Lenovo, botão iniciar tem lugar garantido no Windows 8 (Foto: Reprodução)

Máquinas voltadas ao mercado corporativo estão sendo comercializadas com o Windows 7 pré-instalado no modelo downgrade, e com uma mídia separada do Windows 8, caso o comprador deseje realizar o upgrade. Nos casos em que o cliente prefira a versão mais nova do sistema no ato da compra, o computador é vendido com o Windows 8 e o botão iniciar, incluído como um dos softwares bloatware legados pela Lenovo aos consumidores.

A Microsoft, nas diversas vezes em que abordou a questão do botão iniciar, se demonstrou irredutível no sentido de não trazê-lo para o Windows 8. No entender da empresa, a nova interface do sistema operacional substitui completamente as funcionalidades do botão, criado no Windows 95.

Contudo, a mudança numa forma clássica de interação entre máquina e usuário causou irritação nos consumidores e deu origem a dezenas de aplicativos que resgatam o botão no desktop do Windows 8. Vale lembrar que as vendas de computadores novos com o Windows 8 apresentam índices tímidos no mundo todo e um dos motivos, de acordo com sondagens entre os consumidores, é a alta resistência ao Windows 8.

Via The Channel e Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Sókrates
    2013-03-19T01:41:13  

    Saudade do botão Iniciar? Seus problemas acabaram! Chegou o novo e revolucionário Start8. Use-o e be happy!

    recentes

    populares

    • Mauro Sókrates
      2013-03-19T01:41:13  

      Alan Lima Tá mas e se o usuário não quiser ir? Se bem que, com o Win 8.1, o Iniciar voltou, mas não como deveria!

    recentes

    populares

    • Mauro Sókrates
      2013-03-19T01:41:13  

      Alan Lima ou para o Win 10; tem o botão iniciar Classic Shell 4.2.1 que é meljor que qq iniciar do win...

  • Wagner Ferreira
    2013-09-23T20:00:26

    O w8 pode ser bom para quem utiliza o pc para jogos ou redes sociais apenas, para quem trabalha ou estudo e passa horas executando vários aplicativos diferentes e simultaneamente, é horrível, não passa de um Android para desktops, Comprei um I7 com w 7 home premium e na próxima se a MS insistir nesta história de transformar os desks em tablets, irei com certeza de LINUX.

  • Arildo Ventura
    2013-03-19T09:19:53

    Nas Primeiras experiência com Windows 8, foi muito estranho. Agora com 4 meses eu estou adorando, e muito mais prático e fácil de usar. exlente.

  • Pedro Neto
    2013-03-18T18:06:21

    Meu novo note tem windows 8. No começo senti muita falta do menu iniciar. Dois meses depois me acostumei com o novo formato. Agora estou até gostando do windows 8, não sinto mais falta do iniciar. Acho que é tudo uma questão de costume mesmo, no final não tem diferença nenhuma.

  • Fabio Lima
    2013-03-20T22:06:26

    Quanta bobagem o Win 8 é tudo de bom, praticamente a mesma interface do Win 7. E em relação ao "Botão Iniciar" simplesmente ele esta camuflado, é só clicar no canto inferior esquerdo da tela com o botão direito do mouse e pronto, um menu irá aparecer diante dos seus olhos.