Jogos de esporte

15/03/2013 09h19 - Atualizado em 15/03/2013 09h19

PES 2014 terá foco em física aprimorada e novos gráficos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

PES 2014 teve alguns de seus primeiros detalhes revelados pela Konami nas páginas da revista EDGE do Reino Unidos. Espera-se que o jogo seja lançado até o final do ano para plataformas atuais como Xbox 360, PlayStation 3, Wii U, PC, 3DS e PS Vita.

PES 2014 promete melhorias na física e nos gráficos (Foto: giochi.atuttonet)PES 2014 promete melhorias na física e nos gráficos (Foto: giochi.atuttonet)

De acordo com o desenvolvedor chefe de Pro Evolution Soccer, Kei Masuda, o jogo utilizará uma versão alterada da FOX Engine, da série Metal Gear Solid, com melhorias e ajustes para trazer gráficos realistas e um novo sistema de física para melhores colisões, semelhantes ao do concorrente Fifa. Com isso, o jogo poderá explorar três pilares essenciais: Física baricêntrica, Contato e Simulação de time.

O primeiro pilar do jogo, a física baricêntrica, cria jogadores com massa real e com partes do corpo com pesos diferentes. Um zagueiro pode usar seu peso para desequilibrar um atacante, por exemplo. Já o controle de bola terá um raio 3 vezes maior do que o atual, o que significa que este mesmo atacante poderia dar um toque para frente e se aproveitar de sua aceleração para superar o zagueiro.

Já o segundo pilar, de contato, adiciona algo que Masuda considerava um ponto fraco da série, disputas fora da bola. Os atletas agora poderão se acotovelar para ganhar espaço, puxar camisas, as quais agora são objetos por si só e não parte do modelo dos jogadores, e até mesmo tentar impedir que algum adversário tente cabecear usando seu peso e altura para oprimi-lo.

Por fim, o terceiro pilar é a simulação de time, mantendo a importância das formações do grupo, mas também introduzindo a possibilidade de marcação por zona. Isso dará aos times menores uma capacidade defensiva maior, podendo focar-se sem missões específicas. Masuda citou como exemplo a forma como o Celtic venceu o Barcelona na Champions League, com uma defesa mais profunda, e que será possível reconhecer as estratégias dos seus times favoritos.

De acordo com a Konami, todo o segredo da nova jogabilidade é que a física determina a animação e não o contrário, dando uma sensação mais dinâmica que pode revolucionar o controle em jogos de futebol.

PES 2014 poderia revolucionar os jogos de futebol?

Via The Dark Side Of Gaming

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo S.
    2013-03-15T11:24:45

    KONAMI, REFAÇA ESSA ENGINE DO PES QUE É RIDÍCULAAAAAA

  • Everton Nascimento
    2013-03-15T10:49:28

    As vezes tento jogar pes 13 mas quando vejo os caras correrem igual robos e de lado é osso. Quando quero jogar com os ingleses e tem North london e london é desmotivante. ai volto pro fifa kkkk espero que melhore o 14 pq tem mais a cara dos brazukas.

  • Rodolfo Olivastro
    2013-03-15T10:04:33  

    refazer o PES do zero neh, por favor.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2013-03-15T10:04:33  

      tem a mesma jogabilidade de ps 1 . kkkkk fifa forever

  • Elker Carmo
    2013-04-26T00:27:36

    pes nunca sera melhor que fifa PES PRESISA SE REINVENTAR JA TA MUITO ULTRAPASSADO

  • Eduardo Silva
    2013-03-21T12:40:06

    FIFA é simulador, PES ainda é aquele arcade de ps2/ps1. Como o FIFA é mais evoluído, o PES aparece todos os anos promentendo imitações para tentar se igualar ao FIFA.

  • Adilson Santos
    2013-03-18T11:28:37

    Se vocês tem até 12 anos, Compre o PES, Tudo bem e divirta-se!

  • Jeff Cruz
    2013-03-17T02:00:33

    a unica coisa ruim do jogo e que no modo estrelato se vc tiver em um time do brasil e ganhar a libertadores nao vai para o mundial so se for time europeu. unico defeito

  • Wesley Oliveira
    2013-03-16T13:41:40

    O ruim do pes 2013 é a jogabilidade, os jogadores tem movimentos pré-estabelecidos, saem correndo atrás da bola mesmo sem você querer. E jogando o FootBall Life, a inteligencia artificial dos adversários e companheiros de time é muito fraca, sempre repetindo os mesmos movimentos. O chute inicial de uma partida é igual, sem variações. É esperar que o Pes 2014 melhore, pois Fifa está anos-luz a frente.

  • Carlos Junior
    2013-03-16T11:18:52

    eu gostaria que estivesse mais liga como liga alemã,japoneza,turqua,russa, e tb queria que tivesse pra vc ser tecnico de times e pudesse mudar de time ñ termina sempre num mesmo time até o fim com é pes 2013 de hj tem que ter mas novidades para ser sempre melhor que o fifa o fifa tem mais ligas como a alemã japoneza turqua etc...... vamos pes melhor esse jogão com essas novidades obrigado pes

  • Magno Petrucci
    2013-03-15T18:35:54

    Defendi sempre o PES, mas agora to dando o braço a torcer pro Fifa. Todo ano jogo os 2 pra comparar bem e agora me rendi ao Fifa. Defendi demais o PES, mas acho que agora ficou pra trás mesmo. O Fifa ta muito mais natural, já me causa estranhamento jogar o PES. Acho que deveriam parar com essa questão dos gráficos, que eles vem martelando nos ultimos anos, mas dar foco a questão da jogabilidade, do futebol em si. Até porque acho importante pra pressionar o Fifa, que já ta dominando mundialmente segundo as estatisticas... Enfim, espero que o PES melhore, tenho muito respeito pela franquia.

  • Werlleson Castro
    2013-03-15T17:55:03

    E os Goleiros ? gosto muito do PES mais os goleiros são demais robóticos ! lol

  • Ivan Schrammel
    2013-03-15T14:54:05

    PES WINS !

  • Edney Andrade
    2013-03-15T13:24:05

    Para quem escreveu que PES13 é fácil de marcar gols, fazem o seguinte, cologuem na dificuldade em "Craque" e desabilida todas as assistências, quero ver terem facilidade para marcarem gols.

  • Airton Deus
    2013-03-15T12:04:16

    Semprei joguei PES, mas hoje jogo os dois (FIFA e PES), fiquei decepcionado com o Pes pq o ano passado ouvir que ia ter várias mudanças de jogabilidade do PES 13, mas mudou pouca coisa do PES 12 para PES 13, espero que o PES 14 seja diferente a jogabilidade, que seja mais parecido com o FIFA.

  • Bruno Nunes
    2013-03-15T10:05:39  

    eu joguei pes a vida toda , mas qdo começei a jogar fifa 12 qdo comprei o ps3 nunca mais joguei pes , a diferença entre eles é gritante ... fifa ta anos luz a frente ...

    recentes

    populares

    • Bruno Nunes
      2013-03-15T10:05:39  

      só não gosto do grafico de fifa mas o modo carreira ta mais interessante mesmo...

    recentes

    populares

    • Bruno Nunes
      2013-03-15T10:05:39  

      fora os movimentos sesuais roboticos que o fifa tem, FIFA = FUTEBOL DE NERD PES = FUTEBOL DE VERDADE

  • Lucas Denis
    2013-03-15T13:54:29  

    e a jogabilidade nada!!!! por isso q o fifa é melhor

    recentes

    populares

    • Lucas Denis
      2013-03-15T13:54:29  

      Ser FanBoy do FIFA é ridículo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lucas Denis
      2013-03-15T13:54:29  

      Ivan, ser fanboy de jogo que morreu no PS2 sim é ridiculo

  • Marcio Junior
    2013-03-15T13:10:02  

    PES é arcade FIFA é simulador!

    recentes

    populares

    • Marcio Junior
      2013-03-15T13:10:02  

      Concordo!

  • Dewce Begalow
    2013-03-16T16:13:07  

    O maior problema mesmo é os movimento irreais dos bonecos. Além disso, as finalizações a gol são uma comédia se comparar ao Fifa. O boneco quando está na feição para chutar cruzado, vira todo o corpo pra chutar com a "perna boa".. É tosco o jeito que chutam a gol. No Fifa o movimento é perfeito. Os bonecos chutam com as duas pernas. Sem contar que se o cara encostar no teu boneco e tu chutar a gol, ele manda a bola na LUA! Ridículo como eles se desequilibram só por alguém encostar neles. A barra de força também mudou. O cara aperta bem fraquinho o botão e ele chuta forte. Saudade do WE3.

    recentes

    populares

    • Dewce Begalow
      2013-03-16T16:13:07  

      caraca vei sempre tem que aparecer um mane que gosta de fifa pra falar que o fifa e melhor so pra fazer polemica, aff quer falar do fifa vai pra pagina destinada a ele seu noob safado,

  • Luiz Silva
    2013-03-15T10:31:45  

    Vai começar a ficar chato igual ao FIFA, esse negócio de realidade tira o brilho do jogo. O FIFA é um porre, gráficos lindos, mas jogabilidade horrível (sou obrigado a jogar com analógico, aff !!!), e parece que o PES ta indo pro mesmo caminho.

    recentes

    populares

    • Luiz Silva
      2013-03-15T10:31:45  

      A Bruna Oliveira falou tudo , então n preciso dizer nada !

    recentes

    populares

    • Luiz Silva
      2013-03-15T10:31:45  

      FIFA JOGABILIDADE LIXO? VOLTA PRO PLAY 2 SEU MARRECA!

  • Henrique Vianna
    2013-03-15T11:45:03  

    Quando eu vou jogar video-game eu não quero ver jogador dando canelada, puxando camisa, errando passes ridículos ou dando furadas. Essa coisa de "aproximar o jogo da realidade" torna os jogos de futebol chatos, tipo FIFA. Jogo de futebol pra mim tem que ser arcade, com jogadas bonitas e golaços.

    recentes

    populares

    • Henrique Vianna
      2013-03-15T11:45:03  

      Brother, disse tudo!

    recentes

    populares

    • Henrique Vianna
      2013-03-15T11:45:03  

      Por isso eu prefiro o fifa. Gosto de simuladores que fazem a gente se sentir controlando os jogadores de vedade. Esse negocio de arcade é pra quem quer joguinho facil(ex:pes) que é só correr com cr7. Jogo bom é simulador.

  • Mateus Cabral
    2013-03-21T17:44:22  

    Poem uma coisa de suas cabeças,PES nunca vai ultrapassar FIFA !! !! !!!

    recentes

    populares

    • Mateus Cabral
      2013-03-21T17:44:22  

      Poe uma coisa na usa cabeça: Estudar é bom para aprender a escrever!!

  • Lutzz
    2013-03-17T15:29:16  

    Modo carreira do FIFA > Liga master online Ultimate team > PES inteiro

    recentes

    populares

    • Lutzz
      2013-03-17T15:29:16  

      Não.... não, não.... ML e Rumo ao estrelato e melhor que o carreira do fifa, já o UT e melhor que o MLO fácil fácil

  • Bruna Oliveira
    2013-03-15T09:46:17  

    essa foto ta com o mesmo grafico de ps2 , o unico jeito do pes passar o fifa é igualar ou melhorar a jogabilidade e ter os direitos autorais , se nao fizerem isso só vao ter como fãs jogadores que gostam de fazer gols faceis , e nao tem capacidade de jogar um emulador de futebol real

    recentes

    populares

    • Bruna Oliveira
      2013-03-15T09:46:17  

      oh loco.. eu ja ganhei até vaga pra campeonato nacional de pes, mas me rendi ao fifa.. e digo que no pes é muito mais facil de fazer gol. Tu pega um cara q chuta minimamente bem, tu pode deixar na posição que quiser, mas ele vai chutar forte no gol. No fifa o cara tem que trabalhar a bola e nao se faz gol de qualquer lugar. Quero ver vc achar facil fazer gol em mim no fifa ;)

    recentes

    populares

    • Bruna Oliveira
      2013-03-15T09:46:17  

      Isso que eu acho engraçado, jogador dizendo que é fácil fazer gol no pes... Aí quando enfrenta um jogador de Pes toma uma goleada e não faz nenhum gol

  • Daniel Torres
    2013-05-31T12:12:24  

    o bom do futebol virtual é que não tem juiz ladrão e safado como o Amarilla!!!

    recentes

    populares

    • Daniel Torres
      2013-05-31T12:12:24  

      é que você não jogou o FIFA 13 ainda meu filho...Os juiz roubam mais que os políticos no Brasil

    recentes

    populares

    • Daniel Torres
      2013-05-31T12:12:24  

      Diego Rodrigues, heuheuheuhe....eu tenho o Fifa13 tbm...mas eu tirei a opção de bola na mão!! era penalti toda hora!! uhauhauha

  • Ikaro Vargas
    2013-04-11T12:44:54  

    Só eu que vejo o pé do jogador do santos (camisa 3 ) adentrando no solo ? UHAUAHUHA PEs PIADA!

    recentes

    populares

    • Ikaro Vargas
      2013-04-11T12:44:54  

      Jopper Chaves hmmmm... gostei hein, antes um pe atravessando a grama do que jogadores se revelando FIFA = BUGS

    recentes

    populares

    • Ikaro Vargas
      2013-04-11T12:44:54  

      Não é no PES que os caras se trombam e saem voando como FIFA.