17/03/2013 09h59 - Atualizado em 17/03/2013 17h56

PES 2014: veja as principais mudanças da nova versão do jogo

Caio Malhano
por
Da redação

De acordo com a revista "Edge", a Konami pretende inovar completamente as bases de mecânica e jogabilidade do PES 2014. Utilizando a tecnologia da poderosa Fox Engine, empregada em Metal Gear Solid: Ground Zeroes, a empresa visa apresentar novas soluções em todos os aspectos do novo Pro Evolution Soccer.

PES 2013 (Foto: Reprodução)PES 2013 (Foto: Reprodução)

Após perder espaço para a franquia rival Fifa, a equipe de desenvolvimente do PES 2014 resolveu apostar na reformulação de aspectos-chave do gênero de futebol utilizando a nova engine. Veja abaixo os pilares principais das mudanças previstas para o PES 2014.

Gráficos

No início deste mês a Konami divulgou uma imagem impressionante de um processo de modelagem 3D para o novo Pro Evolution Soccer. O rosto apresentado mostra um nível altíssimo de realismo, rivalizando com a qualidade gráfica do novo Fifa.

PES 2014 terá grande foco em trazer gráficos e física realistas (Foto: EDGE) (Foto: PES 2014 terá grande foco em trazer gráficos e física realistas (Foto: EDGE))PES 2014 terá grande foco em trazer gráficos e física realistas (Foto: EDGE)

Jogabilidade

As respostas padrões para colisões entre jogadores, aceleração, queda e domínio de bola serão totalmente reformuladas na próxima geração. A nova engine irá aumentar o realismo do controle de movimentos dos personagens e permitirá que até mesmo "pessoas que não gostam de futebol se acostumem a eles.", nas palavras do produtor criativo Kei Masuda. Sendo assim, ao invés de apertar uma sequência de botões para dar um drible, você terá que realmente conduzir a bola.

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

Será possível controlar o ponto de equilíbrio dos personagens, permitindo que um jogador experiente consiga dar um chute preciso com o pé direito, mesmo caindo para seu lado esquerdo, por exemplo. O domínio da técnica representará vantagens em outras situações, como em disputas de bola, nas quais um jogador mais leve possa roubar a bola de um mais pesado, ou mesmo sem a bola nos pés, com um atacante usando seus braços para se posicionar melhor para uma cabeçada.

Estádios e a influência da torcida

Outra mudança anunciada será a influência das torcidas, alterando a eficiência dos times ao jogarem dentro ou fora de casa. Estágios como Elland Road, Celtic Park ou Carrow Road irão aumentar o desempenho dos jogadores e dificultar a vida dos adversários. Porém, alguns jogadores com maior resistência a pressão psicológica serão menos afetados pelas torcidas rivias. O cálculo desta nova mecânica deve ser baseado em atributos dos jogadores.

Pro Evolution Soccer 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: Pro Evolution Soccer 2013 (Foto: Divulgação))Pro Evolution Soccer 2013 (Foto: Divulgação)

A proposta de introduzir a platéia como fator de influência nos jogos serve a dois propósitos. Primeiramente, a mudança aproxima mais o jogo virtual da realidade, criando uma vantagem perceptível ao se escolher o estágio de cada partida. Além disso, a novidade servirá também para equilibrar partidas entre times fortes e fracos, evitando que o jogador seja obrigado a escolher entre Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain para se sair bem.

Corinthians quer o Itaquerão em PES 2014 (Foto: Reprodução) (Foto: Corinthians quer o Itaquerão em PES 2014 (Foto: Reprodução))Corinthians quer o Itaquerão em PES 2014 (Foto: Reprodução)

Outra boa novidade para os fãs brasileiros é a possível inclusão de novos estágios nacionais em PES 2014. O site PES Brasil listou os campos que devem ser acrescentados no novo game: Nova Arena do Grêmio, Estádio do Pacaembu, Novo Mineirão e talvez o Itaquerão. Vale lembrar que PES 2013 foi o jogo mais vendido no Brasil no ano passado e o título trouxe todos os times da série A do Brasileirão.

Estratégia

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

A nova engine ampliará a personalização de estratégias de jogo. Será possível determinar ações específicas de seus jogadores baseados em áreas do campo. Por exemplo, você poderá focar seu ataque na posição de campo de um zagueiro mais fraco ou programar sua defesa para se fechar quando um jogador adversário mais talentoso se aproximar de sua grande área.

Desta forma, será possível reproduzir mais fielmente estratégias de times famosos e identificar manobras táticas durante os jogos, permitindo que você se adapte mais rapidamente a cada situação e a cada oponente.

Multiplataforma e jogabilidade

A Fox Engine também será fundamental para o desenvolvimento em multiplataformas do PES 2014. Buscando alcançar o público usuário de tablets e outros portáteis, o novo game manterá sua estrutura de forma fiel tanto em consoles quanto em outras plataformas, segundo a Konami.

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

Outro fator importante para a boa relação usuário-game é a reformulação dos menus, comandos e tutoriais, fontes de diversas críticas no PES 2013. A melhoria é essencial para recuperar fãs perdidos ao longo dos anos e reestabelecer uma base de novos jogadores de Pro Evolution Soccer.

Não se sabe se todas as promessas da Konami irão se concretizar ou se serão implementadas com qualidade suficiente para recuperar o terreno perdido pela série no mercado mundial de jogos. A única certeza que temos é que há um enorme potencial a ser explorado com as novas tecnologias do mercado, podendo alterar de forma drástica até os conceitos mais básicos estabelecidos nos diferentes gêneros dos games.

PES 2014 deve ser lançado no fim deste ano para PS3, Xbox 360 e para os consoles da nova geração.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rones Silva
    2013-03-20T18:45:17   , respondido respondido 2014-04-04T14:11:30

    muitos gosta do fofa 13 , eu acho que er por que nunca jogou o pes13 .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rones Silva
      2013-03-20T18:45:17   , respondido respondido 2014-04-04T14:11:30

      também acho o PES 2013 um péssimo jogo.....Fifa 13 é muito melhor sem comparação....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rones Silva
      2013-03-20T18:45:17   , respondido respondido 2014-04-04T14:11:30

      poxa FOFA 13 e show de bola mesmo kkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elcio
    2013-03-17T11:00:36

    Se todas essas promessas forem cumpridas,PES chutará a bunda FIFA :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hennry
    2013-03-17T10:53:50

    tomara que fica pelo menos igual o fifa!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Artur Oliveira
    2013-03-17T10:50:36

    Estágios???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valdo Bass
    2013-03-17T10:39:51

    Espero que melhore sim, sou fan do PES mais admito que o FIFA tem mecanismo melhor em alguns aspectos. Espero que melhore as atualizações dos times e das camisas dos mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabiano Lima
    2013-03-17T12:09:52

    po se junta ao fifa e fica perfeito o jogo,graficos do PES e jogabilidade do Fifa vai ficar 10...(sonho)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Magalhães
    2013-03-17T12:05:24

    Gostei, agora imaginem o FIFA. Vai arrebentar!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Deive Vicenti
    2013-03-17T11:40:58

    TODO ANO A MESMA COISA! PROMESSAS E MAIS PROMESSAS,MAS NUNCA ''EVOLUI" DE VERDADE. SE NÃO FOSSE A GRAÇA DE ZUAR OS AMIGOS DEPOIS DE UM GOL DO MEIO DE CAMPO ESSE JOGUINHO NÃO VENDIA MAIR DE MIL!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Consuli
    2013-03-17T11:34:43

    Espero que saia também para o PSVita.. pois a EA zuou com o FIFA 13.. só atualizando os clubes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Lucas
    2013-03-17T11:22:27

    Olha se isso tudo acontecer mesmo mudo para o pes novamente mas se for acontecendo so uma mudança por jogo vou me aposentar e o fifa continuar lider!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ramon
    2013-03-17T11:20:20

    Se o PES investir mesmo na jogabilidade que infinitamente pior que a do FIFA pode vir a dominar o mercado pois mesmo o FIFA tem mais ligas licenciadas tem menos campeonatos como libertadores e liga dos campeõesque são atrativos grandes para os jogadores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Andrade
    2013-03-17T11:20:08

    Eles tem que mudar é a jogabilidade e nao so ficar focando no grafico !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emanuel Silva
    2013-03-17T16:03:25

    Espero que o PES evolua, estou torcendo pra o PES pq já tó de saco cheio com o deslecho da Ea Sports só pq não tem concorrente a altura.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Reinivaldo Silva
    2013-03-17T15:52:18

    a konami tem muito que melhorar tem o pes 2013 principalmente aquelas flutuada que o jogador faz quando se joga online e adistribuição da id dos jogadores coisa que ea faz melhor deixando ter mais clubs do jeito que esta nao precisa das franquias era so trazer real barça psg no fifa vc pode ganhar desse clube se outro nao for muito bom mas no pes vc perdeu vai tomar tres gols iguais e o jogadorer vai ficar fazendo graça

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Brandão
    2013-03-17T13:43:17

    Tinha é que colocar mais times brasileiros

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jadir Netto
    2013-03-17T13:31:38

    Jogabilidade lenta, jogadores que dificilmente obedecem a posições que você os coloca em campo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jadir Netto
    2013-03-17T13:28:17

    Todo pes tem macete online.pes 13 é a insistência nos lançamentos para um atacante.Aff! Bonecos lentos e parecem um robô.Sou desde a época do Winning, mas essas coisas desanimam.Campeonato Brasileiro nem pensa em jogar.Jogadores com níveis horríveis.o Lucas foi para o PSG e mudaram o nível dele só pela mudança de clube.kkk...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Torquato
    2013-03-17T13:13:22

    rapaz ja to cansado dessa converça todo ano a msm ladainha e na hora nao sai nada. eu ja desisti de pes a muito tempo. nao pela jogabilidade mais sim pelas liceças odeio jogaro com london fc. pes falta licenças eu nao ligo pra jogabilidade pois eu jogo fifa e pes sem problema mais eu gosto de ver a coisa oficial.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ueliton Gabriel
    2013-03-17T13:12:21

    acho que também poderiam personalizar mais os estádios ex as redes dos gols são todos iguais, poderiam mudar . a do Santiago bernabeu por exemplo ela é mais larga e por ai vai...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edgard Gonçalves
    2013-03-17T13:01:54

    PRIMEIRA COISA QUE DEVEM FAZER É TRANSFORMAR OS ROBÔS DOS PES ANTERIORES EM JOGADORES ..NÃO CORRER COMO ROBÔS ...E PASSAR TER UNIFORMES E ESTÁDIOS OFICIAIS EM GRANDE QUANTIDADE... Q NEM O FIFA......# AI EU PENSO EM TROCAR O FIFA PELO PES ..OU TER OS 2..PQ FIFA NUNCA ABANDONAREI O MELHOR SEMPRE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Carmo
    2013-03-17T12:48:02

    "PES 2014 deve ser lançado no fim deste ano para PS3, Xbox 360 e para os consoles da nova geração". Cade o PC nessa lista?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Breno Santana
    2013-03-17T12:45:16

    Na minha opinião seria legal que os caras querem fazer e além disso,colocaria o mundial na master liga,um time te chamar para ser tecnico e colocar o modo liga

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Pinto
    2013-03-17T12:25:46   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

    A melhor parte na minha opnião é a influência da torcida, pois não há diferença entre jogar dentro ou fora de casa!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Pinto
      2013-03-17T12:25:46   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

      CONCORDO O REALISMO COMEÇA NESSE DETALHE .... JOGO FORA TEM Q SER COM A TORCIDA DA CASA VAIANDO O VISITANTE ETC....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Pinto
      2013-03-17T12:25:46   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

      tb acho, sempre falto isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Hudson Moreira
    2013-03-17T11:43:19   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

    JAPONESADA DA KONAMI ACORDA.....COLOCA A TECNOLOGIA SEMELHANTE AO NBA 2K13 E OS MOVIMENTOS FICARAO PERFEITOS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hudson Moreira
      2013-03-17T11:43:19   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

      Ruan Souza NBA é da 2K filhote.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hudson Moreira
      2013-03-17T11:43:19   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

      Ruan Souza Existe NBA 2K13 é NBA LIVE que é da Electronic Arts.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Reis
    2013-03-17T10:41:45   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

    Prefiro International Super Star Soccer Deluxe e seu juiz cachorro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Reis
      2013-03-17T10:41:45   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

      eu tbm prefiro.........

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Reis
      2013-03-17T10:41:45   , respondido respondido 2014-01-04T13:26:14

      cara, ai é covardia!!! o International Super Star Soccer Deluxe, é o melhor da historia!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário