Fabricantes

29/03/2013 09h03 - Atualizado em 29/03/2013 09h03

Peugeot apresenta o Onyx, conceito com lataria de cobre e muita tecnologia

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Peugeot exercitou muito a criatividade de seus projetistas para chegar ao conceito Onyx. O carro é uma proposta que abusa na tecnologia e no desenho esportivo. Com sistemas avançados em tudo, o modelo é feito com partes moldadas em cobre e até em jornal.

Componentes do carro feito em cobre resultam num aspecto muito bonito (Foto: Divulgação/ Peugeot)Componentes do carro feito em cobre resultam num aspecto muito bonito (Foto: Divulgação/ Peugeot)

Usando papel de jornal prensado, a Peugeot criou um material reciclável, rígido e de boa durabilidade para confeccionar o interior do Onyx. Batizado de Paper Wood, o composto substitui os plásticos, couros e apliques em madeira, comuns na indústria, que costumam encarecer os carros, além de serem questionáveis do ponto de vista ecológico.

O uso do cobre se dá no exterior, como é possível ver na lataria do automóvel. De acordo com a fabricante, o material barato, leve e rígido o suficiente para ser usado como matéria-prima principal de partes de um veículo. O resultado, além de interessante, é bonito, dada a coloração natural do metal. A montadora francesa adotou os dois materiais para sinalizar ao mercado suas pesquisas na área.

O belo interior do Onyx é feito com papel de jornal  (Foto: Divulgação/Peugeot)O belo interior do Onyx é feito com papel de jornal (Foto: Divulgação/Peugeot)

 

A tecnologia vai além no Onyx, que conta com sistemas híbridos de propulsão. A Peugeot equipou o conceito com um motor diesel V8 de 3.7 litros e unidades elétricas, que combinados, entregam 680 cavalos de potência ao supercarro. Não há qualquer previsão de que o veículo, ou algum modelo próximo, seja lançado comercialmente. Contudo, as formas devem servir de inspiração para os próximos carros da marca.

Tem dúvidas de tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via The Telegraph

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Isa Goncalves
    2013-04-06T03:57:51

    vou jogar minha pokebola

  • Simar Neto
    2013-03-31T01:09:57

    esse nome me soa familiar... UAHSUHUSAHUSHAUSHAUSH

  • Guilherme
    2013-03-29T15:10:21

    Esse carro é um conceito, levem em conta o material utilizado, a forma com o que foi utilizado, dsign,,, Está relacionado a tendencias futuras e a tecnologia que está sendo desenvolvida. Essa é a ideia do conceito.

  • Vinícius N.
    2013-03-29T11:11:16

    Que conceitinho estranho, ein? No exterior, fizeram cores para indicar a iluminação diferente e, portanto, superfícies diferentes, mas são cores são sólidas e homogêneas que trazem é confusão à percepção do design do carro. E o interior.. melhor nem comentar, pois parece que fizeram primeiro o desenho de uma moto, depois adaptaram para um jato, aí acabaram resolvendo fazer um carro! O intuito de fazer algo futurista, como sempre, acabou levando ao exagero. Mais um daqueles desenhos estranhos que representam pra nada, servem pa nada e não serão úteis em momento algum.

  • Jun Sakamoto
    2013-03-29T10:36:57

    Não gostei da cor ....... rsrs

  • Fernando
    2013-03-29T17:07:24  

    Recebo bolsa familia. Dá para comprar um carro desses.?

    recentes

    populares

    • Fernando
      2013-03-29T17:07:24  

      é mais provável que alguém que recebe bolsa familia e pague impostos baixos compre este carro do que um trabalhador de classe média que paga uma cachoeira de impostos e não recebe nenhuma "mãozinha" do governo...

    recentes

    populares

    • Fernando
      2013-03-29T17:07:24  

      Sim, vc vai compra um Onix, mas não vão te entregar este. Se aguardar um pouquinho mais, quem sabe o governo não crie o bolsa-carroça.