15/03/2013 14h04 - Atualizado em 18/03/2013 11h51

Saiba como economizar na hora de comprar jogos novos

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

Os gamers ocupam uma categoria ingrata de consumidores no Brasil. Embora existam atualmente inúmeros recursos que podem auxiliar na busca pela opção mais barata, nem todas as pessoas possuem acesso à informação de forma clara, optando por adquirir os jogos da maneira convencional (e mais cara).

Mídia física vem perdendo espaço para lojas virtuais. (Foto: Renato Carvalho)Mídia física vem perdendo espaço para lojas virtuais. (Foto: Renato Carvalho)

Ainda que a mídia física absorva grande parte das vendas no Brasil, já é possível observar a migração de alguns jogadores para plataformas como o PC, que em determinados casos oferece o mesmo título por um preço mais em conta que os consoles.

Lojas virtuais para PC

Se você faz parte do público que consome uma grande parcela das maiores produções de jogos, é possível encontrar o mesmo produto com preços variados. Podemos tomar como exemplo o recém lançado e badalado Tomb Raider. O jogo, que tem como tema central o reinício da jornada de Lara Croft, é comercializado oficialmente na mídia física para consoles por cerca de R$179,00. Este valor é aplicado de forma geral pelas grandes lojas do mercado nacional.

A Steam é uma das principais revendedoras de jogos para PC. (Foto: Reprodução)A Steam é uma das principais revendedoras de jogos para PC. (Foto: Reprodução)

É possível que exista uma variação nesta quantia, com interessados podendo encontrá-lo por um preço entre R$150,00 e R$220,00. Apesar de todo o charme que envolve adquirir o game em formato físico, retirá-lo da caixa e colocá-lo no vídeo game, neste caso sai mais barato adquirir a versão digital para PC, comercializada pelo site Steam por R$84,99. Aqui a troca de plataformas registra uma economia de quase R$100. No site Nuuvem o jogo está custando R$99,99 e na Uplay, da Ubisoft, Tomb Raider sai por U$49,99. Ou seja, as variações de preço são relevantes e podem significar uma boa economia para quem pesquisar bem antes da compra.

A Origin, loja virtual patrocinada pela gigante Electronic Arts, também oferece preços razoáveis nos jogos para PC. Blockbusters como Battlefield 3, Dead Space 3, Assassin’s Creed 3 e Fifa 13 podem ser encontrados por menos de R$100. Lembrando que o jogo é comercializado por download, exigindo que o usuário possua uma conexão com a internet razoável para baixar os títulos.

O Origin é o site patrocinado pela EA que traz grandes produções. (Foto: Reprodução)O Origin é o site patrocinado pela EA que traz grandes produções. (Foto: Reprodução)

Citado anteriormente, o Nuuvem é um serviço brasileiro de comercialização de jogos digitais. O princípio do site é o mesmo, com venda de produtos virtuais com um custo mais baixo nos games e conteúdos adicionais nos jogos para PC. Um dos pontos positivos da página é a venda de títulos produzidos por variadas empresas, aumentando consideravelmente o catálogo diariamente.

Todas as lojas citadas acima possuem credibilidade no mercado, porém existe uma infinidade de opções disponíveis que oferecem o mesmo serviço. Atualmente é válido dedicar algum tempo à pesquisa para economizar cada vez mais, analisando sempre se seu PC oferece suporte para jogos que exigem um alto poder de processamento.

Lojas virtuais para consoles

Em algumas ocasiões, as lojas virtuais das próprias empresas oferecem opções mais baratas, principalmente quando o jogo é exclusivo. Tanto a Xbox Live quanto a SEN, antiga PSN, comercializam versões de jogos como a franquia Halo ou Uncharted com um preço mais barato do que os games multiplataforma, com versões disponíveis para ambos os consoles.

A Sony reformulou sua loja virtual para comercializar produtos variados. (Foto: Reprodução)A Sony reformulou sua loja virtual para comercializar produtos variados. (Foto: Reprodução)

A Nintendo também oferece uma opção neste sentido com a Nintendo eShop. A loja virtual possui opções de jogos e aplicativos para o portátil Nintendo 3DS, trazendo sempre os melhores jogos disponíveis para o console em formato digital.

Xbox LiveXbox Live

É sempre válido adquirir as versões digitais dos games, pois além de oferecer um preço mais em conta os jogos não exigem uma logística física de armazenamento. Um ponto negativo é possibilidade de acontecer algum problema com o HD, fazendo com que o jogador tenha que efetuar novamente o download do game.

Jogos usados

Uma das desvantagens em se adquirir jogos em formato digital é a impossibilidade de troca do produto, prática comum em mercados onde o preço dos games são elevados. Para combater os famosos jogos de “segunda mão”, as empresas cada vez mais tentam limitar suas criações inserindo códigos de acesso único, rastreando consoles cadastrados e oferecendo restrições nas compras.

Se você opta sempre por adquirir jogos em mídia física, mas não possui recursos financeiros para manter seu catálogo em movimento, confira a matéria que o TechTudo preparou listando grandes lojas do exterior que comercializam jogos usados. Os preços são bem menores e as entregas variam entre 12 e 60 dias.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Raphael Maciel
    2013-03-15T17:30:54

    O preço ainda continua um absurdo,você só vê a diferença se você fizer a compra na live americana,porque na BR tá quase o preço da mídia física !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flávio
    2013-03-15T17:11:58

    Pra PC tem a versão bagunça e X-Bos que tem a versão pipipitchu é facil. Agora pra PS3 é que o caldo fica mais embaixo, e eu nunca compraria a versão on line, pq depois vc não pode vender, ja com a fisica vc troca ou vende e compra outro o que sai a mesma coisa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mussum Cacildis
    2013-03-15T16:53:01

    A reportagem é uma propaganda da Steam? entrei porque na manchete falava que eu iria economizar na hora de comprar jogos e não para mudar de plataforma.kkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roghers Rans
    2013-03-15T14:29:30

    PSN BRASILEIRA é um rouboooo, na Americana com um card 50usd vc pode ate comprar alguma coisa q sai mais em conta mas a psn BR socorro sem condições um assalto a mao armada. O valor do jogo digital mtas vezes ou diria quase sempre sai mais caro do q comprar a mídia física um absurdoooo. Portanto: PSN BR ponto negativo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabrizio Silva
    2013-03-15T18:09:24

    economizar, o jogo deveria custar no Brasil o mesmo que custa pro americano e europeu, ainda assim seria caro pra muitos brasileiros mais seria preço de mercado mundial, agente tem menos dinheiro e pagar mais caro que os cara, taxa produtos que não fabricam no Brasil e ferra com quem não pode pagar imposto, Paraguai neles.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kenny Silva
    2013-03-15T17:44:50

    Jogo digital?! Tá de sacanation com a gente ne?! E os preços mesmo digitais de alguns jogos são um absurdos e injustificáveis... Digital?! Não, não... prefiro físico!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Ferreira
    2013-03-15T17:43:37

    Tomb Raider está sendo vendido na Uplya por U$49,99, em dólares, e nao em reais como afirma a matéria! Vamo verifica as coisas direito ai geeeeeeeeeeeente, como tem matéria com informação errada nesse site, affffffffff!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Vasconcelos
    2013-03-15T17:35:02

    Compro no paraguai meu play3 comprei lá e ja to com ele por 3 anos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Luíz
    2013-07-26T14:51:48

    De vez em quando tem umas promoções na live que vale a pena, esta semana mesmo tinha jogos bem baratos, mas não é sempre não.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Gomide
    2013-03-20T19:37:15

    Tirando o Walking Dead Arcade todos os jogos na live Brasil são mais caros que os de mídia física. Incrível né, basta conferir.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Oliveira
    2013-03-18T09:39:51

    Economizar é só importando mesmo ou steam... Falar das lojas virtuais como PSN é tosco.. pra mim lá é só para comprar os classicos e/ou dlcs... Quando comprei meu ps3 eu comprei Street Fighter 4 por 70 conto LACRADO no walmart, na psn o mesmo jogo estava 169,90 ou seja 100 reais mais caro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Santos
    2013-03-16T11:13:32

    So criar uma conta americana na PSN e vc compra online pelo mesmo preco dos EUA...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vanderson Souza
    2013-03-16T10:12:05

    Matéria ridícula, só para começar colocam a capa do God of War e me fala que para eu economizar preciso de troca meu PS3 para PC,agora me diz quando que eu vou jogar God of War no PC ??? #semnoção .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Silva
    2013-03-16T09:16:37

    Há também as locadoras online de games para os consoles. Uma mão na roda. Pesquisem no google videogamers. Abraços

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Capivara
    2013-03-16T08:35:44

    Compro tudo no steam enquanto os favelados tem que procurar server nokey e jogar contra um monte de cheaters... Pirateiro tem que se fu mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Tocafundo
    2013-03-16T15:50:37

    cwf 4.30, comprar pra que?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Sherdovski
    2013-03-16T08:33:17

    QUEREMOS PREÇO JUSTO ..É UM ABSURDO PAGAR 179,00 NUM JOGO.SOH NO BRASIL MESMO........

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hugo Mattos
    2013-03-16T08:33:15

    Parei de ler nos preços pra PC. Reportagem ruim essa! Cadê a economia anunciada? Estou economizando onde se PRA SALVAR 100 REAIS NO MEU BOLSO NA COMPRA DE UM JOGO PRA CONSOLE, EU TENHO QUE COMPRAR 2.000 REAIS EM COMPUTADOR QUE TENHO CERTEZA QUE O WINDOWS VAI TRAVAR?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus
    2013-03-16T01:12:58

    eu sempre compro meus jogos no shopb. com .br melhor site do Brasil nesse quesito

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Reinaldo Roxo
    2013-03-15T23:57:36

    Compro jogos usados na Inglaterra e os lancamentos que não podem faltar tem que ser na raça, resident, god of war, pes esses tem que comprar e pagar caro, infelizmente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Marim
    2013-03-15T23:02:15

    Comprei a maioria dos jogos de Ps3 no Paraguay... por incrível que pareça ser, paguei 100 reais no Tomb Raider que foi lançado essa semana.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexsandro Freitas
    2013-03-15T21:44:12

    O melhor caminho mesmo seria a redução dos impostos sobre produtos nacionais e importados, é um absurdo a a quantidade de impostos que pagamos por uma midia, enquanto isso não acontece o melhor e pechincha mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Cleyton
    2013-03-15T19:35:12

    FALA SÉRIO, QUAL A GRAÇA DE TER UM PS3 E IR JOGAR NUM PC ? O QUE TEM Q MUDAR SÃO OS IMPOSTOS ABSURDOS COBRADOS SOBRE AS MIDIAS. NÃO QUEREMOS OPÇÕES ALTERNATIVAS, QUEREMOS PREÇOS JUSTOS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Reis
    2013-03-15T19:03:44

    outra coisa estou sorteando um jogo para PS3 Black Ops la no youtube , procura la o canal info inglesa o sorteio sera Domingo aproveita.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Perrone
    2013-03-15T18:54:08

    Comparar preço de jogos de console com preços de jogos de PC é idiotíce. No Brasil, a taxa de imposto cobrado nos dois é diferênte e por lei, jogo de PC não pode ser mais caro que R$99,98. Já jogos de consoles são taxados como jogos de azar e produto industrial importado, alem de serem submetidos a taxas da abrinq.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário