Celular

15/03/2013 09h21 - Atualizado em 15/03/2013 12h43

Testamos o Galaxy S4, o novo smartphone 'imbatível' da Samsung

Allan Melo
por
De Nova York

Testamos o Galaxy S4 e comprovamos que ele, de fato, chegou para disputar o posto de melhor smartphone de 2013. Diante de um mercado aparentemente saturado de inovações, a Samsung tomou as rédeas da Apple e trouxe aquilo que aposta ser o futuro da telefonia. Confira as primeiras impressões do top de linha da Samsung.

Tela, bateria, preço... Tire toda as suas dúvidas sobre o Galaxy S4 

Galaxy S4 chega com inovações no hardware e nos recursos exclusivos da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 chega com inovações no hardware e nos recursos exclusivos da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A questão é clara: muito mais do que um update no hardware, a Samsung fez uma apresentação mostrando que o diferencial agora são os complementos do sistema, e não mais seus componentes.

Galaxy S4 chega com aplicativos exclusivos da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 chega com aplicativos exclusivos da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A tela, que já era boa, ficou um pouco melhor. A câmera, que já era boa, ficou um pouco melhor. As funcionalidades embutidas, que já eram boas, ficaram apenas um pouco melhores. Por isso o S4 se mostrou apenas como um smartphone "um pouco melhor". Também... como melhorar aquele que já era o melhor?

Galaxy S4 apresentou melhoras do que já era bom (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 apresentou melhoras do que já era bom (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Tela

O display FullHD Super Amoled de 5 polegadas do Galaxy S4 merece aplausos. Dentre os smartphones FullHD que já pude testar, é difícil não afirmar que a tela deste smartphone é realmente surpreendente.

Galaxy S4 tem tela FullHD com qualidade impressionante (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem tela FullHD com qualidade impressionante (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Pelo pouco tempo de testes pude notar que as cores, os contrastes e o brilho se mostraram tão dignos quanto suas últimas televisões lançadas. Definitivamente, neste quesito, dá pra afirmar que a Samsung sabe fazer telas. Ainda assim, a pouca disponibilidade de tempo não me deixa a opção de afirmar que esta seja a melhor do mercado.

Design

Galaxy S4 chega com inovações no hardware e nos recursos exclusivos da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem mudanças pouco expressivas no design em relação ao S3 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Nesta nova geração, o impacto visual não foi tão grande quanto o da geração passada. Seu desenho mudou pouco e, para pessoas menos aficionadas em tecnologia, é possível que o novo smartphone da Samsung seja confundido com um S3 ou um Note 2.

Galaxy S4 ficou mais fino do que a geração anterior (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 ficou mais fino do que a geração anterior (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Externamente ele ficou mais fino e mais leve: 7,9 mm e 130 gramas, contra 8,6 mm e 133 gramas do S3. A diferença é pequena, mas não deixa de ser notável dado a própria evolução do telefone, que agora tem um processador muito mais potente e uma bateria de 2.600 mAh, ainda maior. Na prática, suas dimensões continuam muito confortáveis.

Galaxy S4 tem corpo o mesmo corpo de plástico do S3 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem corpo o mesmo corpo de plástico do S3 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Funcionalidades

Muito do que foi mostrado não pode ser plenamente testado depois da apresentação, até porque recursos como o Story Album dependem da presença de várias fotos para se criar um álbum geolocalizado, como imagens e vídeos de suas viagens.

Galaxy S4 faz álbuns automáticos com o Story Album (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 faz álbuns automáticos com o Story Album (Foto: Allan Melo/TechTudo)

No que foi possível notar, a barra de multitarefa apresentada no Note 2 definitivamente marca presença no S4: basta apertar o botão de voltar para ver a barra e escolher os dois apps que você pretende visualizar na sua tela. Não é uma novidade da Samsung, mas continua tendo o seu grande valor.

Galaxy S4 pode rodar dois aplicativos em uma mesma janela (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 pode rodar dois aplicativos em uma mesma janela (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Já o S Voice - o assitente pessoal da Samsung - ganhou poucas maravilhas direcionadas ao público brasileiro. Uma delas é o S Translator, capaz de traduzir e ler o conteúdo de uma frase complexa em outras línguas. Nos testes, ele só funcionou para traduzir frases em português para inglês, entre britânico ou norte-americano. Nada de sair por aí falando com italianos ou chineses, como demonstrado em inglês na apresentação.

Galaxy S4 tem S Translator com suporte ao Português do Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem S Translator com suporte ao Português do Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Câmera

Galaxy S4 tem câmera de 13 megapixels e inovações no software (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem câmera de 13 megapixels e inovações no software (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O Galaxy S4 tira fotos fotos melhores do que seu antescessor. Afinal, agora são 13 megapixels contra os 8 MP presentes na câmera do S3. Mas estes números não são apenas meros coadjuvantes pertos dos recursos implatados pela Samsung no novo aparelho. Infelizmente, o pouco tempo com o S4 não permitiu que fizéssemos um teste satisfatório com o Drama Shot, Dual Camera, entre tantos outros.

Galaxy S4 vem com o Dual Camera, que tira fotos com ambas as câmeras ao mesmo tempo (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 vem com o Dual Camera, que tira fotos com ambas as câmeras ao mesmo tempo (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Apesar disso, deu para fazer um breve embate do novo Galaxy com o Lumia 920. O novo top de linha da Samsung melhorou muito no quesito fotografia, mas ainda não superou a câmera PureView do Nokia. As imagens tiradas no S4 ficaram mais estouradas no comparativo com as fotos do Lumia.

Galaxy S4 contra Lumia 920: batalha pela melhor foto (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 contra Lumia 920: batalha pela melhor foto (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Galaxy S4 não superou a câmera PureView do Lumia 920 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 não superou a câmera PureView do Lumia 920 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Chegada ao Brasil

O Galaxy S4 chegará ao Brasil no dia 26 de abril, como confirmou um executivo da empresa ao TechTudo. O preço do modelo de 16 GB com 3G será de R$ 2.399, e o modelo com 4G custará de R$ 2.499.

Você acha que R$ 2.399 é um preço justo pelo Galaxy S4? Opine no Fórum do TechTudo!

Galaxy S4 chegará ao Brasil em abril (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 chegará ao Brasil em abril (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Conclusão

O Galaxy S4 é o tiro que faltava dar sobre a Apple. A Samsung, mesmo que não seja bem sucedida em fazer com que essas funcionalidades se tornem relevantes e sejam adotadas pelo público, claramente mostrou nesta apresentação quem está com as rédeas do mercado.

Galaxy S4 promete dar dor de cabeça para a Apple (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 promete dar dor de cabeça para a Apple (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Mas faltou coisa "básica" por aí: parcerias fortes com empresas de serviços e apps capazes de mostrar o processador octa-core em plena capacidade são os mais sentidos. Já a tal tela flexível, esperada para esta versão, talvez fique para o próximo ano.

Galaxy S4 une bom hardware e bons recursos (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 une bom hardware e bons recursos (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Motta
    2013-03-15T12:40:10  

    Android = popular / ios = só para os ricos. Não preciso falar mais nada!!

    recentes

    populares

    • Paulo Motta
      2013-03-15T12:40:10  

      Que burro, dá zero pra ele...

    recentes

    populares

    • Paulo Motta
      2013-03-15T12:40:10  

      Kelvio Silva - amigo, não concordo com essa treta de "para ricos", mas honestamente, o tal celular com 8 nucleos, 2 gigas de Ram e blablabla não tem a metade da segurança e estabilidade do com 02 nucleos e 1 giga de Ram, e em testes de velocidade, em muitos casos o tal inferiorizado por vc, VENCEU O GIGANTE CHEIO DE NUCLEOS..... não é preciso desmerecer 1 para aceitar as grandes qualidades do outro! particularmente 5" é demais, um tablet, não celular, mas o tamanho e processador não servem para coloca-lo no topo, pelo menos não enquanto não tiver um SO que explore esse poder todo!

  • Lucão
    2013-03-15T12:34:56

    S4 + IOS= melhor celular do universo.

  • Demis Rodrigues
    2013-03-15T12:32:15

    basileiro costa do q nao conhece !! aposto q muitos aqui nunca teve um iphone ou um galaxy !1 o android e muito superior o ios e para crianca muito fraco e glaro q o ios e mais facil por isto q muitos gosta dele iniciantes !! o Galaxy vc pode captura um video ou foto so com comanto de voz ! VC FALA SHOOT E ELE CAPTURA TODOS OS MOVIMENTOSSEM APERTAR O BOTAO ! SO Q PARA MUITOS NO BRASIL NAO SEVER POIS OS COMANDOS SAO EM INGLES !! HAHAHA

  • Consuelo Padilha
    2013-03-15T12:25:07

    nada se compara a apple...mas belo ele e...

  • Rafael Cruz
    2013-03-15T12:21:05

    Vou pegar o meu e parcelar em suaves prestações na casas bahia.

  • Gustavo Silva
    2013-03-15T11:56:20  

    O aparelho da samsung pode ser ótimo, ter várias funcionalidades, mas convenhamos, roda um sistema péssimo... difícil, nada prático. Um sistema feito para tudo que é tipo de celular no mundo... não tem como o android ser valorizado por problemas primários... necessita de uma bela reformulação... aparelho bonito, mas sistema fraco.

    recentes

    populares

    • Gustavo Silva
      2013-03-15T11:56:20  

      Rapaz, ter que ler alguém que fala que o android é fraco e exalta o IOS que é extremamente inferior em tudo, menos na fluidez, é de lascar... Realmente é de dar câncer nos olhos hahauha

    recentes

    populares

    • Gustavo Silva
      2013-03-15T11:56:20  

      Eu particularmente acho o android perfeito. atende todas as minha necessidades, toda a falta de recursos do meu atual aparelho foram supridas por aplicativos da play, meu celular tem tudo q eu preciso graças ao android.

  • Rodrigo Lima
    2013-03-15T11:50:01  

    Artigo zuadoooo, o cara não entende NADA mais NADA mesmo de fotografia não precisa ser profissional pra ver que a do s4 é MUITO melhor. A Samsung vai tentar e tentar, mas ainda ta longe de bater o iphone não tem nem comparação!!! quem já teve os dois sabe do que estou falando!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2013-03-15T11:50:01  

      Rodrigo Lima HUAHUAHUAUHAUHA não campeão coitado de vc, sério mesmo deu até pena huahuahuahuahuahua!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2013-03-15T11:50:01  

      Joshua Micheletti HAHAHAHHAHA....boa piada, igual esse aparelho!

  • Mauro Jaimovich
    2013-03-15T11:43:27

    A tela trinca a toa, assim a garantia informa que foi mau uso e ficamos num prejuizo de R$ 700,00.

  • Wellington Carvalho
    2013-03-15T13:04:33

    Na boa véio...tem tanta coisa q parece vc usando o Office do windows...vc não usa nem 10%...agora que superou a Apple...aí eu já não tenho dúvida nenhuma..inovação agora é com a Samsung...os fanboys da Apple podem até não falarem em claãoro e bom som...mas sei que na mente deles a dúvida foi criada...isto é..a apple perdeu em inovação!!

  • Ricardo Junior
    2013-03-15T12:54:15

    O que me choca é o fato de que hoje qualquer um com um tio importante vira jornalista. Não conhece o fundamento jornalístico da imparcialidade? Matérias e textos tendenciosos são um hábito por aqui. Até para elgiar o reporter deprecia o produto Sansumg. Isso é ridículo. Independente de qualquer coisa você é jornalista. Faça direito!

  • Romulo Nascimento
    2013-03-15T12:53:12

    Tela de 5" que nao cabe no bolso de forma confortável.. quem sabe pra mulher que anda com o celular na bolsa, seja mais útil.

  • Rafael Anciães
    2013-03-15T12:50:17

    Vergonhosa essa reportagem, totalmente parcial! Onde essa cara fez "jornalismo"? Se é que cursou alguma faculdade. Somente citando algumas frases para ilustrar o tendenciosismo: "Testamos o Galaxy S4, o novo smartphone 'imbatível' da Samsung"; "a Samsung tomou as rédeas da Apple"; "...como melhorar aquele que já era o melhor?". Mais uma vez, vergonhoso!

  • Osvaldo Grosso
    2013-03-15T12:45:03

    auhuahuahauhauha to rindo alto com os argumentos.... ios = de rico? kkkkkkkkk paga 3 mil reais só pelo nome.. eu acho que o ios = de rico burro,, agora os inteligentes fãs de tecnologia preferem android inclusive o co fundador da apple auhauhaa ta feia a coisa pros pseudo entendedores que só sabem usar 3g e wifi... mas um dia quando vcs pegarem um android do nivel galaxy e verem que ele nao tem limites e nem barreiras vao ficar maravilhados. lembrando apenas quem é inteligente nao baixa virus.. igual no windows.. as mulas procuram arquivos veem em fontes duvidosas e ainda querem reclamar

  • Adriana Araújo
    2013-03-15T12:42:56

    O celular é interessante, porém muito grande e exagerado! Tenho um iphone 4s e acho que tem o tamanho ideal. Até porque hoje em dia tirar um telefone do tamanho do S4 da bolsa no meio da rua é pedir pra ser assaltada! Tenho um tablet da Samsung de 7’ e acho ótimo, supre minhas necessidades. Um celular com 5 ‘ é grande demais, quase um mini tablet. Não notei muita diferença entre o S3 e o S4, não teve praticamente novidade nenhuma no designer e os programas não mudaram consideravelmente, apenas a câmera mesmo. Enfim, não evoluiu grandes coisas, mas pra ser Samsung ta bom demais!

  • Eduardo Reis
    2013-03-15T12:41:45

    Simplesmente fantastico!! Se o S3 ja deixava o Iphone 5 pra tras o S4 ja supera muitos sucessores da Apple!!!

  • Paulo Motta
    2013-03-15T12:39:32

    Android = popular ios = só para os ricos. Não preciso falar mais nada!!

  • Lucas Diniz
    2013-03-15T12:37:17  

    Allan Melo, seu puxa-saquismo deixa a gente doente. Da próxima vez, faça um review do Galaxy S4 e não do iPhone, porque você precisa falar das características do S4, que é um smartphone realmente ótimo, mas não precisa ficar tentando "rbaixar" o iPhone... Dá a impressão de que você está tentando se convencer disso. Seja imparcial. Assim dá pra fingir que o Techtudo tem alguma credibilidade. E parabéns a Samsung, o S4 está demais!!!

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-03-15T12:37:17  

      Concordo plenamente, vergonhoso!

  • Marcelo Resende
    2013-03-15T12:08:01

    Sinceramente, acho o Galaxy feio. Acho o IPhone mais bonito. Pórém, quanto as funcionalidades, acho que os dois tem seus méritos.

  • Capivara
    2013-03-15T11:45:00  

    Vem com um biscoito da sorte com número premiado da loteria? Para pagar isso aí em um pedaço de "prásdigo" com um processador x8 que só serve de marketing para otários, só se vier com um biscoitinho da sorte. Escrevi "prásdigo" para os usuários de galaxy compreenderem. Mas sim, é um ÓTIMO smart para ouvir música de mano e funk dentro do busão logo pela amanhã. Nada como perturbar quem esta indo para o trampo logo cedo.

    recentes

    populares

    • Capivara
      2013-03-15T11:45:00  

      HAHAHA COitado... Capirava é aquele que ganhou um pouco de dinheiro e agora se acha o tal... É dificil, você tira o pobre da favela, mas nao tinha a favela do pobre... Quando você realmente aprender a ter dinheiro, se é que voce tem ne, vai ter outro tipo de comentário.. Tenho uma empresa, com 50 funcionários de liderança e diretoria, que usam iphone 5 e galaxy S3, inclusive eu tenho os dois, por questoes de trabalho. E não tenho duvida em dizer que o S3 é muito melhor, mais prático e modificávle. Quem compra iphone eh pq sente necessidade de inclusao social, de dizer: "tenho um iphone". lixos

    recentes

    populares

    • Capivara
      2013-03-15T11:45:00  

      Pior que dizer "tenho um iphone" é dizer que tem um iphone e um s3.

  • Joao Lima
    2013-03-15T13:29:55

    serio que a foto do nokia está melhor que a do s4? kkkkkkkkk ta de brincadeira neh! ADEUS APPLE vc nunca mais vai ter o melhor smartphone do mundo!

  • Citius Fortius
    2013-03-15T13:17:09  

    É tão ridículo as pessoas brigarem por causa de Iphone e Galaxy. Compre um celular para atender as suas necessidades e pronto. Eu tenho um iphone 4s e um tablet Galaxy tab 10.1, e eu adoro os dois, porque eles me atendem no que eu preciso. O galaxy S4 é fantástico assim como o iphone quando foi lançado revolucionou o mundo da tecnologia. A partir da criatividade do Steve Jobs, temos um mercado com inovações e concorrência, assim o consumidor pode escolher o que melhor supre suas lacunas. Só isso.

    recentes

    populares

    • Citius Fortius
      2013-03-15T13:17:09  

      Citius, comentário perfeito. E digo mais, eu tenho o IPhone 5, mas quero que a Samsung, a Nokia e as outras lancem aparelhos cada vez melhores, melhores que os atuais da Apple para forçar esta a tb lançar aparelhos melhores e nesta competição acirrada quem ganha somos nós, consumidores. Veja a indústria automotiva nossa, enquanto o mercado era fechado, só faziam carroças aqui e o povo achava o máximo...

    recentes

    populares

    • Citius Fortius
      2013-03-15T13:17:09  

      Exatamente! bom comentário Fernando!

  • Edson Soares
    2013-03-15T13:16:54

    Para acabar com os appleboys só falta a apple montar o iphone 6 com android PERFECT!!!!!!!!

  • João Magalhães
    2013-03-15T13:12:09

    O S4 vai chegar às lojas antes do Lumia 920, pelo jeito vou continuar com o Android, apesar de querer testar o W8.

  • Luciano Rocha
    2013-03-15T12:13:50  

    Bonito aparelho! Mas como muitos afirmam aqui, este sistema Android é um atraso! É como colocar o motor de um Gol em um Audi A3! O que pesa contra o Galaxy é que a iOs do iPhone foi feita exclusivamente para ele, e assim, se tornam um "casamento perfeito"! Quem tem iPhone não muda para Galaxy por conte de um único defeito: Sistema operacional instável! No mais, parabéns para a Samsung, soube evoluir bem a sua cópia de iPhone! rs

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-03-15T12:13:50  

      Demis Rodrigues posso copiar sua resposta e colar nas redes sociais??? para algum afixionado por ios aprender algo??......kkkkk

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-03-15T12:13:50  

      Isso ai mesmo boa! Gostei disso ( No mais, parabéns para a Samsung, soube evoluir bem a sua cópia de iPhone! rs )

  • Capivara
    2013-03-15T11:49:27  

    Festa na periferia hoje!!! Com o 920 e iPhone 5 no mercado, tinha que lançar algo para a massa.

    recentes

    populares

    • Capivara
      2013-03-15T11:49:27  

      Festa na periferia e tristeza no manicômio... Pq so um louco pra comprar um iPhone 5!