09/03/2013 10h44 - Atualizado em 09/03/2013 10h44

Toyota revela o i-ROAD, triciclo elétrico capaz de inclinar nas curvas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Maior fabricante de automóveis do mundo, a Toyota revelou o novo i-ROAD, compacto de três rodas e dois lugares, que é um dos destaques da empresa no Salão de Genebra. O triciclo elétrico foi pensado para competir no mercado com motocicletas e outros carros compactos elétricos. Ainda na fase de conceito, a companhia não precisou quando o modelo será comercializado.

Compacto se colocaria no mercado como competidor entre motocicletas e outros carros urbanos de dois lugares (Foto: Reprodução)Compacto se colocaria no mercado como competidor entre motocicletas e outros carros urbanos de dois lugares (Foto: Divulgação/ Toyota)

O grande destaque do i-ROAD é a tecnologia batizada de Active Lean. De acordo com o fabricante, ela permite que, ao percorrer curvas em grandes velocidades, o veículo incline-se automaticamente para compensar a força centrífuga - aquela que tenta fazer com que o motociclista saia da curva quando se está guiando muito rápido.

O sistema funciona com um computador, que monitora condições de velocidade e inclinação do carro. A partir desses dados, comandos são repassados a sistemas montados na suspensão, que equilibram o carro, tudo em tempo real. A Toyota considera que essa tecnologia, sozinha, será um grande apelo de vendas do modelo. Ela faz do triciclo divertido de dirigir, estável e seguro e intuitivo, mesmo para motoristas menos experientes.

Imagem mostra tecnologia Active Lean em ação (Foto: Reprodução)Imagem mostra tecnologia Active Lean em ação (Foto: Divulgação/ Toyota)

Pequeno, o i-ROAD não tem muito espaço para baterias pesadas e grandes, o que explica sua limitada autonomia de 50 quilômetros. Embora pouco, mesmo para um veículo extremamente urbano, a fabricante garante que elas podem ser totalmente recarregadas em apenas três horas. Nesse cenário, o condutor pode usar o meio de transporte para ir ao trabalho, conectá-lo a uma tomada comum e ter a certeza de que quando for precisar novamente do triciclo elétrico, ele vai estar com carga total.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Gizmag

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Francisco Napoleao
    2013-03-11T12:47:21

    Bonito, prático e econômico, autonomia de 50 kilômetros; Agora uma pergunta, e se ele pegar um engarrafamento infernal, qual será a sua autonomia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fábio Filho
    2013-03-10T11:48:28

    velho, esse triciclo ai seria a solução para o transito das grandes cidades!! tem gente que n vai andar de moto por ser "perigoso", mas esta proposta é mais interessante!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sérgio Martins
    2013-03-10T10:24:44

    Carro elétrico tem bateria de chumbo ácido que serve para armazenar a carga elétrica, não vejo nada de energia limpa nisso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jayson Santos
    2013-03-10T00:24:57

    Daria tudo para ver esse delicado veículo andando nas ruas esburacadas do Rio de Janeiro. As mesmas ruas que o nosso prefeito deixou de cuidar assim que foi eleito. Pobre Toyotinha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Florencio
    2013-03-09T21:33:39

    O Brasil não fabrica absolutamente nada. Somos escada para outros países que instalaram suas fábricas aqui, que a cada ano enviam biliões de Dólares para seus países de origem. Precisamos dinamizar a nossa pequena indústria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário