15/03/2013 11h08 - Atualizado em 15/03/2013 13h04

Veja os maiores fails da indústria de games (e como tudo foi resolvido)

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Para marcar o Dia do Consumidor, neste dia 15 de março, o TechTudo reuniu alguns dos maiores problemas recentes que os gamers passaram nas mãos de empresas de jogos. É claro que, como “boas empresas” que são, todas compensaram seu público depois. Mas a grande dúvida que paira é: Será que as empresas de games respeitam seus consumidores? Confira alguns dos “fails” que marcaram a indústria nos últimos anos e descubra:

- PlayStation Network fora do ar

Em 2011, a rede PlayStation Network, da Sony, passou por um duro golpe. Sua segurança foi comprometida por hackers e dados de usuários foram roubados, deixando milhões de jogadores em pânico. A coisa piorou ainda mais quando a empresa resolveu tirar a PSN do ar, algo que durou por mais de um mês.

PSN foi hacekada em 2011 (Foto: Divulgação)PSN foi hacekada em 2011 (Foto: Divulgação)

Foi um longo período sem jogatina online, sem amigos em rede e com prejuízo para as empresas que vendiam seus games somente por meio da PlayStation Store, totalmente via Internet. Contudo, após um tempo, a Sony conseguiu devolver tudo à normalidade, restaurou a segurança da rede e deu, de brinde aos usuários, jogos de graça no programa “Welcome Back”. Era possível escolher entre dois títulos de PS3 e dois de PSP, para compensar por tanta dor de cabeça.

- Nintendo 3DS mais barato… mas já?

O Nintendo 3DS foi lançado em fevereiro de 2011 no Japão e em março do mesmo ano no resto do mundo. No início, o portátil até que foi bem de vendas, mas não segurou os bons números por muito tempo e acabou despencando no ranking dos mais vendidos. Para contornar a situação, a Nintendo abaixou o preço do seu videogame, mas fez isso em agosto de 2011, menos de seis meses depois do lançamento.

Nintendo 3DS teve corte de preço pouco depois do lançamento (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS teve corte de preço pouco depois do lançamento (Foto: Divulgação)

É claro que isso deixou uma série de compradores extremamente chateados. Afinal, apostaram no novo aparelho da Nintendo assim que foi lançado, e por isso acabaram pagando mais caro, quando poderiam ter esperado menos de seis meses por um preço mais em conta. Para tentar compensar, a “Big N” deu 20 jogos de graça para os primeiros compradores do 3DS, que passaram a ser chamados de “Embaixadores”. Os games grátis, contudo, eram títulos antigos, de Nintendo e GBA.

- SimCity offline

O novo SimCity foi lançado com grande alarde pela Electronic Arts, mas sua chegada foi marcada por transtornos que muitos queriam evitar, inclusive a própria produtora. Acontece que o jogo roda apenas com uma conexão constante com a Internet. Isto é, sem rede, o game não funciona e nem mesmo abre sua cidade.

SimCity ficou offline e com problemas de servidor, impedindo jogadores (Foto: Divulgação)SimCity ficou offline e com problemas de servidor, impedindo jogadores (Foto: Divulgação)

É claro que o lançamento foi marcado por servidores congestionados, desconexões e mais. Afinal, trata-se de uma série popular e milhões de usuários estava jogando ao mesmo tempo, o que acabou sobrecarregando a rede. SimCity acabou ficando alguns dias fora do ar, mas para compensar os primeiros compradores, a EA optou por dar um game de graça para PC disponível no catálogo Origin para quem foi afetado pelos problemas e transtornos.

- Xbox Live fica sem nuvem

Em problema similar ao que ocorreu em outras redes, a Xbox Live sofreu com erros de conexão e desligamento parcial dos serviços de nuvem Cloud Saved Games, no final de 2012. Desta forma, não era possível salvar o progresso de seus jogos na rede, para protegê-lo, no caso de ocorrer algum problema em seu videogame.

Cloud Games ficaram inacessíveis para usuários Xbox Live (Foto: Reprodução/Polygon)Cloud Games ficaram inacessíveis para usuários Xbox Live (Foto: Reprodução/Polygon)

Contudo, o problema aqui foi bem mais simples e, aparentemente, não envolveu nenhum ataque hacker. Durou um final de semana inteiro, e por isso a Microsoft ofereceu um mês extra de assinatura Xbox Live Ouro para aqueles que foram afetados pelo “apagão” do Cloud Saved Games.

- Resident Evil “Revelaitons”

Em 2012, a Capcom lançou no mercado o game Resident Evil: Revelations, no Nintendo 3DS. Porém, a capa do jogo veio com um erro de digitação simples, mas que ficou bem feio para quem gosta de colecionar games em suas caixinhas certinhas. No lugar de “Revelations”, estava escrito “Revelaitons”, na parte lateral da caixa.

Gafe de digitação na capa de Resident Evil (Foto: Reprodução/GamingBolt)Gafe de digitação na capa de Resident Evil (Foto: Reprodução/GamingBolt)

A Capcom admitiu o erro, afinal, não tinha como esconder, já que havia passado pelo seu controle de qualidade e assim o game chegou às lojas. É claro que erros de digitação acontecem, mas a empresa não deixou barato e se prontificou a substituir as capas dos compradores, oferecendo arquivos em PDF para impressão ou até mesmo enviando uma nova capa para o endereço do jogador. Até mesmo fãs brasileiros que pediram receberam a capa correta na época, mesmo o jogo não tendo sido oficialmente lançado por aqui.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Edmilson Silva
    2013-03-16T09:29:05

    Continio rsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edmilson Silva
    2013-03-16T09:28:07

    Belesa.....problema nenhun rsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Melo
    2013-03-18T08:55:36

    PSN foi hacekada em 2011 (Foto: Divulgação) Boooooa T.T. HACEKADA!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André
    2013-03-16T07:38:16

    Só esqueceram do maior fail de todos, 3rls no XBOX 360!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Talison Dalamaria
    2013-03-16T00:52:26

    Esqueceram da montagem mal feita do PES 2012 pothoshop fail!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ruan Carlos
    2013-03-15T20:36:32

    kkkkk toda matéria q eu entro da techtudo as pessoas comentam q o site é lixo, os editores nao sabem fazer matérias e bla bla bla.... mas vcs nao saem do site né!?!? vcs sao comédias mesmo aiai!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Silvestre Gnaccarini
    2013-03-15T20:18:17

    estou em delírio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Oliveira
    2013-03-15T19:17:07

    Meu deus vocês não sabem porcaria nenhuma e ainda querem falar sobre game ??? vão arrumar um trabalho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Junio Oliveira
    2013-03-15T17:16:48

    aiai Techtudo.. traga uma materia mais interessante pelo amor de Deus para de escrever abobrinha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edilson Tavares
    2013-03-15T17:11:07

    Agora posso morrer em paz

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cacio Camara
    2013-03-15T15:49:31

    Meu nome e Cacio obrigado pai e mae

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Seu Madruga
    2013-03-15T15:33:37

    Excelente conteúdo !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson Santos
    2013-03-15T14:28:43

    Faltou 3RLS 360 e Yellow Light PS3

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Lins
    2013-03-15T13:39:54

    faltou diablo 3. aquecimento no XBOX...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Patrick Lima
    2013-03-15T12:13:17

    Esses fails não chegam nem perto dos canhões de resina do PSone ou as 3rls do X360 ... ah tem também o Virtual Boy da Big N ... vai entender quem escolheu !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alisson Reis
    2013-03-15T16:23:18   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

    "a Nintendo abaixou o preço do seu videogame" Abaixar no sentido de colocar o preço na parte inferior da prateleira, é isso? O correto é: baixou o preço do seu videogame.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alisson Reis
      2013-03-15T16:23:18   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

      Como Lucas Marques Disse...saímos da escola, MAS, o jornalista Felipe Vinha não. hahahaha

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alisson Reis
      2013-03-15T16:23:18   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

      Na verdade o verbo "abaixar" pode ser utilizado no sentido de reduzir o valor, portanto a sentença utilizada na reportagem está correta.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renner Bessa
    2013-03-15T15:50:42   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

    melior vidio gueime é o play staxon! equis bocs lixo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renner Bessa
      2013-03-15T15:50:42   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

      Seu português é tão bom que quase me deu pedra nos rins

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renner Bessa
      2013-03-15T15:50:42   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

      Com certeza o Renner escreveu errado de propósito, mas comentou bobagem como muitos fanboys fazem.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vinicius Gonçalves
    2013-03-15T15:02:44   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

    Maior Fail que já existiu no mundo .... techtudo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vinicius Gonçalves
      2013-03-15T15:02:44   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

      Então toma!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vinicius Gonçalves
      2013-03-15T15:02:44   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:54

      Hahaha, exatamente!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucivaldo Bertoli
    2013-03-15T13:47:44   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:53

    Cacio Camara você tem certeza que não tem saudades da escola???? Ta bem, se não tem, BELESA.... Opssss. queria dizer , BELEZA! kkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucivaldo Bertoli
      2013-03-15T13:47:44   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:53

      Ochi bichinho da terrinha bravo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucivaldo Bertoli
      2013-03-15T13:47:44   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:53

      cacio nome de gente

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cacio Camara
    2013-03-15T12:40:24   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:53

    Nada e perfeito eu amo jogar game que certos transtornos passa batido meu xbox 360 completa dois anos de uso continio e noa da problema nenhun que belesa de aprelho muito da hora

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cacio Camara
      2013-03-15T12:40:24   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:53

      e o "belesa" ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cacio Camara
      2013-03-15T12:40:24   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:53

      Rafael Almeida Voce deve gostar de Homen sai capeta

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edgard Gonçalves
    2013-03-15T23:45:55   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:52

    VAI COM DEUS NINTENDO ...RUMO A FALÊNCIA ..COM ESSES JOGUINHOS E CONSOLES DE CRIANÇAS....ZELDA A ÚNICA COISA BOA DA NINTENDO E MARIO....NO MAIS ADEUS _(_...LOGO FECHA AS PORTAS !!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edgard Gonçalves
      2013-03-15T23:45:55   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:52

      Pior que não, eu sou fã da Sony, mas sei que o Wii Fit é o jogo mais vendido DA HISTÓRIA, junto com o Super Mario World.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edgard Gonçalves
      2013-03-15T23:45:55   , respondido respondido 2013-10-01T21:17:52

      Bom meus caros tudo bem que o nitendo wii vendeu mais que o ps3 e o xbox 360 mas agente nao deve ignorar que o wii so vendeu mas provavelmente pela sua interatividade(a nitendo aposta nisso desde o n64) e pq ele tava batendo de frente com o ps2 quando as pessoas viram aquilo começaram a comprar dai veio os outros consoles que acabaram deixando o wii ultrapassado, o nds eu tenho um(acabei de quebrar :( ele caiu e tava com 2 anos) eles novamente investiram em interatividade e vc usa a tela de baixo pra usar nos mini-games mas o gaficos em 3d sao de ps1 e o 2d nao tem anti-serrilhado

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário