21/04/2013 09h14 - Atualizado em 21/04/2013 09h15

Apple guarda registros de 'conversas' dos usuários com Siri por 2 anos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Apple admitiu que armazena os arquivos de voz gerados com o uso das aplicações Siri e Dictation por dois anos. A confissão, feita através da porta-voz Trudy Muller, ocorre após pressão feita pela American Civil Liberties Union, grupo de defesa das liberdades civis que acusa a empresa de Cupertino de não informar corretamente os clientes sobre seus direitos de privacidade.

Apple guarda dados de voz de Siri e Dictation por dois anos (Foto: Reprodução)Apple guarda dados de voz de Siri e Dictation por dois anos (Foto: Reprodução)

De acordo com Muller, a Apple só recolhe os clipes de voz do Siri para melhorar o próprio software. Ainda segundo a porta-voz, quando alguém fala usando um dos assistentes de voz da companhia, esses arquivos vão para o banco de dados da Apple para análise. Lá, eles recebem um número de identificação randômico, o mesmo pelo qual o usuário é identificado no sistema.

Trudy Muller explica, porém, que a identificação dos arquivos só dura por seis meses. No ano e meio seguintes, as mensagens de voz ficam guardadas de forma totalmente anônima. “Se um usuário desliga o Siri, ambas as identificações são imediatamente deletadas junto com todos os arquivos associados”, disse Muller.

Esta é a primeira vez que a Apple se manifesta em relação ao prazo de manutenção dos dados, mas a advogada da American Civil Liberties Union, Nicole Ozer, afirma que a empresa poderia fazer mais. Um exemplo é incluir um link para a política de privacidade do Siri no FAQ da aplicação, e não nas configurações, onde atualmente está.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Até o momento, os termos de uso de ambos os aplicativos, no mercado desde outubro de 2011, não explicam exatamente como sua tecnologia funciona, ou por quanto tempo os dados dos usuários ficam guardados.

O curioso é que, de acordo com o site Financial Times, o Google também guarda os arquivos de voz de seus serviços por dois anos. A companhia, porém, explicita nos termos dos seus produtos, o tempo que os dados ficam armazenados. Além disso, segundo a gigante das buscas, os arquivos são "acessados por máquinas, não por pessoas".

Via Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • REGINA PESSOA
    2013-04-21T10:26:47

    Tô nem aí, pode gravar à vontade...

  • Carlos Reis
    2013-04-21T10:19:42

    haha bom saber. vou falar um monte de coisas no Sri chingando a Apple, ahahah vou reclar de muita coisas da Apple so assim pra eles nos ouvirem ahahahaha meu galaxy s4 chega sexta feira, vou fazer videos comparando o iphone 5 e o galaxy s4 e so inscrever no meu canal no youtube pra voces verem. vai no youtube e procura infoinglesa

  • Advanced Reclamão
    2013-04-21T09:55:43  

    Cara, a Maçazinha tá rastreando vc.. monitorando sua voz, sua conversa, querendo pra mim, dominar o mundo. Tou fora, prefiro celular xing ling dos baratinhos mesmo que não registra nada, lavou tá novo.

    recentes

    populares

    • Advanced Reclamão
      2013-04-21T09:55:43  

      repito: pode gravar à vontade...

    recentes

    populares

    • Advanced Reclamão
      2013-04-21T09:55:43  

      Tu acha mesmo ou tá de sacanagem? O Google grava tudo que você fala ou digita nos softwares deles e as conversas que você tem por telefone celular também são gravadas pelas operadoras por lei.

  • Rafael Castro
    2013-04-21T10:37:03

    ja fazem isso com suas sms mesmo que ja tenha deletado. bote para fazer busca e digite algo que foi digitado numa sms deletada.

  • O Carioca
    2013-04-22T14:59:00

    Então, o meu Siri é malvado? Ah que meda! Só pode ser piada do TechTudo. kkkkk

  • Fabiano Voss
    2013-04-22T14:16:50

    Fala sério em pleno século XXI e tem gente que ainda usa de discurso que quem não tem Apple é por falta de dinheiro!!! Se liga hoje qualquer um que ganhe um salário mínimo faz um iPhone em 12 X.

  • Jeferson Santos
    2013-04-21T22:12:24

    Gente o Siri grava log do q é falado, nao sua voz! Cada uma viu! Quando vc pergunta algo ao Siri ele gera um texto do q vc falou e esse texto é guardado em banco de dados! Google tb guarda o q vc escreve na pesquisa!

  • Thiago Souza
    2013-04-21T17:14:20

    Perguntei ao Siri: Porque as pessoas tem tanta inveja do iPhone? - Então, o Siri respondeu: Falta de inteligência ou falta de dinheiro. - Aí eu disse obrigado e fui trabalhar.

  • Jorgerodrigueschaves
    2013-04-21T15:39:27

    O iphone é incomparável

  • Andrea Souza
    2013-04-21T15:09:38

    AJA hd

  • Antonio Souza
    2013-04-21T13:59:19

    Atitude estranha de alguém que detem a inovação tecnológica. Esperava mais seriedade por parte da Apple.

  • Cesar Filho
    2013-04-21T13:22:05

    Quanta besteira... E dai q armazena.... Noticia meio batida já.... Por acaso você vai dar sua senha do banco pro siri?!?? Fora que não tem como saber quem é quem e quem fala oque... É armazenado apenas para melhorar o programa.... Noticia especulativa... Como aquele lance de coleta de dados... Damos mais informações importantes na rua, do que em um programa como siri, ou Google voice.... É o ser humano tentando impedir o progresso...

  • Ciceliane Santos
    2013-04-21T11:41:25

    Brincadeira,acabou a privacidade,o Nokia 1100 nao fazia isso nao kkkkk

  • Dimas Amorim
    2013-04-21T12:35:35

    Apple e lixo.

  • Rodrigo Sousa
    2013-04-21T12:24:10  

    Quem não deve não teme! :)

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sousa
      2013-04-21T12:24:10  

      up

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sousa
      2013-04-21T12:24:10  

      Ridícula essa posição. Não se trata de dever, mas sim, de direito à privacidade. Pode-se não dever, e mesmo assim não querer compartilhar o que se diz com terceiros! Temos direito à privacidade.

  • Sami Sccp
    2013-04-21T15:29:42

    REDE GLOBO, O LIXO DA SOCIEDADE!!! TV EXXXCROTAAAAA!!! VAOTOMARNOMEIODOCU!!!

  • Augusto Rocha
    2013-04-21T14:01:15  

    Se gravarem minha voz, corro o risco de ser contratado para fazer a voz do próximo siri, de tão bonita que é minha voz. Deixem aqui seus risos. kkkkkkkkkkkk....

    recentes

    populares

    • Augusto Rocha
      2013-04-21T14:01:15  

      kkkkk

  • Araújo
    2013-04-21T13:53:44  

    Como diria o Caco Antibes do Seriado Sai de Baixo, - Todo pobre tem inveja da Apple. Quem não tem dinheiro para comprar um Iphone é que compra os similares alternativos!!!! É quanto a gravação das conversas com a SIRI quem não deve não TEME!

    recentes

    populares

    • Araújo
      2013-04-21T13:53:44  

      O problema não é a falta tem dinheiro, é o excesso de inveja. Apple é Apple e inveja é inveja. Envy is jealous. kkkkkkkkk I love my Siri.

    recentes

    populares

    • Araújo
      2013-04-21T13:53:44  

      Humberto Lopes THIS!

  • O Carioca
    2013-04-22T10:03:41

    Deveríamos estar discutindo outra coisa ao invés de ficar falando de A ou B. O problema é que estão gravando nossas conversas sem pedir permissão. "Quem não deve não teme!!!"... não é bem assim, primeiro vamos perguntar QUEM estará estabelecendo o que é para "dever" ou "temer"... lembrem-se que a alguns anos atras, discordar do governo era errado e que pessoas "desapareciam" devido a suas crenças. LIBERDADE essa é a palavra, e a Apple esqueceu disso, deveria SIM, ter falado para os seus consumidores que estaria gravando e armazenando dados confidenciais...

  • Thiago Souza
    2013-04-21T17:14:21  

    Perguntei ao Siri: Porque as pessoas tem tanta inveja do iPhone? - Então, o Siri respondeu: Falta de inteligência ou falta de dinheiro. - Aí eu disse obrigado e fui trabalhar.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2013-04-21T17:14:21  

      kkkkkkkkkkkkkk O Siri não é bobo não. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2013-04-21T17:14:21  

      Affff.. o cara se acha esperto por ter um celular que a ÚNICA coisa que faz é entrar e sair dos aplicativos.. no meu Android (Galaxy Note 2) eu instalei um emulador de SNES hoje, mudei meu widget, liguei o wifi pela central de notificações (mudei as músicas por lá hoje também)... ah... a bateria dele dura 2 dias... e também tem o fato da multijanelas... ah.. também inseri um cartão de memória de 32 GB e fiz algo ultramoderno: Ouvi rádio FM...kkkkk LOOSER

  • Pedro Schembri
    2013-04-21T14:26:31  

    Quem não deve não teme. Se quer fazer algo de forma mais sigilosa, procure um equipamento mais adequado e específico. Não vejo problemas...

    recentes

    populares

    • Pedro Schembri
      2013-04-21T14:26:31  

      Eu também não ligo para isto, mas o problema é que a Apple não informa isto como a Google faz, este é o problema, eles estão gravando sem o seu conhecimento.

    recentes

    populares

    • Pedro Schembri
      2013-04-21T14:26:31  

      Ricardo Fernandes .... na minha opinião, os dois estão errados... um está informando, mas o outro está fazendo escondido (como sempre). São dados pessoais, ninguém deveria guardar isso sem pedir previa autorização e deixando bem claro quais as intenções. E para os ingênuos que falam "quem ñ deve ñ teme!"... pensem nisso... os Judeus tb não tinham "motivos" para temer que seus dados fossem coletados na alemanha no século passado e os "comunas safados comedores de criancinhas" tb ñ tinham nada a temer na era McCarthy nos EUA. TUDO fora do contexto pode ser usado contra vc.... TUDO!!!!

  • Rodrigo Castro
    2013-04-21T13:14:18  

    Apple = privacidade zero. Samsung não deve nem se preocupar mais com a liderança dos smartphones... A maçã está cada vez mais se afundando com o público. Apple já era. Agora a briga é Sony, Samsung, Motorola, LG, Nokia.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Castro
      2013-04-21T13:14:18  

      Eduardo Costa Motorola estava um lixo há 2 anos, de lá para cá tem se destacado muito! Veja com pessoas que tem por exemplo o razr i !

    recentes

    populares

    • Rodrigo Castro
      2013-04-21T13:14:18  

      O Razr I é um excelente Smartphone para o preço dele, toda hora tem promoção dele por volta de 800,00, preço de Low-end e desempenho e acabamento de superior aos Mid e quase chegando nos High-end. Quanto a Motorola, ela agora é Google, este ano já devem chegar novidades bem interessantes.

  • Lucas Erico
    2013-04-21T11:50:15  

    e?? para quem não sabe, as operadoras tem tudo o que você fala no celular gravado, e se não me engano, são obrigadas por lei a ter tudo gravado por 5 anos!! estamos falando de telefonia digital! quem não deve, não teme, não vejo nada demais nisso, pois é algo que já era feito por operadoras, e os dados estão restritos a apple, não se tornam publicos, a não ser por solicitação da justiça!

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2013-04-21T11:50:15  

      E dai? Não tô nem aí. Ninguém vai deixar de comprar o melhor smartphne do mundo, só por isso, nè? Fala serio!

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2013-04-21T11:50:15  

      Thiago Souza ...o melhor smartphone do mundo? ahhhhh... vc está falando do SIII.... mas, deixando o papo de qual é o mais ou qual é o menos, poderiamos começar a discutir as reais consequências de alguém esta gravando coisas que deveriam ser privadas.... informando ou não... o que interessa é que isso é feito SEM a nossa autorização e controle de como essas informações poderiam ser utilizadas...