11/04/2013 08h45 - Atualizado em 11/04/2013 08h45

Cibercriminosos usam Game of Thrones para infectar internautas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O seriado Game of Thrones é um dos grandes sucessos da televisão mundial atual. E os seus fãs internacionais, que normalmente têm um atraso na transmissão dos episódios, se comparada com a que acontece nos Estados Unidos, costumam recorrer à Internet para baixarem arquivos piratas com os capítulos que são exibidos no país de origem. Porém, cientes da grande demanda pelos episódios, cibercriminosos estão disfarçando um malware nos vídeos.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Malware ameaça usuários que baixam conteúdo ilegal (Foto: Reprodução/PC Mag) (Foto: Malware ameaça usuários que baixam conteúdo ilegal (Foto: Reprodução/PC Mag))Malware ameaça usuários que baixam conteúdo
ilegal (Foto: Reprodução/PC Mag)

De acordo com relatório do OpenBitTorrent, o episódio de estreia da terceira temporada do seriado, por exemplo, foi o arquivo mais pirateado de todos os tempos, conseguindo mais de um milhão de downloads em menos de um dia.

Mas o número de arquivos falsos nos sites de download ilegal também é enorme. No entanto, basta notar alguns pequenos detalhes para que você não seja enganado. Caso você esteja buscando um vídeo na Internet, restrinja os resultados das buscas para somente arquivos de vídeo. Este passo por si só já é uma forma de manter a busca mais segura, já que não é comum arquivos deste tipo estarem infectados.

"Não acho que seja possível colocar malware dentro de um vídeo. É mais comum com aplicações", destacou Satnam Narang, gerente de segurança da Symantec, em entrevista à coluna Security Watch, do site da PC Mag.

Na maioria dos casos, o que acontece é que os crackers criam arquivos executáveis ou zipados com o malware e utilizam os nomes dos episódios do seriado. Isso acontece desde os tempos do Napster e Limewire, até hoje, com os torrents. A melhor forma de evitar qualquer tipo de problema, segundo Roel Schouwenberg, pesquisador da Kaspersky Lab, ainda é fazer download somente de arquivos totalmente legalizados.

"Conforme o tempo passou, começamos a ver truques mais elaborados. Baixar conteúdo ilegal, especialmente software, é uma operação de alto risco. As pessoas não devem fazer estas coisas, especialmente se usarem o mesmo computador para realizarem tarefas bancárias e coisas do tipo", destacou.

Tem dúvidas sobre vírus? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via PC MAG

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlon Afonso
    2013-04-12T00:03:37

    glo ensinando a baixar um video pirateado? sera que eles tentaram comprar o game of thrones e não conseguiram e foi vendido pra concorrencia

  • Sr Mrm
    2013-04-11T12:39:28

    Engraçado. Atraso como se a HBO faz a transmissao simultanea no Brasil??

  • Alessandro Lourenço
    2013-04-11T12:36:08

    Legal a Globo dar dicas para baixar filmes piratas. Espero que nao se importem quando baixem os produzidos por ela.

  • Gesley Rodrigues
    2013-04-11T12:35:19

    vai ser um virus que vai valer a pena. Formatar o pc 1x por semana ahueaueauheauhea

  • Fernando Dias
    2013-04-11T11:59:54

    Só inclusão digital pra pegar vírus assim.

  • Fábio Guazuma
    2013-04-11T11:42:28

    E a Globo incentivando a pirataria...

  • Herbert Felix
    2013-04-11T11:07:33

    Quando forem baixar via torrent pelo piratebay, procurem baixar dos usuário que tiverem o nome de grupos como: ETTV, EZTV e VTV. São confiáveis e os torrents são cheios de Seeds

  • Carlos Silva
    2013-04-11T11:03:41

    O tech tudo da uma volta imensa para ensinar como baixar videos com mais segurança, quando na verdade, com poucas linhas é possivel explicar como faze-lo: 1) assista em streaming (mais seguro e não fica ocupando espaço no seu HD): 2) se vai baixar mesmo, baixe algo que presta. Pegue arquivos com mais de 600 Mb que é a media de um video em SD. 3) Só baixe arquivo em partes se as partes forem iguais (excessão a ultima parte), as extensões forem RAR, R01, R02, R03, RXX ou 001, 002, 003, 0XX... etc. Só isso!

  • Gabriel Mandruzzato
    2013-04-11T10:10:26

    É complicado esse lance de baixar os episódios, comecei a assistir no NOW da NET quando a 2ª temp. já havia acabado, quando de repente, a NET tira do ar os episodios... como vou fazer para assistir aos episodios atrasados sem recorrer à internet??? complicado

  • Breno Zanetti
    2013-04-11T09:41:24

    Cara, sério msm? Tem que ser uma anta para cair numa dessas... simples assim. Baixo séries, games, músicas no meu pc e nunca peguei um vírus. É só tomar cuidado simples como conferir tamanho do arquivo, conferir se o site é confiável. O que acontece é que as pessoas estão deixando de ter bom senso, esses "hackers" mesmos devem ser os primeiros a baixar quando sai conteúdo novo.

  • Joao Frazao
    2013-04-11T09:38:37

    Como dizem, o melhor antivírus que existe é o próprio usuário!

  • Angelo Sperti
    2013-04-11T11:41:43  

    Não é melhor esperar sair original e comprar? O box da série tem uma arte linda, e vale cada centavo, se pensar bem até vai economizar, pq se baixar um virus, o custo da pirataria vai ser bem maior do que cobram pela saga em dvd

    recentes

    populares

    • Angelo Sperti
      2013-04-11T11:41:43  

      Que custo? Passar um anti-vírus gratuito não custa nada.

    recentes

    populares

    • Angelo Sperti
      2013-04-11T11:41:43  

      Imposto extorsivos do PT !! kkkkkkkkkkkkk ! qnto alienado que acha q sabe de alguma coisa na internet !!

  • Valdir Junior
    2013-04-11T10:13:06  

    Globo ensinando a piratear. Morro e nao vejo tudo!

    recentes

    populares

    • Valdir Junior
      2013-04-11T10:13:06  

      neh? uma surpresa atras da outra...

  • Marcos Matias
    2013-04-11T09:30:58  

    nem curto Game of Thrones.... prefiro Dexter

    recentes

    populares

    • Marcos Matias
      2013-04-11T09:30:58  

      Tá, e quem te perguntou?

    recentes

    populares

    • Marcos Matias
      2013-04-11T09:30:58  

      Nem curto estrogonofe... prefiro sorvete.

  • Marcel Dandaro
    2013-04-11T09:51:56  

    como eu faço para abaixar ?

    recentes

    populares

    • Marcel Dandaro
      2013-04-11T09:51:56  

      Marcel PARA ABAIXAR vc deve levar ate o Chão, mas cuidado , muitas vezes se vc fizer um movimento errado pode dar um mal jeito nas costas KKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Marcel Dandaro
      2013-04-11T09:51:56  

      Dobre os joelhos, meu caro.

  • João Lima
    2013-04-11T13:48:38  

    Quem tem HBO em casa e ta morrendo de rir dessa matéria levanta a mão o/

    recentes

    populares

    • João Lima
      2013-04-11T13:48:38  

      kkkk *João Lima..kkk

  • Cristian Paula
    2013-04-11T12:20:00  

    E a globo alem de INCENTIVAR A PIRATARIA ainda da Dicas para PROCURAR O ARQUIVO

    recentes

    populares

    • Cristian Paula
      2013-04-11T12:20:00  

      Nem uma coisa , nem outra. Está matéria e sem sentido. Todo mundo do metier sabe que não se coloca vírus em arquivo de vídeo. O máximo que eles podem estar tentando fazer e desestimular quem baixa suas séries.

  • Germano Carvalho
    2013-04-11T09:57:53  

    Só sendo muito tapado mesmo pra baixar um arquivo compactado pensando q é vídeo

    recentes

    populares

    • Germano Carvalho
      2013-04-11T09:57:53  

      Só sendo mais tapado ainda por acreditar que um arquivo de vídeo pode ser compactado para diminuir seu tamanho.

    recentes

    populares

    • Germano Carvalho
      2013-04-11T09:57:53  

      Douglas Silva Só sendo retardado pra saber que não adianta "zipar" arquivo de vídeo, porque eles por si já são uma forma de compressão, portanto é impossível compactar o que já está compactado... adianta no máximo pra juntar o arquivo de legenda, e olhe lá...

  • Alex Nery
    2013-04-11T13:33:53

    Se ainda existem idiotas que baixem vídeos com extensão "exe, zip, rar"... Esses merecem serem hackeados, para deixarem de serem burros.