03/04/2013 12h03 - Atualizado em 04/04/2013 12h03

Conheça a Mirtesnet, o ‘Facebook’ brasileiro

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Muitas histórias de sucesso começam por acaso. A Mirtesnet é mais um exemplo disso. O “Facebook brasileiro”, criado pelo publicitário Carlos Henrique do Nascimento, era uma brincadeira, mas virou coisa bastante séria. Com cerca de, em média, oito mil cadastros novos por dia, a página já bateu a meta de mais de um milhão de usuários e tem como o principal objetivo se tornar a maior rede social do país até o fim do ano.

Aprenda como criar uma conta na Mirtesnet

Carlos é o fundador da Mirtesnet, conhecida como o 'Facebook brasileiro' (Foto: Reprodução/GizmodoBR)Carlos do Nascimento é o fundador da Mirtesnet, conhecida como o 'Facebook brasileiro' (Foto: Reprodução/GizmodoBR)

O site, que em muito lembra o Facebook em sua interface, foi lançado como uma rede interna há três anos, porém se tornou público só em 2013, e vem fazendo cada vez mais sucesso. Por conta disso, a dose de otimismo de seu criador é bem alta. Em entrevista ao TechTudo, Carlos até destacou que já existem pessoas com intenções maliciosas de atacar o site. Mas, segundo ele, isso não é motivo para se abalar, pelo contrário, motiva o aumento de investimentos e melhora da página.

“Começamos há três anos e era só para os amigos, mas as pessoas começaram a entrar já naquela época. Depois, reformulamos o site e lançamos mesmo para todo o público, há uns quatro meses. Jamais imaginei que poderia chegar onde estamos hoje. Esta evolução está tão rápida que está me assustando até agora. Tem até hacker que está tentando invadir o site”, disse o criador do mais novo hit da Internet brasileira.

Os responsáveis pelos servidores do Mirtesnet talvez estejam tão (ou mais) surpresos quanto Carlos. Segundo ele, os valores da hospedagem já aumentaram, a página vem encontrando um ou outro problema técnico de excesso de visitas e, com isso, o site está passando a ser cada vez mais caro de manter. Por isso, ele já está prospectando novos parceiros e busca anunciantes para manter a rede social online.

“Antes eu pagava só R$ 619 no servidor. Agora está R$ 1 mil, uma coisa de louco. Tentarei arrumar uma equipe, porque eu não tenho muito dinheiro mas já está de uma forma que não estamos aguentando. No início, um amigo meu vendeu o carro para os primeiros investimentos darem certo. Depois, vendi outras coisas, contratei um amigo programador e, pagando R$ 800 mensais, ele fez o site. Gostei, colocamos no ar para testes e, pronto, começou a se tornar esse sucesso”, contou Carlos.

Página inicial da Mirtesnet (Foto: Reprodução/Mirtesnet)Página inicial da Mirtesnet (Foto: Reprodução/Mirtesnet)

Homenageada acha o nome “estranho”

Mas de onde saiu o nome Mirtesnet? É simples: Mirtes é o nome da esposa de Carlos e net, claro, faz referência à Internet. A história começou há cerca de três anos, quando o filho do casal, Erick, que tinha oito anos, pediu para fazer uma conta no Facebook e seu pai, preocupado, vetou a ideia. Porém, brincando, Carlos sugeriu que eles montassem sua própria rede social.

“Era um fim de semana e meu filho queria fazer uma conta no Facebook. Tentei explicar que ele não poderia. Ele insistiu tanto que eu falei que iríamos fazer um site só para a gente, mas brincando. Chegou em uma parte que desenvolvemos mesmo o site e ele falou que tinha que ser ErickNet. Eu disse que não, que estava ruim, e depois ele falou MirtesNet, porque Mirtes é o nome da mãe dele. Ela achou ruim, então, por isso, a gente achou legal e acabou ficando”, explicou o criador.

A homenageada, porém, não ficou tão lisonjeada com o “Mirtesnet”. Segundo Carlos, sua esposa achou o nome um pouco estranho. Pelo visto, porém, os internautas brasileiros e seus amigos não têm nenhum problema com a nomenclatura da rede social. Pelo contrário, a história é levada com bom humor e os acessos à página estão cada vez maiores.

“Ela acha o nome estranho, mas já acostumamos dentro de casa. Virou um nome normal, mas de primeira era meio estranho. Ela olhava de uma maneira esquisita. Demorou, mas agora acho que ela se acostumou, até pelo grande sucesso que já estamos fazendo. Queremos ser umas das maiores redes sociais do Brasil até o fim do ano, mas acho que podemos chegar até antes, porque a forma como tudo isso está evoluindo é impressionante. Estou tendo em torno de oito mil cadastros por dia. Acho que nem o Facebook quando começou deu esse tanto de gente”, completou.

O que você achou da Mirtesnet? Comente no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Luis Guimarães
    2013-04-03T16:44:02

    parabéns pela iniciativa, mas mudar o layout faz bem. Plágio total do Facebook. Mas é assim que se começa. Parabéns! :D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Costa
    2013-04-03T15:31:47

    Vixi lento toda vida

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alisson Santos
    2013-04-03T14:59:39

    Finalmente conseguiram mudar a cor do Facebook!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Araujo
    2013-04-03T14:41:57

    Cheirinho de multa e indenizações ao FB... Plágio na cara dura..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tsidle
    2013-04-03T13:58:10

    Interessante, boa sorte para ele com a rede social...mas muda esse layout hahaha..tá mto na cara que a ideia geral é a msm do FB....como o Edson disse, tentar inovar, capacidade já está bem claro que o cara tem... :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Gomes
    2013-04-03T13:25:19

    E agora o Techtudo ajudou a sobrecarregar mais ainda o site, hehehhehehe. Mas é isso aí. Acho que ele deveria tentar inovar um pouco, sem copiar muito, pois capacidade ele tem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Albert Guedes
    2013-04-03T12:57:58

    Nada como ver uma iniciativa de empreendedorismo. Esse caminho que os brasileiros deveriam seguir e não ficar esperando que governo faça tudo por eles.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Silva
    2013-04-03T18:15:37

    Deixa o Mark verr!! Deixa! ahuahuahua... Eu achei que copiar as coisas fosse coisa da china! Mas pelo jeito...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fábio
    2013-04-03T18:13:43

    Cópia do Facebook ou foi impressão minha? Parece que deram um printscreen em um perfil do facebook e adicionaram uma barra laranja no topo pelo photoshop.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Barbara Fernanda
    2013-04-03T18:08:18   , respondido respondido 2013-11-16T00:36:17

    É um Orkut versão Facebook. E vou dizer... espero que os brasileiros gostem e larguem o Facebook, porque o Facebook era muito melhor quando os brasileiros nem sabiam da existência dele. Posso dizer que o facebook era “limpo” e era isso que diferenciava ele da porcaria do Orkut...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Barbara Fernanda
      2013-04-03T18:08:18   , respondido respondido 2013-11-16T00:36:17

      Verdade

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jonathas Rezende
    2013-04-03T17:42:23

    kkkkk fui entrar e Nosso servidor está sobrecarregado. Tente novamente mais tarde.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Barbosa
    2013-04-03T17:10:57

    "parecido com o facebook" HUAHUAUAUHAHU ok, eu admiro a iniciativa, mas é melhor pensar em uma nova interface, pra evitar problemas futuros...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius R
    2013-04-03T18:17:33

    sério, o nome ta um lixo kkkkkkkkkkkkkk arruma ai. Eu nao achei nada parecido com o face, isso eh coisa da cabeça de vcs hehe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Correa
    2013-04-03T18:15:42

    plágio é crime , deixa o mark ficar sabendo disso kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Valério
    2013-04-03T18:10:24   , respondido respondido 2013-11-16T00:36:16

    plágio?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Valério
      2013-04-03T18:10:24   , respondido respondido 2013-11-16T00:36:16

      (Y)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isaias Ferreira
    2013-04-03T19:15:17

    Quantos usuário tem a SkyNerd?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Saldanha
    2013-04-03T19:02:12

    Que cópia descarada !! Google+ é a melhor de todas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Alves
    2013-04-03T19:01:31

    Tem potencial num país que ama redes sociais. Só acho que o nome é estranho e deveria ser mudado. Profissionais de marketing sempre sugerem nomes simples e claros, fáceis de pronunciar e que sugiram uma vantagem do produto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yohan Higashi
    2013-04-03T18:55:07

    marck zukerberg já mando fexa esse site plagio total kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , mto diferente do face , só muda a cor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yohan Higashi
    2013-04-03T18:53:18

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk marck zukerberg já mando fexa o site plagiadooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jhonatans Lourenco
    2013-04-03T18:50:35

    Acho que já caiu o serve do cara - Não consigo entrar - Começou muito bem amigo !!!! Parabens pelas fotos postadas na materia acho que ficou TIPO NET RsRsRsRs... TIPO FACE.... ;)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Souza
    2013-04-03T18:46:22

    Pra mim isso é PLÁGIO... E ainda ganha espaço na Globo. Por essas e outras o País vai de mal a pior...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Miranda
    2013-04-03T18:40:17

    Sem criatividade se tivesse não tinha copiado!! aff lixo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Helen
    2013-04-03T18:37:08

    Não tenho facebook, mas olhando a interface desse mirtesnet parece muito com o facebook mesmo. Melhor mudar esse layout para evitar problemas, viu D. Mirtes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Freitas
    2013-04-03T18:32:09

    já esta fora do ar ou é impressão minha..?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário