10/04/2013 09h31 - Atualizado em 10/04/2013 09h31

'Dilma Bolada' vence novamente o Shorty Awards, o Oscar das mídias sociais

Gabriela Viana
por
Da redação

O perfil de humor "Dilma Bolada", que faz publicações no Facebook e Twitter com uma interpretação divertida da presidenta do Brasil, ganhou, pela segunda vez consecutiva, o Shorty Awards, conhecido como o Oscar das mídias sociais, na categoria "Melhor Uso das Redes Socias". A cerimônia, que aconteceu na noite desta segunda-feira (08) no Times Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, também premiou PC Siqueira - que recebeu o prêmio pelo "Dilma Bolada" -, considerado o melhor videoblogger de 2012 e Cauê Moura, na categoria YouTube Star.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

'Dilma Bolada' foi bicampeã no Shorty Awards, o Oscar do Twitter (Foto: Divulgação)'Dilma Bolada' foi bicampeã no Shorty Awards, o Oscar do Twitter (Foto: Divulgação)

O evento realizou sua quinta edição este ano e premiou os melhores usuários do microblog - celebridades, organizações e marcas -, que estavam divididos em 26 categorias oficias, além das criadas pelos próprios usuários. Criador do "Dilma Bolada", Jeferson Monteiro, de 23 anos, não consegue disfarçar a felicidade de ter recebido o prêmio novamente.

"Foi uma surpresa. Estava fora de casa e sem bateria no celular. Quando cheguei e carreguei, apareceram um monte de mensagens dando os parabéns. Fui no site oficial, na categoria Brasil, e vi que o perfil era o vencedor. Concorri com muita gente boa. Tava no fim da lista de votos e acabei ganhando. É um reconhecimento internacional muito importante", disse.

Importante para o perfil e para o próprio Jeferson. É que ele trocou o curso de Administração na metade para se aventurar na Comunicação, mais especificamente em Publicidade. "Vi que tinha a ver comigo. Devia ter começado mais cedo, mas tudo tem sua hora. Ainda não é tarde. O sucesso do 'Dilma Bolada' me abriu muitas portas. Consegui um emprego e sou chamado para vários eventos", observou.

O futuro publicitário Jeferson é o criador e administrador do 'Dilma Bolada' (Foto: Divulgação)O futuro publicitário Jeferson Monteiro é o criador e
administrador do 'Dilma Bolada' (Foto: Divulgação)

O perfil, amado por uns e odiados por outros - incluindo políticos -, conta com quase 100 mil seguidores no Twitter, onde começou, e 260 mil no Facebook. Mas começa a alçar novos voos. "Vou lançar o blog da 'Dilma Bolada'. Já estamos na fase final. Vai ser um espaço mais livre e vem para acrescentar. Lá, vou poder postar vídeos, fotos, links externos e textos mais longos, em um espaço só do personagem. Tenho mais liberdade nesta plataforma, mas não vou sair das redes sociais", avisou.

Jeferson também falou sobre a possibilidade de o perfil ir parar nas prateleiras das grandes livrarias. "Recebi propostas de criar um livro com os posts da página, algo que falasse sobre esse cotidiano imaginário da presidenta, mas ainda não é certo. Estou estudando as possibilidades, vendo se é isso mesmo que eu quero e se é o momento certo", declarou.

Sobre a opinião de Dilma Rousseff a respeito do blog, Jeferson afirma não saber o que ela pensa, mas que gostaria muito de conhecer e ter um retorno da presidenta. "Eu sei que ela sabe da existência do perfil, mas não sei o que acha. Acredito até que, com o blog, será mais fácil ela ter acesso ao trabalho. Admiro a Dilma e acho que ela se tornou a pessoa perfeita para inspirar o personagem, pelo jeito durona de ser. É divertido brincar com isso", disse.

O criador do perfil afirmou ainda passar longe de ser muito ligado à política. "Sei o que preciso saber como cidadão. Mas é claro que, com o perfil, aprendo muito mais. Fico ligado em tudo que tem o nome da Dilma e aprendo sobre o assunto para fazer a piada".

Como começou o "Dilma Bolada"

Assim como a maioria dos grandes sucessos da web, o "Dilma Bolada" começou como uma brincadeira que, ao longo do tempo, foi virando coisa séria. "O perfil era meio largado. Ficou uns oito meses largado no Twitter até eu começar a postar direito. Depois veio o Facebook e ele estourou de vez. Acho que isso aconteceu porque eu falo de um assunto chato e polêmico, que é a política, de forma divertida e fácil de entender", observou.

Acho que o sucesso veio porque eu falo de um assunto chato e polêmico de forma divertida e fácil de entender"
Jeferson Monteiro

O universitário disse ainda que não esperava tanto retorno do público. "Muita gente curte e comenta. Ministros, celebridades e internatutas interagem o tempo todo com o perfil. O 'Dilma Bolada' já virou até case de monografia, tese de mestrado e artigo de doutorado!", falou.

Ele comentou ainda sobre o jargão utilizado nos posts da personagem, que quase sempre termina suas publicações com a hashtag #sambando (em uma de suas últimas publicações, Dilma Bolada disse: "sambei na cara dos rebeldes"). "O Twitter é o termômetro das coisas do momento. Muita gente começou a falar isso e eu achei que tinha tudo a ver com a Dilma, já que ela é presidenta do país do samba", explicou.

Por conta do tempo - que divide entre a faculdade, o trabalho em uma produtora carioca e o "Dilma Bolada" -, Jeferson exclui a possibilidade de lançar novos personagens por agora. "Tenho algumas ideias sim, mas ainda não é a hora. Tem muita coisa acontecendo com o 'Dilma Bolada' e eu não teria tempo para dar conta de tudo. Sem tempo, o trabalho não é tão legal e eu gosto de fazer direito", concluiu o futuro publicitário. Enquanto Jeferson não cria novos personagens, o 'Dilma Bolada' vai crescendo - e sambando - nas mídias sociais.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Regis Moises
    2013-04-11T09:23:16

    AS PESSOA QUE USA IMAGEM DE GENTE DESONESTA, DEVE SER DO MESMO NIVEL DELAS. BRASIL UMA NAÇÃO DE LADRÕES E COARDES, É POR ISSO QUE O BRASIL DEU NO QUE DEU. ESSA DILMA É CARA DE PAU IGUAL AO LULA, OU MELHOR É O LULA LADRÃO DE SAIA. LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA ATÉ QUANDO O BRASILEIRO VAI APOIAR OS LADRÕES DA NAÇÃO???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Alves
    2013-04-10T14:11:12

    CHUPA LATINO FALIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. AÊ É CAUÊ ORIGINALLLLLLL

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nelson Filho
    2013-04-10T13:33:47

    Parabéns RAFINHA BASTOS!!! Acho que o rapaz da matéria esqueceu de citar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Corrêa
    2013-04-10T12:38:41

    Com justiça é o melhor mesmo ,eu me divirto muito e o responsável pelo perfil é muito inteligente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Zanin
    2013-04-10T12:00:14

    Engraçado.. não comentarem que o Rafinha Bastos também ganhou... Futuro da nossa mídia é sombrio!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Denise Falcão
    2013-04-10T11:34:49

    Prefiro o Chapolin sincero!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Denise Dambros
    2013-04-10T11:26:12

    Viva a Dilma Bolada. Parabéns, Jef! =)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Rodrigues
    2013-04-10T11:19:15

    nem conheço!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafaela Cruz
    2013-04-10T11:04:05

    Eu adooooooro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lukas Okiterom
    2013-04-10T10:57:59

    Página bocó... Sou mil vezes a Irmã Zuleide.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • michelle silva
    2013-04-10T10:56:58

    O melhor !!!!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2013-04-10T10:42:17

    Nunca ouvi falar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Silva
    2013-04-10T10:37:47

    Muito bom o perfil, tenho em meu Facebook !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • O Cadastro
    2013-04-10T10:17:58

    quem,oque haa?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Santos
    2013-04-10T11:51:16   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:58

    Esse cara é muito bom, um Pedro Bial do Facebook...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2013-04-10T11:51:16   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:58

      Vai tomar banho !!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2013-04-10T11:51:16   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:58

      Decide, ele é muito bom ou um Pedro Bial?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Francisco Araujo
    2013-04-10T14:08:56   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

    Caro universitário Jeferson, parabéns pelo prêmio, mas pare de chamar Dilma de "presidenta", fora das piadas... quem preside é presidente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Francisco Araujo
      2013-04-10T14:08:56   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Acho certo Francisco, nós chamamos estudantes femininas de estudantes, e não estudantas.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Augusto
    2013-04-10T13:11:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

    Tucanos revoltados em 3,2,1..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Augusto
      2013-04-10T13:11:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      NOS NÃO SOMOS TUCANOS, SO NÃO APOIAMOS LADRÕES CORRUPTOS. AGORA SI VOCE LUIZ AUGUSTO GOSTA DE LADRÃO LEVA PARA SUA CASA. QUEM APOIA LADRÃO É?? ..........................

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Johnny Alves
    2013-04-10T13:00:18   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

    Por que será que não citaram o Premio do Rafinha Bastos? Porque não foi polemico, ou porque seria dar publicidade para ele? Como é facil publicar apenas o que não presta e deixar de publicar o premio dele... Parabens @RafinhaBastos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Johnny Alves
      2013-04-10T13:00:18   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Daniel Ramalho, já ouviu falar em imparcialidade? O Rafinha só é falado aqui quando é polêmica contra ele!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Johnny Alves
      2013-04-10T13:00:18   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Tá falando sério? Sério mesmo? "Como é fácil publicar apenas o que não presta e deixar de publicar o prêmio dele..."... Na boa, desde quando a sua opinião passou a prestar (e representar a dos outros)? Menos, cara... muito menos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anderson Medina
    2013-04-10T12:08:00   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

    Sucesso alheio no Brasil é uma afronta. Um país fadado à pobreza, ao buraco, e quando um tenta se levantar, todos unem forças para arrastá-lo de volta para as profundezas. Esse jovem tem toda minha admiração por fazer jorrar dinheiro de uma página no face. Um verdadeiro empreendedor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Medina
      2013-04-10T12:08:00   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Isso aí!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Liliam Silva
    2013-04-10T11:28:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

    Engraçado! Podem falar e fazer piada com a presidente! Agora vá falar dos homossexuais! Vai dar sua opinião contrária! Ridículo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Liliam Silva
      2013-04-10T11:28:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Tá bom Liliam, se vc acha que uma democracia é assim, onde todos podem falar o que quiser, independente se ofende ou não então vamos lá. Vc é uma completa i/d/i/o/t/a. Não me leve a mal, é apenas minha opinião, afinal é assim que vc vê as coisas não é?! Aliás, isso não é democracia, é bagunça. Na democracia o direito de um termina quando começa o do outro. Uma pessoa tem o direito de pensar o que quiser e de expressar suas opiniões, mas esse direito termina quando ele começa a usar estas opiniões para ofender o proximo, algo que vc deve fazer, senão não tinha falado tanta asneira.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Liliam Silva
      2013-04-10T11:28:02   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Huuuuuuummmmmmm #Sambou

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcus Saióro
    2013-04-10T11:14:58   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

    O cara estuda e se faz criando um blog. Nos Estados Unidos, estudante de publicidade cria blog famoso na "sacanagem", aqui é profissão. É por isso que eles são 1º e nós 8º mundo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcus Saióro
      2013-04-10T11:14:58   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Inveja é mato!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcus Saióro
      2013-04-10T11:14:58   , respondido respondido 2013-10-01T15:39:57

      Você é um idiota. Nos EUA, toda profissão tem seu valor. Ninguém é desvalorizado por trabalhar com X ou Y. Um país formador de empreendedores como os EUA, não faz distinção entre profissões, e alguns até apoiam que o jovem não faça universidade, mas invista em seu negócio. Um blog não é visto lá como "sacanagem", mas como um empreendimento como qualquer outro, e caso haja bons rendimentos pode ter certeza que é sim a profissão, o emprego. E o americano irá falar com orgulho o que ele faz, e todos reconhecerão. invejoso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário