08/04/2013 16h43 - Atualizado em 08/04/2013 16h43

Dolby e Philips lançam tecnologia ‘Dolby 3D’; o fim da era dos óculos

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A Dolby e a Philips lançaram nesta segunda-feira (08) o formato de imagens em três dimensões "Dolby 3D", que não terá mais a necessidade do uso de óculos estereoscópicos. Ou seja, você não precisa colocar nenhum acessório adicional para que as imagens saltem da tela ou para visualizar uma melhor sensação de profundidade. O novo formato será desenvolvido para TVs, smartphones, tablets e PCs.

Philips ajudou na criação do novo formato Dolby 3D (Foto: Divulgação)Philips ajudou na criação do novo formato Dolby 3D
(Foto: Divulgação)

Além de eliminar o uso de óculos tridimensionais, o Dolby 3D não projeta imagens finas, permitindo que o espectador possa enxergar o vídeo de ângulos diferentes, sem comprometimento da qualidade. O recurso estará disponível para fabricantes de aparelhos através de um licenciamento da tecnologia junto com as duas empresas.

As empresas poderão utilizar, para implementação do Dolby 3D, as ferramentas de pós-produção NUKE e OCULA, da Foundry,  para desenvolver conteúdos compatíveies com as TVs e tablets que carregarem essa nova tecnologia. Dessa maneira, os filmes poderão ser filmados para funcionar em um sistema 3D que exclui a necessidade dos óculos, que usam imagens chapadas.

A tecnologia será apresentada em um evento chamado de NAB 2013, que ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 11 de abril.

Tem alguma dúvida sobre a tecnologia 3D? Comente no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Manoel Gama
    2013-04-14T20:25:55   , respondido respondido 2013-10-16T07:27:43

    Não estou dizendo o povo torcedor do mundo xing ling é assim, a Sunsunga vai copiar por um outro nome e sair dizendo que foi ela quem criou ai seus fanáticos saem dizendo é a melhor. Qual foi mesmo a tecnologia que foi criada pela Samsung que as outras marcas copiaram para que ela seja considerada a melhor?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Manoel Gama
      2013-04-14T20:25:55   , respondido respondido 2013-10-16T07:27:43

      Para ser melhor nao precisa necessariamente ser pioneiro! hoje sou um grande fa da Sansung, tenho celular, tablet e tv, pois alem dos produtos serem excelentes, existe o custo-beneficio que hoje de longe a sansung é tambem a melhor!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Manoel Gama
    2013-04-14T20:26:54

    Parabéns a Phillips e a Dolby.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel
    2013-04-09T10:17:01

    A SONY CRIOU ISSO EM 2011 .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Moreti
    2013-04-09T09:41:47

    Agora sim posso pensar em comprar uma TV 3D.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruna Oliveira
    2013-04-09T08:56:22

    nao vou ter mesmo...entaoo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adilson Santos
    2013-04-09T08:23:24

    Prefiro apenas ver o filme!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Silva
    2013-04-09T00:31:55

    Concordo a LG é uma marca muito ruim parece que ultrapassada nada dela funciona por período superior a um ano sem apresentar algum tipo de problema prestem atenção e irão concordar......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Ribeiro
    2013-04-09T00:11:27

    Alguém me explica como isso é possível?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arion Keil
    2013-04-08T21:18:56

    Essa Philips eh um monstro, so isso...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elias Hermenegildo
    2013-04-08T23:11:30

    bom pra eles, agora é hora de ganhar granaaaa com as patentes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vismar Junior
    2013-04-08T22:29:56

    LG NAO PRESTA!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edu Pedal
    2013-04-08T22:09:38

    LG? hahahahahaha pior marca que existe, um bando de safado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mailer Said
    2013-04-08T22:05:55

    Essa de óculos 3D é maior furada. Ja existe tecnologia para o não uso da mesma, mas esse pessoal quer mesmo é acabar com o estoque dos óculos que tem hehe.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Melo
    2013-04-08T21:55:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:25

    Philips????????? É ruim hein? TV é Sony, LG e o resto

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jose Melo
      2013-04-08T21:55:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:25

      Eu odeio casas bahia. Seu animal, a tecnologia embarcada é de propriedade da phillips e da dolby, e não a marca da tv. Quem optar por usar deverá usar uma licença que pertencerá a essas duas empresas. pode ser sony, lg, samsung...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Freire
    2013-04-08T20:32:33   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:25

    queria saber se quem tem uma(1) vista encherga em 3d com essa tv?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Freire
      2013-04-08T20:32:33   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:25

      Não pois a pessoa com visão monocular não possui visão de profundidade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Calebe Samuel
    2013-04-08T19:55:40   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

    o que adianta ter tudo isso de tecnologia e ter poucas opção para assistir 3D.........

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Calebe Samuel
      2013-04-08T19:55:40   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

      Pode não ter opção agora, mas depois vai ter. Foi a mesma coisa quando lançaram os DVDs na época que as VHS dominavam.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Calebe Samuel
      2013-04-08T19:55:40   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

      Noname Hcabzlus, mas já tem muito tempo que vivem falando de tecnologia 3D, e continua tendo pouca opção. Eu lembro que quando lançaram o DVD rapidinho começaram a lançar vários filmes em DVD, em 3D até hoje tem poucos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Dennver
    2013-04-08T18:03:05   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

    Bom mesmo é assistir TV Manchete na boa e velha televisão Telefunken branca e preta, com antena e bom bril nas pontas pra melhorar a recepção e o incrível som caixa de abelha. Sintoniza dos canais 02 a 13. Isso que é TV.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dennver
      2013-04-08T18:03:05   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

      Essa epoca que era boa..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dennver
      2013-04-08T18:03:05   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

      saudosismo é tonto até quando é de brincadeira

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jayme Maia
    2013-04-08T17:23:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

    Esperando por isso faz tempo , óculos para assistir 3D pra mim já faz parte do passado ... TV 4K 3D com óculos não faz sentido.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jayme Maia
      2013-04-08T17:23:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

      É isso mesmo, depois o preço cai, pois as outras marcas vão adotar a tecnologia e gerar concorrência forçando o preço a cair. É o mercado! :)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jayme Maia
      2013-04-08T17:23:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:14:24

      Lucas Marques hoje vai custar isso, amanhã vai estar mais acessível igual as LEDS

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edeson Gomes