TechTudo

15/04/2013 09h12 - Atualizado em 15/04/2013 16h31

Estudantes constroem carro que pode rodar 1300 km com 1l de combustível

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma equipe de estudantes da Universidade Laval, do Canadá, construiu um carro que pode rodar mais de 1000 quilômetros com 1 litro de combustível. O feito foi atingido para vencer uma competição organizada pela Shell, que movimenta colégios da América do Norte em torno do desafio de construir carros com alta autonomia.

Carro minúsculo é resultado de cuidadoso trabalho de modelagem e design (Foto: Reprodução)Carro minúsculo é resultado de cuidadoso trabalho de modelagem e design (Foto: Reprodução)

Normalmente, carros com esse nível de autonomia são movidos por diesel, que por ser um óleo explosivo (a gasolina é um líquido inflamável) acaba debitando mais torque e apresentando valores de consumo mais atraentes. No caso dos estudantes canadenses, o que surpreende no protótipo é que o motor adotado usa gasolina comum.

Para atingir o resultado espetacular, os estudantes da equipe Alerion Supermileage criaram um carro extremamente compacto. Ele só tem lugar para a piloto, uma estudante de baixa estatura e pouco peso. O motor que empurra o protótipo é uma compacta unidade a gasolina de um único cilindro, que entrega esquálidos 3,5 cavalos de potência e que foi completamente modificada pelos estudantes para reduzir o apetite por gasolina e o peso.

O resultado de 1347 km/l só pode ser obtido a partir de um projeto complexo, desenvolvido para desembocar em um carro cujo objetivo é a economia. Por isso o Alerion Supermileage é compacto, leve e tem um motor tão pequeno. O feito traz novamente o título do torneio para a instituição canadense, que ao longo dos últimos quatro anos vem colecionando triunfos na criação de protótipos de alta eficiência energética. Além disso, a vitória na competição rendeu US$ 5 mil à equipe como forma de premiação.

Via Autopia

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Christian Géa
    2013-04-15T12:29:36   , respondido respondido 2014-05-06T20:59:42

    Cadê o cara que inventou o carro movido a água? Desapareceu!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Christian Géa
      2013-04-15T12:29:36   , respondido respondido 2014-05-06T20:59:42

      Lembrando que os inventores que divuilgarem as suas idéias de interesses gerais e que por certo vão contrariar outros interesses econômicos não terão continuidade ou procuraram desacreditá-lo ou dão um sumiço nele. O que ocorre que estes vão para outros países.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Christian Géa
      2013-04-15T12:29:36   , respondido respondido 2014-05-06T20:59:42

      WALTER como ele queima hidrogênio sem oxigênio?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Aline Tako
    2013-04-15T17:53:31   , respondido respondido 2014-03-26T21:10:01

    Tenho um tio que consome 1 litro de pinga a cada 2 km...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Aline Tako
      2013-04-15T17:53:31   , respondido respondido 2014-03-26T21:10:01

      KKKKKKKKKKKKKKKK já eu tenho um que curte MUUUUUUITO... uns 3 litros de pinga a cada 100m

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Zyon Rodrigues
    2013-04-15T16:15:03   , respondido respondido 2014-02-27T10:22:24

    esqueci o que ia comentar...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Zyon Rodrigues
      2013-04-15T16:15:03   , respondido respondido 2014-02-27T10:22:24

      Putz!... KKKKKKKKKK

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alex Carvalho
    2013-04-15T19:07:37

    Grande coisa, eu mesmo já tinha feito um veículo que andava 1.300km com um litro de gasolina. O que acontece é que eu ainda não encontrei uma ladeira com 1.300km para eu andar com ele....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Silva
    2013-04-16T10:03:46

    ola alan oliveira.beijosssssssssssssssssss!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wil Serra
    2013-04-16T09:45:58

    bando de ignorante, o rapaz apenas estava sendo ironico, quando falou que suicidaram o cara. rsss

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Khalfani Amancio
    2013-04-16T09:40:03

    Já tem carro movido a ar, a água, bem, o mais interessante é o carro movido a ar, e então, cadê a propaganda, incentivo e tudo mais para o carro movido a ar ? E indústria do petróleo que se propagará até....tudo se F%$%$.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Silva
    2013-04-16T09:33:31

    A miséria não acaba por que ainda é favorável # TAG> LULA O FILHO DO POVO, como dizem " Se ele é assim o culpado é os PAIS... por tanto #triste.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Silva
    2013-04-16T09:29:26

    A minha bicicleta faz mais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sandro Moraes
    2013-04-16T07:54:53

    VEM AÍ A "PEC 37"!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Washington Medeiros
    2013-04-16T05:09:18

    Esse já nasceu morto, como os outros que sumiram...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Croquete Silva
    2013-04-16T02:59:25

    A indústria do Petróleo...bla bla bla... já vimos este filme antes. Projeto será comprado por uma gigante e devidamente enterrado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2013-04-15T23:21:14

    Falou Falou Falou e quase não falou nada além de...percorre 1300km/l de Gasolina

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aroldo Silva
    2013-04-15T22:52:41

    SE BOBEAR VÃO MATAR TODOS E NÃO PRECISA DIZER QUEM FOI.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Chrystian Souza
    2013-04-15T22:28:12

    agora mesmo os mercenarios das companhias de pretoleo devem estar tramando o '

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heitor Guimarães
    2013-04-15T22:23:26

    Nós humanos somos lixos, queremos saber de dinheiro e só. E o que gera dinheiro é o petróleo. Se um dia algum país resolver usar carros movidos a hidrogênio, ou outra fonte de combustível, os EUA irão inventar que nele há vários terroristas e vai fazer uma guerra com o país, como fez no iraque para conseguir petróleo. Ou seja, esses carros nunca passarão de protótipos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Perez
    2013-04-15T22:21:29

    Quero ver eles inventarem os Hospitais que não tem médicos iguais aos nossos, inventarem o parlamentar iguais aos nossos , impostos que de nada servem. Quero ver eles ficarem vivos com a qualidade de vida que tem o Brasil, o povo daqui é o ganhador de tudo. Viver aqui é loucura para o povo. Viva essa louca vida de Brasileiro. Que vergonha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lauro Camargo
    2013-04-15T21:51:27

    se esse carro for aprovado .. aqui no brasil ele custará o equivalente a um ano de trabalho da câmera e do senado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Silva
    2013-04-15T21:25:00

    Brasil - um país de otários. Aonde eu moro, a gasosa custa mais de R$3,00 (três reais).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique
    2013-04-15T19:28:23

    Conseguiu isso na descida de uma montanha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • RHANIERE VIEIRA
    2013-04-15T19:08:40

    Agora, bem que nossas autoridades podiam se espelhar nestes exemplos e promover ideias semelhantes em nossas Universidades, e não só nas públicas mas tambem nas privadas, se puderem leiam o MANIFESTO TROPICAL do professor Nicolelis

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adilson Soares
    2013-04-15T20:05:08   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:07

    Tive um fusca que percorreu a mesma distância e não consumiu nem uma gota de combustível. O problema foi hospitalizar os caras que empurraram.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adilson Soares
      2013-04-15T20:05:08   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:07

      Kkkkkkkkkkkk!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adilson Soares
      2013-04-15T20:05:08   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:07

      hahahahahahahahahahahahahahahaha

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Guilherme Rodrigues
    2013-04-15T17:08:51   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:06

    e a velocidade máxima?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Rodrigues
      2013-04-15T17:08:51   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:06

      depende da força do vento.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Rodrigues
      2013-04-15T17:08:51   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:06

      depende da ladeira.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anderson Alves
    2013-04-16T09:24:32   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:05

    De novo os estagiários da globo atacam kkkkkkkkkkk >> " Ele só tem lugar para a piloto, uma estudante de baixa estatura e pouco peso ". Vamos parar de assistir essa porcaria de Globo Ciência e assistam mais as aulas de português bobinhos. kkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Alves
      2013-04-16T09:24:32   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:05

      kkkkk, boa observação.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Ramos
    2013-04-16T08:34:54   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:05

    é o caso do motocontinuo, eu tive noticias confidenciais de que ele foi criado na época da ditadura, seu inventor, um profesor de matemática, foi dado como louco e internado em um sanatório, não tenho nem estudo e nem dinheiro para me aventurar em um projeto dessa magnitude , mas adoraria participar cons meus conhecimentos de engenharia mecanica, nem que eu aparecesse com a boca cheia de formigas por aí, tenho certeza que é possivel .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Ramos
      2013-04-16T08:34:54   , respondido respondido 2013-10-01T10:15:05

      Amigo Marcos, eu e uma equipe de amigos somos formados em engenharia mecânica, e estamos desenvolvendo um projeto de um barco movido a luz solar para fins de aliagem de um satélite de uma empresa privada , se tiver algum interesse , gostaria de apresentar a você a planta e saber de primeira ordem a sua opinião sobre.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário