15/04/2013 09h12 - Atualizado em 15/04/2013 16h31

Estudantes constroem carro que pode rodar 1300 km com 1l de combustível

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma equipe de estudantes da Universidade Laval, do Canadá, construiu um carro que pode rodar mais de 1000 quilômetros com 1 litro de combustível. O feito foi atingido para vencer uma competição organizada pela Shell, que movimenta colégios da América do Norte em torno do desafio de construir carros com alta autonomia.

Carro minúsculo é resultado de cuidadoso trabalho de modelagem e design (Foto: Reprodução)Carro minúsculo é resultado de cuidadoso trabalho de modelagem e design (Foto: Reprodução)

Normalmente, carros com esse nível de autonomia são movidos por diesel, que por ser um óleo explosivo (a gasolina é um líquido inflamável) acaba debitando mais torque e apresentando valores de consumo mais atraentes. No caso dos estudantes canadenses, o que surpreende no protótipo é que o motor adotado usa gasolina comum.

Para atingir o resultado espetacular, os estudantes da equipe Alerion Supermileage criaram um carro extremamente compacto. Ele só tem lugar para a piloto, uma estudante de baixa estatura e pouco peso. O motor que empurra o protótipo é uma compacta unidade a gasolina de um único cilindro, que entrega esquálidos 3,5 cavalos de potência e que foi completamente modificada pelos estudantes para reduzir o apetite por gasolina e o peso.

O resultado de 1347 km/l só pode ser obtido a partir de um projeto complexo, desenvolvido para desembocar em um carro cujo objetivo é a economia. Por isso o Alerion Supermileage é compacto, leve e tem um motor tão pequeno. O feito traz novamente o título do torneio para a instituição canadense, que ao longo dos últimos quatro anos vem colecionando triunfos na criação de protótipos de alta eficiência energética. Além disso, a vitória na competição rendeu US$ 5 mil à equipe como forma de premiação.

Via Autopia

Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Pedro Neres
    2013-04-15T10:25:12

    E quantas décadas ele levaria pra percorrer essa distância com 3,5 cavalos? .-.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andson Almeida
    2013-04-15T09:53:02

    Acho que eles utilizaram alguma espécie de esteira ou suporte para rodar essa quilometragem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Saito
    2013-04-15T09:50:23

    Qual será a velocidade média desse protótipo para conseguir 1000 quilômetros com 1 litro de combustível?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Pacheco
    2013-04-15T09:48:27

    Quanto tempo será durou para fazer os 1347 km num protótipo de 3,5 cv de potência? Imagino que para fazer uma distância longa é importante evitar paradas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maurício Bandeira
    2013-04-15T11:25:47   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:18

    O carro minúsculo citado é esse negócio gigantesco da foto?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maurício Bandeira
      2013-04-15T11:25:47   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:18

      Deve ser do tamanho de um carro de brinquedo !!!!!! E o cenário ao fundo é uma maquete... kkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabio Santos
    2013-04-15T10:52:26

    3,5 cavalos?? Isso não pode ser denominado como carro. os carros elétricos já estão anos na frente, já existe modelo 100% elétrico que tem autonomia de 500KM com uma carga de bateria. Podem anotar daqui a 50 anos carro a gasolina será coisa do passado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Costa
    2013-04-15T10:47:16

    Se conseguissem colocar pra rodar 40 km em um veículo convencional, eu já estaria muito feliz! Com a gasolina custando mais de 3 reais, isso seria um sonho!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guerreiro Tricolor
    2013-04-15T10:44:24

    Dependendo da velocidade e da força nas subidas, é melhor comprar uma bicicleta elétrica. ST4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Silva
    2013-04-15T10:40:55

    O morro lá de casa ele nem sobe... kkkk.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Sljzala
    2013-04-15T10:02:13   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:18

    Será que os produtores de petroleo, deixarão ser aprovado e colocado no mercado se um dia tivermos um carro (normatizado) com tamanha economia? Humm tenho minhas duvidas....rsrsrsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Sljzala
      2013-04-15T10:02:13   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:18

      Eles são os principais interessados, o combustível fóssil está acabando, não dura mais que 100 anos, e alem disso o custo de produção é muito alto..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Michel
    2013-04-15T12:44:11

    Infelizmente moramos num país corrupto, sendo um dos motivos para atrasar o desenvolvimento continuo em todas as áreas tecnológicas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilberto Ribeiro
    2013-04-15T12:10:04

    Se o governo estivesse preocupado com o bem da nação ele investiria mais em projetos semelhantes!!!!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Souza
    2013-04-15T14:32:20

    E nós aqui com a PTbrás, vão é tirar tudo que ainda resta! (resta???)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Neto
    2013-04-15T14:17:39   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

    Aqui no País do Bolsa miséria e dos Direitos Humanos dos Bandidos o governo prefere manter a população escrava do petróleo mesmo. Afinal de contas: brasileiro é frouxo. Permite que o governo e os políticos lhe roubem e não reage! Justiça então? Piada! Os mensaleiros estão aí soltinhos dando risada do STF!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Neto
      2013-04-15T14:17:39   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

      Concordo plenamente com o Luiz Neto, jamais deixarão um veículo desse, ser comercializado aqui no Brasil!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Neto
    2013-04-15T14:09:48

    Ainda não serve para o Brasil! Ainda... Quem sabe depois que o PT quebrar a Petrobrás... Aí, talvez. Mas com propina, é claro!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Silva
    2013-04-15T14:03:48   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

    vc. acha guê os governo vai deixa isto acontecer/e os imposto nos combustível

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2013-04-15T14:03:48   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

      Com esse português... os governos não iram permitir.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leonardo Carneiro
    2013-04-15T13:56:55

    Que novidade! Essa notícia tem apenas 5 anos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Teodoro
    2013-04-15T13:38:50   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

    Vou resumir tudo desse carro "Lixo"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2013-04-15T13:38:50   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

      Lixo é a sua cabeça que não pensa nada que preste

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniel Souza
    2013-04-15T13:20:07

    VCs acham mesmo que a Petrobras iria gostar de um carro desse !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Felix
    2013-04-15T13:19:05

    o que os policos brasileiros formam, são o que eles são marginais, assassinos,traficantes,ladrões... o roubo legalizado dos deputados são traz desgraça pro nosso País, somos roubados diariamente pelos politicos pelos partidos politicos, quando vejo um traficante com um fuzil vejo seu pai que gerou ele, um politico corrupto

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Gambado
    2013-04-15T12:43:29   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

    viu como o governo americano e canadense investe nos jovens? e isto que precisa o Brasil, nao esta roubalheira que estes políticos so sabem fazer, por isto e esta violência nas ruas porque a pouca vergonha começa no Planalto. E nao tem castigo para os poderosos so para o povão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ana Gambado
      2013-04-15T12:43:29   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

      Ana Gambado concordo, Nosso pais não investe nada na educação , e muito menos em pesquisas... ignorante é aquele que não ve isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ana Gambado
      2013-04-15T12:43:29   , respondido respondido 2015-01-22T16:19:14

      Flavio Peres O investimento em educação desse governo é ZERO.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Paulo Maurício
    2013-04-15T16:35:01

    Para desespero da presidente da Petrobras...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus F.
    2013-04-15T16:23:58

    Cara o Brasil é um país quase perfeito , belas paisagens , rico em mineirais , tem a floresta amazônica e um dos maiores rios do mundo , está localizado no meio de uma placa tectônica ( Não sofre terremotos e tsunamis como outros países , como o Japão...). Tínhamos tudo para ser a maior potencia do mundo , mas por causa das pessoas que vivem nele isto não é possivel.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Souza
    2013-04-15T16:23:23

    Infelizmente, no Brasil esse carro só chega no dia de São Nunca... SALVE-SE QUEM PUDER!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Argeu Neto
    2013-04-15T16:05:18

    Espero que as grandes fornecedoras de automóveis, adotem esse projeto e nos próximos anos fabriquem carros com essa eficiêcia e qualidade!!! Parabéns a todos os criadores da Universidade Laval/ Canadá! Vamos ficar na expectativa para que as grandes fábricas adotem esse projeto!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário