05/04/2013 08h56 - Atualizado em 27/06/2013 16h56

A evolução do Nexus: veja como o Google projetou seus smartphones

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Google lançou, na última quarta-feira (27), o Nexus 4 no Brasil. Dono de um hardware potente e de sucesso em todo mundo, o aparelho se esgotou por aqui em seu primeiro dia de vendas. Porém, nem tudo foram flores no caminho da famosa linha com Android Puro. O TechTudo preparou um especial com a evolução dos smartphones Nexus desde o seu primeiro modelo, lançado em janeiro de 2010, para você entender o assunto. Confira:

- Nexus One

Apesar de ser bem avaliado pela crítica especializada, Nexus One não foi bem nas vendas. (Foto: Reprodução)Apesar de ser bem avaliado pela crítica especializada, Nexus One não foi bem nas vendas. (Foto: Reprodução)


O primogênito dos Googlephones era considerado um top de linha para os padrões da época. Fabricado pela HTC, o aparelho era equipado com um Qualcomm Snapdragon de 1 GHz e um processador gráfico Adreno 200. No entanto, o que mais chamava a atenção era a tela de AMOLED 3,7 polegadas com resolução de 480 x 800 pixels. Para comparar, o iPhone 3GS – outra novidade na época – tinha apenas 320 x 480 pixels de resolução.

Apesar de receber boas notas em avaliações e ser considerado pela mídia especializada como um dos poucos aparelhos capazes de usufruir de toda a capacidade do Android 2.1 (Eclair), o Nexus One não agradou o consumidor. Nem a publicidade – uma das poucas –  na página inicial do Google foi capaz de reverter o fracasso nas vendas.

Um dos motivos foi a decisão da companhia de apenas vender o Nexus One em sua própria loja virtual. O objetivo da empresa era bom, na teoria: fazer com que os compradores não ficassem dependentes dos planos das operadoras. A ideia, porém, não deu dado certo. Em pouco menos de oito meses o Google declarou a morte de seu primeiro smartphone, fechando a loja online e parando sua produção, deixando as vendas restritas às lojas parceiras em poucos países da Europa e da Ásia. Muitos rumores apontavam que o Nexus One até desembarcaria no Brasil, mas isso não se concretizou.

- Nexus S

Nexus S foi um dois primeiro celulares a ter embutido o NFC, tecnologia que permite pagamentos por aproximação. (Foto: Reprodução)Nexus S foi um dois primeiro celulares a ter embutido o NFC, tecnologia que permite pagamentos por aproximação. (Foto: Reprodução)

Aproximadamente um ano após o lançamento do primeiro Nexus, em dezembro de 2010, o CEO do Google, Erich Schmidt, apresentou o Nexus S. O aparelho foi fabricado pela Samsung, grande parceira do Google e uma das responsáveis pela popularização do Android.

O Nexus S tinha como ponto alto o processador. Equipado com um ARM Cortex A8 de 1 GHz, o aparelho ganhou destaque pela velocidade e a competência ao rodar aplicativos pesados, assim como a fluidez do Android Gingerbread sem modificações. Outra característica interessante era NFC embutido. O Nexus S foi um dos primeiros smartphones a ter a tecnologia que permite troca de informações por aproximação, como pagamentos.

O Google aprendeu com o erro de estratégia de vendas do seu primeiro smartphone e vendeu o Nexus S tanto em lojas físicas quanto online. Porém, assim como seu antecessor, o Nexus S nem chegou ao Brasil.

- Galaxy X (Nexus)

Galaxy Nexus foi o primeiro Googlephone a ser comercializado no Brasil. (Foto: Reprodução)Galaxy Nexus foi o primeiro Googlephone a ser comercializado no Brasil. (Foto: Reprodução)

Ao contrário de seus irmãos mais velhos, o Galaxy Nexus finalmente aportou em terras tupiniquins. Chamado de Galaxy X no Brasil, o terceiro aparelho da linha de smartphones do Google foi lançado em novembro de 2011. Veio ao mundo equipado com um processador dual-core ARM Cortex-A9 de 1.2 GHz, uma das configurações mais parrudas da época. O aparelho tinha, ainda, tela Super AMOLED de 4,65 polegadas e resolução de 1280 x 720 pixels; o que fez com que a tela voltasse a ser um dos destaques da linha.

Com hardware de ponta, o Galaxy Nexus usava tranquilamente toda a capacidade do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e é considerado até hoje um dos melhores aparelhos com o sistema operacional do Google. Algumas funcionalidades como o “Face Unlock”, que desbloqueava o aparelho por reconhecimento facial, e a possibilidade de aplicar filtros em gravação vídeos ao vivo foram vistos com bons olhos pelo público.

- Nexus 4

Nexus 4 é o melhor aparelho já criado para os sistema operacional Android. (Foto: Reprodução)Nexus 4 é o melhor aparelho já criado para os sistema operacional Android. (Foto: Reprodução)

Confeccionado pela LG, o Nexus 4 é o caçula dos aparelhos desenvolvidos pelo Google e o mais potente da família. Lançado recentemente no Brasil a R$ 1.699, o aparelho traz algumas características dos antecessores, como o sistema operacional sem modificações e o NFC.

O preço do Nexus 4, R$ 1.699,00, é justo? Expresse a sua opinião no Fórum do TechTudo!

O smartphone é equipado com um processador quad-core Snapdragon S4 Pro de 1.5 GHz. Somado os 2 GB de memória RAM e ao display de 1280 x 768 pixels, o Nexus 4 cumpre com louvor todas as tarefas, das básicas aos jogos hardcore. Com o Android 4.2 (Jelly Bean) nativo, o aparelho é atualmente um dos carros chefes do sistema.

A câmera de 5 megapixels, presente desde o primeiro aparelho da linha, recebeu um upgrade. O Nexus 4 tem uma câmera de 8 megapixels capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p). Há também a possibilidade de produzir imagens panorâmicas em 360°, como no Street View, utilizando o app Photosphere.

Confira abaixo o quadro completo com a evolução:

  Nexus One Nexus S Galaxy X
(Nexus)
Nexus 4
 
Nexus One (Foto: Divulgação)
Nexus S (Foto: Divulgação)
Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)
Nexus 4 (Foto: Divulgação)
Tela 3,7 polegadas
480x800 pixels
4 polegadas
480x800 pixels
4,65 polegadas
720x1280 pixels
4,7 polegadas
768x1280 pixels
Hardware Processador
Snapdragon 1 GHz

512 MB de RAM
Processador
Cortex A8 1 GHz

512 MB de RAM
Processador
dual-core 1,2 GHz

1 GB de RAM
Processador
quad-core 1,5 GHz

2 GB de RAM
Armazenamento 4 GB
expansível até 32 GB
16 GB 16 GB 16 GB
Sistema Android 2.1
Eclair
Android 2.3
Gingerbread
Android 4.0
Ice Cream Sandwich
Android 4.2
Jelly Bean
Câmera 5 megapixels 5 megapixels 5 megapixels 8 megapixels
Bateria 1400 mAh 1500 mAh 1750 mAh 2100 mAh
Conexões 3G, Wi-Fi, Bluetooth 2.1 3G, Wi-FI, NFC,
Bluetooth 2.1
3G, Wi-Fi, NFC,
Bluetooth 3.0
3G, Wi-Fi, NFC,
Bluetooth 4.0
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rafhael K.q
    2013-04-05T11:16:08   , respondido respondido 2014-02-07T23:49:03

    Porque a Google só faz essas porcarias de smartphones xing-lings de plástico?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafhael K.q
      2013-04-05T11:16:08   , respondido respondido 2014-02-07T23:49:03

      Rafhael K.q Ele quis dizer que o Nexus 4 é COBERTO de vidro, deixe de ser alienado e tente aprender a interpretar textos

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafhael K.q
      2013-04-05T11:16:08   , respondido respondido 2014-02-07T23:49:03

      '-' digo nada, meu Nexus 4 eh lindo e fica shiu!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Adiel Coelho
    2013-04-05T14:48:44   , respondido respondido 2014-02-07T23:47:42

    Só de ver o simbolo LG atrás já me deu medo... não compro só por causa disso!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adiel Coelho
      2013-04-05T14:48:44   , respondido respondido 2014-02-07T23:47:42

      Fictício, não acho que a samsung seja a unica que sabe fazer celular, oq tenho certeza é que a LG não sabe.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adiel Coelho
      2013-04-05T14:48:44   , respondido respondido 2014-02-07T23:47:42

      '-' melhor Nexus de todos, excelente aparelho lol

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Demis Rodrigues
    2013-04-05T13:01:12   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:54

    nao e so o sistema q conta ! o Galaxy vc pode fazer muitas coisas q nos outros vc nao faz : ex: ver um video e navegar no FB no mesmo tempo , tira fotografia so com comando de voz , copia e colar so passando a mao por cima da imagem !! agora imagina o Galaxy S4 ; mover a tela sem tocar com os dedos , dar play e stop no video so com os olhos ,scroll a pagina so com o olhar, filmar e ser filmado ao mesmo tempo !! tecnologia q so o Galaxy tem !!!!!!!!!! E eu tenho um Iphone 5 q e a mesma coisa do iphone 4s!! o fato do galaxy se de plastico e para pode ter um melhor apreveitamento da bateria !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Demis Rodrigues
      2013-04-05T13:01:12   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:54

      Talvez nao precisa ae no Brasil !1 Mais aqui nos Estados unidos estas Firulas cai muito bem Principalmente na epoca de neve q vc esta com luva e nao da para utilizar o Celular sem tira elas !! ae vc poder utilizar estas firulas e uma ajuda e tanto !! e outra eu tenho iphone desde do Iphone 2 e tenho um Galazy desde do Galaxy S2 e Falalo o Iphone continua a mesma coisa nao teve muita evolucao sem falar q a apple para cria o iphone utilizou muita tecnologia SAMSUNG e LG !!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Demis Rodrigues
      2013-04-05T13:01:12   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:54

      A tecnologia necessária pra ter todas essas "firulas" a Apple tem. Por que a Apple não faz? Porque não precisa, usuários não querem, é porcaria! Pra que você vai filmar com as duas câmeras ao mesmo tempo? Pra que vai querer dar pause no vídeo com o olho? Faça-me o favor! São recursos que você vai "brincar" uma vez e nunca mais utilizará!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Japonesaichi
    2013-04-05T16:32:59   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:53

    Acho que faltou o 4G apesar de ter minhas dúvidas se funcionará no Brasil pois o 3G não funfa

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-05T16:32:59   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:53

      Eu tenho duvida se o 4G funcionará no Brasil. Você já usou? Acho que o 4G só vai funcionar direito quando acabar a TV analogica aqui no Brasil. Mas até lá, já saiu o 5G ou 6G internacional.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Josemar Torres
    2013-04-05T10:46:33

    Eu gostei bastante do design levemente curvo do Nexus X da Samsung... queria que o Nexus 4 seguisse essa idéia... agora é esperar o 5 para ver as inovações.... De qualquer maneira, é uma linha de bons celulares.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio
    2013-04-05T10:11:13

    O Galaxy Nexus ainda é um aparelho fantástico! Acho que no conjunto, respeitando a época de cada um , ele é melhor que o atual Nexus 4. Possui uma câmera melhor e um design mais atraente na minha opinião.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geraldo Neto
    2013-04-05T09:18:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:52

    Com todo respeito a quem utiliza outros Androids (galaxys S, S2,S3, Rarz, outros), vocês só vão saber o que é um Android de verdade quando experimentarem um Nexus. O Galaxy Nexus da de 10 a 0 no Galaxy S3, não tem nem como comparar ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Geraldo Neto
      2013-04-05T09:18:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:52

      nao e o o sistema q conta !1 o galaxy vc pode fazer muitas coisas q nos outros vc nao faz : ex: ver um video e navegar no FB no mesmo tempo , tira fotografia so com comando de voz , copia e colar so passando a mao por cima da imagem !! agora imagina o Galaxy S4 ; mover a tela sem tocar com os dedos , dar play e stop no video so com os olhos , filmar e ser filmado ao mesmo tempo !! tecnologia q so o Galaxy tem !!!!!!!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Geraldo Neto
      2013-04-05T09:18:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:52

      Não troco meu S2 com CM10.1 por nenhum desses nexus, sério mesmo! Também recebo atualizações, meu aparelho não apresenta nenhum bug relevante e atualmente estou na versão 4.2.2, talvez, no máximo trocaria pelo Nexus 4, mas o fato deste aparelho não ter slot para micro sd acho que ficaria na dúvida...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Santana
    2013-04-05T13:07:40

    Fraco!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Firmo
    2013-04-05T12:27:52

    TBM ACHO QUE EM MATERIA DE ANDROID A NEXUS É MELHOR. PQ A ESPECIALIDADE DA NEXUS FOI DAR PEFORMANCE A TECNOLOGIA ANDROID

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Nunes
    2013-04-05T11:18:52

    UM VERDADEIRO ASSALTO !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Augusto Rocha
    2013-04-05T14:28:37

    R$1.699,00? Pode isso Arnaldo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jeferson Santos
    2013-04-05T14:21:43

    Os Nexus ao menos respeita os consumidores pois vc tera atualizações constantes para o seu aparelho, ja os Galaxy vc compra e morre com aquele Android, pois a Samsung nao esta interessado nos seus usuarios antigos, apenas em novos usuarios, fazendo com q vc compre e compre!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcello Henrique
    2013-04-05T14:09:33

    Tem cara aqui que quase goza quando fala de celular...devem tocar 1 lambendo o celular...kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Paixao
    2013-04-05T13:52:12

    Melhor sistema móvel do mundo em um dos melhores e mais potentes smartphones que exite. Ponto final.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Cotta
    2013-04-05T22:50:49

    O Android evoluiu bastante e a linha Nexus é bastante interessante, embora eu ainda acredite que o iOS e a linha de devices da Apple estejam na frente, devido a qualidade dos materiais usados nos produtos e a facilidade e leveza do sistema.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Almeida
    2013-04-05T14:56:50

    nao gostei da autonomia da bateria no aparelho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcielio Oliveira
    2013-04-05T14:29:49

    bala bala.,..,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Fortes
    2013-05-16T13:07:27

    Eu tenho um Nexus(X) e adoro o aparelho, além de atualizar sempre direto do google. Não tem propagandas, é muito rápido e muito completo. Só trocaria por um Note II ou S4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário