Internet

02/04/2013 18h05 - Atualizado em 03/04/2013 11h04

Facebook começa a cobrar envio de mensagens no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A cobrança pelo envio de mensagens a pessoas desconhecidas no Facebook passou a ser válida no Brasil. Lançada em forma de testes nos Estados Unidos em 2012, a novidade tem custos variados, que mudam de acordo com a popularidade do contato. Apesar dos relatos de diversos usuários reafirmando a prática por parte da rede social, não houve qualquer anúncio oficial por parte do Facebook.

Saiba como cadastrar seu cartão de crédito para pagar pelas mensagens

O envio de mensagens à desconhecidos no Facebook passou a ser pago no Brasil (Foto: Reprodução/TechTudo)O envio de mensagens à desconhecidos no Facebook passou a ser pago no Brasil (Foto: Reprodução/TechTudo)

O envio de mensagens para desconhecidos já é permitido no Facebook. No entanto, o recado sempre era encaminhado para a pasta “outros”, que fica escondida no perfil do usuário. As mensagens pagas, no entanto, serão diretamente para a caixa de entrada da pessoa, que normalmente abriga somente as mensagens dos amigos que ela tem adicionados.

O mais interessante da cobrança é que os valores das mensagens variam de acordo com o destinatário. Se você tentar mandá-las para uma pessoa “pouco popular”, elas custam menos. Caso elas sejam enviadas para celebridades, que têm milhões de fãs na rede social, sairão por um valor maior. O pagamento é feito por cartão de crédito.

De acordo com a assessoria de imprensa da rede, a novidade ainda está em fase de testes. “Continuamos testando a opção paga de os usuários enviarem suas mensagens à Caixa de Entrada de outro usuário ao invés de ser redirecionada para a pasta Outras, mesmo se os usuários não estiverem conectados no Facebook”.

A rede social, que abriu seu capital no início de 2012, estava sob pressão de Wall Street para gerar outras fontes de receita e lucro. Por isso, a empresa de Zuckerberg começou a apostar em novos serviços, mudanças e testes. A última novidade, em termos de cobrança, foi com relação as ofertas postadas na rede social. Desde setembro do ano passado, anunciantes passaram a pagar cerca de US$ 5 (R$ 10) por cada publicidade, com a opção de variação de valores, de acordo com a audiência que o cliente quisesse alcançar.

Dúvidas sobre a cobrança pelo envio de mensagens do Facebook? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Martins
    2013-04-04T08:52:51

    É o início do fim.

  • Flavio Costa
    2013-04-04T07:59:47

    Eu tó migrando para outra rede social facebook ja era

  • Leonardo Alves
    2013-04-03T01:26:34

    Os dias do facebook estão contados.

  • Wellington Ribeiro
    2013-04-02T22:59:14

    Fica feio, no próprio site tem bem claro: "Cadastre-se É gratuito e sempre será."

  • Dora Oliveira
    2013-04-02T22:38:18

    Ai, ai... mais uma dessa rede social ridícula.

  • Ricardo Olivieri
    2013-04-03T17:40:50

    so burro mesmo pra gastar dinheiro com isso

  • Marcos Souza
    2013-04-03T09:02:27

    Gente, vamos entender, essa cobrança é para aqueles que querem fazer do facebook um instrumento de propaganda, de renda extra, em fim, obter algum lucro... Para aqueles que utilizam normalmente com seus amigos e conhecidos o uso continuará sendo gratuito. A mensagem que será cobrada será aquela enviada a uma pessoa que não adicionamos ou não optamos por designar o adicionado como "conhecido" ou "amigo". Pelo menos é assim que se faz entender essa matéria. Concordo com essa cobrança, haja vista, que o facebook virou pura publicidade... E os donos não são bobos, vão tirar ainda mais proveito.

  • José Gonçalves
    2013-04-02T18:38:12  

    É incrível como eles conseguem sempre inovar, e o melhor, inovar para PIOR! Por que diabos eu haveria de pagar por uma mensagem no Facebook? Tudo bem que é apenas para usuários desconhecidos, mas logo inventarão uma nova forma de cobrar do usuário. Vai ganhar muito dinheiro com isso, mais aos poucos, com esses PÉSSIMOS detalhes, vai perdendo em popularidade... Cobrem de empresas, não de usurários comuns, pois já são eles quem sustentam.. Que decadência!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-04-02T18:38:12  

      ridículo isso, e ele tem planos para cobrar d pessoas q vc conversa tbm, aquela pessoa q vc mais conversa, se falar mt, eles querem fazer vc pagar, o desgraçado está se achando o umbigo do mundo né, essa ñ é a unica rede social q existe, se ele realmente fazer isso, vou voltar para o orkut ¬¬

  • Jorge Paula
    2013-04-03T07:52:56  

    Venda de listas de e-mail's sem autorização do dono do endereço eletrônico é CRIME!!! CRIME DE VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE E QUEBRA DE SIGILO DE CORRESPONDÊNCIA!! Vou gostar muito de ficar rico PROCESSANDO O FACEBOOK. E de quebra ficarei famoso!! Que venham os gringos que acham que já são donos do mundo.

    recentes

    populares

    • Jorge Paula
      2013-04-03T07:52:56  

      Então, pessoas que comentar a reportagem sem tê-la lido... o Facebook não está vendendo lista de e-mails, está intermediando a mensagem... acho justo, uma vez que coíbe o uso abusivo desta ferramenta e ainda gera receita para o site...