06/04/2013 08h58 - Atualizado em 12/04/2013 17h30

Halo e Uncharted; conheça 10 filmes que nunca saíram do papel

Marcell Santos
por
Para o TechTudo

Filmes de games são muito bem vistos pelos grandes estúdios de cinema por serem potenciais franquias de sucesso. Porém, apesar do aumento recente das produções cinematográficas baseadas em jogos, alguns games com legiões de fãs e diversas sequências nunca foram adaptados.

Halo-4 (Foto: Halo-4)Halo 4 (Foto: Divulgação)

Filmes como BioShock e Halo, passam anos sendo desenvolvidos, ganham roteiros, figurinos fiéis ao jogo, atores renomados, mas nunca chegam a serem lançados. Enquanto outros como Street Fighter: A Lenda de Chun Li e Tekken, surgem e fazem os expectadores desejarem que eles nunca tivessem sido lançados. O maior problema ocorre pelo fato da grande dificuldade de reprodução completa da história do jogo. É quase impossível reproduzir um jogo fielmente em um bom filme, afirmam os produtores.

Confira alguns dos filmes baseados em games que nunca chegaram aos cinemas.

American McGee’s Alice
Nomes importantes
envolvidos no projeto: Sarah Michelle Gellar, Wes Craven

Os rumores de uma adaptação para o FPS temperamental surgiram logo após o lançamento do jogo, em meados do ano 2000. O filme vagou entre vários estudos nas mãos de Wes Craven como diretor da Dimension Films. Ao chegar aos estúdios da Universal, Sarah Michelle Gellar, muito conhecida pelo título Buffy: A caça Vampiros, foi convidada para fazer parte do projeto, mas desistiu logo em seguida.

American McGee's Alice (Foto: Divulgação)American McGee's Alice (Foto: Divulgação)

Mesmo com um novo diretor, Marcus Nispel (O Massacre da Serra Elétrica), infelizmente o filme não chegou a sair do papel e faleceu antes mesmo de ganhar vida.

Asteroids
Nomes importantes envolvidos no projeto:
Roland Emmerich

A primeira pergunta que vem à mente quando se pensa em um filme de Asteroids é: Será possível fazer um filme com material de origem de natureza tão simplista como Asteroids? Bem, eles o fizeram com Combate. Então, a segunda pergunta é: Eles podem fazê-lo bem?

Asteroids (Foto: Divulgação)Asteroids (Foto: Divulgação)

Rumores afirmam que a Universal detém os direitos sobre um filme baseado no game, com Lorenzo di Bonaventura (Transformers) como produtor e Roland Emmerich na direção, o homem por trás de títulos como Independence Day e 2012.

O suposto script do filme conta que um grupo de refugiados que fugiram da destruição da raça humana da Terra e estabeleceram uma nova casa em um cinturão de asteróides. Infelizmente, Emmerich já abandou o projeto há muito tempo e o fato de que nós não ouvirmos quaisquer boatos sobre o retorno de novos desenvolvimentos significa que talvez nunca saibamos se um filme de Asteroids é realmente viável.

BioShock
Nomes importantes envolvidos no projeto:
Gore Verbinski, Juan Carlos Fresnadillo

Situado em uma cidade subaquática e com estilo, arte, atmosfera e enredo únicos, BioShock parece ter sido feito sob medida para uma adaptação no cinema. A Universal Studios também percebeu a oportunidade, adquiriu os direitos da franquia e rapidamente começou a desenvolver o filme. Gore Verbinski, de Piratas do Caribe, foi chamado para a direção.

BioShock (Foto: Divulgação)BioShock (Foto: Divulgação)

Infelizmente, a necessidade de inclusão de muitos efeitos especiais e o desejo de Verbinski de entregar um filme raro, fez de BioShock um filme com sério risco financeiro. O projeto foi parado em 2010 devido a preocupações orçamentais e, eventualmente, Verbinski passou para o filme Rango CG-animado. Juan Carlos Fresnadillo foi nomeado como diretor 28 semanas mais tarde, com Verbinski possivelmente alocado como produtor.

Infelizmente, a Universal não está mais ligada ao filme, que enfrenta o desafio de encontrar um estúdio disposto a bancar o investimento financeiro de grande porte. É possível que BioShock ainda possa subir à superfície, mas depois de tantos anos de falsos começo, o cenário não parece promissor.

Castlevania
Nomes importantes envolvidos no projeto:
Paul W.S. Anderson, James Wan

As novidades sobre uma possível adaptação baseada no game Castlevania surgiram em 2005, quando a Crystal Sky Pictures adquiriu os direitos de desenvolvimento do filme. Desde então, o único elemento constante tem sido o diretor Paul WS Anderson, que estaria disposto a adicionar Castlevania a seu currículo de filmes baseados em games (que inclui o Mortal Kombat e as franquias de Resident Evil). Anderson indicou que o filme retrataria as origens do Drácula e sua rivalidade com a família de matadores de vampiros, os Belmont, e que a história se passaria em diferentes períodos de tempo.

Castlevania (Foto: Divulgação)Castlevania (Foto: Divulgação)

O projeto andou entre vários estúdios e passou por várias regravações ao longo dos anos, chegando perto de ser filmado em pelo menos uma ocasião, com possíveis locações na Hungria e Roménia. Porém, o início da greve dos roteiristas (2007) paralisou a produção.

O projeto foi revivido em 2009 sob a direção de James Wan (Jogos Mortais) - Anderson provavelmente teria permanecido envolvido em alguns aspectos. Mas nenhuma notícia boa veio à tona desde então.

Gears of War
Nomes importantes envolvidos no projeto:
Len Wiseman, Kate Beckinsale

Gears of War é uma outra adaptação que chegou muito perto de filmagens. Len Wiseman (Underworld) foi convidado para a direção do filme pela New Line, com um orçamento de US$ 150 milhões para trazer à vida a violenta franquia de guerra.

Gears of War (Foto: Divulgação)Gears of War (Foto: Divulgação)

O filme de Wiseman teria sido baseado no primeiro jogo, com foco em Marcus Fenix e mostrando como ele adquiriu sua cicatriz. Curiosamente, a esposa de Wiseman, a atriz Kate Beckinsale, estrela de Underworld, deveria ser a protagonista, dando ao filme um toque um pouco mais feminino do que nos jogos carregados de testosterona.

No entanto, o projeto foi parado quando a New Line decidiu reduzir o orçamento para US$ 100 milhões, modificar o roteiro e encomendar regravações. Wiseman abandonou o projeto na época, mas a contínua popularidade dos jogos significa que um filme de Gears of War filme ainda pode acontecer.

God of War
Nomes importantes envolvidos no projeto:
Brett Ratner

David Jaffe, criador do primeiro God of War, trouxe a esperança de um filme baseado no game. Relatos ocorridos em 2009 informam que o roteiro foi fiel aos acontecimentos do jogo, porém, o final seria significativamente diferente. Mais tarde, Brett Ratner (X-Men 3 – O Confronto Final) confirmou seu envolvimento com o projeto,

Filme de God of War pode ainda ser lançado futuramente (Foto: Reprodução / TechTudo)God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)

Atualmente, o filme tem um novo roteiro escrito por Marcus Dunstan e Melton Patrick. A dupla afirmou o desejo de humanizar Kratos em um filme repleto de ação, ao estilo Fúria de Titãs e Imortais, ainda baseado no primeiro título do jogo.

Halo
Nomes importantes envolvidos no projeto: Peter Jackson, Neill Blomkamp

Assim como BioShock, a série Halo tem todos os ingredientes para uma adaptação de sucesso de Hollywood. Porém, seu desenvolvimento enfrenta uma série de barreiras semelhantes durante sua jornada. Um dos grandes desafios foi a própria Microsoft. Frank O’Connor notou o desejo da empresa para esperar o parceiro ideal, em vez de se apressar em uma adaptação. Termos bastante íngremes da Microsoft para royalties fizeram muitos estúdios relutarem a se comprometer. Entretanto, finalmente houve um acordo conjunto com a 20th Century Fox e a Universal.

O filme de Halo teve seu desenvolvimento parado (Foto: Reprodução / TechTudo) Halo (Foto: Reprodução / TechTudo)

Nesse ponto, parecia que o filme de Halo teria Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) como produtor e Neill Blomkamp (Distrito 9) na direção. Apesar de Distrito 9 estar sendo filmado ainda naquele momento, Blomkamp foi escolhido por causa de sua experiência prévia ao filmar um Halo live-action. Infelizmente, mais tarde a Fox e Universal desistiram do filme devido a preocupações orçamentais e desacordos sobre os termos financeiros.

Por conta dos desentendimentos, Jackson e Blomkamp voltaram a fazer Distrito 9 e a Microsoft colocou o título em espera. Blomkamp rejeitou a ideia de voltar para o projeto, citando a sua frustração ao longo de meses de trabalho infrutífero. Rumores em 2009 apontavam para um combate entre Steven Spielberg e a Halo Dreamworks, mas desde então nenhum novo comentário foi divulgado. Por enquanto, a série da web Halo 4: Forward Unto Dawn é a coisa mais próxima que existe de um filme live-action baseado na franquia.

Metroid
Nomes importantes envolvidos no projeto: John Woo

Das muitas franquias populares da Nintendo, Metroid é indiscutivelmente uma das mais adequadas para se tornar um filme. Porém, além do fato de que John Woo adquiriu os direitos da produção em 2004, sabe-se muito pouco sobre o projeto.

Tudo o que sabemos é que John Woo adquiriu os direitos de Metroid em 2004 (Foto: Divulgação)Metroid (Foto: Divulgação)

Em dezembro, a IGN teve a oportunidade de entrevistar um dos funcionário da empresa Tiger Hill para descobrir mais sobre a produção do que poderia ter sido um filme de Metroid. De acordo com Brad Foxhoven, o filme teria explorado os primeiros anos da interestelar caçadora de recompensas Samus Aran. No entanto, o projeto nunca saiu do papel, em grande parte por causa da dificuldade em trabalhar com a Nintendo.

A empresa, por sua vez, manteve o sigilo sobre o projeto após o fracasso comercial e as críticas negativas do filme Super Mario Bros. Também não houve muito consenso sobre como Samus deve ser retratada fora das cenas de ação. Infelizmente, Metroid não está mais perto de se tornar um filme do que há dez anos.

Uncharted
Nomes importantes envolvidos no projeto:
David O. Russell, Mark Wahlberg, Robert De Niro, Joe Pesci

Se as coisas tivessem dado certo, poderíamos ter nos reunido nos cinemas no ano passado para ver David O. Russell nas telas do cinema. Russell assinou contrato para dirigir a adaptação da série de ação/aventura para a Columbia Pictures e montou um grande elenco para o empreendimento. O filme contaria também com os atores Mark Wahlberg, Robert De Niro e Joe Pesci. Os dois últimos foram listados para serem o pai e o tio de Drake, respectivamente.

O que deixará Nate perto da morte no novo Uncharted? (Foto: Divulgação) (Foto: O que deixará Nate perto da morte no novo Uncharted? (Foto: Divulgação))Uncharted (Foto: Divulgação)

Russell estava trabalhando arduamente no desenvolvimento do roteiro no final de 2010 e o filme era esperado para entrar em produção no ano seguinte. Infelizmente, ele desistiu do projeto devido a diferenças criativas, e Wahlberg e o resto do elenco também saíram. Neil Burger (Limitless) foi então trazido a bordo para dirigir e reescrever o roteiro, mas logo depois abandonou o projeto.

Só podemos lamentar que Uncharted nunca tenha acontecido. Russel, juntamente com a credibilidade de atores como Wahlberg, sugerem que Uncharted poderia ter sido o filme de videogame que finalmente quebraria os clichês do gênero no cinema.

Warcraft
Nomes importantes envolvidos no projeto:
Sam Raimi

O diretor Uwe Boll (Em Nome do Rei House, dos Mortos) manifestou um forte interesse em adicionar o filme de Warcraft a seu currículo. Mas, para seu governo, representantes da Blizzard deixaram bem claro que não iriam trabalhar com Boll.

World of Warcraft lança versão gratuita (Foto: Divulgação)World of Warcraft (Foto: Divulgação)

Em vez Boll, parecia que Sam Raimi (Homem-Aranha, Evil Dead) seria o homem para trazer o reino de Azeroth à vida. O diretor voltou sua atenção para Warcraft após ver que os planos para Homem-Aranha 4 não teriam dado certo. O roteirista Robert Rodat (O Resgate do Soldado Ryan) foi trazido para escrever o roteiro. Infelizmente, Raimi finalmente deixou o projeto para se dedicar ao recente Oz, o Grande e Poderoso. Aparentemente, a Blizzard estava descontente com o roteiro e o ritmo lento de desenvolvimento em geral, mas Raimi recentemente culpou a empresa por seu filme nunca acontecer.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Pedro Pires
    2013-04-16T16:16:16

    cara... tem algumas coisas... que a gente nao precisa mexer... esses games clássicos já sao bons sem o filme... só estragaria a nossa visão do jogo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Rodrigues
    2013-04-08T09:00:48

    Quando perceberem que filme de games é uma mina de ouro igual a filmes de hq's/superheróis, ai sim teremos ÉPICOS. Da lista todos merecem bons filmes, mas acrescentaria sem duvidas o Red Dead Redemption

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Rodrigues
    2013-04-08T02:54:50

    Queria um filme de GTA: San Andreas... O roteiro do jogo é incrível, trama envolvente e final épico!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Silva
    2013-04-07T09:39:37

    Game e Cinema ñ combinam de forma nenhuma, nunca conseguem passar para a tela o enredo do Game e acabam estragando tudo !!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edivaldo Gomes
    2013-04-07T04:45:04

    jà existe um filme de halo4,mas com pouca ação sò um 10 minutinhos no fim do filme òtimo so os 10minutos o resto do filme so fala do treinamento na academia e não tem nenhuma imagem mostrando como os spartans foram criados .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Oliveira
    2013-04-07T01:30:42

    Gears é em terceira pessoa. Em alguns casos não deveria nem ter se pensado em fazer um filme, mas em outros casos eles deixaram de ganhar muito dinheiro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Aguiar
    2013-04-07T00:50:24

    Unico que conheco que foi mais longe é Resident Evil

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronald Graff
    2013-04-07T00:01:05

    Red DEad Redemption seria "facil" de fazer e acredito que seria um Filmao... pra quem gosta de western, claro!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elker Carmo
    2013-04-06T13:39:53

    só corrigindo gears of war é em TERCEIRA PESSOA!! e se fizessem um filme dele seria fodastico!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dinaldo Silva
    2013-04-06T12:04:17

    Gears of War” O filme de Wiseman com foco em Marcus Fenix.Curiosamente, a esposa de Wiseman, a atriz Kate Beckinsale, estrela de Underworld, deveria ser a protagonista, dando ao filme um toque um pouco mais feminino do que nos jogos carregados de testosterona”. Ainda bem não saiu do papel, pois não faz nenhum sentido ela ser a protagonista, já que o herói principal é justamente, o Marcus Fênix. Seria um desastre.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Almeida
    2013-04-06T22:32:28

    Heavy Rain daria um ótimo filme também!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Moreira
    2013-04-06T17:09:46

    Fala sério! Kate como protagonista?!? Ela pode ser linda e gostosa mas o protagonista tem q ser o cara!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Fugolim
    2013-04-06T13:50:38

    ate confio no peter jackson no halo mais sera que vai ser um sucesso so porque tem ele tudo bem que fez 7 maiores obras de arte do mundo mais sera?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Fugolim
    2013-04-06T13:46:16

    Adeus virgindade de castelvania vai ser dirigido pelo podre e monstro do paul s. anderson assim como a recem assassinada e abusada sexualmente resident evil junto com a sua ninfomaniaca mulher milla javovich sei la.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Cavalcantii
    2013-04-06T11:41:01   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:41

    faltou Assassins Creed '-'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Cavalcantii
      2013-04-06T11:41:01   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:41

      Ao que tudo indica o AC vai sair do papel

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renato Nogueira
    2013-04-06T18:47:09   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

    Faltou Call of Duty

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Nogueira
      2013-04-06T18:47:09   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

      boa pedida Renato,concordo com vc.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vanderlei Junkes
    2013-04-06T16:17:58   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

    o único filme que teve como base 1 game e que vale a pena assistir é silent hill o resto só gambiarras mal feitas .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vanderlei Junkes
      2013-04-06T16:17:58   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

      Sh vale a pena, o Mortal é legal até pela trilha sonora, com kmfdm e Type o negative, adoraria ver o Bioshock!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vanderlei Junkes
      2013-04-06T16:17:58   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

      Com certeza, até hoje o Mortal Kombat foi um dos melhores. Pelo menos o primeiro. Agora querem fazer um novo filme baseado na saga do Legacy. Se for igual vai ser da hora!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danilo Santos
    2013-04-06T12:16:16   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

    Faltou o Metal Gear. Sempre foi um lenga-lenga pra produzir o filme, vários boatos, mas nada concreto...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Santos
      2013-04-06T12:16:16   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

      Tb acho

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Reinaldo Filho
    2013-04-06T12:05:12   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

    god of war ia ser demais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Reinaldo Filho
      2013-04-06T12:05:12   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

      concordo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Reinaldo Filho
      2013-04-06T12:05:12   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:40

      JA TEIRA ATE O NOME DO ATOR QUE FARIA KRATOS,APESAR DE ELE SER POUCO CIONHECIDO NO BRASIL.ARNOLD VOSLOO,QUE FEZ O PAEL DA MUMIA,NO MUMIA 1 E 2

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luis Guimarães
    2013-04-07T17:23:40   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:39

    Meu sonho era um filme do Metal Gear... *-*

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-04-07T17:23:40   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:39

      Falou tudo !!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danilo Fernando
    2013-04-06T20:07:40   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:39

    Um filme do Assassins Creed seria melhor q todos esses ai.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Fernando
      2013-04-06T20:07:40   , respondido respondido 2013-10-01T16:15:39

      Sem duvidas

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jefferson Diniz
    2013-04-07T12:47:04

    O filmes de Resident Evil tirando o 1 o restante é horrível, God of War se for no estilo de Furia de Titans e os imortais, é claro que também contando muito a historia do novo jogo do God of War.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário