08/04/2013 08h42 - Atualizado em 08/04/2013 08h42

Honda anuncia sistema para impedir colisões traseiras

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Honda desenvolveu uma nova tecnologia que vai ajudar a prevenir acidentes no tráfego pesado das grandes cidades. O City-Brake Active System está pronto para chegar aos carros da companhia e opera apenas em velocidades inferiores a 28 km/h. Seu principal objetivo é evitar colisões de trânsito em cidades, quando é normal que o motorista, distraído, acerta a traseira do veículo da frente.

Tecnologia pode evitar que as comuns colisões traseiras aborreçam a vida dos motoristas (Foto: Divulgação/Honda.com)Tecnologia pode evitar que as comuns colisões traseiras aborreçam a vida dos motoristas (Foto: Divulgação/Honda)

O sistema funciona identificando riscos iminentes de batidas através de sensores, que monitoram a distância entre os carros, além de dados em tempo real sobre seu comportamento dinâmico, como velocidade, rotação do motor, aceleração e índice de frenagem. A tecnologia da Honda tem recursos para prevenir que, em uma fila de pedágio ou num estacionamento, por exemplo, um aumento de velocidade súbito cause um acidente.

A ferramenta funciona na faixa que vai da imobilidade aos 9 km/h. Quando o sistema observa que o motorista pisou muito fundo no acelerador, e há um carro a menos de 4 m à frente, são emitidos avisos visuais e sonoros. Como último recurso, o sistema consegue diminuir a potência do motor entregue às rodas motrizes para reduzir a aceleração e impedir a colisão.

Tem dúvidas de tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Slashgear

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcelo Cançado
    2013-05-09T10:02:30

    Possuo um New Fit 2012, a meu ver a Honda deveria sim se preocupar com um método de melhorar a visibilidade traseira destes com relação aos demais veículos. Pois um motoqueiro veio a colidir na traseira de meu Honda e desde então tenho percebido que quase todos os Hondas desta série já sofreram algum tipo de colisão traseira. Reparem! Imagino inclusive que seria um caso de recall.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Bedin
    2013-04-08T23:02:32

    OBS: Volvo já tem há anos, Mercedes idem, Subaru,... E vcs colocam como tecnologia nova... Que site atual.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Oliveira
    2013-04-08T14:19:07

    Quanto mais tirarem a responsabilidade do motorista, mais gente irresponsável terá carteira de habilitação, mais barbeiragens veremos nas ruas. Se querem fazer a diferença mesmo, criem um veículo que guie por si só. Inclua nisso caminhões, ônibus, vans e taxis.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yuso Neto
    2013-04-08T11:35:00

    Ola, moro no japao e ja faz um tempo que a Subaru usa esta tecnologia e agora a Suzuki vem usando a mesmo tecnologia em seus carros. Ate agora no mercado interno a Honda nao tem nem um carro com esta tecnologia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Silva
    2013-04-08T11:08:08

    Por isso nao da pra confiar em determinados sites ... os caras nao tem criterio nenhum para postar !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danilo valerio
    2013-04-08T11:00:54

    A matéria dá a entender que tal tecnologia seria uma invenção da Honda, mas referido sistema de segurança existe nos veículos da Volvo há pelo menos dois anos. Matéria mal feita e mal explicada, com texto truncado. O G1 deveria contratar pessoas mais experientes para as matérias e não deixar a cargo de estagiários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vitor Neto
    2013-04-08T10:50:07

    Caro Felipe Garret, use essa ferramenta de comunicação com mais responsabilidade, "A Honda desenvolve um novo sistema" novo? como assim? a Volvo tem esse sistema no V60 desde 2009, você como colunista de tecnologia e veículos tem de se orientar melhor!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roger Yaga
    2013-04-08T10:42:37

    Fala serio! A subaru usa essa tecnologia em seus carros a 5 anos! Dps a volks, Mercedes e mais uma que esqueci tmb estão usando faz tempo! Isso não é novidade! A Honda esta atrasada e vcs tmb!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emi Yama
    2013-04-08T13:27:38   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:19

    O t´tulo da reportagem está errado. O sistema evita a colisão dianteira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Emi Yama
      2013-04-08T13:27:38   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:19

      Relativo, eu acho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Emi Yama
      2013-04-08T13:27:38   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:19

      Nesse caso está correto, pois o sistema evita colisão na traseira de outro veiculo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Douglas Pereira
    2013-04-08T09:39:52   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:19

    Bem legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Douglas Pereira
      2013-04-08T09:39:52   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:19

      As mulheres vão adorar kkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Roberto Gomes
    2013-04-08T09:41:14   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:18

    não seria mais fácil colocar imãs nas traseiras e dianteiras dos carros com os pólos invertidos?? Isso impediria e colisão!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Gomes
      2013-04-08T09:41:14   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:18

      Esses engenheiros brasileiro. Quanta besteira.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Gomes
      2013-04-08T09:41:14   , respondido respondido 2013-10-02T00:11:18

      se fosse possível colocar imãs tão fortes nos carros sem que eles pesassem 10 toneladas num Celta, o impacto físico seria evitado, mas onde o imã fosse fixado, a força seria transferida para esse suporte. Ou seja, não haveria impacto, mas haveria deformação de qualquer maneira pois a força seria transferida para os suportes dos imãs. Melhor é transferir a força do veículo para o solo, freiando o mesmo. Transferir a força de um veículo em movimento para outro veículo, é sempre ruim. Se o carro fosse forte suficiente para não deformar, toda a força seria repassada para os passageiros.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário