PC

17/04/2013 17h55 - Atualizado em 17/04/2013 17h59

Intel cria processadores com GPUs maiores para notebooks

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Intel está preparando versões especiais dos processadores Haswell para notebooks. Algumas edições destes chips vão contar com GPUs mais capacitadas. O acréscimo de performance acabou por gerar um aumento de tamanho que pode ser visto fisicamente. Na foto abaixo, o processador vem acompanhado de um chip menor, que é todo dedicado ao processamento de vídeo. As informações são do site VR-Zone.

Foto apresenta processador com uma GPU bem maior (Foto: Reprodução)Foto apresenta processador com uma GPU bem maior (Foto: Reprodução/VR-Zone)

O inchaço no processador é causado pela presença de uma nova unidade de eDRAM, o tipo de memória que é conhecida como cache do processador. Ela tende a acelerar o desempenho gráfico, uma vez que garante mais uma unidade de apoio para que CPU e GPU trabalhem de maneira mais eficaz.

Além do cache aumentado, o hardware terá uma unidade de processamento gráfico fisicamente maior. Esses processadores Haswell terão GPUs com 40 unidades de execução, os componentes responsáveis pelo processamento gráfico pesado. É o dobro do que o consumidor irá encontrar nos exemplares presentes em outros modelos da Intel.

Ainda é incerto o nível de desempenho que essas GPUs terão em comparação com processadores gráficos dedicados presentes em alguns notebooks. De acordo com o VR-Zone, é provável que se situem no nível intermediário de desempenho e acabem sendo uma opção para os fabricantes de computadores.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via VR-Zone

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares