09/04/2013 09h25 - Atualizado em 09/04/2013 09h25

iPhone é mais vulnerável que Android, Windows Phone e BlackBerry juntos

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

A questão de segurança e vulnerabilidade dos sistemas é um tema muito comum no que diz respeito a dispositivos móveis. Normalmente o foco é no Android, e seus vários problemas de malware. Entretanto, um novo estudo mostrou que o iPhone, e seu sistema o iOS, tem mais vulnerabilidades de segurança do que a plataforma do Google, o Windows Phone e o BlackBerry juntos.

Estudos apontam mais vulnerabilidades no iPhone do que no Android, Windows Phone e BlackBerry juntos. (Foto: Reprodução)Estudos apontam que  iPhone tem segurança pior que Android, Windows Phone e BlackBerry juntos (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O estudo foi realizado pela SourceFire e analisou os índices de vulnerabilidade dos sistemas nos últimos anos. O engenheiro-sênior de pesquisa da área de Pesquisa de Vulnerabilidades da responsável pela pesquisa, Yves Younan, afirmou que os resultados foram surpreendentes. Principalmente porque, apesar da Apple continuar liberando atualizações com correções de segurança, o seu indície de vulnerabilidade continua crescendo a cada ano.

De acordo com os dados da pesquisa, o iPhone tem 81% das vulnerabilidades relatadas, contra 9% do Android, 6% do Windows e 4% do BlackBerry. Os números são acumulados desde 2007 e não levam em consideração sistemas como Symbian, Bada, entre outros menos utilizados.

Estudos apontam que iPhone tem mais vulnerabilidade que Android, Windows Phone e BlackBerry juntos. (Foto: Reprodução / SourceFire) iOS tem a maior parcela do gráfico de vulnerabilidades (Foto: Reprodução/SourceFire)

A teoria de Younan para os resultados da pesquisa é que os cibercriminosos não conseguem chegar aos usuários por meio da iTunes App Store e precisam se esforçar mais para encontrar falhas de segurança do iPhone. Sendo assim, mais vulnerabilidades são encontradas pelos mesmos.

Para você, qual é o sistema operacional mais seguro? Participe do debate no Fórum do TechTudo!

Já o Android, por exemplo, é uma plataforma aberta, o que torna mais fácil para os criminosos atacarem o sistema diretamente. Entretanto, ele não menciona que apenas 0,5% do malware vem por meio da loja Google Play. Ou seja, os criminosos ainda precisam obter formas de chegar nos usuários do Android também, por meio de falhas no sistema.

Via PhoneArena

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • EMMANO FROTA
    2013-04-09T10:29:35   , respondido respondido 2014-04-07T19:43:18

    Ok, já que é tão inseguro, onde estão os malwares do iOS?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • EMMANO FROTA
      2013-04-09T10:29:35   , respondido respondido 2014-04-07T19:43:18

      Josemar Torres Eu tiro onda dele em todos os lugares e o chamo de Samukinha hehehehehe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • EMMANO FROTA
      2013-04-09T10:29:35   , respondido respondido 2014-04-07T19:43:18

      Japonesaichi ...tranquilo...tranquilo... KKKKKKKKKKk... bom saber.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodrigo Dantas
    2013-04-09T10:55:46   , respondido respondido 2014-03-10T14:35:46

    Quem fala mal do Iphone são os que não tem dinheiro para comprar um!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Dantas
      2013-04-09T10:55:46   , respondido respondido 2014-03-10T14:35:46

      Eu posso comprar, mas me diz qual é a vantagem de comprar um aparelho que alem de limitado é inseguro segundo a materia???

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Dantas
      2013-04-09T10:55:46   , respondido respondido 2014-03-10T14:35:46

      Rodrigo Dantas: Você pobre de espiríto, carente de atenção e desprovido de inteligência. Vc tem o costume de frequentar locais onde pessoas abastadas frequentam? Vá e vc verá que não tem só iPhone lá.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rose Barbosa
    2013-04-10T04:04:03   , respondido respondido 2014-03-10T14:35:45

     Amo e respeito a Apple  

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-04-10T04:04:03   , respondido respondido 2014-03-10T14:35:45

      Amar e respeitar UMA MARCA. É uma doença religiosa, preocupante. Que povo ridículo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-04-10T04:04:03   , respondido respondido 2014-03-10T14:35:45

      Que alienada! kkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcio Martins
    2013-04-09T12:07:43   , respondido respondido 2014-01-28T09:11:59

    pessoal pelo amor de Deus ainda esse papinho de que "quem tem $ compra iphone e bla bla bla" cara na boa... tem dinheiro? compra um iate, compra um avião... mas vai comprar um iphone e querer tirar onda de rico? faça-me o favor.. vai pro vão central da ponte Rio-Niterói e se joga.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2013-04-09T12:07:43   , respondido respondido 2014-01-28T09:11:59

      cara, vc disse tudo meu caro. esse papo já deu msm, coisa de gente pobre de espirito, argumento idiota.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2013-04-09T12:07:43   , respondido respondido 2014-01-28T09:11:59

      Concordo!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Arlison Santos
    2013-04-09T10:10:18

    O povo culpa logo a TT....kkkkkkk ACEITA!.... se bem q uma fonte ou duas n mataria nngm.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diogo Silva
    2013-04-09T09:54:02

    E agora, fanboys da maça podre?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valério Vito
    2013-04-09T11:18:25

    sinceramente nao sei de que vulnerabilidade é essa que esta pesquisa menciona. Isso ta me cheirando a materia tendenciosa...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Cavalcante
    2013-04-09T11:17:04

    Essa foi a maior PIADA que já li. Todos os sites especializados confirmam que há quase ou NENHUM tipo de ameaça para iOS. A plataforma é fechada justamente (tambem) por isso. Matéria totalmente sem nexo, techtudo não possui mais minha credibilidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonino Vescio
    2013-04-09T11:04:31

    O sistema usaod para a apple possui menos de 1% de virus que podem atingi-lo, tanto computadores quanto celulares. Pesquisem antes de fazer uma matéria mentirosa. 99,9% dos vírus são feitos para sistema Windows

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogério Silva
    2013-04-09T11:03:42

    Sem comentários, quem escreve isso sobre o IOS, gosta mesmo de COISA de qualidade duvidosa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Peres
    2013-04-09T11:00:50

    PRA QUE SEGURANÇA SE TEMOSA LEI CAROLINA DICKMAN????CADEIA NESSES RCKS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Teixeira
    2013-04-09T11:00:49   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:49

    Interessante o q essa jornalista escreveu... Pesquisem no google qual o sistema móvel mais seguro, em nenhuma das pesquisas aparece o tal do android. Matéria no mínimo duvidosa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2013-04-09T11:00:49   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:49

      Mas na matéria não tem dizendo isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Josemar Torres
    2013-04-09T10:48:28

    ... e a máscara começa a cair...ops, desculpe a Imáscara... hehehehehe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Saturnino
    2013-04-09T10:40:37   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:49

    Bom eu gostaria muito que quem elaborou a pesquisa citasse a vulnerabilidade e os dados técnicos que compreendem a pesquisa...será que se eu montar uma materiazinha inventando diversos percentuais sem apresentar nada serei chamado de jornalista, cientista, ou até mesmo engenheiro sênior??? Faça-me o favor: teoria não é postulado...tentem outra forma de manipular a informação! Nem todos são ignorantes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Saturnino
      2013-04-09T10:40:37   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:49

      Eu acho que não devia se importar tanto com as matérias, com elas sendo falsas ou verdadeiras. Se o IOS é mais vulnerável que os outros qual é o problema aceitar isso? Eu vivi minha vida de Nexus, onde o sistema android puro nao tem quase customização nenhuma, sou fã do Tanto da Samsung quanto do Google e admito que o sistema IOS seja tão bom quanto qualquer outro sistema operacional. O fato do IOS ser mais vulnerável é normal, nenhum sistema é perfeito.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Milton Silva
    2013-04-09T10:34:41   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:49

    Engraçado só vender anti virús para androids nunca do IOS ahshahsahsdjashasjh reportagem da techtudo tudo errado ahshahhdahhahadahd piada Gisele Goes ahshahshahahhahhsdha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Milton Silva
      2013-04-09T10:34:41   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:49

      o ITunes e a Apple não liberam.... liberar significaria assumir que o sistema é vulnerável.... qualquer coisa eles podem alegar que o usuário está incorreto ou usando mal o "maravilhoso" IOS....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wenio Silva
    2013-04-09T10:32:51

    OS FÃN BOY PIRAM 123 JÁ

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Travassos
    2013-04-09T10:24:59

    windowns phone é o melhor sistema e será o mais utilizado daqui 2 anos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joaquim José
    2013-04-09T11:51:03

    E os fanboys da Apple que compraram um iphone em 18 vezes vão à loucura

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adailton Santiago
    2013-04-09T11:41:58

    Alguem viu algum fanboy por aí insistindo que Samsung S3 e ANDROID são de favelados?????? kkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Miquéias Sousa
    2013-04-09T11:35:29

    Onde está o seu Steve Jobs agora?! hahahahaha :D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Falcão Salão
    2013-04-09T11:31:09

    KKKK Por que então não foram divulgadas quais são as vulnerabilidades???? Se o IOS e tão vulnerável como está na reportagem por que então não divulgaram?? Conversa fiada pra boi dormir.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo
    2013-04-09T11:30:49

    hahaha pesquisa tendenciosa... quantidade de vulnerabilidade relatadas não significa o sistema ser + ou menos seguro... só que tem mais gente procurando e reportando... Sem conta que esse é o acumulado desde 2007... o iOS sendo mais antigo fica em desvantagem.. teria que ter sido feita uma pesquisa por ano... e por ultimo... qntas dessas vulnerabilidades ainda estão abertas? uma das vantagens do iphone é a maioria dos aparelhos receberem as ultimas atualizações... o que corrige a maioria das falhas encontradas... :S

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Freitas
    2013-04-09T11:27:04

    Não entendo, na notícia diz que é mais fácil de atacar Android mas a segurança do iPhone é pior... meio contraditório.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno
    2013-04-09T10:48:41   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:48

    Nunca ouvi falar de ataques ao iOS... que tipo de vulnerabilidade ele estah sujeito? se o hacker nao consegue instalar o malware, como tem acesso ao iOS? Ou a pesquisa estah muito mal feita ou a reportagem nao soube descrever...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno
      2013-04-09T10:48:41   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:48

      Um roubo de dados pode ser feito sem a instalação de um malware, acredito que o iphone esta cotado como mais vulneravel por conta da sua interatividade com os outros aparelhos da apple. Utilizando disso uma pessoa mal intencionada e que saiba o que esta fazendo pode sim roubar ou consultar dados armazenados no seu aparelho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno
      2013-04-09T10:48:41   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:48

      Eles falam isso, pq todas a vulnerabilidades que aparecem são expostas. Os hackers do iOS estão preocupados em fazer alguma coisa para o Jailbreak, já que em cada atualização a Apple "fecha" algumas portas que eles usam para fazer o software de desbloqueio. Só que, como todo sistema, fecha-se uma brecha e abre-se outras tantas em cada atualização.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Samuel Voltolini
    2013-04-09T09:40:21   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:48

    kkkkkkkkkkkkkkkk esse techtudo ta uma piada, só faltam dizer que o MAC OS e o linux é mais vulneravel que windows, varias empresas ja falaram que o android é um sistema que mais exsitem virus e erros, pelo motivo de ser o sistema mais usado, e agora chega um cara e diz tudo ao contrario??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-04-09T09:40:21   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:48

      qual o market share do OS? 2%? a tah. Grande mercado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-04-09T09:40:21   , respondido respondido 2013-12-28T11:15:48

      Fala Samukinha!!!! O Android tem mais vírus mas a pesquisa diz que o IOS tem mais vulnerabilidade e não mais vírus.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário