17/04/2013 11h26 - Atualizado em 16/10/2013 16h16

Windows 8.1 pode ter volta do botão Iniciar e novo sistema multitarefa

Paula Carvalho
por
Da redação

Aos poucos, é possível ter uma noção de quais são os futuros planos da Microsoft para o Windows 8.1 - próxima atualização do Windows 8. Primeiro, uma série de imagens vazou em uma rede de compartilhamento e mostrou melhorias em seu sistema de multitarefas e de buscas. Segundo, há rumores de que o "velho e bom" botão Iniciar pode voltar ao sistema operacional.

Windows 8.1 (Foto: Reprodução/ The Verge)Imagens da nova versão do Windows 8.1 vazam na rede e mostam sistema multiplataforma aprimorado (Foto: Reprodução/ The Verge)

Pelos os screenshots vazados, é possível entender que agora os usuários não só poderão utilizar mais de um programa ao mesmo tempo, como também poderão escolher a área que cada aplicativo deve ocupar - esse modo só é ativado quando duas ou mais aplicações estão lado a lado e quando a área a ser utilizada é escolhida.

As outras novidades ficam por conta da presença um aplicativo, com o logo do SkyDrive, denominado Files (em português, arquivos). Contudo, ainda não é possível afirmar se o app é resultado da integração contínua da Microsoft com o serviço de armazenamento ou se é apenas uma solução independente.

Windows 8.1 (Foto: Reprodução/ The Verge)Windows 8.1 deve contar com um aplicativo denominado Files, que conta com a logo do SkyDrive (Foto: Reprodução/ The Verge)

A nova versão do Windows 8.1 também deve apresentar melhorias para consumidores de desktops que ainda preferem navegar pela combinação mouse e teclado. Isso porque um novo botão de aplicativos, que está presente no lado esquerdo da tela inicial, permite o acesso rápido à uma lista de aplicações. Um novo filtro também está disponível para seleção dos apps mais utilizados.

A funcionalidade Search Charm também apresentou alterações. Enquanto no Windows 8 os aplicativos presentes na tela inicial são priorizados, na nova versão, é possível selecionar aqueles considerados mais relevantes e ainda configurar e incluir sugestões de buscas complementares e resultados da Web.

Rumor: volta do botão Iniciar e da antiga interface

E as novidades não acabam por aí! De acordo com relatos de usuários na Web, a Microsoft, finalmente, parece ter escutado as reclamações de seus clientes e deve trazer de volta dois conhecidos recursos que foram extintos do Windows 8: o botão Iniciar e a antiga interface do Windows.

Entretanto, ainda não é certo que isso aconteça. Afinal, há pouco tempo, representantes da gigante americana alegaram que seus consumidores não estão confusos com a interface do Windows 8 e que eles até a consideram "fácil de aprender a mexer".

A Microsoft ainda está trabalhando nas alterações do Windows 8.1, que deve ser lançado em uma versão preview para o público, em junho deste ano.

Via The Verge e ZDNet.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Acesse o Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dario Coutinho
    2013-05-08T09:01:16

    Legal mesmo é quem reclama da interface "antiga" do iOS ser a mesma pessoa que quer o menu iniciar de volta.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-04-17T14:27:55

    Isso eu tenho de admitir: essa nova interface é mesmo muito fácil de se aprender a mexer e você acaba gostando bastante dela; principalmente usuários "leigos". Um exemplo é minha esposa, com conhecimento perto do zero de computador que, no início sentiu uma certa aversão à interface, mas quando eu apresentei os recursos (principalmente a integração com as redes sociais ¬¬) gostou -e muito das novas facilidades apresentadas pelo Windows. E, sinceramente? Eu -e acho que nem ela sinto falta do botão iniciar..

  • Guilherme Manso
    2013-04-17T11:47:52  

    Já é possível usar 2 apps ao mesmo tempo desde o lançamento do Windows 8. E escolher em qual posição cada um vai ficar também.

    recentes

    populares

    • Guilherme Manso
      2013-04-17T11:47:52  

      O que o editor quis dizer é que pode-se usar dois apps ou programas cada um ocupando 50% da tela.