21/04/2013 11h44 - Atualizado em 21/04/2013 11h44

Samsung admite ter pago estudantes para escreverem reviews falsos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Samsung está sendo investigada por ter contratado estudantes taiwaneses para escreverem reviews negativos de telefones da rival HTC. A companhia sul-coreana admitiu “o incidente” e explicou que a prática foi “contra os princípios fundamentais da companhia”. A empresa será julgada em Taiwan e, caso seja condenada, poderá pagar multa de cerca de R$ 1,5 milhão.

Guerra entre Samsung e HTC é acirrada (Foto: Reprodução/Engadget)Samsung e HTC travam uma guerra acirrada (Foto: Reprodução/Engadget)

As investigações, segundo a agência de notícias AFP, começaram quando uma série de reclamações passaram a ser feitas à comissão de controle de comércio de Taiwan. Um site local publicou documentos que mostrariam detalhes das contratações que a empresa sul-coreana fazia com os estudantes. Segundo os documentos, a ideia era fazer com que estas pessoas comentassem em fóruns locais falando mal da HTC.

Entre as imagens de publicações nos fóruns divulgados pelo site Taiwan Samsung Leaks, há um tópico de um usuário reclamando que o HTC One X de sua namorada vivia dando problemas e que o seu Galaxy Note era muito melhor. Além disso, havia quem postasse testes de becnhmark para provar que o Galaxy S3 é o melhor aparelho disponível para o público local. Tudo graças ao dinheiro recebido da Samsung.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Depois de toda a polêmica, a Samsung Taiwan resolveu publicar uma nota oficial na página da companhia no Facebook. No documento, os responsáveis pela empresa já admitiram o erro e prometeram “acabar com o marketing de comentários anônimos na Internet”. A Samsung diz que, de agora em diante, “será transparente e honesta com o consumidor”.

Via BBC e PC Advisor

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Capivara
    2013-04-21T12:40:29

    Já era de se esperar....

  • Adriel Mattos
    2013-04-21T12:16:59

    Pagar barato para fazer marketing duvidoso não saiu tão barato assim.

  • Anderson Silva
    2013-04-21T12:55:12

    A Apple vai entra com uma ação dizendo que esta idéia era deles e foi roubada pela Samsung

  • Mauricio Barth
    2013-04-23T13:48:08

    A samsung ta copiando a Apple em tudo mesmo!

  • Monsenhor Razão
    2013-04-23T11:49:49

    até nisso a Samsung copiou a Apple!!!

  • Samuel Voltolini
    2013-04-22T09:34:14

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. aiai to quase morrendo de rir aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pera vou tomar agua... pra rir mais um pouco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Andre Candido
    2013-04-22T09:19:32

    tipico da Samsung

  • Rafael Cruzeiro
    2013-04-22T05:39:36

    Agora tudo faz sentido..

  • Tatiane Costa
    2013-04-22T00:24:43

    Não duvido que esteja fazendo a mesma coisa no Brasil. O que tem de puxa sacos falando mal de outras empresas não é pouca coisa.

  • Thiago Mouço
    2013-04-21T15:42:37

    O sistema de comentários desse site é RIDICULO!!!!

  • Thiago Mouço
    2013-04-21T15:42:01

    O mercado de smartphones, inclusive, é mais amplo e menos injusto, graças a essa briga, essa concorrência que exige cada mais mais qualidade das empresas em seus produtos.

  • Thiago Mouço
    2013-04-21T15:41:50

    Mas isso é outro ponto. O ponto aqui, porém, é que o aparelho Galaxy S3 / S4 não deixa nada a desejar em relação ao iPhone. É uma "cópia" bastante evoluída e que briga com força igual, cada um com seus serviços (muitos em comum) e suas particularidades, porém atendem com excelência àquilo que seus usuários desejam. E pf, não critiquem a Samsung por copiar produtos ou por ser uma empresa de pouca credibilidade pois todos vocês, em algum momento, já usaram produtos copiados, falsificados e feitos por empresas "sujas". [CONTINUA...]

  • Welerson Michel
    2013-04-21T15:13:03

    Pelo menos lá eles recebem para babar nas marcas... Aqui fica essa briguinha de dondocas duras, defendendo marcas de graça com a própria vida. É só ler alguns coments aqui em baixo !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

  • Eduardo Costa
    2013-04-21T15:09:36

    HTC só top....prefiro muito mais que Samsung...pena que saíram do Brasil e tenho medo de comprar e a Anatel não homologar nas redes..... Apple é lixo e não sei pq é citada nesses comentários aí de baixo de gente com probleminha de cabeça

  • Renato Sakate
    2013-04-21T23:19:17

    Isso que é concorrência, hein! Agora prestarei muito mais atenção aos produtos da HTC.

  • Robson Galvão
    2013-04-21T21:19:00

    É impressionante o quanto a Samsung vive em investigações, se dizem que essa porcaria de MARCA tem os melhores Smartphones porque vivem sendo indenizadas ? Deve ser por isso, vivem a falar mal de outros produtos e sempre acaba com um ponto negativo esses aparelhos de plásticos que vivem a travar.

  • Sergio Silva
    2013-04-21T14:54:24

    Ô "Samsuga", só tomando!! Todos sabemos que seus produtos são ruins, então isso não me espanta. Só assim para conseguirem vender algo.

  • Japonesaichi
    2013-04-21T14:22:12

    Lá fora os fanBOIS de plantão recebem, e aqui os bestas fazem de graça pra Samsung e pra Apple hehehehehehehehehehe

  • Nina Menina
    2013-04-21T13:33:10

    Revisor Textual urgente pros sites da Globo. É "TER PAGADO". Pesquisem em qualquer gramática, com os auxiliares ter e haver, utiliza-se o particípio comum, com ser e estar o particípio reduzido "foi pago". "Ter pago" não existe, e já é a terceira ou quarta vez que vejo esse erro nos títulos das matérias, que horror!

  • Cesar Filho
    2013-04-21T13:32:34

    Desonesto mas normal... A sanguessuga sempre trabalhou em marketing desonesto... Hoje em dia notícias confiáveis, nem mesmo em sites padrões...

  • Marc Fraga
    2013-04-21T13:22:54

    Pagou o Techtudo? Tem uns reviews indecentes por aqui, típicos de quem gosta de uma marca e desdenha a outra. A crítica aqui é para vcs, ditos jornalistas, serem isentos em suas opiniões e perceberem q perfil de usuário é variável. O q é bom para um, pode não ser bom para outro. Mas forçar a barra no que é descaradamente uma opinião tendenciosa, é que não dá pra aceitar.

  • Lucas Erico
    2013-04-21T11:57:27  

    onde andam os fanboys da samsung? podem choramingar o quanto quiserem, que apesar da samsung ter ótimos aparelhos, AINDA NÃO SÃO OS MELHORES, e mais uma vez a politica desta empresa, acostumada a roubar tecnologia dos outros e enganar os consumidores, vem a tona!!! 1,5 milhões é muito pouco, deveria ser 10x mais!! e depois a Apple é que manipula os seus consumidores .... A MAÇÃ NÃO PRECISA DESTE TIPO DE JOGO SUJO!! Seus aparelhos são sua maior propaganda, e seus usuários não precisam ser pagos para falar bem dos seus produtos!

    recentes

    populares

    • Lucas Erico
      2013-04-21T11:57:27  

      ganhou quanto da ''maçã'' pra defender ela assim? cada uum..

  • Marcelo Alves
    2013-04-21T15:35:19  

    aqui no Brasil nao precisa nem pagar, sempre tem o fan boy da samsung que metem o pau em qq outro marca e aparelho, assim como os fan boy da apple

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2013-04-21T15:35:19  

      É verdade! kkkkkkkk

  • Rafael Cruzeiro
    2013-04-22T05:42:57  

    Nunca entendi o fanatismo de certas pessoas pela Samsung ou Apple. Tenho minhas preferências, como todo mundo -e as defendo enquanto acreditar estarem certas, mas ofender por uma "justiça cega", jamais!

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-04-22T05:42:57  

      [2]

  • G Marques
    2013-04-21T20:15:38  

    tenho um S3, mas trocaria facinho por um HTC One. Nem se compara..

    recentes

    populares

    • G Marques
      2013-04-21T20:15:38  

      Meu S3 com menos de 2 Meses deu vários defeitos. Mandei pra Assistência sem arranhão algum, e quando fui pegar; estava com a tela arranhada. E não fiquei satisfeito com o desemprenho do mesmo. Vou trocar pelo Lumia 920 e Windows Phone.