Fabricantes

17/04/2013 15h20 - Atualizado em 17/04/2013 15h20

Star Fox completa 20 anos em 2013; conheça a história da franquia

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Star Fox foi lançado para o Super Nintendo em 1993 e completa 20 anos como um shooter de naves em três dimensões desde sua primeira versão. O clássico foi dirigido pelo designer de games Katsuya Eguchi e teve produção do renomado Shigeru Miyamoto, o criador de Super Mario, Donkey Kong e Zelda. Confira a história e os detalhes da saga.

Tela inicial do primeiro Star Fox (Foto: Reprodução/Nintendo)Tela inicial do primeiro Star Fox (Foto: Reprodução/Nintendo)

Os personagens e a história

Assim como The Legend of Zelda, Star Fox tem uma história padrão que é repetida em todos os episódios, e ela nasce no primeiro capítulo da série. O enredo começa quando o cientista louco Andross vai para o Planeta Venom após ser expulso de Corneria. Nesse planeta tóxico e inóspito, ele declara guerra ao seu mundo natal.

Para se defenderem das naves de Andross, o general Pepper, da defesa de Corneria, decide escalar as naves pequenas de combate chamada Airwings. Por falta de pilotos, ele escala a elite de mercenários do planeta: O líder Fox McCloud acompanhado pelos parceiros Falco Lombardi, Peppy Hare e Slippy Toad.

A caixa de Star Fox para SNES (Foto: Reprodução/Nintendo)A caixa de Star Fox para SNES (Foto: Reprodução/Nintendo)

Andross foi responsável pelo desaparecimento de James McCloud, o pai de Fox. Por esse motivo, o mercenário líder tem um objetivo pessoal de se vingar do vilão do sistema Lylat. Este universo é composto por personagens antropomórficos, ou seja, raposas e falcões agem como se fossem seres humanos, e convivem em harmonia até a chegada de seus inimigos.

O sistema de 3D revolucionário

A Nintendo utilizou em Star Fox um processador extra chamado Super FX Chip. O circuito fez com que os gráficos gerassem polígonos em três dimensões. Os gráficos em 3D, desenvolvidos especificamente para este jogo, foram revolucionários na década de 90.

7 - Star Fox 64 (Foto: Divulgação) (Foto: 7 - Star Fox 64 (Foto: Divulgação))Star Fox 64 (Foto: Divulgação)

Até Star Fox Command, que foi lançado em 2006 para Nintendo DS, o estilo de jogo se manteve intacto. Seja em modo singleplayer ou multiplayer, o jogador deveria controlar o avião de Fox ou de outro personagem e derrubar os alvos na tela. Por esse motivo, normalmente se enquadra Star Fox no gênero “scrolling shooter”, um jogo de tiro com mira, envolvendo naves espaciais.

Inspirações da Nintendo: Starglider e Thunderbirds

Starglider também foi um game de tiro com naves espaciais em 3D, lançado anos antes de Star Fox pela Rainbird. O game saiu no Atari ST, no Apple II e no Commodore em 1986, na versão 8 bits. Uma versão 16 bits chegou em 1987 e o jogo também era compatível com o MS-DOS.

Star Fox & Metroid: Fusion Saga (Foto: Divulgação)Star Fox & Metroid: Fusion Saga (Foto: Divulgação)

A equipe de desenvolvimento de Starglider, liderada pelo programador Jez San, criou o chip gráfico Super FX, que apresentou resultados surpreendentes. A tecnologia foi aproveitada pela Nintendo na criação de Star Fox, como dito anteriormente. Além disso, Shigeru Miyamoto criou alguns personagens, como o próprio protagonista Fox, para tornar o novo jogo atraente e inovador para o público do SNES.

Outra forte inspiração para Star Fox foi a série americana Thunderbirds. Shigeru Miyamoto gostava bastante do programa de bonecos e desejava alcançar com Star Fox o mesmo sucesso de Thunderbirds nos Estados Unidos e na Europa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael
    2013-04-17T19:01:04

    Caramba, estava jogando ontem no emulador do meu celular. Será um sinal? rsrs.

  • Eric Andrade
    2013-04-17T16:42:57

    Eu joguei muito isso aí quando era criança.

  • Gustavo Emerich
    2013-04-17T16:29:12

    Cadê SF64? Troca o título da matéria.

  • Daniel Feitoza
    2013-04-17T19:09:00  

    O cara que fez essa matéria se equivocou, a história não se repete igual Zelda... O Star Fox 64 é um reboot do primeiro e os outros seguem com novas histórias normalmente...

    recentes

    populares

    • Daniel Feitoza
      2013-04-17T19:09:00  

      Reboot do primeiro? Engana-se, quem-não-sabe! Star Fox 64 é uma continuação sim! Era pra ser o Star Fox 2, mas com a chegada iminente do Nintendo 64, tudo foi portado pra lá!