04/04/2013 19h16 - Atualizado em 17/03/2014 14h32

Vírus no Facebook marca usuários em posts para roubar dados pessoais

Gabriela Viana
por
Da redação

Usuários do Facebook estão expostos a um tipo de vírus que, além de incômodo, é perigoso. O golpe já é popular e consiste em marcar vários amigos de uma só vez em posts solicitando que cliquem em algum link malicioso. Quando a notificação é visualizada pelo usuário e ele clica no endereço, o mesmo é encaminhado a uma página que oferece um download de software para a visualização de um vídeo ou ainda um cadastro de dados pessoais. Os links do spam roubam dados e podem se camuflar como extensões para Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Como remover um vírus do Facebook; veja dicas para limpar seu perfil

Facebook testa novo layout para publicação de novos posts. (Foto: Reprodução) (Foto: Facebook testa novo layout para publicação de novos posts. (Foto: Reprodução))O Facebook foi atingido por uma ameaça, veja como proteger a sua conta(Foto: Divulgação)

O sistema costuma marcar amigos e amigos de amigos de um perfil infectado, listando todos em centenas de comentários automáticos. Sem sentender do que se trata, muitas pessoas clicam e acabam contraindo o vírus. Os cibercriminosos usam o malware para poder instalar extensões que acessem dados pessoais e bancários digitados em sites usando os navegadores de Internet.

Perfis roubados

Os infectados pelo vírus têm seus perfis "roubados", o que instala um ciclo vicioso do malware. Ao clicar no link malicioso, hackers passam a ter acesso a sua conta e publicam, em seu nome um post com o mesmo conteúdo e fazendo tais marcações em links fraudulentos de escândalos ou promoções na rede social, comumente usados para a prática de golpes virtuais. Ao receberem a notificação de marcação e clicarem na URLs, os amigos do usuário são infectados e passam o vírus adiante.

Nas páginas de promoções o golpe é praticado de forma ainda mais convincente, uma vez que são solicitados cadastros para concorrer a sorteios. Além disso, esses dados também podem ser adquiridos por empresas fictícias que buscam realizar uma lista de "e-mail marketing".

"Fui marcada por um amigo em uma publicação do Facebook. Lá constava uma fan page com diversas promoções, e na que eu cliquei, me direcionava a um site onde eu supostamente concorreria a um carro. Como se tratava de um amigo de confiança, resolvi me inscrever. Conforme fui me cadastrando e respondendo as perguntas, estranhei um pouco, mas ainda assim continuei. Depois de finalizar o cadastro perguntei para ele se ele acreditava nessas ofertas, e ele não sabia do que eu estava falando, afirmando não ter me marcado em nada. Pedi para ele olhar suas atualizações recentes, e nas últimas apareceu a marcação que ele fez, sendo que nem ele mesmo sabe de onde isso surgiu", contou ao TechTudo uma jovem de 21 anos que preferiu não se identificar.

Como não cair no golpe

Na Central de Ajuda do Facebook há dicas para os usuários não caírem na farsa. Entre elas, a atualização do navegador, o uso de senha forte e a atenção aos links que aparecem pela rede. "Pense antes de clicar. Nunca clique em links suspeitos - mesmo que sejam de amigos ou empresas que você conheça. Isso inclui links enviados no Facebook (ex: em um bate-papo ou publicação) e links enviados em e-mails. Se um de seus amigos clicar em um spam por acidente, esse link poderá ser enviado para todos os seus amigos do Facebook".

Ainda na página, outro tópico alerta os usuários para o fornecimento de dados pessoais: "Nunca forneça o seu nome de usuário ou a sua senha. Nunca compartilhe suas credenciais de login (ex: o endereço de e-mail e a senha) por qualquer motivo. Indivíduos, páginas ou grupos que solicitam informações de login em troca de descontos em bens (por exemplo: fichas de pôquer gratuitas) não são confiáveis. Esses tipos de oportunidades são realizadas por criminosos virtuais e violam os Termos de pagamento do Facebook", completa.

Para se proteger, denúncia é a solução

Se por acaso você caiu no golpe, basta denunciar a fraude no próprio Facebook. Alguns usuários, no entanto, afirmaram que nem em todos os casos é possível denunciar, uma vez que a página expira. Nessa situação, altere as senhas de seus e-mails e Facebook. Caso tenha disponibilizado seus dados pessoais, registre a queixa em uma delegacia especializada em crimes virtuais.

Facebook tenta bloquear spam

Procurada pelo TechTudo, a assessoria da rede social afirmou que há uma equipe responsável pelo bloqueio dessas páginas e remoção das publicações, e que conta com o usuário para eliminar o vírus. "O Facebook detecta ativamente vírus conhecidos nos dispositivos dos usuários para fornecer-lhes um procedimento de auto-correção que inclui uma verificação de vírus. Adicionalmente, os usuários podem denunciar spam que encontrarem no Facebook ou encaminhar e-mails fraudulentos para phish@fb.com. Nós bloqueamos links maliciosos com a ajuda de 15 empresas de anti-vírus".

Como descobrir com quem um amigo está conversando no Facebook? Saiba no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Saulo Pinto
    2013-04-06T10:21:22

    Na época do falecido Orkut tinha muito isso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ANDRE AZEVEDO
    2013-04-05T14:51:54

    No trecho do texto "Depois de finalizar o cadastro perguntei para ele se ele acreditava nessas ofertas, e ele não sabia do que eu estava falando, afirmando não ter me marcado em nada. Pedi para ele olhar suas atualizações recentes, e nas últimas apareceu a marcação que ele fez, sendo que nem ele mesmo sabe de onde isso surgiu" .... kkkkkk .... queria ver a reação do cara quando pensou "Da onde vieram tantas marcações, meu Deus do céu!! " kkkkkk ... Vai clicando ali, aqui, lá, ai ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiane Ribeiro
    2013-04-05T14:25:08

    isso não é de 1 semana...já é de tempo pq já fui marcada duas vezes...mais claro só idiota pra não saber que é virus!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Isaias Freitas
    2013-08-07T17:33:24

    Cristiane Ribeiro, não, nunca gostei mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Narde
    2013-04-05T23:54:49

    ava q tem virus no facebook, quem clica tem mais é q pegar msm

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wallace Ribeiro
    2013-04-05T22:40:36

    Me mandaram esses virus hoje! Graças, recusei!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jaqueline Santos
    2013-04-05T15:08:29

    É cada absurdo que a gente lê por aqui.. É simples, quando você não souber origem de algo não clica e pronto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jacinto Fadubeck
    2013-04-05T11:16:43

    Esse é o animal que criou o virus: NOME: Jose Viera Zarate CPF: 560.632.370-20

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Narde
    2013-04-05T09:29:56

    só podia ser no brasil mesmo kkkkkkk tudo q o brasileiro coloca a mão ele tem a proeza de conseguir estragar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria
    2013-04-05T09:13:31

    recebi no meu e mail essa semana uma notificação dessas dizendo que um amigo havia me marcado, mas como era um amigo que nao tenho muito contato resolvi nao clicar no link e entrei no face mas la nao havia notificação ..ai ja entendi que se tratava de um virus ...tem que tomar muito cuidado no face ta cheio disso..,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Damasceno
    2013-04-04T19:42:29

    Deveriam estudar para ajudar as pessoas e não roubar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Supico
    2013-04-05T08:44:04

    Eu acho é pouco. Pra burro, tem que se phoder mesmo. Poderiam estar fazendo coisas mais importantes que ficar vigiando a vida alheia. Que se ferrem!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Rodrigues
    2013-04-05T00:50:06

    Chega a ser ridículo ver algumas pessoas acessando o Facebook! Tem as propagandas e os noob ficam clicando em tudo que vê!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Chey Alves
    2013-04-04T21:58:25

    HAHAHAHAHA direciona a página pra concorrer a um carro e ainda preencher o CPF? Tem que ser muito lesado mesmo pra cair numa dessas, bem que a tonta da matéria não quis se identificar de tanta vergonha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Oliveira
    2013-04-05T09:22:35   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:33

    Tenho o CPF e TODOS os dados (caso sejam reais, e parece que são) do dono desa página.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alex Oliveira
      2013-04-05T09:22:35   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:33

      Nossa!!!! Você só pode ser um hacker então?!?!?! kkkkkkkkkkkkkkk tem gente que fica se achando por nada..... Para quem quiser saber quem a anta que criou o virus, seguem os detalhes. entidade: Jose Viera Zarate documento: 560.632.370-20

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fulvio Oliveira
    2013-04-05T07:24:25   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:33

    e pensaram que o face seria imbativel?infectavel? afff.....o maior acesso de rede social no mundo tava na hora né....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fulvio Oliveira
      2013-04-05T07:24:25   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:33

      google: voce quis dizer "indefectável"

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jefferson Santos
    2013-04-04T23:46:37   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:33

    Sempre tem uns lesados que saem clicando em tudo que vê...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Santos
      2013-04-04T23:46:37   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:33

      verdade, se ferram bem

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isaias Freitas
    2013-04-05T14:22:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:32

    Eu quero q o facebook acabe.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaias Freitas
      2013-04-05T14:22:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:16:32

      te ignoraram lá então....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rosecleide Andreza