29/05/2013 16h35 - Atualizado em 29/05/2013 16h35

Colab, o aplicativo social para compartilhar problemas da sua cidade

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

Já pensou em uma rede social destinada apenas à solução de problemas em cidades brasileiras? O Colab é justamente isso. Trata-se de um aplicativo social criado com o objetivo de conectar pessoas que desejam reportar e divulgar problemas de suas respectivas regiões.

Colab é uma rede social para usuários compartilharem os problemas de suas cidades. (Foto: Gisele Góes)Colab é uma rede social para usuários compartilharem os problemas de suas cidades. (Foto: Gisele Góes)

Um dos criadores do Colab, Josemando Sobral contou em entrevista ao TechTudo que a ideia veio por conta do alto índice de reclamações sobre problemas nas cidades – sejam a respeito do trânsito, iluminação ou qualquer outra coisa – nas redes sociais. Sendo assim, com um time experiente na área política, o pernambucano e seus parceiros resolveram criar uma maneira mais fácil de propor melhorias para as cidades brasileiras. “Combinamos eficiência do sistema de gestão com a praticidade de uma rede social”, revela Josemando.

A plataforma funciona em cima de três pilares: Fiscalize, Proponha e Avalie. A seção de Fiscalize é voltada para o dia a dia da cidade e os problemas encontrados nela. A publicação pode ser feita tanto pelo próprio navegador no Desktop ou pelo app em dispositivos móveis. O Proponha é um espaço para usuários sugerirem ideias ou projetos e promoverem discussões com os demais membros da rede. E, por fim, o Avalie é destinado para avaliação de serviços, instituições e entidades diretamente ligadas ao poder político.

O serviço foi lançado em março deste ano com uma versão Beta, destinada apenas para convidados. O objetivo era compreender como os usuários iriam interagir com o serviço. A partir daí, no final do mesmo mês, o aplicativo ficou liberado para todo o estado de Pernambuco. Em abril, o serviço ficou disponível para usuários de São Paulo.

Todo problema relatado é encaminhado para os órgãos responsáveis. Josemando afirma que eles estão em contato com alguns órgãos das prefeituras de ambos os estados (Pernambuco e São Paulo) para automatizar o processo.

Apesar de recente, o Colab tem grandes planos. Ainda esta semana o serviço deverá ser liberado para cidades do Rio de Janeiro. Além disso, a empresa ainda pretende implantar novas funcionalidades como um crowfunding urbano e uma versão fechada do Colab, destinada apenas a empresas e universidades.

O Colab também está representando o Brasil na disputa pelo prêmio mundial AppMyCity. O aplicativo é um dos três finalistas da competição. O vencedor será conhecido durante o evento New Cities Summit, em São Paulo, no início de junho.

Usuários de Android e iOS já podem baixar do aplicativo do Colab em seus smartphones e compartilhar os problemas de suas cidades. O download é gratuito. De acordo com Josemando, os usuários de Windows Phone vão ter que esperar só um pouco. Mas o pernambucano garante que a versão para dispositivos da Microsoft já está a caminho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Alves
    2013-05-30T22:01:01

    o melhor da reportagem é a propria reporter. Gata demais!!! Sobre o programa, até agora um dos melhores que já utilizei.

  • Carlos Castro
    2013-05-29T18:25:26

    Já existe apps parecidos. Infelizmente ninguém resolve nada....