Jogos de esporte

26/05/2013 08h20 - Atualizado em 26/05/2013 08h20

Confira a evolução de PES desde sua primeira versão

Flavio Barboni
por
Para o TechTudo

A série Pro Evolution Soccer (PES) é um dos maiores nomes em jogos de futebol em todo o mundo. Com o crescimento em importância da franquia, a Konami obteve aos poucos competições, times e jogadores licenciados, o que colocou a série lado a lado com sua principal concorrente: Fifa, da Electronic Arts. Confira a evolução da franquia:

Christiano Ronaldo em PES 2013 (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Christiano Ronaldo em PES 2013 (Foto: Reprodução/YouTube))Christiano Ronaldo em PES 2013 (Foto: Reprodução/YouTube)

Os elementos característicos dos jogos de futebol da Konami, como o radar e os nomes dos jogadores na tela, foram apresentados no clássico International Superstar Soccer (Perfect Eleven no Japão), lançado para o Super Nintendo em 1994. De lá para cá a empresa aperfeiçoou jogabilidade, gráficos e sons, acompanhando a evolução natural do mercado de games.

Pro Evolution Soccer – PlayStation One / PlayStation 2

Pro Evolution Soccer (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Chutes mais potentes
- Possibilidade de fazer gols por cobertura utilizando botão auxiliar
- Jogadores licenciados (pela primeira vez nos jogos da Konami)
- Presença de clubes (ainda fictícios)

O game chegou às prateleiras em 2001 trazendo um título mais focado em campeonatos de clubes, diferente dos anteriores (que contavam quase que exclusivamente com seleções). As equipes eram formadas por jogadores reais em equipes que traziam os nomes das cidades às quais pertencem como Londres para o Arsenal, Istambul/Galatasaray e até Buenos Aires/Boca Juniors e Rio de Janeiro/Vasco – que, junto com o Palestora/Palmeiras, representa o Brasil na edição.

Pro Evolution Soccer foi o nome dado pela Konami ao Winning Eleven 5, continuação da série já consagrada no Oriente e que nunca havia alcançado o mesmo sucesso do International Superstar Soccer no Ocidente. Este também foi o primeiro game de futebol da empresa lançado para o PlayStation 2.

Pro Evolution Soccer 2 – PlayStation One / PlayStation 2 / GameCube

Pro Evolution Soccer 2 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 2 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Novo motor gráfico
- Modelos de jogadores e estádios ainda mais realistas

A segunda versão do game que é a cara do PlayStation 2 (ao menos nos países onde o futebol é popular) recebeu um novo motor gráfico, com acabamento digno dos consoles de 128 bits. Os estádios foram remodelados considerando detalhes como alambrado, cadeiras e ambientação em dia de jogo, com faixas, sinalizadores, bandeiras e uma torcida em pseudo-3D que se movimentava de maneira mais convincente.

Os modelos dos jogadores também foram redesenhados para ficarem mais realistas e detalhados, mantendo a movimentação fluida. Uma curiosidade é o nome que as equipes da América do Sul (não licenciadas) receberam: Pampas era o River Plate, Patagonia o Boca Juniors, Selvas representava o Vasco da Gama e Mato Grosso (?!) era o Palmeiras.

Pro Evolution Soccer 3 – PlayStation 2 / PC

Pro Evolution Soccer 3 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 3 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Física da bola e comportamento da IA renovado
- Master League com quatro divisões
- Novo motor gráfico

Por ostentar o árbitro Pierluigi Collina (que apitou a final da Copa de 2002) na capa do jogo, era de se imaginar que a terceira edição do PES daria mais atenção à arbitragem. A inteligência artificial (IA) foi retrabalhada, o que permitia aos juízes virtuais reconhecerem situações de jogo como obstruir a trajetória da bola com a mão ou mesmo aplicar a lei da vantagem quando o time que sofreu a falta estiver em condições de gol.

A física da bola também foi MUITO melhorada, dando ao game cara de simulador de futebol, sendo necessárias jogadas elaboradas para criar chances de gol. Tudo isso contribuiu para uma jogabilidade mais complexa, complementada por gráficos ainda mais detalhados. Outra boa notícia foi o aumento da Master League, que passou a contar com quatro divisões (que reunia todos os clubes do jogo, independentemente do país).

Pro Evolution Soccer 4 – PlayStation 2 / PC / Xbox

Pro Evolution Soccer 4 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 4 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Ligas licenciadas
- Jogadores da Master League podem se aposentar
- Modo de edição apurado
- Árbitro sempre presente durante as partidas
- Uniformes que se sujam conforme as condições do gramado
- Modo online

Com dez anos das séries famosas de futebol da Konami completados em 2004, a empresa teve uma das maiores conquistas: a inclusão das ligas licenciadas da Itália, Espanha e Holanda. Outra novidade é o árbitro, que antes só aparecia nas animações, incluso durante as partidas, correndo junto aos jogadores lance a lance.

A Master League do PES 4 tinha jogadores que evoluíam a cada rodada, atingido o pico da carreira e envelhecendo até a aposentadoria. O modo de edição também foi melhorado, formando a base detalhada de customização presente na série até hoje. Além disso, os uniformes se sujavam em partidas realizadas com o campo molhado, por exemplo. Mais uma adição importantíssima foi o modo para partidas online, que se mantém até hoje.

Pro Evolution Soccer 5 – PlayStation 2 / PC / Xbox / PSP

Pro Evolution Soccer 5 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 5 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Rostos dos jogadores mais realistas
- Novas e detalhadas animações
- Inclusão do clima de neve

A preocupação estética de PES 5 fica visível em detalhes como o ar quente que saia da boca dos jogadores nos dias frios e os inúmeros detalhes que diferenciavam cada atleta, como o uso de calções térmicos, bandanas, munhequeiras, camisa para fora do calção, entre outros.

Os rostos dos jogadores, tanto reais quanto fictícios, ganharam traços e expressões convincentes. As partidas na neve, muito comuns a partir da Europa Central foram incluidas no game, mas sem que os flocos se acumulassem. Em campo, porém, os times ficaram mais retranqueiros, utilizando táticas defensivas de vitória, como a exploração constante do contra-ataque e o jogo pelas laterais.

Pro Evolution Soccer 6 – PlayStation 2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS

Pro Evolution Soccer 6 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 6 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Novo motor gráfico (no Xbox 360)
- Modo de Eliminatórias da Copa
- Liga Francesa licenciada

A apresentação incrível do game anterior com uma jogabilidade aprimorada que privilegiava os diferentes estilos de jogo fizeram de PES 6 um dos lançamentos mais aclamados da série. A estreia da franquia no Xbox 360 também foi marcada por um novo motor gráfico, mas mantendo o alto padrão com a bola rolando, ainda que a versão tenha chegado sem vários recursos e modos.

Uma das adições mais marcantes da edição foi o International Challenge, que reproduzia as Eliminatórias para a Copa de 2006, com os métodos de disputa próximos à realidade, inclusive com a possibilidade de disputar a fase final na Alemanha. A inclusão da Liga Francesa foi outra grande novidade, já que a França é um dos países onde a série é mais vendida.

Pro Evolution Soccer 2008 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii

Pro Evolution Soccer 2008 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 2008 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Novo motor gráfico (Xbox 360 e PS3)
- IA com capacidade de aprender as táticas do jogador
- Novo modo de controle (Wii)

Com o lançamento do PlayStation 3, PES 2008 foi completamente concebido para a nova geração. O jogo trouxe modelos e partidas mais realistas, e uma ambientação que dava mais realismo às partidas. Até o Wii ganhou uma versão diferenciada, que fazia uso dos controles de movimento do console, sendo preciso apontar a direção dos passes e chutes.

Uma adição que afetou todas as versões do jogo foi o Teamvision, um novo sistema que dava à inteligência artificial a capacidade de aprender o estilo de cada jogador, tentando criar jogadas para anular as tentativas de quem estava com o controle.

Pro Evolution Soccer 2009 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel

Pro Evolution Soccer 2009 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 2009 (Foto: Reprodução)

Principais características:
- Modo “Become a Legend”
- Inclusão da Liga dos Campeões da UEFA oficial

Com o surgimento do modo “Be a Pro” da série Fifa, a Konami incluiu em PES 2009 o modo “Become a Legend”, que consiste exatamente na mesma premissa: criar um jogador e controlá-lo desde as categorias de base até o sucesso internacional. Melhorias também foram implementadas para tornar o controle de bola mais realista, permitindo jogadas mais elaboradas ao estilo de Messi ou Cristiano Ronaldo.

Esta também foi a primeira edição a incluir a Liga dos Campeões da UFEA de forma oficial, com todos os patrocinadores, vinhetas e formatos de disputa do maior torneio de futebol do mundo. Infelizmente o título contou com a ausência de licença de vários clubes espanhóis e da liga italiana.

Pro Evolution Soccer 2010 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel


Principais características:
- Inclusão da Liga Europa da UEFA
- Master League renovada
- Inclusão de cartas de habilidade

A ascensão do concorrente Fifa fez a Konami correr para acrescentar novidades em PES 2010 capazes não só de segurar os antigos fãs, como de trazer novos adeptos. O primeiro acréscimo foi a Liga Europa da UEFA (antiga Copa da UEFA), fazendo do jogo o único com as licenças das duas principais competições da Europa.

A Master League também foi reformulada, passando a contar com as duas competições no calendário, o que trouxe mais realismo. Além disso, o modo também incluiu preceitos típicos dos jogos estilo manager, como utilização de moedas reais e a importância de construir história e reputação das equipes.

Em campo, as grandes novidades foram as cartas de habilidades, que definem o estilo de jogo de cada jogador. Assim, o atleta que possuir a carta “Covering” sempre vai cobrir os espaços em campo deixado pelos companheiros, ou o goleiro com a carta “Penalty Saver”, que se torna um verdadeiro pegador de pênaltis.

Pro Evolution Soccer 2011 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel


Principais características:
- Completamente em português do Brasil
- Inclusão da Copa Libertadores da América
- Modo de criação de estádios
- Inclusão da Master League online

Em PES 2011 as atenções da Konami também se viraram para um público extremamente apaixonado por futebol, mas que nunca teve a devida atenção nos jogos: os sul-americanos. Foi incluida a Copa Libertadores, com todas as equipes participantes e todo aparato visual da competição. A versão brasileira do game também contou, pela primeira vez, com menus e narração em português, feita pela dupla Sílvio Luiz e Mauro Beting.

Outra novidade foi o modo de criação de estádios que, ainda que limitado, permitiu o desenvolvimento de templos virtuais do futebol. A inclusão da Master League online foi extremamente comemorada pelos fãs, que permitiu a competição contra outros jogadores reais, com recursos iguais aos presentes no modo offline, como compra e venda de jogadores e melhoria de habilidades.

Pro Evolution Soccer 2012 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel


Principais características:
- Controle de jogadores sem bola
- Melhorias na inteligência artificial dos árbitros
- Novas animações

A possibilidade de controlar companheiros de time sem a bola durante os ataques já existia há algum tempo na série Fifa, mas a Konami incluiu o recurso somente no PES 2012. O título chegou com outras novidades dentro de campo, como o aprimoramento dos árbitros.

Um dos grandes defeitos da edição anterior, o excesso de impedimentos, também foi corrigido, com a IA evitando posições de impedimento e fugindo da chamada “linha burra”, que consiste no avanço coordenado da zaga para colocar o jogador adversário além da linha da bola. Novas animações também figuraram no jogo, com a torcida mais realista e aparições dos técnicos e aquecimento dos reservas.

Pro Evolution Soccer 2013 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/ Móvel


Principais características:
- Inclusão do Campeonato Brasileiro

A última versão lançada da série, PES 2013, também é uma das mais fracas em termos de novidades. Para os brasileiros, o grande chamativo é a inclusão de todos os times e jogadores do Campeonato Brasileiro de 2012. Ainda assim, os times vieram com estatísticas semelhantes às equipes fictícias do jogo, sendo os piores do game. Mesmo o Corinthians, campeão do mundo em 2012, é fraco até se comparado com equipes menores que disputam a Liga Europa da UEFA.

A falta de novidades e polimento teria feito PES perder terreno para a série Fifa mesmo nos lugares onde costumava ser líder, como Espanha e França. Resta a esperança aos fãs da série de que a Konami retome a briga na próxima edição, PES 2014, com a qualidade já conhecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus
    2015-06-09T14:02:37

    PES 2011 fico o melhor de todos

  • Lucas Moreira
    2014-09-28T15:42:46

    po voces podiam colocar umas fotos do vasco e palmeiras nesse jogo , pq eu nao achei nenhuma

  • Allan Rodrigues
    2013-05-26T19:01:34

    Na era PS2 o que mais gostei foi o famoso Winning Eleven 9, joguei por anos, até aquirir o PS3 e mudar para o Fifa, que nesta geração bateu com força no PES. Entretanto torço para uma recuperação do PES, com este novo motor gráfico para o 14 quem sabe. Para nos consumidores é bom que PES se recupere, afinal seria um concorrente de peso. Essa disparidade que existe hoje não é bom para os consumidores.

  • Rodrigo
    2013-05-26T17:30:27

    cara se pes acabar eu paro de jogar game , fifa é lixo quem gosta de fifa não gosta de futbol. gosta de joguinho de mega drive da-lhe pes é o melhor futbol do mundo

  • Elbert Cruz
    2013-05-26T17:29:10

    Pes13=lixooooo. todos colegas meus que jogavam pes. depois que conheceram o FIFA nunca mais o jogaram..

  • Sergio Santos
    2013-05-26T17:28:29

    muita gente,passa o tempo todo analizando qual dos dois e o melhor. na verdade um e simulador e o outro acarde vai depender de cada um . eu era jogador por muito tempo do pes ,mais ao longo do tempo fui jogando o fifa e gostei. agora ficar perdendo meu tempo nessa tolice de quem e o melhor pra mim e chatice. escolha aquilo que li agrada e pronto vai de cada um .

  • Edgard Araujo
    2013-05-26T16:50:03

    Sempre joguei PES, mas FIFA se superou. FIFA 13 é o melhor jogo de futebol que já joguei de todos os tempos.

  • Rodolfo Olivastro
    2013-05-26T16:37:24

    Da até dó do que aconteceu com o PES. Puts eu amava PES. Era sensacional aí começou a ficar anos sem mudar nada nada, acho q do 2008 até o 2011 soh mudaram um pouco o gráfico e o BUG de fazer gol do meio de campo...o Fifa 11 chegou totalmente inovador desde então eu até tento as vezes jogar PES, acho muito mais fácil os movimentos, os jogadores correm absurdamente e dão cortes rápidos e quadrados. É triste ver como a jogabilidade não melhora em nada. O que não nego é o gráfico do PES, que é muito melhor. Mas sério, o gráfico só aparece quando a camera se aproxima em replay, falta e comemoração

  • João O.estrela
    2013-05-26T13:59:40

    Fifa é bem melhor atualmente.Sempre joguei pes,mas migrei para o fifa porque não sou hipócrita de dizer que o pes atual é melhor que o fifa

  • Kleiton Sousa
    2013-05-26T13:58:07

    o unico defeito do pes é a facilidade de fazer gol, sem contar o chutes icriveis de dentro da área que as vezes vão pra fora do estádio

  • Marcos
    2013-05-26T13:55:59

    PIFA ou fifa os jogadores parecem de macinha KKKKKKKKKK sou mais comprar o DVD da FIGA DAS GALINHAS do que comprar fifa

  • Bruno Proença
    2013-05-26T13:48:48

    torço muito pra pes 2014 melhorar mais ainda dq o foi o salto do pes 12 para 13, pq joguei wining eleven ate virar pes 11 , mais infelizmente conheci a superioridade do fifa em vc trabalhar a bola a inteligencia dos jogadores pra se posicionar é muito superior. mais ainda torço pra pes chegar perto do fifa !!!!!!

  • Adriano Mira
    2013-05-26T21:05:53

    Sinceramente, sempre joguei PES mas enjoei e muito fácil os comandos jogar contra o PC em qualquer nivel não da graça, mudei para FIFA 13 não largo mais ainda estou começando apanho pra caramba no nivel lendario, mas ainda aprendo, o Pes tem que melhorar muito pra ficar real igual FIFA...mas cada um tem seu gosto

  • Clayton Oliveira
    2013-05-26T20:49:28

    o pes e melhor q o fifia mas precisa so conseguir os direitos de uniformes pq se nao fica sem graça ..so da pra jogar com uns cinco ou seis times ..

  • Rodrigo
    2013-05-26T19:14:46  

    fifa é coisa de gay , minha irmã adora fifa mulher adora fifa

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2013-05-26T19:14:46  

      vc gosta de homem então né!!!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada mané que comenta ak,,.............

  • Ricardo Silveira
    2013-05-26T19:03:43

    Cada um escolhe o que lhe agrada!!! É o mesmo que discutir entre xbox360 e ps3.... Escolha o que mais lhe a agrada e trate a opinião dos outros com respeito. Eu gosto de PES, mas não tenho nada contra o FIFA! Gosto é gosto!

  • Isaque Silva
    2013-08-09T21:52:43

    Saudade das eliminatórias para copa.

  • Fernando Siebeneichler
    2013-05-28T22:15:04

    MELHOR GAME DE FUTEBOL DA HISTÓRIA

  • Samuel Lol
    2013-05-28T19:37:16

    Maior diferença é que o Cristiano Ronaldo tá mais perto do Pelé a cada edição... E o Messi tá com as pontuações parecidas com a do Val Baiano

  • Dickson Souza
    2013-05-28T12:15:07

    Mesmo na capa como é lindo o Cristiano Ronaldo. Queria ele no meu FLUMINENSE.

  • Natan Oliveira
    2013-05-28T00:33:06

    o melhor de tudo foi "Christiano Ronaldo" na legenda da primeira imagem ... rs

  • André Garcia
    2013-05-27T14:13:18

    vida longa a disputa PES x FIFA

  • Plínio Duarte
    2013-05-27T11:03:13

    fifa13 inovou e ganha o mercado hoje, espero que o PES corra atras do prejuízo e inove também.

  • Marcio Ribeiro
    2013-05-27T10:52:49

    pra mim como favorito considero a 4 versão...nao pelos graficos e sim pela brincadeira...passados esses anos a brincadeira evoliui e hj não troco PES por nada.

  • Danilo Macedo
    2013-05-27T10:52:43

    E o PES evoluiu alguma coisa? Porque parece que só os gráficos mudaram e de resto continua tudo igualzinho desde o PS1...