Jogos de ação

29/05/2013 05h50 - Atualizado em 29/05/2013 12h27

The Last of Us: testamos um dos jogos mais aguardados do ano

André Fogaça
por
Para o TechTudo

The Last of Us é um dos jogos mais esperados do ano para PlayStation 3.O TechTudo teve a oportunidade de testar o game durante um evento realizado pela Sony em São Paulo, na última terça-feira (27). O título já está em pré-venda e será lançado no dia 14 de junho. Confira as primeiras impressões:

last1 (Foto: last1)The Last of Us (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Aprendendo a sobreviver!

Em meio aos aparelhos de TV, smartphones e outros dispositivos, a Sony instalou uma série de consoles PlayStation 3, demonstrando alguns minutos do mais recente título da produtora Naughty Dog, empresa responsável pela franquia Uncharted e pelo antigo mascote da empresa, Crash Bandicoot. A versão que testamos traz a fuga dos personagens Joel e Ellie, enquanto sobrevivem em uma emboscada, após colidirem com seu carro em uma loja.

A primeira parte do jogo mostra um pouco do relacionamento entre os personagens. Tudo ainda é muito confuso para ambos. A diferença é que Joel ainda carrega um lado paterno em relação a Ellie. Já a jovem, por sua vez, ainda precisa se acostumar com todas as mudanças drásticas ao seu redor.

Com munição escassa e poucos suprimentos, Joel precisa defender Ellie, em uma jogabilidade semelhante ao que a empresa entregou em todos os três títulos da série Uncharted. Isso significa um jogo em terceira pessoa e com a mira livre, recheado de locais para cobertura. Porém, diferente das aventuras de Drake, The Last of Us não é focado em uma receita de exploração do ambiente.

Pelo menos nesta versão, tudo parece muito linear. Não há uma série de caminhos alternativos que levam ao mesmo objetivo. Apenas um único trajeto que foca muito mais na ação, do que na prometida mescla de suspense e luta pela sobrevivência - cuja empresa sempre fez questão de enfatizar desde o primeiro trailer. 

A escolha de armas é feita pelo direcional digital, que também exibe itens como kit médico, granadas, as armas recolhidas e até coquetel molotov. Além disso, você pode combinar itens e desenvolver novas armas em uma mecânica que lembra muito a que foi utilizada em Dead Island.

last2 (Foto: last2)The Last of Us (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Visual encantador justifica os números atrasos

Os gráficos do jogo são um dos grandes pontos altos. Impossível não se impressionar com os detalhes apresentados nos cenários. Desde prédios devastados a casas e lojas reviradas, começa a ser compreensível os seguidos atrasos no lançamento do game. Realmente a Naughty Dog quer entregar não só um belo jogo, mas um título marcante nesta reta final da atual geração de consoles.

Os protagonistas do game também conseguem não apenas impressionar pelo nível de detalhamento, mas também por suas expressões e diálogos. A atuação de ambos é tão convincente que será impossível não se comovor com o que o enrendo promete apresentar.

Entrentanto, Um ponto negativo na demonstração foi a presença de vídeo pré-renderizado na abertura, entregando mais qualidade gráfica do que o game pode gerar. Este tipo de vídeo está cada vez mais raro nos jogos recentes, já que promete mais do que realmente pode cumprir.

O fim do mundo de The Last of Us vai demorar um pouco mais para chegar (Foto: Divulgação) (Foto: O fim do mundo de The Last of Us vai demorar um pouco mais para chegar (Foto: Divulgação))The Last of Us (Foto: Divulgação)

Sem multiplayer e modos online

Infelizmente, também não foi possível jogar a versão multiplayer do game. Tanto o modo cooperativo, quando outras novas modalidades, não estavam presentes nesta versão. Com isso, ainda há um certo receio quanto a este mistério, já que games do gênero, como Tomb Raider, não conseguiram ampliar a qualidade da campanha principal para estes modos.

O jogo será lançado no dia 14 de junho, totalmente dublado e legendado para o português tupiniquim. Porém, o demos disponível estava em inglês, tanto para os textos, quanto para os diálogos entre a dupla.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Régis Costa
    2013-05-29T14:47:27

    Cada um tem seu gosto pra jogos, mas não acho que será o jogo do ano. Tem Battlefield 4,Watch dogs muito mais.

  • Raphael Valença
    2013-05-29T14:45:35

    Cadê o jogo mais aguardado?? ainda não achei!!. Acho que o + de 2013 é o GTA 5...

  • Claudio Cardoso
    2013-05-29T12:52:18

    Estou ancioso por esse e o batman Arkham Origins!

  • Bruno Magalhães
    2013-05-29T12:11:07

    Já comprei na pré venda !!! aguardando por mais este sucesso da Naughtdog

  • Leandro Santos
    2013-05-29T11:50:01

    Esperando fielmente pra baixar esse jogo pro ps3.

  • Elias Ramazotti
    2013-05-29T11:26:17

    O preview que é bom nada....não contou uma experiência de jogabilidade digna de nota.

  • Maria Delfino
    2013-05-29T11:06:10

    Então tá... continuaremos aguardando...

  • Guilherme Toscano
    2013-05-29T10:27:55

    BF4 e GTA5 ?

  • Luís Oliveira
    2013-05-29T10:24:05  

    Serio que alguem gosta desse tipo de jogo?

    recentes

    populares

    • Luís Oliveira
      2013-05-29T10:24:05  

      Cada um é cada um!

    recentes

    populares

    • Luís Oliveira
      2013-05-29T10:24:05  

      Se eu tivesse PS3, com certeza este seria o jogo mais aguardado por mim.

  • Cris Silva
    2013-05-29T08:50:09  

    parece até que o cara que fez a matéria é fanboy da Microsoft... só mete defeito e não coloca na mesa nenhuma informação valida.

    recentes

    populares

    • Cris Silva
      2013-05-29T08:50:09  

      pessoal no baixaki jogos tem uma prévia 1000 vezes melhor que essa entrem la pra ver.

    recentes

    populares

    • Cris Silva
      2013-05-29T08:50:09  

      Hugo Lucena KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

  • Daniel
    2013-05-29T16:16:39  

    É UM dos mais aguardados do ano seu bando de burro. Aprendam a ler primeiro.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2013-05-29T16:16:39  

      É que na pagina principal esta escrito: "TechTudo testou (e aprovou) o game mais aguardado do ano"

  • Eduardo Silva
    2013-05-29T16:16:24  

    Mais aguardado só se for pelo Techtudo que é declaradamente sonysta e fanboy. Watch Dogs, GTA V e Grid 2 mandam lembranças.

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2013-05-29T16:16:24  

      Remerson Silva, que espera por jogo de futebol? Todo ano tem mais um A mesma coisa serve pro COD

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2013-05-29T16:16:24  

      GTA V Assasins Creed 4 Call of Duty Battlefield 4 a tech tudo tem probleminha mental

  • Eduardo Silva
    2013-05-29T16:16:23

    Mais aguardado só se for pelo Techtudo que é declaradamente sonysta e fanboy. Watch Dogs, GTA V e Grid 2 mandam lembranças.

  • Leandro Carvalho
    2013-05-29T15:55:30

    Alguém sabe se o Co-op desse jogo será em split screen? Não achei nenhum vídeo.

  • Marcos Benicio
    2013-05-29T15:34:28

    com toda certeza

  • Daniel Angelo
    2013-05-29T15:30:25

    Mais aguardado do ano só se for pra esses fanboyolas da sony que escrevem as matérias aqui !! Deprimente.

  • Antonia Borges
    2013-05-29T15:28:20

    SIIM , GENTE ESSE É O JOGO MAIS AGUARDADO DO ANO :

  • Lucas Ferreira
    2013-05-29T15:01:14

    mais aguardado do ano?techtudo ta ganhando quanto da sony?

  • Marcos Silva
    2013-05-29T12:29:27  

    O Jogo mais aguardado do ano é Assasin's Creed 4 Matéria Fail essa ae hein ?

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2013-05-29T12:29:27  

      kkkkkkkk ta serto .!

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2013-05-29T12:29:27  

      "UM DOS...", o mais aguardado por mim é o Watch Dogs da Ubisoft!

  • Anderson Moura
    2013-05-30T15:12:38  

    Pessoal acho que vocês não leram direito o título da matéria fala "UM DOS JOGOS", não o mais esperado do Ano!!!! ;)

    recentes

    populares

    • Anderson Moura
      2013-05-30T15:12:38  

      exatamente ... ''um dos'' pessoal até sabe ler ...mas entender o que leu esta difícil....

  • Diego Rodrigues
    2013-05-29T11:18:19  

    GTA 5 vai ser o melhor jogo do ano mais o Battlefield 4 sera muito bom tbm mais vejam pega se eu to errado GTA ta sendo esperando dez do final de 2011 a rockstar esta preparando muita gente e muita gente que não gosta de GTA vai comprar pq tem tudo que tipo de jogo em 1 sóh jogo GTA nunca decepciono os fãs GTA 5 vai revoluciona os jogos igual quando lançaram o GTA 3 rs

    recentes

    populares

    • Diego Rodrigues
      2013-05-29T11:18:19  

      Acesse GTA TNT e veja tudo sobre O GTA V

    recentes

    populares

    • Diego Rodrigues
      2013-05-29T11:18:19  

      Fugidinha Alegre kkkkkkkkk

  • Thiago Souza
    2013-05-29T12:20:26  

    É impressionante o suporte que a Sony está dando ao PS3 nesse ano mesmo com o lançamento do PS4. The Last of Us, Ni No Kuni, Beyond: Two Souls, God of War Ascencion, Gran Turismo 6! Certamente irei de PS4 no fim do ano se Deus quiser... Abraços e fiquem com Deus!

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2013-05-29T12:20:26  

      sony sempre

  • Walter Theves
    2013-05-29T15:12:44  

    Jogo mais aguardado do ano é GTA V. Quem diz o contrário é por que não acompanha as notícias do mundo dos games, ou sinceramente pq não entende nada de jogos.

    recentes

    populares

    • Walter Theves
      2013-05-29T15:12:44  

      Então, amigo... vc perdeu uma excelente oportunidade de guardar sua opinião para você. Eu pessoalmente não dou a mínima pra GTA e acho além de um jogo lixo, é uma grande perda de tempo. Já TLOU eu estou aguardando desde que se ouviu falar nele, e já comprei na pré-venda. Quanto a "não entender nada de jogos", de fato não entendo nada, afinal só jogo desde o Atari, tive todos os consoles que vc já ouviu falar e já cheguei a programar alguns jogos. Mas claro, você é quem "entende de jogos" aqui. Continue a nos agraciar com suas pérolas de sabedoria, por favor.

    recentes

    populares

    • Walter Theves
      2013-05-29T15:12:44  

      Revolucionou?

  • Rodrigo Raz
    2013-05-29T19:59:53  

    Exclusivos do PS3 são os melhores sem dúvidas !!!!! UNCHARTED é o melhor jogo que existe !!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Raz
      2013-05-29T19:59:53  

      Wellington Marques, Uncharted 1 não é tudo isso, mas as duas versões seguintes são sensacionais, é impossível negar. Você pode até não gostar do estilo do jogo, mas eles são primorosamente realizados, desde a história passando por todos os aspectos técnicos e até o carisma dos personagens.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Raz
      2013-05-29T19:59:53  

      Realmente a Sony tem jogos exclusivos muito loucos, pra mim os melhores são God of War e inFamous (quem nunca jogou, jogue o inFamous 2, simplesmente fantástico). Mas o mais aguardado do ano realmente é o GTA 5, pois o tipo de jogo dele atrai mais público que o TLOU. Eu, por exemplo, não curto Tomb Raider e nunca me animei pra jogar Uncharted, e pra mim os 2 mais aguardados do ano são GTA e o "Injustice: Gods Amoung Us", que já foi lançado e é muito louco. Já a Micro$oft só tem exclusivos jogos de Guerra, ainda bem que comprei o PS3 e não o Xbox, pois não curto jogo de guerra e tiro (FPS).

  • Robert Harper
    2013-05-30T01:15:44  

    Mais aguardado do ano por quem exatamente? GTA V é aguardado tanto por jogadores do PS3 quanto do futuro PS4, e do Xbox 360 e do também futuro Xbox One. Alguns o aguardam inclusive para PC, embora ainda não tenha sido divulgado para esta plataforma. Fora o jogo que sairá final do ano Watch Dogs, ainda mais aguardado por quem já viu um trailer. Tem que ver isso aí hein rapaz... Candidato ao seu emprego!! Muahahahahaha

    recentes

    populares

    • Robert Harper
      2013-05-30T01:15:44  

      É um dos mais esperados assim, e por muitas pessoas, e eu me incluo entre elas, é mais aguardado do que GTA V.

    recentes

    populares

    • Robert Harper
      2013-05-30T01:15:44  

      /\ Assim com Heavy Rain e Red Dead Redemption foram