Internet

17/05/2013 09h42 - Atualizado em 17/05/2013 09h42

Malwares começam a infectar Android por spam, sem aplicativos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Não bastasse os aplicativos maliciosos, os usuários do Android agora tem mais uma fonte de ameaças para se preocupar: os SPAMs. De acordo com o Relatório de Ameaças Móveis do laboratório da F-Secure, o número de malwares para o sistema operacional do Google cresceu 49% no primeiro trimestre de 2013. No período, ocorreu a primeira distribuição de malwares para Android via spam de e-mail, além de fraude sobre pagamentos

Android é o sistema operacional móvel mais atacado por vírus (Foto: Reprodução) (Foto: Android é o sistema operacional móvel mais atacado por vírus (Foto: Reprodução))Android é o sistema operacional móvel mais atacado por vírus (Foto: Reprodução)

Anteriormente, acreditava-se que boa parte dos conteúdos maliciosos se dava pelos aplicativos falsos e contaminados hospedados no Google Play. Esta pesquisa, porém, mostrou que há muitas novas formas de vírus para enganar os usuários que utilizam a plataforma móvel do Google.

"O número de novas famílias de ameaças móveis e suas variáveis apresentou crescimento de 49% em comparação com o trimestre anterior. Os números do primeiro trimestre de 2013 mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2012, quando 61 novas famílias foram descobertas", diz uma nota da empresa enviada à imprensa.

Entre as novas ameaças está um cavalo de tróia chamado Stels, que começou a ser distribuído por e-mails falsos da Receita Federal norte-americana. O malware rouba informações do dispositivo e as utiliza para realizar ligações para números premium. Além disso, registrou-se ataques feitos por mensagens com supostos cupons de desconto. As novas técnicas para contaminação do Android são motivo de preocupação, afirma Sean Sullivan, Consultor de Segurança dos laboratórios da F-Secure.

O que você gostaria de ver no Android? Opine no Fórum do TechTudo!

“Imagine o seguinte: até então eu não tinha motivos para me preocupar com o Android da minha mãe, porque ela simplesmente não utiliza aplicativos. Agora, eu tenho um motivo para ficar atento porque, com casos como o Stels, o malware para Android também está sendo distribuído via spam, e minha mãe acessa o seu e-mail pelo telefone”, destacou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Richard Lopes
    2013-05-17T15:35:55

    ai se voces fossem deus ressucitariam o jobs so pro seu prazer ne

  • Jeferson Santos
    2013-05-17T14:06:07

    Segurança sempre foi o tendão de Aquiles do Android, e parece q a Google nao esta muito preocupada com isso, a cada nova atualização ela melhora a segurança mas nunca o suficiente.

  • Ricardo Fernandes
    2013-05-17T13:58:24

    Essa empresa sempre vem com estes vírus, mas não conheço ninguém que tenha sido atingido por estes. Além do que o Androide só instala qualquer coisa com autorização do usuário, então só mesmo maluco que clica num e-mail e ainda autoriza a instalação de um APP, devem ser os mesmos que instalam programa pra alterar a cor do Facebook......rssssssssss

  • Magnet Silva
    2013-05-17T13:36:08

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk uso apple nao tenho esse problema kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Henrique Leão
    2013-05-17T12:59:22

    Se fosse o iOS ou o WP, já teria milhares de comentários de Fanboys do android aqui. Impressionante!

  • Ítalo Araujo
    2013-05-17T12:30:03

    Deviriam fazer uma matéria mas detalhada. Isso é muito relativo, existe muitos vírus no android(fato), mas o que realmente é vírus móvel? necessariamente muitos deles não danificam seu aparelho, um simples app conter/receber propagandas desnecessárias ou te pertubar para instalar um outro app ou redirecionamentos de tela ou seja o conceito vírus é muito relativo. O que este faz? basicamente descobre seu número e repassa para pessoas fazerem o famoso "trote de cadeia" - ele vem atraves do flash(android acima de 4.0.x não suporta mais flash)

  • Flávio Pereira
    2013-05-17T12:27:03

    Novos dispositivos, velhos problemas! Não sei porque isso me faz lembrar do Windows...

  • Eduardo Ferreira
    2013-05-17T12:02:07

    Osvaldo Grosso, Lei o trecho: "Entre as novas ameaças está um cavalo de tróia chamado Stels, que começou a ser distribuído por e-mails falsos da Receita Federal norte-americana. O malware rouba informações do dispositivo e as utiliza para realizar ligações para números premium. Além disso, registrou-se ataques feitos por mensagens com supostos cupons de desconto. As novas técnicas para contaminação do Android são motivo de preocupação, afirma Sean Sullivan, Consultor de Segurança dos laboratórios da F-Secure."

  • Mateus Silva
    2013-05-17T11:58:19

    Nao sei qual é a surpresa... Todo mundo sabe q no android lixo issu é normal...

  • Osvaldo Grosso
    2013-05-17T11:23:56

    ou seja... um email que tem virus, aonde acontece muito no windows... pode acontecer no android?? cara nunca vejo fundamentos nessas materias.... o que o virus pra android faz?? LIGAÇÕES??? roba senha de banco?? deixa um malware instalado oculto monitorando tudo o que vc faz no celular? formata o celular?? pifa o celular? sempre tem gente que fala de virus mas ninguem pega, o avg e o avast tambem nunca acham e continua assim....

  • Alexandre Nobrega
    2013-05-17T10:22:54  

    tudo isso seria evitado se a Google e seu comediante olhassem mais para a segurança e seus usuários ao verificar os apps antes de joga-los na Play. coisa que acontece com o IOS e WP.. de que adianta se gambar (by Giovanni Improtta) com essa quantidade de apps se metade dela é apps duplicado e vírus....

    recentes

    populares

    • Alexandre Nobrega
      2013-05-17T10:22:54  

      Falou tudo...

    recentes

    populares

    • Alexandre Nobrega
      2013-05-17T10:22:54  

      Pode citar um único exemplo?