23/05/2013 12h38 - Atualizado em 24/05/2013 15h04

NEC Medias X é o primeiro smartphone a usar líquido para se resfriar

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um protótipo da empresa japonesa NTT DoCoMo ganhou fama mundial nesta semana. Chamado de "NEC Medias X", o smartphone Android deve ser lançado no meio do ano no mercado japonês e trará uma tecnologia inédita: um sistema de resfriamento líquido para evitar o superaquecimento do processador.

Novo celular possui resfriamento líquido para evitar super aquecimento (Foto: Divulgação)Novo celular possui resfriamento líquido para evitar superaquecimento (Foto: Divulgação)
Gráfico mostra a diferença do aquecimento com a tecnologia (acima) e sem ela (abaixo) (Foto: Divulgação)Gráfico mostra a diferença do aquecimento com
a tecnologia (acima) e sem ela (abaixo) (Foto:
Divulgação)

Esta tecnologia é bastante conhecida por usuários de PCs, mas é a primeira vez que ela é aplicada em um projeto de um smartphone.

O Medias X vem equipado com um processador quad-core da Qualcomm, o Snapdragon 600, envolto por uma capa de grafite. Ao redor dele ficará um tubo, por onde passará o líquido. A função dele é transportar o calor para outras partes do telefone, evitando que o calor fique concentrado em apenas um ponto e impedindo o superaquecimento.

Além do sistema inovador, o smartphone virá equipado com uma câmera traseira de 13,1 megapixels, uma câmera frontal com 1,3 megapixels, tela OLED de 4,7 polegadas com resolução de 720 x 1280 pixels, suporte a NFC, Wi-Fi e compatibilidade com o sinal da TV digital japonesa, além de uma bateria de 2.300 mAh.

A expectativa é que o celular só seja vendido no Japão, mas a tecnologia pode ser expandida para outros modelos, caso seja bem sucedida.

Via Inquisitr

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bárbara Farache
    2013-05-24T13:27:10

    o termo usado no titulo corretamente seria resfriar?

  • Grandao Matos
    2013-05-23T21:28:55

    Quanto mais evolução melhor será!!!

  • Rafael Costa
    2013-05-23T18:20:06

    agora só falta servir breja gelada!!!

  • Leandro Santana
    2013-05-23T16:29:11  

    Não vai demorar muito e vão colocar "cooler" nos celulares também...

    recentes

    populares

    • Leandro Santana
      2013-05-23T16:29:11  

      Matheus Amorim, os primeiros celulares eram enormes, os de hoje são finos por enquanto, logo o celular será com tela tão fina e cheio de acessórios que vai pesar um Kg. kkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Santana
      2013-05-23T16:29:11  

      Leandro, na verdade esse sistema de refrigeração hidráulico é considerado com um sistema de cooler, e neste caso é um sistema passivo. Acho que o que você quis representar foi um sistema de ventilação ativa. Isso, na minha opinião nunca vai ocorrer porque refrigeração utilizando motores vai consumir muuuuita energia, se tornando inviável, além do que os telefones comumente ficam guardados em bolsos, o que não favorece a trocar de calor por meio de ventilação.