09/05/2013 13h35 - Atualizado em 09/05/2013 13h56

Nokia lança Asha 501 inspirado nos tops e com bateria de até 48 dias

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

A Nokia apresentou seu novo Asha 501, smartphone de baixo custo com design e novo sistema operacional inspirados nos tops de linhas. Com o visual colorido dos Lumias, o aparelho tem suporte a dois chips, conexão Wi-Fi e uma duração de bateria surpreendente: 48 dias em espera. O preço também promete agradar: US$ 99 (cerca de R$ 200), embora a novidade só deva chegar ao Brasil a partir de julho.

Nokia Asha 501 tem novo sistema operacional, design dos Lumias e funções dos tops (Foto: Divulgação)Nokia Asha 501 tem novo sistema operacional, design dos Lumias e funções dos tops (Foto: Divulgação)

O novo "baratinho" da Nokia tem tela sensível ao toque de 3 polegadas, cartão de memória de 4GB, podendo ser expandido para até 32 GB, câmera traseira de 3,2 megapixels e até 17 horas de ligação sem recarga. O aparelho também conta com integração com redes sociais e aplicativos como Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare e WhatsApp.

Asha 501 traz "Slam via Bluetooth" para facilitar a transferência de arquivos (Foto: Reprodução/Nokia)Asha 501 traz "Slam via Bluetooth" para facilitar a
transferência de arquivos (Foto: Reprodução/Nokia)

Uma função que chamou a atenção no novo Asha 501 é a "Slam via Bluetooth". O recurso transfere arquivos entre aparelhos com o movimento de aproximação, sem a necessidade de sincronização e outras configurações. Na prática, tudo funciona de maneira semelhante ao aplicativo Bump, disponível para Android e iPhone.

Da mesma maneira que o Asha 310, o novo aparelho da Nokia contará com versões dual-chip e de SIM único. Para realizar a troca de chip não é necessário reinicializar o aparelho. Basta apenas realizar um movimento para baixo a partir do topo e o segundo SIM já estará ativo. O novo Asha 501 peca por não oferecer suporte ao 3G.

Design inspirado nos Lumias

A aparência do novo Asha é um dos seus pontos mais interessantes. Os usuários poderão escolher entre seis opções de cores: vermelho, verde, ciano, amarelo, branco e preto. Assim como os Lumias 620 e 520, as capas traseiras também podem ser substituídas e formar diferentes combinações de cores.

Asha 501 tem cores vibrantes inspiradas no Lumia (Foto: Arte/Divulgação)Asha 501 tem cores vibrantes inspiradas no Lumia (Foto: Arte/Divulgação)

O Asha 501 possui ainda apenas um botão "Voltar" na parte frontal do aparelho. Os demais comandos devem ser dados na tela, exceto ligar/desligar o aparelho e o ajuste de volume, que tem botões físicos nas laterais.

Novo sistema operacional

A nova geração dos Ashas chegam com um sistema bem mais robusto que os modelos anteriores. A interface é simples, intuitiva e conta com duas opções de tela principal: “Home” e “Fastlane”. A primeira é mais tradicional e possui ícones de aplicativos e acesso às configurações do telefone, tudo bem pareceido com o já encontrado nos modelos atuais.

Nokia lanlou também a Nova Plataforma Asha, sistema operacional do aparelho (Foto: Divulgação)Nokia lanlou também a Nova Plataforma Asha, sistema operacional do aparelho (Foto: Divulgação)

Já a Fastlane é voltada para redes sociais, aplicativos e últimos contatos acessados. O usuário pode, inclusive, navegar entre as duas telas deslizando o dedo para direita ou esquerda, de maneira semelhante ao BlackBerry 10 e ao Windows Phone. As notificações podem ser acessadas facilmente. Ao arrastar o dedo para a direita, o aplicativo será aberto.

Outro recurso interessante do Asha 501 é o de tirar o telefone do modo de stand-by. Para desbloquear o aparelho, basta dar dois toques na tela. A Nokia ainda incluiu o navegador Nokia Xpress (presente no Nokia Series 40) e uma ferramenta de mapas que estará disponível a partir do final desse ano.

A linha Asha, da Nokia, usa o GPS offline? Ajude o usuário no Fórum do TechTudo!

O novo Asha 501 foi anunciado nesta quinta-feira (9), na Índia, e tem como foco países emergentes, como o Brasil. Apesar disso, ainda não há confirmação de data oficial de lançamento por aqui e nem preço. Segundo a Nokia, o aparelho começará a ser vendido a partir de julho com preço de US$ 99 (cerca de R$ 200).

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Lucas Silva
    2014-03-21T23:37:06

    como se instala rotedor de wi-fi no nokia asha 501?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Duarte
    2013-05-10T00:47:21   , respondido respondido 2014-01-24T11:23:57

    O PREÇO NO BRASIL SERA CALCULADO ASSIM: Custo final nos Estados Unidos US$ 99, custo de aquisição US$ 80. Brasil = Aquisição US$ 80 = R$ 160,00 Imposto de Importação 100% = R$ 260,00 ICM/PIS/COFINS/Ixx 45% = R$ 377,00 Taxas Alfandegárias 12% = R$ 422,00 Custo de transportes 15% = R$ 485,00 Lucro esperado 50% = R$ 727,00

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Duarte
      2013-05-10T00:47:21   , respondido respondido 2014-01-24T11:23:57

      Na boa? esse aparelhor nao vai passar de 400 reais, pois um lumia 520 sai 550,00 é quase o mesmo preço que foi anunciado quando iriam lançar...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Duarte
      2013-05-10T00:47:21   , respondido respondido 2014-01-24T11:23:57

      comprei hj por 287

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fábio Barros
    2013-12-23T16:41:44

    Comprei o Nokia Asha 501 Dual Chip, tentei baixar o Whatsapp, descobri que tem que ter uma atualização no software, mas não aparece a possibilidade de atualização. Já fui no Configuração< Atualização do Telefone, mas nada. Alguém me Ajuda.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Freitas
    2013-12-12T20:29:09

    Tem WhatsApp sim, é so vc ir lá nas configuraçoes, ir em ATUALIZAÇAO DO TELEFONE e atualizar o software dele, aí quando atualizado ele ja vai vir com o WhatsApp. Demora menos de 10 minutos a atualizaçao e o celular fica mmmuuuiiitttoooo melhor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Freitas
    2013-12-12T20:25:19

    Tem como tirar printscreen no asha 501? Tenho um e sempre tirar um print da tela dele mas nao consigo se tiver responde aí e me fala como tira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandra Andrade
    2013-12-01T06:44:58

    WhatsApp no meu já funciona tranquilamente. Quanto a assistir vídeos pelo facebook, basta baixar o app na loja nokia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Poliana Gouvea
    2013-11-27T16:42:01

    Aos usuários de WhatsApp, uma boa notícia: agora ele realmente funciona no queridinho Asha 501. Mas, gente, não sei é só comigo, mas não consigo postar fotos no facebook, nem assistir vídeos (a não ser os que são filmados no próprio aparelho).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tom Botero
    2013-11-19T15:03:23

    ola galera tem que arrumar o post o WhatsApp não esta funcionando ainda no Asha 501 já existe um vídeo em inglês a respeito mais aqui no Brasil nada e e o pior que no próprio blog da Nokia Brasil ninguém sabe nada piada pura

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Frederico Martins
    2013-10-30T10:36:16

    esse aparelho não tem whatsApp cambada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Alfredo
    2013-05-09T14:43:44

    Olha o N9 aí geente...!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucian Aquino
    2013-05-09T19:11:21

    Gostei. Vou comprar um desses!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Vanessa
    2013-05-09T19:02:02

    Até que enfim vou investir meu dinheiro em um celular,vlw NOkia,esse é meu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luana Silva
    2013-05-09T18:24:07

    Com certeza vou ter um desse ! mais nao acredito que vai durar tudo isso a bateria dele .. mais to aguardando para ver rsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jones
    2013-05-09T18:21:34

    Bacana demais!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roger Bendlin
    2013-05-09T18:21:16

    200 reais + 200 de imposto = 400 reais no minimo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wilber Mendes
    2013-05-09T14:44:30

    Tou no aguardo pra ver! Um desses vai ser meu!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Júlio Souza
    2013-05-09T20:05:24

    Se chegar aqui com um preço justo, deverá valer a pena.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jardson Melo
    2013-05-09T19:33:36   , respondido respondido 2013-10-07T01:50:44

    apesar de não ter 3G, por 200 merrés da pra investir... Um pode ser meu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jardson Melo
      2013-05-09T19:33:36   , respondido respondido 2013-10-07T01:50:44

      200 merrés ? USD 99, ou seja, no mínimo R$ 400... ou você esqueceu da caixinha dos PTralhas ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodrigo Costa
    2013-05-09T19:21:07

    Se for realmente esse preço até compro um, gostei da forma dele...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pericles Leal
    2013-05-09T19:18:47

    Concordo com o Leandro. É o "Custo Brasil"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Oliveira
    2013-05-09T18:47:20   , respondido respondido 2013-10-07T01:50:44

    Do jeito que as coisas são no Brasil, chega aqui com preço de 600 a 1000 reais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-05-09T18:47:20   , respondido respondido 2013-10-07T01:50:44

      É verdade..O país corrupto em todos os sentidos...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jaqueline Azevedo
    2013-08-25T10:48:54

    comprei um e nao pega WhatsApp =/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Lima
    2013-07-11T00:43:36

    só falta o 3G, de resto, vai ser um sucesso (ou não) de vendas da Nokia

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilvana Lima
    2013-09-24T20:28:51

    Que nada...comprei um e paguei 320 reais....legalzinho e a bateria dura ate 48 horas sim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edmar Paula
    2013-06-04T13:23:52

    TA NA HORA DA NOKIA INOVAR DE VERDADE. PORQUE ELA NAO CRIA UM CELULAR CAPAZ DE CONVERSAR COM OUTRAS PESSOAS POR MEIO DE webcam FRONTAL? ELES PODEM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário