Fabricantes

23/05/2013 17h29 - Atualizado em 23/05/2013 17h39

Nvidia lança a Geforce GTX 780 com promessa de alto desempenho

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nvidia lançou, oficialmente, a nova Geforce GTX 780. Em números, a placa acena para o consumidor com um desempenho no nível da GTX Titan, mas com preço mais acessível. Assim como a Titan, a 780 usa a GPU GK110 com 2304 cores e promessa de salto de desempenho sensível em todos os tipos de aplicações.

Nova placa assume a missão de levar o poder da GTX Titan para mais jogadores (Foto: Reprodução)Nova placa assume a missão de levar o poder da GTX Titan para mais jogadores (Foto: Divulgação)

A nova placa conta com um arsenal de recursos, que a faz claramente melhor que a GTX 680, sua antecessora. Além do número de núcleos superior a duas mil unidades, o clock básico do modelo chega a 863 MHz, que é acelerado via TurboBoost para 900 MHz. O volume de processamento do hardware, de acordo com a Nvidia, chega a 4 teraflops. Em comparação, o festejado PS4 foi apresentado pela Sony com um pico de 1,8 teraflops.

Enquanto a Titan dispõe de 6 GB de memória RAM, a GTX 780, ao menos no modelo de referência, foi apresentada com vastos 3 GB de GDDR5, clocados a 1500 MHz, o que estabelece uma banda de 288 GB por segundo de informações que podem ser trocadas entre os módulos de memória e a GPU. Estes últimos conversam por meio de uma interface de 384 bits.

Quem lembra as configurações de uma GTX 680 típica, vai notar que a 780 tem 50% mais processadores, 50% mais banda de memória, além de ter dado um salto no mesmo nível para a contagem de TMUs e unidades ROP. Curiosamente, mesmo com tudo isso a seu favor, a Nvidia desenhou a placa para rodar com um clock inferior: a GTX 680 pode rodar a 1058 MHz, a 780 chegará apenas a 902.

Outros melhoramentos da placa estão no acabamento. De acordo com a Nvidia, as soluções térmicas permitem que o modelo rode em estado de máximo desempenho, fazendo muito menos barulho do que as antecessoras. Isso, claro, no modelo de referência que pode e, normalmente, é modificado pelos fabricantes alinhados à companhia.

Outra novidade no front da Nvidia é a nova versão do Geforce Experience. Basicamente, o software assume o controle da placa de vídeo e interage com o sistema e os games do usuário, buscando a melhor configuração possível para que hardware atinja seu desempenho máximo, sem comprometer a experiência de jogo.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Andrade
    2013-05-29T12:07:29

    e o preço?

  • Hugo Lucena
    2013-05-27T10:20:52

    Independente de qualquer coisa, hoje, você acha PS3 no preço de R$ 1.000,00, (usado), vejam, um console que tem desde 2006-2007..; Você compra um PC no natal, você não apura nem R$ 700,00(no mesmo preço do PS3). Então a grande vantagem do console é sem dúvida que ele mantem o preço, e como disse antes quem tem o PS3/Xbox360, tem o melhor videogame do mundo. É como o amigo disse: home-theater, cadeira do papai, TV grande, controle extremamente anatômico, tudo isso faz o console(pra mim) melhor. Você pode comprar a melhor placa hoje, semana que vem sai outra melhor. Por isso não gosto de PC.

  • Alexandre Alessi
    2013-05-24T23:17:08

    nossaa q doido!!! quando baixar o preço talvez compre uma ciano ou amarela so pra variar!

  • Gustavo Volpe
    2013-05-24T20:37:53

    Enquanto isso, rodo muito bem os jogos na minha GTX560 ti e na minha GTX285.

  • Ivan Schrammel
    2013-05-27T14:54:16  

    Um console roda jogos no máximo... Enquanto um PC só roda se for uma máquina pra gamers de pelo menos R$4.000 reais. Tendo em vista que em um ano ja está desatualizado. O Console dura 6 ou 7 anos rodando jogos no máximo por ser melhor "equilibrado" e ser mais facil de lidar pelos desenvolvedores.

    recentes

    populares

    • Ivan Schrammel
      2013-05-27T14:54:16  

      É mas essa galera de PC não entende isso não, você entendeu, um console dura anos, e todo anos vejo meus amigos gastando num PC, e mais, um PC não dura 6 - 7 anos, tenho um PC em casa que com 1 anos e 2 meses, já deu "pau" na placa mãe, e já era. sem contar que os consoles são acabamento melhor. duram mais. e tem um retorno financeiro melhor. Parabéns Ivan. você entendeu o que quis dizer.

  • Hugo Lucena
    2013-05-27T10:25:13  

    (continuação) ... E mais, você pode comprar um PC de R$ 60.000,00 ... ele vai rodar o mesmo jogo do Xbox One e do PS4, o mundo gira em torno dos consoles, não tem isso de "porque tal, processador faz isso; porque tal placa de vídeo faz isso." não importa, vai rodar o mesmo jogo que roda no console, ai pergunto: Tu vai gastar uma fortuna pra rodar Final Fantasy, Gran Turismo, se o PS3 já faz isso, o que passa, é exagero, ele vai rodar ali, carregar as informações, e xau. ele não vai dar uma super imagem ou mudar a dinâmica do jogo. o PC é bom é, mas o console é melhor.Fato.

    recentes

    populares

    • Hugo Lucena
      2013-05-27T10:25:13  

      Hugo Lucena tá falando bobagem, rsrs. Do videogame para o PC, o jogo só mantem o nome. Os gráficos são complemente diferentes. Isso porque nem vou entrar nos méritos dos MODs.

    recentes

    populares

    • Hugo Lucena
      2013-05-27T10:25:13  

      CARA, O PC tem mais poder que o console. PONTO FINAL, tanto que, os jogos são desenvolvidos em um PC. ou voce acha que os jogos são desenvolvidos no PS4 usando joystick?? Aliás, a criança de sete anos é tu, pagando mil reais num hardware que é o mesmo depois sete anos. Se você quer se atualizar no console meu amigo, pague os 3 mil reais no xbox one ou no PS4 no fim do ano, Ok? os quais possuem um sistema operacional limitado, mto fraquinho comparado aos PECEZÃO! ok???

  • Rafael Palma
    2013-05-24T09:31:10  

    Alguém tem ideia dos preços praticados no Brasil pra essa placa...?

    recentes

    populares

    • Rafael Palma
      2013-05-24T09:31:10  

      Tiago Rodrigues n exagera o preço e 650 dolares pode ver

    recentes

    populares

    • Rafael Palma