15/05/2013 12h00 - Atualizado em 15/05/2013 12h56

Perfect World ou Cabal: comparativo entre os MMORPGs gratuitos

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

O TechTudo resolveu colocar Perfect World e Cabal Online, dois famosos MMORPGs gratuitos, frente a frente para ver qual se sai melhor em quesitos como gráficos, jogabilidade, customização, etc. Cabal possui um sistema de combate que foi elogiado em seu lançamento. Já Perfect World foi vendido como um dos jogos mais bonitos de sua época. Veja quem se sai melhor neste embate:

Perfect World vs Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Perfect World vs Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Cabal Online vs Perfect World (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Antes de começar a compará-los, vamos conhecer melhor nossos competidores.

Cabal Online

Cabal Online é um MMORPG que mistura elementos de ação e gráficos 3D, e foi desenvolvido pela empresa sul-coreana ESTSoft. No Brasil o jogo é distribuído pela empresa Gamemaxx.

O game se passa em um mundo chamado Nevareth, que foi destruído por uma entidade maligna conhecida como Cabal. Dos sobreviventes, seis "mestres" se ergueram, cada um dominando uma das habilidades da forma de poder denominada "Força". Os mestres ensinaram-nas a discípulos e Nevareth foi reconstruída. Anos depois, Cabal planeja um retorno ao poder e os personagens do jogo assumem o papel de heróis que lutam para evitar sua ascensão.

Para poder jogar Cabal Online os requisitos de hardware necessários foram listados conforme abaixo:

Componentes Requisitos mínimos Requisitos recomendados
Processador Pentium 3 800 Mhz Pentium 4 1.4 Ghz
Memória RAM 512 MB 1 GB
Placa de vídeo Suporte Acelerador 3D 256 MB
Espaço em disco 2.5 GB 2.5 GB

Perfect World

Perfect World é um jogo de fantasia 3D inspirado na mitologia chinesa e desenvolvido pela empresa Beijing Perfect World. No Brasil o título é distribuído pela Level Up! Games.

A história do jogo conta que Pan Gu, o primeiro deus do universo, se cansou de sua solitária onipotência e decidiu criar um mundo. A primeira tentativa foi um fracasso total, pois esse mundo foi assombrado por espíritos malignos, obrigando-o a reconstruí-lo, e desta vez ele criou um mundo cheio de humanos, elfos alados, feras e outras raças. E logo após ser criada, essa terra foi assolada por guerras entre facções e pelos resquícios do mundo antigo. Cabe ao jogador escolher uma das cinco raças disponíveis e em meio a esses turbulentos eventos, ajudar a preservar este mundo "perfeito".

Os requisitos de sistema necessários estão listados conforme abaixo:

Componentes Requisitos mínimos Requisitos recomendados
Processador Pentium 3 800 Mhz Pentium 4 1.8 Ghz
Memória RAM 256 MB 512 MB
Placa de vídeo 64 MB 128 MB
Espaço em disco 7 GB 7 GB

Pronto, nosso competidores foram anunciados e já estão prontos para serem analisados nas seguintes categorias: customização, apresentação, gráficos, áudio, controles e jogabilidade.

Customização: Perfect World

Nesse aspecto Perfect World se destaca, pois o nível de detalhamento na criação de um personagem é maior. Enquanto ele possui um sistema de detalhes granular, onde é possível ajustar com mais precisão uma determinada região do rosto ou corpo por meio de barras deslizantes, seu concorrente (Cabal Online) apenas apresenta modelos pré-definidos.

Customização de personagem em Perfect World (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Customização de personagem em Perfect World (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Customização de personagem em Perfect World (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Durante a criação de personagem, além da raça e classe escolhidas, podemos também personalizar cada detalhe do rosto de nosso herói. O ajuste (1) é feito por meio de barras deslizantes que permitem a visualização em tempo real das modificações. A área de modificação do rosto, bem como o corpo (2) possuem padrões pré-definidos para auxiliar o jogador durante a criação.

No jogo Cabal Online, apenas podemos definir o sexo do personagem, pois há apenas uma raça disponível. Essa mesma simplicidade é oferecida durante a customização da aparência do personagem (1), existem sete tipos diferentes de estilo de cabelo, oito cores e quatro formatos de rostos que podem ser alternados com um clique nas setas (2).

Customização de personagem em Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer) (Foto: Customização de personagem em Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer))Customização de personagem em Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Portanto, a possibilidade de criar um herói de estilo único no mundo, ou pelo menos de não encontrar alguém igual a você a cada esquina é maior em Perfect World.

Apresentação: Perfect World

Em MMORPGs podemos definir três gêneros primários, são eles os de fantasia, sci-fi e steampunk, e a partir deles são desmembrados diversos subtipos. Em Perfect World, cada cidade possuí características distintas uma da outra, podendo ser cercada de árvores, lagos ou desertos; a modelagem de personagem, ambientação e elementos visuais constituem um mundo de fantasia baseado na estética chinesa. Por fim, todas as áreas e cidades podem ser visitadas sem que haja a necessidade de portais, pois o jogo permite que o personagem voe ou utilize montarias, mesmo assim, portais existem para interligar pontos distantes do mapa para facilitar a transição.

Perfect World se destaca na apresentação (Foto: Level Up Games!)Perfect World se destaca na apresentação (Foto: Level Up Games!)

Já em Cabal Online, sua arte mistura todos os gêneros citados anteriormente criando uma bagunça visual sem identidade, quase como se não houvesse uma ideia de mundo definida. Apesar de o jogo possuir múltiplas áreas para visitar, o mundo de Cabal Online parece incrivelmente pequeno devido as áreas serem desconexas entre si, devendo ser acessadas por meio de uma sala de portais.

Gráficos: empate

Como ambos os jogos já possuem mais de cinco anos de lançamento, seus já se encontram ultrapassados. Nas imagens abaixo foram numerados alguns elementos para a comparação, ambas com as configuração de vídeo no máximo. No item um (1) é visível o serrilhado apresentado na vestimenta do personagem de Perfect World, enquanto Cabal Online utiliza formas mais lineares e menos arredondadas para evitar esse problema. A água de Perfect World, item dois (2), é bem feita e agrada. No item de número três (3) podemos verificar a textura de terreno que é bem similar em ambos os jogos.

Comparativo entres os gráficos de Perfect World e Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Comparativo entres os gráficos de Perfect World e Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Perfect World utiliza efeitos de luz e desfoque (1) para tentar amenizar a perda de qualidade gráfica, enquanto Cabal Online tem algumas texturas de melhor qualidade. Contudo, Cabal Online às vezes acaba pecando em algumas texturas como no caso do item dois (2) da imagem abaixo:

Comparativo entres os gráficos de Perfect World e Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Comparativo entres os gráficos de Perfect World e Cabal Online (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Portanto, não podemos dizer que há um ganhador nesse quesito, ambos os jogos oferecem gráficos similares com algumas características únicas para cada um.

Áudio: empate

A trilha sonora de Cabal Online tem uma base de guitarra genérica, um "mix" de rock dos anos 90 e tons alternativos, que é agradável aos ouvidos, mas não se encaixa apropriadamente ao jogo. Seus efeitos sonoros são aceitáveis e não comprometem a imersão do jogo, apesar de necessitarem de um pouco mais de esmero. Ao contrário de Perfect World que utiliza músicas baseadas em sua temática oriental para tentar auxiliar na experiência do jogo, algo que inicialmente dá certo, mas acaba cansando no decorrer da experiência de jogo. Os efeitos sonoros são por muitas vezes inapropriados e repetitivos, como por exemplo a movimentação em qualquer superfície, seja grama ou madeira, possuírem o mesmo som independentemente do terreno.

Controles: empate

Tanto Cabal Online quanto Perfect World utilizam controles bem familiares aos jogadores de MMORPG, incluindo a movimentação com as teclas WSAD e teclas numéricas ou as teclas de função (ex: F1) para habilidades e poções.

Cabal Online (Foto: Divulgação)Cabal Online (Foto: Divulgação)

Jogabilidade: Cabal

Ambos os jogos possuem muitos elementos de MMORPGs que podem estar bem ultrapassados. Para treinar seu personagem, por exemplo, o jogador deve realizar inúmeras tarefas de matar monstros e coletar itens e durante a maior parte do tempo os inimigos apenas se movimentam e atacam sem uma inteligência artificial refinada. O mesmo vale para cavernas e instâncias que se resumem em ir do ponto A ao ponto B eliminando tudo pelo caminho.

Em Perfect World, um elemento interessantes é a possibilidade de atacar monstros durante o voo com a raça dos alados. Outro fator positivo é a trava no inimigo durante o ataque, pois independente de sua movimentação o herói continua a focá-lo.

Exemplo do sistema de combo de Cabal Online (Foto: Divulgação)Exemplo do sistema de combo de Cabal Online (Foto: Divulgação)

Cabal Online, por outro lado, atinge seu ápice a partir do nível 30, quando os jogadores ganham acesso ao sistema de combinação de habilidades do jogo. Utilizar os combos permite ao jogador atacar inimigos com suas habilidade de maneira muito mais rápida enquanto ele conseguir sincronizar o uso de cada habilidade. Esse sistema funciona quase como um mini-game de ritmo e tempo, mas apesar da melhoria no sistema de combate com a introdução desse novo elemento, a evolução continua seguindo a mesma mecânica de matar milhares de inimigos.

Cabal Online também tenta recompensar o jogador a cada 10 níveis, liberando modos de batalha que fazem o personagem ficar incrivelmente poderoso por um curto período de tempo, ou transformar suas armas como no caso dos guerreiros que desbloqueiam foices, arqueiros que ganham duas pistolas, etc.

Comunidade: empate

Ambos os jogos possuem as funções de comunidade comuns de um MMORPG como lista de amigos, facções (Perfect World) ou sociedades (Cabal Online), sala de PvP, etc. A comunidade de Cabal Online é um pouco mais receptiva, contudo os novos jogadores de ambos os jogos sentirão dificuldade em se integrarem com outras pessoas, devido ao grande número de jogadores com um nível de personagem alto.

Perfect World (Foto: Level Up Games!)Perfect World (Foto: Level Up Games!)

O veredito

Ambos os jogos sofrem dos problemas oferecidos pelo gênero de jogo MMORPG. Cabal Online tenta adicionar elementos de ação ao jogo para torná-lo diferente, mas falha ao integrar todos os elementos de forma coerente. Já Perfect World soube se definir e seguir com mais precisão. Sua temática chinesa está integrada a quase todas as suas características, revelando uma maior atenção durante a criação do jogo.

Sendo assim, para os jogadores que procuram um MMO mais focado em combates, a melhor escolha é Cabal. O sistema de batalhas é mais refinado e os combos são um forte diferencial. Para aqueles que gostam de desfrutar da experiência de jogo nos mínimos detalhes, a opção é Perfect World. O jogo proporciona uma maior imersão, com cenários, customização e trilha sonora que se completam, sempre seguindo a temática oriental.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Cleiton Martins
    2014-04-11T16:29:27

    Joguei ambos... O Cabal é o melhorzinho. Mas prefiro o Knight Online mesmo ! Jogo antigo mas tem um PVP que nunca ví em MMORPG algum! Coisa única mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Baratasann
    2013-05-16T08:13:30   , respondido respondido 2014-01-08T15:50:12

    Que vergonha...tanto jogo NOVO e BOM pra fazer analise tu pega essas 2 velharias??? Evolui colega! Os 2 jogos são ruins, cheios de Bots e Hacks.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Baratasann
      2013-05-16T08:13:30   , respondido respondido 2014-01-08T15:50:12

      Existem pessoas que não tem maquinas boas o suficiente para jogar os jogos novos. Eles só tem como jogar jogos velhos, então pelo menos isso ajuda eles a decidirem entre as velharias que você tanto despresa. Eu jogo Cabal até hoje. Para passar tempo ele é divertido. Jogar pra valer mesmo, jogo Lord of the Rings

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Heber Junior
    2013-10-17T10:25:44

    só tem um problema no jogo...agora quando alguem tenta abrir o laucher ele não abre!já to começando a perde a paciencia com esse bug do capeta

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heber Junior
    2013-10-17T08:19:44

    no começo,jogava cabal online quando um hacker me pegou.desde então,joguei perfect world, n gostei,forsaken,n gostei,karos,nao gostei e etc...já que não tinha outra opção, voltei a jogar cabal online.o cabal pode ter hackers mas é um maximo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heber Junior
    2013-10-17T08:12:10

    eu prefiro 100% cabal porque ele tem muito mais acão

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Santiago
    2013-07-24T00:25:59

    Vou voltar para o cabal,criar um char novamente.Eu jogava MixMaster online,mas o jogo ficou péssimo por causa da empresa 77PB que é uma empresa imunda!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Colonia
    2013-05-15T14:34:41

    Neverwinter.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michely Bastos
    2013-05-15T13:02:38

    Perfect World era muito bom no 1º ano, depois com pedras de Hiper e Frost ficou chato, eu chequei a Upar char do Lv1 ao LV 70 em 1Hora de jogo em 2 dias colocava um Char 9X. E a Lug me ajudou a parar de jogar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yuri Oliveira
    2013-05-26T11:55:47

    RealmPT é Melhor que os 2 juntos.... Priston Forever!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Chaves
    2013-05-16T10:47:07

    Sou mais MU ONLINE rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Cordeiro
    2013-05-15T15:40:41

    analise ridícula sobre o cabal online, procurem se informar melhor do jogo para depois querer tirar conclusões

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Homem Direito
    2013-05-15T13:41:21   , respondido respondido 2013-10-01T15:10:07

    O problema desses MMORPGs, é que eles vão de encontro a realidade da maioria das pessoas que tem cada vez menos tempo para se dedicar a um personagem de um jogo. Por este motivo tenho jogado cada vez mais MMORPGs que valorizam a experiencia do usuário dentro do jogo, tornando as poucas horas de diversão, realmente divertidas. Por este motivo, atualmente eu Jogo C9, da webzen, pois este tem um sistema de mundo fechado que facilita a questão de evoluir o personagem e um sistema de PVP único, onde a habilidade do jogador realmente vale mais do que itens bons comprados por "Cashers"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Homem Direito
      2013-05-15T13:41:21   , respondido respondido 2013-10-01T15:10:07

      pra mim, esses posts e diálogos foram um "achado"!! como trabalho e estudo, acabei abandonando o WOW porque não acompanhava a galera, preciso de jogos que valorizem mais meu pouco tempo e amo mmo's.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Homem Direito
      2013-05-15T13:41:21   , respondido respondido 2013-10-01T15:10:07

      o neverwinter eu tbm achei legal pelo fato de não demorar muito pra upar.. comecei a jogar ele no domingo e ja esta lvl 37... seguindo as quests não tem como errar!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário