07/05/2013 19h02 - Atualizado em 08/05/2013 14h03

PlayStation 3 passa a ser fabricado no Brasil e vai custar R$ 300 a menos

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

O PlayStation 3, depois de muita especulação, está finalmente sendo fabricado no Brasil. O anúncio foi feito pela Sony na noite desta terça-feira (7), em São Paulo. O console “brasileiro” vai custar R$ 1.099, R$ 300 mais barato que o preço da versão importada, vendida na Sony Store – até poucas horas antes do comunicado oficial – por R$ 1.399.

Andrew House e Jack Tretton apresentam o PS3 brasileiro (Foto: TechTudo / Renato Bazan)Andrew House e Jack Tretton apresentam o PS3 brasileiro (Foto: TechTudo / Renato Bazan)

Em tom de celebração, os presidentes da Sony Computer Entertainment global e americana (respectivamente Andrew House e Jack Tretton) mostraram em mãos o primeiro PS3 produzido no Brasil, acrescentando que a montagem nacional reduzirá o preço do aparelho em até 30%. O modelo fabricado no país será o Super Slim, com disco rígido de 250 GB, e também estará disponível em um bundle com o console e o jogo “God of War: Ascension” pelo mesmo preço – algo que a empresa planeja fazer com muitos outros títulos.

Mark Stanley, o gerente da SCEA para América Latina (Foto: TechTudo / Renato Bazan)Mark Stanley, o gerente da SCEA para América Latina (Foto: TechTudo / Renato Bazan)

O gerente da SCEA para América Latina, Mark Stanley, explicou aos jornalistas presentes que, embora não possa revelar número, a Sony acredita que o Brasil “está facilmente no Top 5 de mercados emergentes para jogos” na próxima década. Por isso, o grupo investirá cerca de R$ 600 milhões em indústria, desenvolvimento e publicidade só nos próximos 12 meses, e corou a declaração com o vídeo abaixo:


Exemplos claros da atenção redobrada que a empresa está tendo com o país foram dados durante uma hora de coletiva, na qual surgiram diversos anúncios relacionados a isso. Mais importante, além da fabricação nacional do PlayStation 3, foi a declaração de que o lançamento do PS4 será feito por aqui em ocasião simultânea ao início das vendas americanas – haverá até mesmo a possibilidade de pré-compra do console next-gen, para os apressados.

Fora isso, outras novidades reforçaram a mensagem de aproximação: o jogo “The Last of Us”, da Naughty Dog (“Uncharted”), terá edição dublada em português já em seu lançamento e teve um trailer exibido no evento, traduzido por dubladores daqui. “GTA 5”, que será lançado em 17 de setembro, também teve um vídeo revelado em versão legendada, com direito a tanto palavrões na legenda em português quanto na dublagem em inglês. O serviço “Music Unlimited”, que oferece streaming de um grande acervo de músicas, será outro a vir para o Brasil, pela PlayStation Network, embora o preço de sua mensalidade não tenha sido abordado.

Anúncio feito pela Sony Brasil no evento (Foto: TechTudo / Renato Bazan)Anúncio feito pela Sony Brasil no evento (Foto: TechTudo / Renato Bazan)

Na página do twitter da empresa foi divulgado o aumento das vendas do console no Brasil. “Desde 2009, quando foi apresentado ao Brasil, PlayStation cresceu 168% em nosso país!”, escreveram. O mercado está sendo visto como um estrategicamente favorável para ações da Sony, e não só para vendas: segundo Mark Stanley, a SCEA tem hoje parceria com mais de 40 estúdios nacionais para a produção de conteúdo que, no futuro, integrarão um “Canal Brasil” dentro da PSN.

Quanto à integração da PS Plus e de atualizações ao catálogo da rede brasileira do console, Stanley foi mais reticente e prefiriu ressaltar que “continua explorando formas de enriquecer” a PSN nacional. Segundo o executivo, ela já teria 1,5 milhão de brasileiros conectados. No lado positivo. a Sony anunciou que fará entre os dias 15 e 31 deste mês um concurso na página do Facebook da Sony Brasil para o distribuição das primeiras unidades do PS3 produzidas nacionalmente, como parte de uma campanha publicitária multimilionária entitulada “Viva em Estado Play”.

Coletiva da Sony Brasil (Foto: TechTudo / Renato Bazan)Coletiva da Sony Brasil (Foto: TechTudo / Renato Bazan)

No geral, o evento em São Paulo mostrou um preparo e uma pompa incomuns para esse tipo de ocasião, pelo menos por aqui. A impressão que a estrutura montada pela Sony causou – talvez por muito se assemelhar àquilo que normalmente se vê nas conferências da E3 – é que eles estão enxergando o Brasil com atenção. Ou, nas palavras do próprio Mark Stanley, que “a Sony está chegando pra ficar”.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rodrigo Silva
    2013-06-05T23:56:07   , respondido respondido 2013-11-18T15:57:36

    Pior e eles venderem console a 300 e jogos a 150 .. piada de mal gosto!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-06-05T23:56:07   , respondido respondido 2013-11-18T15:57:36

      vendendo o console por 300 reais? onde? vo comprar um pra deixar na sala, outro na cozinha, outro no banheiro

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Costa
    2013-06-01T15:06:47

    depois que o ps4 está chegando é que eles vem fabricar o ps3 aqui no Brasil... Eta país desgraçado....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Romualdo
    2013-05-08T17:46:51

    Se esse preço eles acham barato,imagina se fosse caro -.-''

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Silvio Silva
    2013-05-08T11:29:53

    A briga tá boa e quem ganha somos nós.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Nascimento
    2013-05-08T11:11:26

    Mais 3 anos apos o lançamento. mais na minha opinião o que muda é só a garantia e dizer que ele é feito aqui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Nascimento
    2013-05-08T10:39:14

    Gente não fala besteira, um vídeo games para ser homologado no pais, precisar antes passar pelo órgão regulador para saber quais são as condições de fabricação e qualidade para entrar no mercado, vocês acha o que vem uma fabrica inteira para o Brasil só para fabrica ele. Logico que vai achar PS3 mais barato porque essa versão mais barata e americana e sai mais barato trazer para o Brasil e revender. A questão é produto fabricado no Brasil no mínimo vai ter 1 ano de garantia, e um produto revendido em loja de exportação vai ter 3 meses. Ai vai de cada um e do bolso claro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo
    2013-05-08T09:22:17

    Que bom que The Last Of Us vai ser em PT. Para mim bastava legenda, mas com Dublagem fica bacana tbm.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robert Sant
    2013-05-07T21:55:36

    Há exatos 2 anos e 5 meses, eu comprei meu ps3 slim nas americanas por nada mais nada menos que 1099,, isso a 29 meses atras , e a sony vem dizer que vai baratear o ps3? Pelo amor de deus, seria mais barato se coloca-se pelo preço do Xbox 360= 599 , ai sim é baratear

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cris Silva
    2013-05-07T21:33:09

    HAHAHAHA...... R$ 1.100 ??? Barateou ondeee???? só diminuiu um pouquinho o tamanho da faca para das nas costas de nós pobres coitados ...aff

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arlindo
    2013-05-07T21:18:43

    NÃO BARATEOU NADA... SÓ PROPAGANDA... EU COMPRO PS3 AQUI NA MINHA CIDADE POR 700 REAIS.... ISSO É PURA SIMULAÇÃO E FALTA DE INFORMAÇÃO DE QUEM ESCREVEU....SE FICAR ESSE PREÇO ANUNCIADO NO TECMUNDO É MELHOR COMPRAR DE FORA QUE FICA MAIS BARATO 300 REAIS.... :(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dewce Begalow
    2013-05-07T23:19:24

    Acho que eles devem pegar umas dicas com o Rogerio Ceni de como se "adiantar" nesses casos, porque já estamos no era do PS4 e recem querem trazer o "fim de festa"/"xepa da feira" pra fabricar aqui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Capela
    2013-05-07T23:07:14

    Agora, quando o ps5 estiver quase sendo lançado o ps4 vai ser fabricado aqui também...jk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Palmeira
    2013-05-07T22:29:16

    lixo no fim da linha vem ser despejado no Brasil kkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Romualdo
    2013-05-07T22:22:29

    R$1.100,00 nossa muito barato -.-''

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Ferreira
    2013-05-07T22:20:50

    Não sei onde barateou, E PARABENS AO NOSSO PAIS, quando é lançado a proxima geação de consoles começamos a produzir a antiga. Pais ultrapassado que se orgulha de estar sempre em ultimo. Parabens pais!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Filho
    2013-05-07T19:18:58

    KKKKKKKKK!! Essa foi boa the last of us para PS4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Laércio Machado
    2013-05-07T19:34:35   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:19

    Quero ver se vai abaixar o preço agora

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Laércio Machado
      2013-05-07T19:34:35   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:19

      abaixa não, o Xbox já é fabricado no brasil e continua o msm preço :/

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mateus Silva
    2013-05-08T00:54:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:18

    Excelente noticia... SQN! Vou continuar comprando o importado via mercado livre

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-05-08T00:54:04   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:18

      boa!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Breno Fernandes
    2013-05-08T00:46:38   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:18

    R$1100? Comprei por 900 o super slim com 250gb!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Breno Fernandes
      2013-05-08T00:46:38   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:18

      comprei por R$750 em 2011

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Breno Fernandes
      2013-05-08T00:46:38   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:18

      Meu amigo pagou 650,00

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ivan Junior
    2013-05-08T11:50:10

    Pq lá é U$ 300,00 e aqui será R$ 1.100,00 ???? Tinha que ser no máximo uns R$ 750,00 !!! Mas, se tudo no Brasil não for exploração não tá bom pra eles né. São carros, vídeo games, celulares, TUDO no BRASIL tem que custar o dobro que custa lá fora!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elifas
    2013-05-08T11:01:52   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

    Parabéns, mas falta o PS4 no brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elifas
      2013-05-08T11:01:52   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

      Você leu a matéria?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Henrique
    2013-05-08T09:25:47   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

    Oia as ideia, aqui no RJ esse modelo PS3 super slim 250gb ta 730R$ kkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2013-05-08T09:25:47   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

      To ligado kkkkkkkkkkkkkkkkkk devo comprar esse mês!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jaime Pinheiro
    2013-05-08T08:40:39   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

    É lamentável. Se a $ony estivesse achando o Brasil realmente favorável eles iriam produzir o PS4 aqui e não o console que já está em fim de carreira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jaime Pinheiro
      2013-05-08T08:40:39   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

      Calma rapaz, é só o começo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Filipe
    2013-05-08T08:06:51   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

    Eh lastimavel como as empresas se colocam como se estivessem fazendo algo incrivel! O PS3 virando um console segundario da Sony e começando a ser fabricado so agora... Pq nao fabricam tambem o PS4 aqui? Somente para justificar qdo disserem que vai chegar custando, NO MINIMO, R$ 2000.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Filipe
      2013-05-08T08:06:51   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:17

      Calma cara, CALMA! É só o comecinho, com certeza o PS4 vem pra cá tb.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Henrique Siva
    2013-05-08T13:13:08   , respondido respondido 2013-10-01T15:02:16

    Ivan Junior se é loco meu no Brasil vai ser 300 não sabe ler

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Henrique Siva