21/05/2013 16h50 - Atualizado em 21/05/2013 19h04

Vírus com link de fotos atinge e-mails e compromete contas de usuários

Gabriela Viana
por
Da redação

Um novo tipo de vírus está circulando pela web esta semana. Dessa vez, o malware atinge os e-mails dos usuários, disseminando uma espécie de link que, segundo a mensagem, levaria o internauta a uma fotografia. No entanto, ao clicar na URL presente no corpo do e-mail, o usuário acaba por enviar a mesma mensagem para seus contatos, espalhando o vírus.

Aprenda a se defender de ataques hackers

O malware atinge e-mails e pode comprometer contas de usuários (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O malware atinge e-mails e pode comprometer contas de usuários (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A mensagem original é curta e traz os dizeres "His is (sic) a very nice photo of you :)" (algo como "Essa é uma foto muito legal sua"), que vêm seguidos do link malicioso. De acordo com a assessoria do Google, responsável pelo Gmail, onde o TechTudo identificou os primeiros e-mails deste tipo, o malware não tem nenhum tipo de envolvimento com o serviço de correio eletrônico. "Não identificamos problemas até agora. Nos parece mais um caso de phishing. Algum usuário teve sua conta invadida e agora está disseminando o vírus para outros. É bom lembrar que o internauta não deve clicar em nenhum link desconhecido", disse.

Segundo o analista sênior de malware da Kaspersky Lab, Fabio Assolini, os dados das contas dos usuários que clicaram no link podem estar comprometidas, por isso é importante mudar, o mais rápido possível, a senha do e-mail. Assolini também ressaltou que, como a mensagem original é em inglês, é provável que o malware seja de fora do país. "Não deve se tratar de Trojan brasileiro. É possível que seja um malware gringo, como o Zeus", afirmou.

O analista também alertou sobre outro detalhe do link. "O link termina com um ponto de interrogação. O e-mail inserido no final é para enganar o usuário, um truque comum nesse tipo de mensagem", disse.

A URL escrita no corpo do e-mail também é derivada de um site encurtador de links, o "fur.ly". E, segundo Assolini, a mesma apontava para um arquivo hospedado no 4shared.com. No entanto, este já foi retirado do ar, o que impediu que o analista identificasse o tipo de arquivo.

Não sabe qual antivírus usar? O TechTudo te ajuda a escolher!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rafael Soares
    2013-05-22T15:21:22

    só uma palavra pode definir essas pessoas! NOOBS!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mario Vincenzi
    2013-05-22T08:18:18

    burrice pura e imaculada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thammi Gomes
    2013-05-22T08:10:31

    Em pleno séc. XXI ainda tem gente que clica nesse tipo de coisa. Maldita inclusão digital.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Druida Louco
    2013-05-22T07:42:08

    hahahaaha, internauta nao vai a festas a decadas ai recebe e-mail dizendo que as fotos da festa ficaram maravilhosas.. huahuauhaua ... ja era, perdeu NErd

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ozinaldo Barros
    2013-05-22T06:10:31

    tem mesmo que ter muito cuidado,as vezes vc acha que é uma coisa muito boa e quando vai ver é virus,valeu mesmo por nos avisar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Addson
    2013-05-22T00:59:37

    Já recebi um e-mail dizendo " Seu pagamento foi aprovado" Pela lojas americanas, sem que nem conta eu tenho nas americanas, se que ai eu descobrir que o remetente ta no e-mail de um dos meu contatos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mengaço
    2013-05-21T22:49:22

    O cara recebe no Brasil uma mensagem com um conteúdo deste, escrita errada e ainda clica, fazer o que né.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Costa
    2013-05-21T22:48:02

    pennnnnn.. virus detected! hihihihi

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • GILBERTO JUNIOR
    2013-05-21T22:34:36

    O pessoal que pega esse tipo de virus é o mesmo pessoal que acreditou naqueles boatos de bolsa-familia que rolaram semana passada. Pessoas sem Bom senso. Muito medo quando eu lembro que essas pessoas podem votar nas eleiçoes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • John Silva
    2013-05-21T22:34:04

    His is (sic) a very nice photo of you :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Herick Ramlow
    2013-05-21T20:20:49

    o pior são aquelas mensagens de vírus q o seu próprio email manda pra vc msm. recebi isso umas vezes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luisgpi
    2013-05-21T19:34:39

    A doce inocência virtual? ou a curiosidade que matou o gato?! kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joselete Soares
    2013-05-21T19:34:36

    Verificação de segurança Atualizar imagem Digite os caracteres ao lado para enviar ??????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joselete Soares
    2013-05-21T19:33:41

    pô isso está uma bagunça, ora não deixam postar sem motivo, ora não deixam enviar, vejam se decidem. Atualizar imagem Digite os caracteres ao lado para enviar ?????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rosai Silva
    2013-05-21T21:40:09   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:21

    Essa é antiga, no Orkut mesmo ha uns anos atrás, vinha essa mesma mensagem, para ver uma foto"legal", mas nunca cai,como falou Luciano Salvador, me admira que hoje em dia, alguém ainda caia nessa, tem tantas que perco a conta de emails como esse, principalmente de bancos, até de contas que nunca tive.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rosai Silva
      2013-05-21T21:40:09   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:21

      Falou e disse, também já recebi e-mails de bancos que nunca abri conta alguma, dizendo que meu cartão está disponível e etc...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luciano Salvador
    2013-05-21T20:04:31   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:21

    Me admiro como ainda hoje, tem gente que é pego neste tipo de email idiota !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Salvador
      2013-05-21T20:04:31   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:21

      num é. kkkkkkkkk...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Salvador
      2013-05-21T20:04:31   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:21

      Luciano, devemos nos lembrar que todos dias surgem novas pessoas acessando a net.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Favareto
    2013-05-21T23:10:18   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:20

    sinceramente pra se comprar computador hj em dia o cara deveria ser obrigado a passar por uma prova, fazer um curso, sei la....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Favareto
      2013-05-21T23:10:18   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:20

      Curso de informatica.. Prova de inclusao digital... Sei la tem dinheiro pra comprar?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Silva
    2013-05-21T21:30:03   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:20

    KkKk! Você viu as fotos da festa??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2013-05-21T21:30:03   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:20

      kkk boa

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Costa
    2013-05-22T07:31:11   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:19

    Quem clica nesse tipo de email merece pegar o vírus....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-05-22T07:31:11   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:19

      Concordo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-05-22T07:31:11   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:19

      Concordo 2

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Oliveira
    2013-05-21T23:14:59   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:19

    "novo" vírus? esse dai é mais velho do que o "fotolog"...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Oliveira
      2013-05-21T23:14:59   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:19

      né isso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Tart
    2013-05-21T23:45:11   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:18

    O q esperar de um povinho movido a falcatruas e outras tantas acoes de carater duvidoso? Burrice, incompetencia, safadeza, hipocresia, irresponsabilidade, incapacidade e indecencia sao sinonimos de valores neste lugar amaldicoado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Tart
      2013-05-21T23:45:11   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:18

      Joao Tart, realmente voce disse muitos adjetivos ruins desse povo e parece que todos se encaixam no perfil de um ou outro, mas eu encontrei um que se encaixa perfeitamente a voce: amaldiçoado... Caramba meu, plena manha e voce só esta pensando na escoria, no mal? Ah... e como disseram la em cima, nao ta contente vai embora... ta cheio de lugar com muita gente boa, voce se adapta?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Tart
      2013-05-21T23:45:11   , respondido respondido 2013-10-01T22:08:18

      Joao já esta com o passaporte em mão, vai que eu ti ajudo com as malas até o aeroporto, e não precisa voltar mais não ta.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário