TechTudo

21/05/2013 16h50 - Atualizado em 21/05/2013 19h04

Vírus com link de fotos atinge e-mails e compromete contas de usuários

Gabriela Viana Da redação

Um novo tipo de vírus está circulando pela web esta semana. Dessa vez, o malware atinge os e-mails dos usuários, disseminando uma espécie de link que, segundo a mensagem, levaria o internauta a uma fotografia. No entanto, ao clicar na URL presente no corpo do e-mail, o usuário acaba por enviar a mesma mensagem para seus contatos, espalhando o vírus.

Aprenda a se defender de ataques hackers

O malware atinge e-mails e pode comprometer contas de usuários (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O malware atinge e-mails e pode comprometer contas de usuários (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A mensagem original é curta e traz os dizeres "His is (sic) a very nice photo of you :)" (algo como "Essa é uma foto muito legal sua"), que vêm seguidos do link malicioso. De acordo com a assessoria do Google, responsável pelo Gmail, onde o TechTudo identificou os primeiros e-mails deste tipo, o malware não tem nenhum tipo de envolvimento com o serviço de correio eletrônico. "Não identificamos problemas até agora. Nos parece mais um caso de phishing. Algum usuário teve sua conta invadida e agora está disseminando o vírus para outros. É bom lembrar que o internauta não deve clicar em nenhum link desconhecido", disse.

Segundo o analista sênior de malware da Kaspersky Lab, Fabio Assolini, os dados das contas dos usuários que clicaram no link podem estar comprometidas, por isso é importante mudar, o mais rápido possível, a senha do e-mail. Assolini também ressaltou que, como a mensagem original é em inglês, é provável que o malware seja de fora do país. "Não deve se tratar de Trojan brasileiro. É possível que seja um malware gringo, como o Zeus", afirmou.

O analista também alertou sobre outro detalhe do link. "O link termina com um ponto de interrogação. O e-mail inserido no final é para enganar o usuário, um truque comum nesse tipo de mensagem", disse.

A URL escrita no corpo do e-mail também é derivada de um site encurtador de links, o "fur.ly". E, segundo Assolini, a mesma apontava para um arquivo hospedado no 4shared.com. No entanto, este já foi retirado do ar, o que impediu que o analista identificasse o tipo de arquivo.

Não sabe qual antivírus usar? O TechTudo te ajuda a escolher!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Rafael Soares
    2013-05-22T15:21:22

    só uma palavra pode definir essas pessoas! NOOBS!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mario Vincenzi
    2013-05-22T08:18:18

    burrice pura e imaculada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thammi Gomes
    2013-05-22T08:10:31

    Em pleno séc. XXI ainda tem gente que clica nesse tipo de coisa. Maldita inclusão digital.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Druida Louco
    2013-05-22T07:42:08

    hahahaaha, internauta nao vai a festas a decadas ai recebe e-mail dizendo que as fotos da festa ficaram maravilhosas.. huahuauhaua ... ja era, perdeu NErd

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ozinaldo Barros
    2013-05-22T06:10:31

    tem mesmo que ter muito cuidado,as vezes vc acha que é uma coisa muito boa e quando vai ver é virus,valeu mesmo por nos avisar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade