Fabricantes

12/06/2013 09h34 - Atualizado em 12/06/2013 09h36

AMD lança FX 9590, processador de oito núcleos que roda a 5 GHz

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A AMD quebrou uma marca relevante com o lançamento dos novos processadores da série FX 9000: a barreira dos 5 GHz de clock padrão entre microprocessadores. O FX 9590 atinge essa marca através da aceleração máxima possível do recurso Turbo Core 3.0, que faz com que os produtos da empresa tenham melhor desempenho em situações de alta demanda.

5 GHz de frequência passa a ser possível mesmo sem fazer overclock (Foto: Divulgação)5 GHz de frequência passa a ser possível mesmo
sem fazer overclock (Foto: Divulgação)

Além do processador de 5 GHz, a AMD apresentou outro modelo, um pouco mais lento: o FX 9370. Através do mesmo Turbo Core 3.0, o hardware pode chegar aos 4,7 GHz. Os dois produtos são dotados de oito núcleos e possuem quatro módulos, com dois cores cada, desenvolvidos a partir da tecnologia Piledriver, a mais recente da companhia para processadores de desktop.

Integrantes da família FX, os dois novos processadores podem ser acelerados a velocidades ainda maiores. Tudo graças ao multiplicador desbloqueado e ao projeto desenvolvido em torno da ideia de uso entusiasta e bom desempenho em tarefas de alta demanda, como jogos.

Os lançamentos vieram acompanhados de declarações otimistas da AMD, ressaltando sua proximidade com o mercado de jogos: seus processadores moverão PS4 e Xbox One e, nas contas dos executivos da marca, deverão aparecer em diversos PCs voltados para jogos. Até o momento, a empresa não revelou os preços das novas unidades e nem as datas de disponibilidade para o consumidor final.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Lima
    2013-06-12T16:13:03  

    os processadores da AMD são ótimos em performance e custo benefício. Isso a Intel não tem. Lembrando que a Intel usa tecnologia HT que emula o dobro de núcleos enquanto a AMD tem núcleos reais. O dia em que os sistemas trabalharem com os núcleos de forma real, vai dar banho na Intel.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-06-12T16:13:03  

      Nunca vi tamanha desinformação... a Intel possui HT nos Core i3 e i7, mas ela não mente o número de núcleos, pois de fato os i3 são dual core (simulando mais 2) e os i7 são quad core (simulando mais 4), enquanto os i5 são quad core sem HT. E por que será que um FX de 8 núcleos só empata com um i5 ou i7 de 4 núcleos? Será porque o desempenho dos núcleos FX é tão pouco a ponto de precisar de 2 núcleos pra bater 1 núcleo intel? Um core i5 3330 é muito mais custo-benefício que qualquer FX, afinal roda com placa mãe de 150 reais, enquanto um FX8 precisa de placas de 400 reais pra fornecer 125W.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-06-12T16:13:03  

      Outra coisa, os AMD FX8 que tanto se gabam dizendo ter 8 núcleos, na verdade são processadores de 4 núcleos divididos em módulos.

  • William Alvarenga
    2013-11-11T22:53:02

    AMD = Custo Beneficio. Pergunte a Sony, Nintendo e a Microsoft. Deixem de ser fanboys da "incrél". Eu Cansei de jogar grana no Ralo por alguns FPS imperceptíveis.

  • Gustavo Volpe
    2013-06-12T12:54:02  

    Tô louco pra que a AMD volte a fazer frente pra intel e os preços voltem a ficar competitivos. O fato é que a AMD só vem apresentando muita "força bruta", muitos GHZ, mas toma um laço de qualquer i5 ou i7 na hora do pega. Espero que voltem a se equiparar e virar boa opção, como foi anos atrás.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-06-12T12:54:02  

      Exatamente!!! Aí ficamos escravos da intel... eu quero concorrência!!! Ainda mais que trabalho com 3d studio e preciso sempre me atualizar. Ia à falência!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-06-12T12:54:02  

      Cara, tem uma frase que resume tudo: "AMD é pra quem entende, INTEL é para quem pode!"... Se você não participa de competições nacionais de jogos, não precisa efetivamente de INTEL, Uso AMD há mais de 20 anos, desde a época do 486DX, que quase ninguem sabia a diferença para o pentium. E Gustavo e Sr Mrm, não existem só esses 2 fabricantes, com certeza se a AMD se retirar do mercado, outra empresa tomará o seu lugar.

  • Joel Marinho
    2013-09-17T11:59:09  

    uso AMD nos meus 3 pcs rodo os jogos da atualidade no máximo sem lag fifa 13, crysis 3, medalha de honra mais novo, f1 2012 roda lisinho lisinho.

    recentes

    populares

    • Joel Marinho
      2013-09-17T11:59:09  

      Enquanto existir alienação e falta de informação, AMD sempre será ruim para estas pessoas, falar que qualquer I5 e I7 bate em qualquer FX.. paciência né. Sony e Microsoft que os digam, exemplo bom, um primo tinha um i5 mudou para um AMD FX 8350, joga com as config. em full sem leg, não quer voltar para Intel. Igual a comparação atual da Nvidia e AMD...

  • Juliano Palmeira
    2013-06-12T11:26:35  

    os 5ghz desse processador não deve ganhar pra os 3,9 boost do i7

    recentes

    populares

    • Juliano Palmeira
      2013-06-12T11:26:35  

      Rodrigo Lage se enganou ae, o que vem integrado é a serié ''A'' inclusive eu tenho um A8-5600k que vem com a placa integrada radeon 7550d.

    recentes

    populares

    • Juliano Palmeira
      2013-06-12T11:26:35  

      Por que não deve? Pelo o que andei lendo, estes processadores vem com placa de vídeo integrada, ou seja, não é um simples processador, se isso for verdade, ele irá processar imagens muito mais rápido, vídeos entre outras coisas, os quais são os que mais pesa num processamento, e se colocando uma placa de vídeo aliada ao processador que já tem esta função, será um monstro.

  • Denis Brandão
    2013-06-13T20:00:49  

    Acho que o novos consoles já dizem tudo junto a eles carregam AMD , x86 pra quem gosta de game sabe que para ter um boa desempenho é preciso ter o conjunto de boas placas Ex: Processador AMD FX 8350 OU Intel 3770k ou superior , com uma placa mãe Asus, EVGA , Maximus formula V que lhe da uma bom desempenho e ainda falta a placa de video / temos as novas Series 7000 Radeon ou Nvidia series 680 ou 780 assim como o a rainha Titan ....

    recentes

    populares

    • Denis Brandão
      2013-06-13T20:00:49  

      Jonas Bovo tanto a o 32bit quanto o 64 bit sao x86 a nomenclatura certa para esses casos e x86-32 e x86-64, sendo que o padrao x86 nasceu com 8bit, que era usado pelo dos, passou praticamente batido pelo 16 bit, e agora como de costume esta abandonado os 32 bit tambem

    recentes

    populares

    • Denis Brandão
      2013-06-13T20:00:49  

      x86 é melhor que x64 pra jogos ?(x86 =32 bits e x64 =64bits) correto ?

  • Benedito Souza
    2013-06-28T11:21:14  

    Sem conhecer certos detalhes técnicos de processamento, adquiri um LENOVO por um precinho muito bom, porém, o processador AMD é tão fraco, diga-se C-60 de 1 ghz que vou trocar por outro processador da mesma marca que comprei há uns quase 04 anos de 3,6 ghz.

    recentes

    populares

    • Benedito Souza
      2013-06-28T11:21:14  

      vc nao vai conseguir fazer isso pois o padrão de pinagem e diferente, e outra coisa não e por que seu processador atual roda a menos mhz que seu anterior, que ele e mais lento, a centenas de outros fatores que afetam o desempenho, e vc espera o que, pagar barato num notebook aqui no brasil e ele ainda vir com um processador bom? se vc comprasse um da intel a situação não seria muito diferente

  • Denis Brandão
    2013-06-13T19:52:15

    Olá a todos, eu acho que tudo isso é um conjunto para ter uma boa jogabilidade sem lags e travamento , Processador Placa de video, placa mãe, memoria ram fonte etc..... Eu na verdade nunca tive um AMD mais estou disposto para testa esses novos processadores FX , muitos sites fazem o teste e colocam eles ahh baixo da Intel mas acho que daqui pra frente o FX 9570 e 9590 assim como o 8350 , são Ótimo processador todos os núcleos reais ( Oito ) no momento isso não ta fazendo muita diferença , mais e quando precisar de tudo isso onde ficara a intel com seus HT .

  • Jayme Maia
    2013-06-12T22:32:18

    Suporte K ? tem ou não tem pros monitores 4k ?

  • Claudio Silva
    2013-10-06T18:27:30

    o socket é o am3+ ainda?

  • Xpanga Mandapio
    2013-09-26T02:21:40

    Somente no0b1s.