12/06/2013 11h51 - Atualizado em 13/06/2013 08h26

Apple revela detalhes sobre economia de energia do OS X Mavericks

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Apple publicou em seu site um arquivo em PDF sobre o OS X Mavericks, nova versão de seu sistema operacional lançada na última segunda-feira (10), durante a WWDC 2013. O documento traz uma espécie de visão geral das novidades que as tecnologias implantadas no sistema permitem. O grande destaque fica por conta dos esforços da empresa em reduzir o consumo de energia das máquinas com o novo Mac OS.

OS X Mavericks vai ter economia maior de energia (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)OS X Mavericks vai ter economia maior de energia (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Basicamente, são três as inovações neste aspecto. A tecnologia “compressed memory” é a primeira. Ela, automaticamente, comprime itens recém usados na memória, fazendo com que eles fiquem compactados para metade de seu tamanho original. Quando forem abertos novamente, são descomprimidos e apresentados ao programa.

Outro recurso disponível é o App Napp, que é mais agressivo e  os apps para “dormirem” quando estiverem abertos, mas não aparecendo na tela ou não realizando uma tarefa de background. O OS X limita a frequência e gera, segundo a empresa, “melhorias na performance do CPU”, além, é claro, de economia na energia.

Por último, o documento cita o Timer Coalescing, que só opera quando a máquina está sem conexão com a tomada. Ele funciona para organizar os timers que normalmente os aplicativos mandam para ativar o CPU, o disco ou a rede no Mac OS X. Enquanto o computador estiver ligado apenas na bateria, o sistema vai fazer scans dos timers que estão por vir e desativar o excesso.

Segundo a Apple, a nova tecnologia pode aumentar dramaticamente o tempo que o processador fica em standby. A ideia é executar os timers de múltiplos aplicativos ao mesmo tempo, para os alertas serem simultâneos e não intercalados. O objetivo é fazer com que a máquina não fique sendo ativada e desativada toda hora, reduzindo o consumo.

Tem dúvidas sobre o OS Mavericks? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Engadget e ARS Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Dias
    2013-06-13T07:20:16

    excelente artigo!! correção: "Basicamente, são três as inivações neste aspecto." (logo abaixo da figura) estou louco pra testar o novo MAC OS e o novo iOS =)