Sistemas Operacionais

10/06/2013 19h36 - Atualizado em 13/06/2013 11h42

'Apple saiu da mesmice e deu resposta', diz desenvolvedor brasileiro na WWDC 2013

Fabrício Vitorino
por
Da WWDC 2013

A WWDC 2013 da Apple, evento que reúne desenvolvedores de todo o mundo e mostra algumas das sempre aguardadas novidades da empresa, foi um sucesso. Os milhares de ingressos para a conferência, cujo número exato não foi revelado, foram vendidos em 71 segundos. E o brasileiro Nathan Rolnik, um dos poucos (e rápidos) a conseguir comprar, ficou satisfeito com o que viu: “A Apple saiu daquela mesmice de sempre e deu uma resposta”.

Confira todas as novidades anunciadas pela Apple na WWDC 2013!

Nathan Rolnik, desenvolvedor brasileiro, aprovou as novidades mostradas pela Apple (Foto: Fabricio Vitorino / TechTudo)Nathan Rolnik, desenvolvedor brasileiro, aprovou as novidades mostradas pela Apple (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

Para o desenvolvedor, que passeava orgulhoso com sua camisa da seleção brasileira pelos corredores do Moscone Center, em São Francisco, Estados Unidos, as novidades vieram em boa hora. “Todos estavam querendo, pois não aguentavam mais a monotonia do iOS. E isso pode ter acontecido em grande parte por conta da grande baixa das ações da Apple”, aposta.

Rolnik, que mora em Israel, próximo a Tel-Aviv, também ficou impressionado com a quantidade e a profundidade dos anúncios da gigante. Para ele, o iOS, principalmente, mudou drasticamente. “Como eles mesmos falaram, foi a maior mudança desde o lançamento do iPhone. Eles pegaram muita coisa do jailbreak, do Google, da Amazon. Mas a gente ainda não viu tudo. Quando mexermos, vamos poder avaliar melhor.”

Logo da WWDC no iPhone (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)WWDC 2013 revelou novo sistema operacional para o iPhone: o iOS 7 (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

O brasileiro ainda pensou um pouco quando perguntando qual teria sido a principal novidade do WWDC, mas a atualização automática de apps acabou sendo sua favorita. “Todos os desenvolvedores querem que o usuário tenha a última versão, que vai quebrar menos, que vai ter as melhores funções, ser mais eficiente, ter menor consumo”, explica, completando que ainda é preciso tempo para perceber tudo o que foi anunciado.

Dentre as novidades, até mesmo Craig Federighi, o vice-presidente de software da Apple, agradou como apreesentador. “Ele é sensacional, fiquei surpreso. É engraçado, interage bem com o público”, diz Rolnik.

Mas o melhor, ainda segundo o brasileiro, foi que a Apple pareceu vencer a inércia e se movimentou. “Eles saíram daquela coisa de sempre, que todo mundo falava 'não inova mais, não inova mais'. Bom, está aqui a resposta. Não é da noite para o dia que se inova”, finaliza, entusiasmado, o brasileiro. Agora é torcer para que, assim como a seleção representada pela camisa do desenvolvedor, a gigante da maçã volte a encantar o mundo.

* Fabrício Vitorino viajou para a WWDC a convite da Apple 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcus Almeida
    2013-06-12T11:50:07

    Os macs sao desejados, e só não são muito comprados porque são caros, né a o mesmo comentários idiotas que fazem que só tem Iphone porque tem dinheiro, o valor do galax é praticamente o mesmo, quem tem um telefone ou outro é questão de gosto, mas os macs nao esse sim pra mim é desejável. tenho um Macbook pro, e dei um ultrabook para minha esposa com a mesma configuração, é imensa a diferença de velocidade e estabilidade do sistema.

  • Tulio S.coelho
    2013-06-11T09:23:18

    Lindo , isso , mas o custo fica fora da realidade da Maioria dos Brasileiros, e só da para perceber a diferença quando começamos a usar, porém , concordo que parece uma cafeteira, mas bota uma cafeteira para renderizar imagens para ver se consegue , ainda sim , é uma cafeteira bem bonita !!!

  • Wanderley Neto
    2013-06-12T07:58:26

    Apple já era.

  • Diego Santos
    2013-06-12T06:42:31

    "mas a atualização automática de apps acabou sendo sua favorita"... Isso não se chama "inovar", nunca, e sim corre atrás do prejuizo, pq inovar não é copiar o Android

  • Fabiano Santos
    2013-06-11T12:04:29

    Engracado,as pessoas reclamam q esperavam mais.Ate entendo,mas se pensarmos bem,a Apple nao tem obrigacao de inovar sempre,pelo menos no q se refere ao IOS.Ela ja deu o primeiro passo criando a plataforma ha alguns anos,quando ninguem pensava nisso.Os outros sim,e que a copiaram descaradamente,e correram atras.O que ela faz,e muito bem,e aprimorar o programa ano apos ano acrescentando alguma novidades gradativamente.As pessoas nao perceberam ainda que ela nao se preocupa em enfiar mil novidades como a concorrencia e sim,manter a seguranca,estabilidade e funcoes mais relevantes.Quem usa,gosta.

  • Roberto Bareboin
    2013-06-11T19:34:04  

    A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo! Criada em 1976, a companhia saiu da garagem do seu CEO e fundador, Steve Jobs, para escritórios em 617 locais do mundo, além de mais de 450 lojas Apple Stores. Nos últimos dez anos, a empresa ajudou a redefinir o mercado de aparelhos eletrônicos com sucessos como o iPhone, iPad, iPod, iMac, Mac Mini, MacBook e Apple TV. Parabéns Apple pelos seus 36 anos trazendo alegria e revolucionando o mercado tecnológico. Congratulations Apple!

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-06-11T19:34:04  

      e em um futuro bem próximo a Sansung, empresa coreana, vai desbancar a apple.

  • Rogério Silva
    2013-06-11T19:31:32  

    ATENÇÃO!!! O ministério da saúde adverte: Inveja da Apple provoca impotência sexual e hemorroidas. Procure um bom medico ou compre o um produto da Apple.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2013-06-11T19:31:32  

      Se tenho dinheiro para pegar um S IV, sistema aberto... porque gastar dinheiro com APPLE, sistema fechado. onde tudo é mais caro e eu que tenho que me adaptar ao estilo deles ao contrário do Android. agora, concordo que um mac é muito superior ao windows isso tenho que concordar. comprar um mac é um investimento mais um iphone é vaidade.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2013-06-11T19:31:32  

      Então por que pediu pra eu entrar devagar por causa da sua hemorroida? Anda me traindo com outro ou o seu iPhone é Hiphone?

  • Guilherme Silva
    2013-06-11T11:31:49  

    Atualização automática é a grande novidade??? Fala sério esperava muito mais que isso!

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2013-06-11T11:31:49  

      o android já possui essa opção...

  • Marcus Almeida
    2013-06-12T11:43:19  

    A apple nao é so celular, tem os computadores, que me digam qual computador é mais estavel que um mac

    recentes

    populares

    • Marcus Almeida
      2013-06-12T11:43:19  

      Você é o mais estável que conheço, mesmo comPutaDor você pede pra por até o fundo e continua firme.

  • Lourival Jr
    2013-06-11T09:35:13  

    Continua sem inovar, visto que copiou muitos recursos do Android e o visual do Windows Phone + Android. Apenas correu atrás do prejuízo. Trabalho como desenvolvedor a 25 anos e meu conselho para meu caro Nathan Rolnik é que ele estude mais, principalmente a história da computação, antes de escrever impressões tão inócuas e completamente sem olhar crítico.

    recentes

    populares

    • Lourival Jr
      2013-06-11T09:35:13  

      Escrevi mais ou menos isso, mas a moderação desse techtudo não divulgou. Ela prefere aprovar esses textos prontos de fanboys sem o mínimo senso crítico. Milagre que aprovou tua crítica.

    recentes

    populares

    • Lourival Jr
      2013-06-11T09:35:13  

      Queridos Gustavo e Lourival, Aceito os conselhos e vou seguir estudando mais a história da computação. Lourival, parabéns pelos 25 anos de trabalho na área, desejo sucesso. Possuo um ponto de vista que pode ser diferente do teu, mas os dois podem ser válidos em alguns aspectos cada um. Aqui na WWDC (ainda estamos tendo as palestras), estamos vendo a profundidade e estudo que teve por trás desse OS, e posso dizer que tem muita coisa nova. Tudo de bom aos dois.