Jogos de corrida

12/06/2013 12h43 - Atualizado em 13/06/2013 18h32

Driveclub para PS4 decepciona nos gráficos e jogabilidade

Renan Dayube
por
Da E3 2013

Entre os jogos anunciados para o Playstation 4, Driveclub se destaca como o único game exclusivo de corrida, já que Gran Turismo 6 é exclusivo para o PS3. O TechTudo testou o game na E3 2013, e a impressão é que, para concorrer com grandes nomes do gênero, ainda é preciso evoluir mais. Confira:

Driveclub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)DriveClub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)

Primeira impressões e primeiras decepções

Logo de cara, percebemos que Driveclub decepciona na parte visual. Os gráficos do game não parecem ser de um game da nova geração, principalmente se for comparado com o concorrente exclusivo da Microsoft, Forza 5. Os cenários não tem um acabamento muito detalhado e, pelo menos na versão demonstrativa disponível na E3 2013, é tudo muito escuro, dando a impressão de que muita coisa é maquiada.

Outro ponto negativo fica por conta da sensibilidade nos movimentos do carro. Com um simples toque no controle analógico do PS4,  os veículos de Driveclub ficam muito instáveis, fazendo com que o jogador perca totalmente o controle, principalmente se estiver em alta velocidade.

Driveclub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)DriveClub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)

Esse problema na jogabilidade deixa um outro sintoma a mostra: os acidentes fantásticos e bem irreais. Podemos citar, por exemplo, as inúmeras rodadas após se chocar com uma parede, ou pelo fato de bater de frente e acabar voltando de ré. Não há um realismo que até mesmo games desta geração de consoles apresentam, como GRID 2 e Need For Speed: Most Wanted.

Esses detalhes são mínimos quando se trata de um game com uma jogabilidade arcade, como o caso da série Need For Speed, cujo obejtivo é justamente esse espetáculo de velocidade e destruição. Porém, no caso de Driveclub, é um tanto quanto incoerente com a temática do jogo, que é voltada para a simulação.

Driveclub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)DriveClub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)

O que salva no game?

Apesar desses pequenos problemas, Driveclub não é um game que só traz pontos negativos. Um quesito muito interessante e estimulante são as marcações de recordes ao longo do circuito. Em diversos momentos, aparecem registros que devem ser batidos ou seja, o jogador precisa atingir tal velocidade para ultrapassar a melhor marca. Isso também vale par ponto de derrapagem e tempo total da sua volta. O processo é bem similar ao utilizado no serviço Autolog de Need For Speed: Most Wanted.

A grande variedade de câmeras também é algo bem atrativo. É possível jogar vendo a pista pela a parte da frente do carro, e em diversos angulos. Destaque para a câmera interna do cockpit, que retrata muito bem o interior de um carro.

Podemos concluir que Driveclub é um game de corrida que foca em ser um simulador, mas que acaba derrapando e sendo arcade em muitos momentos. Os gamers que não se importarem com essa falta de identidade, certamente irão se interessar elo título, principalmente pelos desafios dentro das corridas. Porém, é inegável dizer que o exclusivo da Sony sairá atrás de Forza 5, exclusivo do Xbox One.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • GUILHERME LINHARES
    2014-08-04T11:18:16

    No Enduro da ATARI quando o carro batia voltava de ré. Ou seja, a ATARI já estava muuuuito além do seu tempo com esse realismo.

  • Anilton Moreno
    2013-09-23T00:26:46  

    PS4 só tem Markting mas é um lixo, nada de novo.....

    recentes

    populares

    • Anilton Moreno
      2013-09-23T00:26:46  

      lixo e vc

    recentes

    populares

    • Anilton Moreno
      2013-09-23T00:26:46  

      Eu tenho tanto o Ps4 quanto o Ps3 e lixo e porque vc não jogou em um ainda aahahhaha

  • André Melo
    2013-08-28T13:16:26

    Vander Santos. Não existe "proposta da desenvolvedora" procure e poste ai sabidão. Todo jogadorzinho como vc acha que entende de jogos, mas na verdade não sabe escrever nem uma linha de código, e nem saberia como começar a fazer um. Vai jogar que pelo menos isso vc tem chance de saber

  • Paulo Gama
    2013-06-21T09:41:28

    ecati

  • Murilo Carvalho
    2013-06-12T19:04:28

    ahhahah! conselho querem jogar jogo de corrida de verdade vão jogar FORZA.

  • Django Ebert
    2013-06-12T17:02:41

    Acabo de vir da materia do Forza 5. La nos comentarios só tem sonystas. Eu gosto dos dois videogames e pretendo mesmo que com um bom intervalo comprar os dois. Más uma coisa me veio a cabeça: Aqueles Trolls de lá dos comentarios do Forza 5, não deveriam estar aqui se derretendo ?????? Oxi !

  • Thiago Souza
    2013-06-12T16:22:25

    Estou acompanhando a E3 em vários sites e pelo que eu li esse essa versão de teste está apenas 35% completo e tem recebido bastante elogios. Portanto não há porque tirar conclusões precipitadas. E também já foi dito que ele não foi feito para ser um simulador! Abraços e fiquem com Deus!

  • Rogerio Oliveira
    2013-06-12T14:37:42

    Renan Dayube, me diz onde você viu falar que este jogo é de simulação? Meu Deus...

  • João Barbosa
    2013-06-12T12:57:01  

    Estranho... os produtores falar q queria fazer a anos e tals e que ta a um tempão fazendo e não deixam bem real? Podia pegar umas dicas com o GT, mas vai ver eles não queria concorrencia interna hehehe. O Forza parece realmente incrível, me é estranho q a sony não planejou para lançar o GT6 no ps4. Só lamento

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-06-12T12:57:01  

      isso e pq a sony sempre lança dos gts por console,gt 1 e 2 no ps1,3 e 4 no ps2 e o 5 e agora o 6 no ps3,deve ser assim tbm com a série god of war ou seja o ascension foi o ultimo pro ps3.

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-06-12T12:57:01  

      Lucas Barbosa Olhando assim faz sentido... lembro d quando jogava GT na época do play1 hehehe Mas ela ficou sem um titulo de peso para concorrer nessa categoria na próxima geração

  • Marcelo Amorim
    2013-06-12T14:54:29  

    Dêem uma olhada na matéria sobre o teste do forza 5 feito pelo pessoal do techtudo lá na E3. Por isso acho que muita coisa ainda vai acontecer até novembro. Tem gente dizendo que Xbox One está morto, mas acho que a Microsoft não é tão idiota quanto muitos pensam. Ela mesmo falou que iria investir 1 bilhão de doláres em exclusivos. Que abriu 5 novos estúdios que estão trabalhando em novas franquias. Só que o pessoal está dando muita enfase ao lance de jogos usados e conexão mínima com internet a cda 24 horas e está esquecendo de olhar todo o contexto.

    recentes

    populares

    • Marcelo Amorim
      2013-06-12T14:54:29  

      Rapaz, tem que ser muito noob para ainda dar tela azul no Windows. O navegador de Pedro Rodrigues deve ter uma 6 ou 7 barras de busca de plugins que ele instalou com os programas super confiáveis que usa.

    recentes

    populares

    • Marcelo Amorim
      2013-06-12T14:54:29  

      Eduardo Conceição, filhote, uso Mac, não PC. Obrigado pelas dicas de segurança, ainda não preciso utilizar antivírus. Você aparenta ser uma pessoa lenta (no pensamento).

  • Felipe Campos
    2013-06-12T12:55:47  

    Esse é o jogo que sairá de graça para assinantes da Plus? Ah, ta explicado...

    recentes

    populares

    • Felipe Campos
      2013-06-12T12:55:47  

      A versão que vai sair de graça para a PS+ pelo que eu li é uma versão lite do jogo, não a completa!